Opinião| Há quanto tempo não passeia de carro pelo Centro de Portugal?

Por a 2 de Setembro de 2019 as 14:29

Apesar dos dias agitados que o país está a viver, à data que o Publituris está encerrar esta edição, deixo-vos uma sugestão ideal para os dias longos e quentes próprios do verão: descobrir o Centro de Portugal ao volante de um automóvel, moto ou autocaravana. Essa é, sem dúvida, uma forma fantástica de conhecer os mil e um encantos que a maior região do país tem para oferecer. Até porque, as indicações e informações dos postos de carregamento para veículos elétricos também estão disponíveis nestes roteiros, Road Trips.
A pensar nessa forma de passear pelo território, o Turismo Centro de Portugal lançou recentemente os guias “Road Trips Centro de Portugal – 1 é bom, 2 é ótimo, 3 nunca é demais”. Estes roteiros desafiam os turistas a explorar o território e a aumentar o seu tempo de estada na região, recuperando o tradicional conceito de viajar por estrada, a dois, em família ou com amigos. Proporcionar aos visitantes tempo para pararem, contemplarem e experimentarem o muito que há para conhecer numa região tão rica, diversa e vasta é o objetivo.
A iniciativa Road Trips Centro de Portugal consiste em oito roteiros distintos que, em conjunto, mostram a diversidade da região: Ria de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria, Oeste, Médio Tejo, Beira Baixa, Serra da Estrela e Viseu Dão Lafões. Cada um dos roteiros propõe oito viagens, de três dias cada, com percursos particularmente estimulantes, que integram os produtos turísticos mais distintivos das oito Comunidades Intermunicipais da Região Centro, além de recursos transversais da região, como o Património Mundial do Centro.
Os guias revelam os encantos dos territórios do Centro de Portugal. Os museus e atrações que não se podem perder, as praias mais secretas, os sabores e saberes tradicionais, os locais perfeitos para caminhadas ou para tirar as melhores fotografias são alguns dos conteúdos.
Na conceção destes guias, foram prioritárias as preocupações com a sustentabilidade e acessibilidade dos destinos, através da inclusão de informações práticas sobre como usufruir de experiências mais sustentáveis para os territórios e menos impactantes para o ambiente.
Os Road Trips Centro de Portugal resultam de um profundo trabalho de articulação entre a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e as Comunidades Intermunicipais da Região Centro. São o resultado de uma estratégia de convergência para o turismo, fruto de uma colaboração estreita que se tem intensificado ao longo dos anos.
Os roteiros estão disponíveis nos principais postos de turismo do Centro de Portugal. Podem também ser consultados e descarregados gratuitamente em https://turismodocentro.pt/artigo-regiao/road-trips-centro-de-portugal/
Consultem-nos, usufruam deles e façam boas viagens pelas estradas do Centro de Portugal!

*Por Pedro Machado, presidente da Turismo do Centro de Portugal
Artigo publicado na edição de 16 de agosto.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *