Aeroporto de Cascais prepara-se para receber aviação executiva de Lisboa até 2021

Por a 6 de Junho de 2019 as 15:09

O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, disse esta quinta-feira, 6 de junho, que o Aeroporto de Cascais, em Tires, se está a preparar para receber a totalidade da aviação executiva até 2021.

“A aviação executiva tem algumas especificidades, ocupa espaço em Lisboa e não gera tantas receitas como a aviação comercial. É positivo para Lisboa ver-se livre destas operações e Tires está muito próximo”, disse o autarca à Lusa, à margem da cerimónia de inauguração do novo Centro de Simuladores de Voo da TAP.

Segundo Carlos Carreiras, o aeroporto de Cascais, que funciona no antigo aeródromo de Tires, vai receber um investimento na ordem de um milhão de euros, com o objetivo de capacitar a infraestrutura para receber um maior número de passageiros e permitir a ampliação da presença das forças de segurança (PSP, GNR e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras).

O Aeroporto de Cascais é, atualmente, o quarto com maior movimento no país, depois de Lisboa, Porto e Faro, segundo a autarquia, e integra sete escolas de aviação responsáveis pela formação de quase 400 alunos por ano (30% deles estrangeiros) e mais de duas dezenas de empresas que empregam cerca de 500 trabalhadores.

Em 2018, o número de movimentos de aeronaves totalizou os 45.971 (27.030 aviões e 1.356 helicópteros) e o aeroporto – que ocupa uma área total de 42 hectares – recebeu 13.194 embarcados e 6.742 desembarcados.

O Aeroporto de Cascais dispõe de uma pista de 1.700 metros de comprimento por 30 metros de largura e cinco placas de estacionamento, que dão acesso aos hangares.

 

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