Xjazz regressa às Aldeias do Xisto

Por a 12 de Julho de 2019 as 15:19

De 20 de julho a 15 de setembro, as Aldeias do Xisto voltam a receber o Xjazz, iniciativa de animação musical promovida em parceria com o JACC – Jazz ao Centro Clube, que inclui quatro concertos e uma residência artística, com músicos de renome nacional e internacional.

“O Xjazz continua a explorar a abertura deste território a contextos de criação e fruição artísticas, contribuindo para reforçar os atributos e valores das Aldeias do Xisto”, refere a ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, num comunicado enviado à imprensa.

O Xjazz vai na 8.ª edição e, este ano, inclui “uma forte e assumida dimensão local”, através das experimentações artísticas em torno do projeto Xisto Sonoro – Paisagens Sonoras das Aldeias do Xisto, do paisagista sonoro Luís Antero, bem como pela residência artística de criação e gravação protagonizada por Vânia Couto e Maria Villanueva.

Já a abertura do Xjazz vai contar com um concerto que junta os norte-americanos William Parker, Hamid Drake e John Dikeman ao trompetista português Luís Vicente, e que decorre em Fajão, na Pampilhosa da Serra, a 20 de julho.

“A oitava temporada destes Encontros nas Aldeias do Xisto reafirma a intenção de apresentar um programa artístico verdadeiramente enraizado no contexto e cultura dos lugares, beneficiando do seu contexto social e ambiental para momentos únicos de criação, fruição e partilha. A este propósito, vale a pena recordar que, ao longo dos últimos anos, as Aldeias do Xisto receberam perto de 40 concertos e 6 residências artísticas”, acrescenta a ADXTUR, em comunicado.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *