Livro “Gestão do alojamento, receção e housekeeping” apresentado no Politécnico de Leiria

Por a 9 de Abril de 2019 as 17:02

 “Gestão do alojamento, receção e housekeeping” é o novo livro de Nuno Abranja, Mafalda Almeida e Anabela Elias Almeida, que é apresentado já amanhã, dia 10 de abril, no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria. Anabela Elias Almeida é professora adjunta na ESTM e investigadora integrada no Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR).

O livro conta ainda com a autoria de Nuno Abranja, diretor do departamento de Turismo do Instituto Superior de Ciências Educativas, e CEO da empresa de consultoria “O melhor do Turismo”, e de Mafalda Almeida, consultora em Enoturismo – Wine a Try, e docente da licenciatura de Gestão Hoteleira do Instituto Superior de Ciências da Administração.

Atualmente assiste-se a uma expansão do turismo internacional, com grande incidência no nosso país, e verifica-se consequentemente uma grande necessidade de mão de obra qualificada, sobretudo na hotelaria. «O novo livro aborda fundamentalmente os procedimentos técnicos da área do alojamento, do front office, do backoffice  (reservas) e do housekeeping  (andares e lavandaria), as áreas operacionais porventura mais importantes do ponto de vista da produtividade e da rentabilidade de uma unidade hoteleira», pode ler-se na síntese da publicação.

A obra inclui entrevistas a administradores hoteleiros, diretores de hotéis, chefes de receção, chefes de turno, diretores de front office, rececionistas, night auditors  e governantas que exercem funções em vários hotéis em Portugal e no estrangeiro, e que partilham as suas experiências profissionais. Os leitores têm ainda acesso a fichas de trabalho, úteis para quem estuda, ensina e trabalha na hotelaria, e as soluções dessas fichas estão disponíveis online, no site da editora Lidel.

«O futuro ditará que o elemento diferenciador e determinante na escolha do alojamento deixará de ser apenas o produto hoteleiro para incidir mais no serviço e no atendimento praticados pelas unidades hoteleiras. Estas hoje são confrontadas com elevados desafios ao nível das operações, da tecnologia, da formação, da competitividade e dos mercados de consumo, implicando uma intervenção rápida no campo do conhecimento e da construção de competências diferenciadoras», de acordo com o resumo do livro.

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