AHP dá a conhecer oradores do 31º Congresso Nacional
Para o evento, que acontece em Viana do Castelo no mês de Novembro, são esperados cerca de 400 congressistas.
Raquel Relvas Neto
TAAG retoma este ano voos entre Luanda e Praia, via São Tomé
Miradouro do Zebro é nova atração turística no concelho de Oleiros
Faturação dos estabelecimentos hoteleiros em Portugal ultrapassou os 6MM€ em 2023
Portugueses realizaram 23,7 milhões de viagens em 2023
Allianz Partners regista crescimento em todos os segmentos de negócio
Azul celebra mais de 191 mil passageiros no primeiro aniversário da rota para Paris
Octant Hotels promove-se nos EUA
“A promoção na Europa não pode ser só Macau”
APAVT destaca “papel principal” da associação na promoção de Macau no mercado europeu
Comitiva portuguesa visita MITE a convite da APAVT
Transporte aéreo, crescimento da região norte, a importância do mercado espanhol, os desafios dos grandes grupos hoteleiros nacionais e a singularidade portuguesa são alguns dos temas que vão estar em debate no 31º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, organizado pela Associação de Hotelaria de Portugal (AHP) que vai acontecer no Centro Cultural de Viana do Castelo, de 20 a 22 de Novembro.
Com cerca de 400 congressistas esperados, o congresso dos hoteleiros nacionais começa com aqueles que Raul Martins, presidente da AHP, denomina por “big five hoteleiros”, ou seja, os cinco maiores grupos hoteleiros portugueses – Pestana, Vila Galé, Hoti Hotéis, SANA Hotels e PortoBay Hotels, com o tema O Investimento Hoteleiro em Portugal. Os responsáveis dos grupos hoteleiros vão responder a questões como “Estaremos em Expansão? Onde e Como?”, mas também aos desafios que se colocam na operação e crescimento das unidades hoteleiras. “O que é que pensam fazer quando o mercado está numa fase de menos crescimento e como é que pensam evoluir”, indica Raul Martins.
O segundo painel do congresso tem como foco a Convergência Ibérica – As oportunidades de Portugal com Espanha, ou seja, como continuar a atrair um dos principais mercados emissores para Portugal. Neste painel estão confirmados os seguintes oradores: Mafalda Bravo (Ávoris), Maria de Lurdes Vale (Turismo de Portugal), Daniela Santiago (RTP) e Javier Martin (El País).
Segue-se o debate sobre os “Desafios da comercialização digital”. Uma análise aos desafios da comercialização digital de pequenas, médias e grandes unidades hoteleiras. Rik Plompen, Director of Distribution Technology & Channel Analytics do Design Hotels; Paulo Duarte (Memmo Hotels) e Sofia Brandão (AlmaLusa Hotels) são oradores já confirmados.
O primeiro dia do congresso termina com um tema fulcral no Turismo nacional, o transporte aéreo. Com o tema “Game Changing: a transformação da Indústria da Aviação e as implicações para Portugal”, o painel tem como keynote speaker Gavin Eccles, consultor e professor universitário, e a mesa redonda conta com representantes da TAP Air Portugal, Jet2 e easyJet. Termina com Francisco Pita (ANA Aeroporto de Portugal) que vai fazer um Outlook da operação da ANA e uma visão sobre as expetativas de crescimento para os aeroportos nacionais em 2020.
O primeiro painel do segundo dia tem como tema “Crescer a Norte”. Depois do crescimento verificado na região, colocam-se as questões: Como se faz a gestão do Turismo na região Norte? Numa mesa redonda com Mário Ferreira (Douro Azul), João Gomes da Silva (Sogrape), Bernardo D’Eça Leal (The Independente Collective), e Paulo Garcia da Costa (Vila Foz Hotel) vamos ficar a saber como encaram os empresários o crescimento atual e o potencial do Norte de Portugal e o que falta fazer. Será keynote deste painel Luís Pedro Martins, presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte.
Entre os painéis da manhã AURA REE, empresa especialista na assessoria estratégica a ativos imobiliários, vai falar sobre “Como avaliar e valorizar o meu hotel: a visão de um investidor”.
O último painel do 31º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo terá os olhos postos na questão: Será que a simplicidade é o verdadeiro luxo dos ricos? Se assim for, quais as oportunidades que temos no “novo”; mercado do luxo? Como devemos ajustar a nossa oferta e a nossa comunicação? Como distribuir e como trabalhar os mercados com maior poder de compra? Rodrigo Machaz (Memmo Hotels) e Pedro Santa Clara, professor universitário, serão os keynote speakers deste painel, com o tema “As oportunidades que temos – a nossa singularidade”. Na mesa redonda, para uma abordagem aos mercados Americano, Brasileiro e Francês, estarão Adélia Carvalho (Hotel Valverde); Samuel Torres de Carvalho (Arquiteto); e Luís Sousa (DMC Mr Travel Portugal).
Após a entrega dos prémios AHP 2019, o encerramento do Congresso ficará a cargo de Raul Martins, presidente da AHP, e do novo secretário de Estado do Turismo, seguindo-se um almoço de despedida de Viana do Castelo.
As inscrições para o Congresso encontram-se abertas, os interessados poderão inscrever-se até 15 de novembro.
Esta edição do congresso da AHP vai contar com uma novidade no que ao alojamento oficial do evento diz respeito. O hotel oficial do congresso vai ser um navio-hotel do empresário Mário Ferreira que vai atracar em Viana do Castelo, onde também foi construído.