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DHM e Madeira recebem distinção para Melhores Stands da BTL 2019

Na mesma cerimónia, foram ainda distinguidos, com menções honrosas, os stands do Turismo da Índia, Município de Penamacor, Rota EN 2, Município de Viseu e APAVT.

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DHM e Madeira recebem distinção para Melhores Stands da BTL 2019

Na mesma cerimónia, foram ainda distinguidos, com menções honrosas, os stands do Turismo da Índia, Município de Penamacor, Rota EN 2, Município de Viseu e APAVT.

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A Discovery Hotel Management (DHM) e a Madeira foram distinguidas com os prémios  para Melhor Stand Profissional 2019 e  Melhor Stand Público 2019, respectivamente, na edição deste ano da Bolsa de Turismo de Lisboa.

Os prémios foram entregues esta quinta-feira, 11, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Fundação AIP, o comendador Jorge Rocha de Matos. No seu discurso de boas-vindas aos convidados recordou a importância do setor do turismo e dos prémios: “Queremos continuar a celebrar a criatividade, a criatividade de quem ousou durante a passada edição da BTL; ousou fazer melhor e ousou fazer diferente. Porque é esse o caminho que a própria BTL tem percorrido: todos os anos procura caminhos diferentes e fá-lo com inovação; com parcerias estratégicas, numa festa que é do setor do Turismo, mas que, acima de tudo, é de Portugal”.

Dália Palma, Gestora da BTL,  por sua vez destacou os prémios atribuídos e lançou a nova edição da Bolsa de Turismo de Lisboa 2020 ” Antes de entrarmos nos prémios, gostava de partilhar convosco algumas das ideias que estamos já a trabalhar para a BTL do próximo ano. Um número redondo assim exige uma BTL em grande. Vamos continuar a nossa aposta na BTL Cultural, queremos trazer a Cultura para debaixo deste grande chapéu que é o Turismo; a BTL Talks, reconhecida por todos no ano passado pela sua qualidade e que na próxima edição promete inovar; e por falar em inovação, a BTL Labs vai concentrar os nosso esforços para fazer mais e melhor; a Meeting Industry, com o reforço da área de exposição e uma redobrada aposta na melhoria dos hosted buyers internacionais. Também o Turismo ligado com os concertos terá um espaço de reflexão e exposição”.

Na mesma cerimónia, foram ainda distinguidos, com menções honrosas, os stands do Turismo da Índia, Município de Penamacor, Rota EN 2, Município de Viseu e APAVT.

Este ano a BTL decidiu alargar as categorias e atribuiu o Prémio Inovação à Amadeus, por “ter aceite o desafio de se tornar parceira da BTL numa área que é uma aposta de futuro: a Inovação”.

Cláudio Santos, Diretor da Amadeus referiu que “ser o patrocinador da área BTL Lab, permitiu à Amadeus a partilha de experiências e conhecimento que cruzam tecnologia e turismo. Foi extremamente positivo a nossa presença no formato que construímos com a BTL”.

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Dubai recebe Arabian Travel Market entre 6 e 9 de maio

A Arabian Travel Market (ATM) tem lugar entre 6 e 9 de maio de 2024, no Dubai World Trade Centre, este ano, sob o tema ‘Empowering Innovation – Transforming Travel Through Entrepreneurship’.

O Dubai vai voltar a ser palco da Arabian Travel Market (ATM), certame turístico que tem lugar entre 6 e 9 de maio de 2024 no Dubai World Trade Centre e no qual o Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET) vai promover a “oferta inovadora e diversificada do emirado”.

Num comunicado enviado à imprensa, o DET explica que a feira vai reunir 129 parceiros e decorre sob o tema ‘Empowering Innovation – Transforming Travel Through Entrepreneurship’, servindo para mostrar como o Dubai tem “cultivado a inovação, o empreendedorismo e sustentabilidade para criar novos caminhos de crescimento além do turismo tradicional”.

“Como parceiro de destino de longa data da Arabian Travel Market, o Dubai tem o privilégio de sediar a 31ª edição de um dos eventos mais aguardados do turismo global. A reunião da indústria é um testemunho da posição da nossa cidade como um destino de viagem líder mundial”, afirma Issam Kazim, CEO da Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing (DCTCM).

De acordo com o responsável, o Dubai tem vindo a apostar em “estratégias inovadoras e parcerias público-privadas robustas”, o que está em linha com o tema do evento deste ano, pelo que o DET vai “destacar o papel fundamental que o empreendedorismo e a inovação têm desempenhado no impulsionamento do crescimento do turismo”.

“À medida que destacamos a proposta de destino diversificada e cativante do Dubai na ATM, aguardamos ansiosamente a oportunidade de interagir com os principais especialistas e executivos do setor para partilhar o nosso plano para o sucesso, bem como explorar os temas emergentes e tendências que contribuirão para a sustentabilidade da indústria. Mantemo-nos comprometidos em navegar pelo futuro do turismo com previsão e colaboração com os nossos parceiros e a comunidade internacional de viagens”, refere ainda o responsável.

O DET explica ainda que “esta abordagem estratégica é inspirada pelos objetivos da Agenda Económica de Dubai D33 em consolidar ainda mais a posição do Dubai como uma das três principais cidades globais para negócios e lazer, e a melhor cidade para visitar, viver e trabalhar”.

O DET organiza ainda e novamente o Programa de hosted buyers da ATM em toda a Expo City Dubai, Real Madrid World e Dubai Creek Harbour, promovendo a hospitalidade e ofertas do Dubai a 600 compradores de 46 mercados e países diferentes, nos quais se inclui Portugal.

Recorde-se que o Dubai já recebeu, em janeiro e fevereiro de 2024, 3,67 milhões de turistas internacionais, depois de ter alcançado um recorde de 17,15 milhões de visitantes internacionais em 2023.

 

 

 

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Turismo de Portugal inaugura Centro de Incubação de Base Tecnológica para o setor do Turismo a 6 de maio

O novo Centro de Incubação de Base Tecnológica para o setor do Turismo vai ser inaugurado a 6 de maio e visa “apoiar a criação e capacitação de novas empresas e novos modelos de negócios para o setor do Turismo”.

O Turismo de Portugal vai inaugurar, a 6 de maio, o novo Centro de Incubação de Base Tecnológica para o setor do Turismo (CIBT), novo equipamento que visa “apoiar a criação e capacitação de novas empresas e novos modelos de negócios para o setor do Turismo”.

O CIBT fica localizado no campus da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, no Estoril, e vai ser cogerido pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo.

O espaço, que se divide em três pisos, conta com escritórios, espaços de cowork, salas tecnológicas, pop-up, equipamentos e laboratórios de investigação.

“O CIBT é proveniente de parcerias nacionais e internacionais que o Turismo de Portugal tem vindo a desenvolver, em muito através da sua rede escolar, nos ramos do ensino, investigação e inovação”, explica o Turismo de Portugal, numa nota enviada à imprensa.

A inauguração do CIBT decorre a 6 de maio, a partir das 15h00, e vai contar com a presença do ministro da Economia, Pedro Reis, assim como de Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo.

 

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Banco Mundial dá mais 28M€ para turismo e economia azul em Cabo Verde

O governo de Cabo Verde anunciou a aprovação pelo Banco Mundial de um crédito adicional de 30 milhões de dólares (28 milhões de euros) para o projeto Turismo Resiliente e Desenvolvimento da Economia Azul, alargado de quatro para seis ilhas.

“O objetivo principal do projeto é impulsionar o desenvolvimento do setor turístico no país, promovendo a diversificação da oferta turística e a criação de um ambiente propício para o crescimento das PME; com o financiamento adicional, espera-se que o projeto possa ampliar a sua abrangência geográfica, alcançando agora seis ilhas em vez das quatro inicialmente previstas”, lê-se no comunicado, no qual se explica que esta expansão “permitirá uma maior diversificação económica e o fortalecimento das sinergias, especialmente nas cadeias de valor da economia azul em todo o arquipélago”.

O financiamento agora anunciado irá “aprimorar a diversidade e resiliência do setor turístico, bem como o fortalecimento da participação das pequenas e médias empresas (PME) nas cadeias de valor relacionadas com o turismo”, lê-se no texto que explica que os 30 milhões de dólares, cerca de 28 milhões de euros, vão “melhorar as modalidades de implementação do projeto, levando em consideração o aumento dos investimentos em infraestrutura para aumentar os gastos turísticos e as pernoites em um maior número de localidades e ilhas”.

No comunicado, o Governo de Cabo Verde salienta que este financiamento “está alinhado com o Quadro de Parceria do Grupo Banco Mundial com a República de Cabo Verde para o período de 2020 a 2025, que visa fortalecer o ambiente de negócios e apoiar o crescimento do setor privado, além de promover a igualdade de género e o empoderamento das mulheres empreendedoras”, desempenhando também um “papel fundamental na fase de recuperação económica de Cabo Verde, contribuindo para a criação de um ambiente resiliente e sustentável”.

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Turismo Centro de Portugal recebe 3M€ de fundos comunitários para promover região

A TCP vai receber de três milhões de euros para a promoção turística da região, verba proveniente de fundos europeus, que vai chegar ao abrigo do novo quadro comunitário.

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A Turismo Centro de Portugal e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) oficializaram esta quinta-feira, 2 de maio, a atribuição de três milhões de euros para a promoção turística da região, verba que vai chegar ao abrigo do novo quadro comunitário europeu.

A cerimónia, que contou com a presença de Raul Almeida, presidente da TCP, Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, e Purificação Reis, presidente da ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, serviu para ratificar o Termo de Aceitação da Candidatura “Promoção Turística e Sustentabilidade da Região Centro 2023-2025”, submetido pela TCP no âmbito do Programa Regional do Centro (Centro 2030).

“O plano de ação contemplado pela candidatura visa reforçar a notoriedade da região Centro de Portugal e a sua dinamização económica, por via da difusão e comercialização da sua oferta turística. Este esforço contribuirá para solidificar a região como um destino turístico sustentável e de excelência”, indica a TCP, explicando que “a primeira fase de investimento desta operação, para o período 2023-2025, tem o valor de três milhões de euros”.

Para Raul Almeida, este apoio é importante não apenas para a TCP, já que é também fundamental para “todo o território e para a atividade turística na região”.

“Esta estratégia resulta de longas reuniões com parceiros em toda a região, incluindo Comunidades Intermunicipais, Proveres e outros intervenientes que têm um papel essencial na promoção do turismo regional. A colaboração e articulação entre todos foi fundamental para alcançarmos este resultado”, sublinha o presidente da TCP.

A candidatura apresentada aos fundos europeus assenta em cinco pilares fundamentais, concretamente “Campanhas e ativação da marca e destino”; “Instrumentos de promoção e comunicação transversais (online e offline)”; “Observatório do Turismo Sustentável da Região Centro”; “Instrumentos de promoção e comunicação por produto turístico” e “Turismo religioso”.

“Temos trabalhado com a Entidade Regional de Turismo de forma coordenada, com uma estratégia pensada em conjunto, para que os apoios na área do turismo não sejam avulsos, mas pensados de forma integrada. Essa é a forma correta de trabalhar. O turismo tem grandes potencialidades na região, como os números indicam. Temos de continuar a apostar neste setor e a Turismo Centro de Portugal é a entidade certa para fazer este trabalho”, considera ainda Isabel Damasceno.

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Plataforma Nacional de Turismo debate o futuro do turismo em Portugal

O primeiro fórum da Plataforma Nacional de Turismo (PNT) visa debater a “importância crítica do turismo para a economia nacional, influenciando diretamente o PIB, o emprego, o investimento e o desenvolvimento territorial”. 

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A Plataforma Nacional de Turismo (PNT) vai realizar, a 9 de maio, o seu primeiro fórum, que vai ter lugar em Aveiro, sob o tema “Que futuro para o turismo em Portugal?”.

A iniciativa, que decorre entre as 09h30 e as 17h00, no Auditório Renato Araújo, na Reitoria da Universidade de Aveiro, visando debater a “importância crítica do turismo para a economia nacional, influenciando diretamente o PIB, o emprego, o investimento e o desenvolvimento territorial”.

“O evento abordará como o turismo pode atuar como um catalisador para o desenvolvimento sustentável, trazendo benefícios também para setores como agricultura, saúde, bem-estar e tecnologia”, explica a PNT, em comunicado.

O evento vai decorrer em paralelo com a Conferência Internacional INVTUR, permitindo que os participantes tenham “interações
enriquecedoras com académicos e especialistas do setor turístico de
renome mundial”.

“O evento apresentará uma variedade de sessões, incluindo
discussões sobre novas direções para o turismo, sustentabilidade e o
impacto da pesquisa no setor”, lê-se ainda na informação divulgada.

O programa deste evento arranca com a sessão de abertura, que conta com a participação de Carlos Costa, presidente da Direção da PNT;
Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro; Raul Almeida, presidente da Entidade Regional Turismo Centro de
Portugal; estando ainda por confirmar a presença de Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo.

Pelas 10h00, tem início o debate com o tema “Novas direções para o turismo: conclusões apresentadas pelos coordenadores dos Think tanks da PNT”.

Às 12h00, é a vez do professor Dimitrios Buhalis, da University of Bournemouth, apresentar o tema “The future of tourism through smart tourism metaverse and artificial intelligence”, enquanto, pelas 14h30, é a vez da professora Cathy Hsu, da Hong Kong Polytecnhic University, apresentar o tema “Research with impact: A tool to support social
sustainability of tourism”.

Entre as 15h00 e as 17h00, o debate centra-se no tema “Que futuro e agenda para o turismo em Portugal?”, contando com a participação de Bernardo Trindade, presidente da AHP; Carlos Moura, presidente da AHRESP; e Raul Almeida, presidente do Turismo do Centro de Portugal; num debate com a moderação de Carlos Costa, professor catedrático da Universidade de Aveiro e presidente da Direção da PNT.

O encerramento desta iniciativa decorre pelas 17h00, com a participação de Patrícia Remelgado, da portodosmuseus.pt e vice-presidente da PNT, assim como de Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP e vice-presidente da PNT.

As inscrições para este fórum já se encontram a decorrer e podem ser realizadas aqui.

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Algarve mostra-se na Expovacaciones em Bilbau

O Turismo do Algarve vai estar mais uma vez presente na Expovacaciones, em Bilbau, uma das principais feiras de turismo do mercado espanhol, que terá lugar de 10 a 12 de maio. A região promete cativar os visitantes com demonstrações gastronómicas, ofertas diversificadas e experiências únicas.

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Este ano, a Expovacaciones, que atraiu mais de 20 mil visitantes na sua última edição, introduziu o conceito inovador “Experimenta & Saboreia”, oferecendo aos participantes a oportunidade de vivenciar experiências sensoriais e explorar a gastronomia local dos destinos representados. O Turismo do Algarve, em parceria com os municípios de Albufeira, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão e Vila Real de Santo António, estará presente com um stand de 63 metros quadrados de área para destacar a Dieta Mediterrânica e promover os voos diretos entre Bilbau e Faro.

O presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, destaca a importância da participação na Expovacaciones: “Depois de Madrid e Barcelona, a nossa presença nesta feira em Bilbau é uma oportunidade extraordinária para continuar a mostrar ao público espanhol tudo o que o Algarve tem para oferecer”, com vista a “alavancar a procura deste importante mercado de proximidade pela região.”

Além de demonstrações gastronómicas diárias, o stand do Algarve oferecerá informação turística sobre o destino e os municípios presentes durante todo o evento.

 

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Guimarães adere a estratégia de promoção do enoturismo

A proposta de adesão do município de Guimarães à Associação de Municípios Portugueses do Vinho, ratificada na última Assembleia Municipal, surge no contexto da estratégia de promoção vinícola do território, favorecendo a sua promoção integrada e dos seus produtos endógenos.

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O município de Guimarães acaba de sinalizar a sua disposição de aderir à Associação de Municípios Portugueses do Vinho, com a participação de Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal, na reunião extraordinária da Assembleia Intermunicipal AMPV, que decorreu em Santarém.

No total, são já 140 os municípios que fazem parte desta Associação de Municípios que é já a segunda maior do país, logo a seguir à Associação Nacional dos Municípios Portugueses.

Esta adesão surge no contexto da estratégia de promoção vinícola do território, favorecendo a sua promoção integrada e dos seus produtos endógenos. Para Paulo Lopes Silva, fazer parte desta associação promove “o desenvolvimento de redes de trabalho e de cooperação”, que potenciam a “promoção do território enquanto destino vinícola”. Com esta adesão, o município de Guimarães consegue garantir a “participação em eventos com elevado potencial promocional”, bem como a integração na Recevin – Rede Europeia de Cidades do Vinho, permitindo internacionalizar os vinhos de Guimarães.

Refira-se que a Associação de Municípios Portugueses do Vinho é uma pessoa coletiva de direito público sem fins lucrativos, cujo objetivo consiste na afirmação da identidade histórico-cultural, patrimonial, económica e social dos municípios portugueses e dos territórios ligados à produção de vinhos de qualidade. É composta por uma rede de cerca de 130 municípios portugueses com vincada tradição vitivinícola, que tem em vista o desenvolvimento e implementação de projetos conjuntos de promoção e valorização da cultura e dos produtos endógenos.

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Rali de Portugal leva milhares de pessoas e tem impacto na economia do Centro de Portugal

O Rally de Portugal é um produto turístico de excelência, que atrai à região Centro de Portugal uma enorme quantidade de gente, de fora e de dentro do país, com impacto na economia regional, foi referido na assinatura do contrato-programa que oficializa a passagem da prova na região.

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A Turismo Centro de Portugal, o ACP – Automóvel Club de Portugal e vários municípios da região que recebem este ano o Vodafone Rally de Portugal assinaram, na Figueira da Foz, o contrato-programa que oficializa a passagem da prova na região. Jorge Sampaio, membro da comissão executiva, representou a Turismo Centro de Portugal no evento.

“O Rally de Portugal é um produto turístico de excelência, que atrai à região Centro de Portugal uma enorme quantidade de gente, de fora e de dentro do país, com impacto na economia regional”, disse o dirigente do turismo regional para realçar que é graças ao esforço conjunto de várias entidades que a região tem conseguido receber, ano após ano, o Vodafone Rally de Portugal: “A possibilidade de recebermos o rali resulta de algo que estamos muito habituados a fazer, que é trabalhar em conjunto”.

O Vodafone Rally de Portugal 2024 tem a partida cerimonial em Coimbra, agendada para as 17h00 de dia 9 de maio, seguindo-se, no mesmo dia, a superespecial de abertura, na Figueira da Foz, às 19h05. No dia 10, o rali terá duas passagens pelos troços de Mortágua, Lousã, Góis e Arganil, todos no Centro de Portugal.

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Dertur Campus Academy celebra 50ª edição em novembro e traz mais de 300 agentes de viagens alemães ao Algarve

O Epic Sana Algarve foi palco da apresentação do evento Dertour Campus Academy, que celebra este ano a sua 50ª edição. Este encontro, com data marcada para o próximo mês de novembro, irá reunir na região do Algarve mais de 300 agentes de viagens alemães, cuidadosamente selecionados.

A Associação Turismo do Algarve (ATA) avança nas redes sociais que, para além das sessões de training planeadas ao longo do evento, os participantes terão a oportunidade de descobrir o potencial turístico da região e explorar a vasta oferta deste destino turístico.

A Associação Turismo do Algarve/ VisitAlgarve assume o papel de patrocinador principal deste evento, e diz estar “confiante no impacto que terá no mercado a curto prazo, crucial para a região”.

Por sua vez, e ainda nas redes sociais, o presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, realça que a região foi sempre um destino de eleição para os viajantes alemães e os números mais recentes comprovam que este interesse continua a crescer. Recorda que, em 2023, o mercado alemão registou um crescimento notável de 17,3% em número de hóspedes e de 14,7% em número de dormidas face ao ano anterior.

“Estes indicadores revelam que, ao longo dos anos, o Algarve tem sabido reinventar-se e acompanhar as preferências destes turistas, mantendo-se como um destino atrativo e competitivo, em linha com as tendências do mercado, sem nunca descurar a autenticidade, a hospitalidade e a riqueza da sua oferta, reconhecidos como traços diferenciadores desta região”, destacou.

Refere ainda, que “aqui, no Algarve, em novembro, 300 agentes de viagem alemães terão a oportunidade de vivenciar algumas das experiências únicas que o nosso destino proporciona, tendo sempre como imagem de fundo as nossas belas paisagens naturais e a nossa arte inata de bem receber”.

Na sua página oficial nas redes sociais, André Gomes dirige, um apelo aos parceiros locais: “O sucesso deste evento depende também da vossa participação ativa e do vosso empenho em promover o Algarve como um destino diferenciador”, acrescentando que “o vosso contributo é essencial para tornar esta nossa estratégia de promoção ainda mais forte e eficaz e para, em conjunto, conseguirmos alcançar grandes conquistas para o turismo da região”.

O presidente do Turismo do Algarve dirige um agradecimento especial, Raquel Oliveira e Cristina Rosa, que sem os seus empenhos e profissionalismo “não seria possível captar e operacionalizar este evento que, não obstante ter lugar na nossa região, contempla ainda pré tours em todas as regiões de Portugal, continente e ilhas”.

 

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Albufeira promove sessões de esclarecimento sobre aplicação da taxa turística

A taxa turística em Albufeira começa a ser aplicada a partir do dia 21 de maio, mas antes disso, a Câmara Municipal vai levar a cabo ações de esclarecimento para os detentores dos cerca de nove mil alojamentos locais e responsáveis pelas cerca de 150 unidades hoteleiras existentes no concelho. Ao todo serão seis ações, divididas pelos dias 10 e 14 de maio.

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O município de Albufeira agendou seis sessões de esclarecimento para os dias 10 e 14 de maio, acerca da taxa turística que começa a ser aplicada no concelho a 21 de maio, nomeadamente quanto à forma de cobrança e pagamento da mesma, anuncia a autarquia em comunicado.

As ações da manhã arrancam às 11h00 e decorrem até à 13h00, para os responsáveis pelos hotéis. À tarde, os responsáveis pelos alojamentos locais serão divididos em dois grupos, um para a sessão das 14h00 às 16h00 e outro das 18h00 às 20h00, todas no Auditório Municipal de Albufeira.

As sessões de esclarecimento são gratuitas, mas carecem de inscrição para efeitos de organização, pelo que a autarquia solicita a confirmação e escolha do dia e hora da sessão através do email: [email protected].

O regulamento da taxa turística do município de Albufeira visa, conforme avança nota publicada no site oficial da Câmara Municipal, assegurar que os recursos necessários ao desenvolvimento do turismo no concelho sejam também assegurados pela própria atividade turística, através da contribuição dos próprios turistas, assegurando uma base de proporcionalidade, ponderação e equilíbrio, com o objetivo de preservar a competitividade do município no contexto nacional e internacional de destinos turísticos de referência.

De acordo ainda com o regulamento, a taxa tem um valor de dois euros entre 1 de abril e 31 de outubro (época alta) e será cobrada até ao máximo de sete noites seguidas a todos os hóspedes com idade igual ou superior a 13 anos.

Refira-se que foi publicado em Diário da República, de 30 de abril, que a entrada em vigor da taxa turística seria no dia 2 de maio, contudo, no que concerne a Albufeira, “encontra-se suspensa até ao dia 20 de maio, dado terem surgido alguns constrangimentos na utilização da aplicação informática de pagamento, prevendo-se como data de início da cobrança, o dia 21 de maio”, esclarece o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo.

Segundo o autarca, embora o turismo promova o desenvolvimento económico e social, “ele implica também uma sobrecarga da atuação pública e na própria prestação de serviços municipais, pelo que se torna essencial termos uma capacidade de resposta na medida do crescimento da procura, bem como assumir as melhores estratégias para permitir o desenvolvimento de um ambiente sustentável, adequado e infraestruturado”.

José Carlos Rolo adianta que Albufeira pretende investir em projetos referentes às seguintes áreas de atuação: acessibilidades e valorização da orla costeira, ações no âmbito das alterações climáticas, sustentabilidade e mobilidade, apoio às forças de socorro e emergência, apoio à saúde, património cultural e promoção de atividades culturais e desportivas, promoção turística, ações de valorização turística, manutenção e conservação de infraestruturas em zonas turísticas e desenvolvimento de novos produtos turísticos.

 

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