2019 foi “o melhor ano de sempre” para o Turismo Centro de Portugal

Por a 3 de Janeiro de 2020 as 17:20

O Turismo Centro de Portugal veio esta sexta-feira, 3 de janeiro, congratular-se pelo resultados e distinções alcançados pela região Centro de Portugal em 2019, considerando que, apesar de os resultados finais do ano ainda não serem conhecidos, este “terá sido o melhor ano de sempre para a atividade turística no Centro de Portugal”.

“De acordo com o INE – Instituto Nacional de Estatística, entre janeiro e outubro foram contabilizados 3,58 milhões de hóspedes na região, mais 5,17% do que no mesmo período de 2018, altura em que se registaram 3,41 milhões”, destaca o Turismo Centro de Portugal, num comunicado enviado à imprensa, onde dá ainda o exemplo do ano de 2017, que ficou marcado pela visita do Papa a Fátima e em que foram contabilizados 3,36 milhões de hóspedes.

Nos últimos seis anos, acrescenta o Turismo Centro de Portugal, o total de hóspedes na região registou um forte crescimento, que chega aos 82,46%, já que, em 2013, o número de hóspedes se ficava pelos 1,96 milhões, realidade que também se verifica nas dormidas, que cresceram 4,15% entre 2018 e 2019, mas que, desde 2013, aumentaram 74,36%.

Já os proveitos totais subiram 6,17% entre 2018 e 2019, para mais de 310 milhões de euros, montante que traduz um crescimento para o dobro no período dos últimos seis anos, já que, em 2013, os proveitos totais situavam-se nos 150 milhões de euros.

“O crescimento registado pela procura do Centro de Portugal enquanto destino é verdadeiramente notável. Ano após ano, temos assistido a uma taxa de crescimento superior à média nacional e os dados de que já dispomos apontam para a certeza de que 2019 será mais um ano de recordes”, sublinha Pedro Machado, Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

Além dos números, também os prémios e distinções atribuídos à região ao longo do ano passado vieram confirmar que o Centro de Portugal tem cada vez mais visibilidade, com a entidade regional de turismo a destacar que o filme promocional “Turismo Centro de Portugal: Are You Ready? “venceu nove prémios e distinções em oito festivais mundiais, tendo sido o oitavo filme mais premiado em festivais internacionais de cinema de turismo durante o ano de 2019”.

O Turismo Centro de Portugal conquistou ainda o galardão de “Melhor Região de Turismo Nacional”, nos Publituris Portugal Travel Awards, e o galardão “Turismo”, nos Litoral Awards, um evento que premeia o mérito e a excelência de marcas e personalidades da região litoral do Baixo-Vouga, enquanto o presidente da entidade regional de turismo, Pedro Machado, foi distinguido com o prémio Excelência – Personalidade do Ano 2018, na gala dos Prémios AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *