Recrutamento de trabalhadores para a hotelaria no Norte iguala Lisboa e Algarve
Conclusão é avançada pela consultora Michael Page, que analisou as tendências do recrutamento no setor do turismo

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O recrutamento de trabalhadores para a hotelaria no Norte já igualou o volume registado em Lisboa e no Algarve, que eram as regiões que apresentavam o maior volume de processos de recrutamento, de acordo com a Michael Page, consultora de recrutamento especializado.
De acordo com a consultora, que analisou as tendências do recrutamento no setor do turismo, o destaque vai para a área da hotelaria, que regista a “maior procura por profissionais”, tendo sido registado “um crescimento significativo no último ano na zona Norte”, em especial na cidade do Porto.
“A cidade do Porto evidencia-se como a zona que tem acompanhado a tendência de crescimento no setor, devido sobretudo à abertura de novas unidades hoteleiras, particularmente no segmento de luxo, o que faz com que o volume de recrutamento seja elevado. A procura é superior à oferta, com atual escassez de recursos para determinadas funções operacionais que continuam a ser as mais requisitadas pelas empresas das diversas regiões, nomeadamente chefes de cozinha, subchefes, diretores de operações, assistentes de direção e assistentes de direção”, explica a Michael Page, em comunicado.
A subir tem estado também o número de recrutamentos para a restauração, com a Michael Page a sublinhar ainda, no Porto, os cruzeiros no Douro, um segmento premium que tem registado igualmente muita procura por trabalhadores qualificados.
A Michael Page aponta também mudanças na forma como os recrutamentos são realizados, já que muitas empresas têm optado pela realização de open days, existindo também uma maior procura por profissionais com formação base em Gestão Hoteleira.
“Associada a esta tendência, torna-se cada vez mais importante que os profissionais tenham também os seus perfis valorizados com fortes skills analíticos, bem como com formações complementares em áreas transversais, tais como Marketing, Revenue Management, Atendimento e Atenção ao Cliente além do domínio de Idiomas”, acrescenta a consultora.
Cada vez mais importantes são as soft-skills, como o dinamismo, resiliência, capacidade de gestão de equipas, foco nos resultados, componente analítica, capacidade operacional, pragmatismo e “problem solving”, que, segundo Francisco Emauz Ribeiro, Associate Manager da Michael Page Lisboa, “além da paixão pelo setor são características altamente valorizada”.
A experiência profissional é igualmente um dos requisitos mais valorizados em funções mais estratégicas e com maior complexidade de gestão, associada à formação académica em gestão hoteleira ou numa área relacionada.
Segundo a Michael Page, o volume de recrutamento oscila em função da época do ano e zonas do país, com o Algarve, onde os recrutamentos aumentam nos meses de maio, setembro e outubro, devido ao golfe, bem como de junho a agosto, devido à praia, enquanto o Norte é a região do país onde se regista “um turismo mais equilibrado com menor impacto da sazonalidade”.
Os dados de recrutamento da Michael Page revelam ainda uma diminuição da precaridade associada ao setor, principalmente nas funções operacionais, devido à diminuição da sazonalidade e à inversão na lei da oferta e da procura, com maior aposta por parte das empresas na retenção dos profissionais, como forma de aumentar a sua competitividade.
Neste contexto, os estudos salariais apontam para uma remuneração anual de um diretor de operações da ordem dos 100 mil euros anuais enquanto que a função de rececionista/bagageiro auferirá uma remuneração de cerca de 14 mil euros por ano.