Ampliação da FIL com investimento de 150 milhões de euros

Por a 13 de Março de 2019 as 21:39

20 anos depois da inauguração das suas novas instalações, a FIL vê lançado o seu projeto de ampliação  para melhorar as condições para acolher maiores eventos de âmbito nacional e internacional.
O plano de expansão do parque de Exposições e Congressos da FIL prevê que, progressivamente, a área expositiva quase triplique para cerca de 111.000 m2, podendo também incluir a construção de um novo hotel “da responsabilidade de outro investidor”.
O projecto foi apresentado esta quarta-feira no âmbito da celebração do aniversário, que contou com a presença de várias personalidades da economia e política portuguesa, assim como João Soares, que assumia as funções de edil da CM de Lisboa aquando da inauguração das novas instalações.
Efetuado em várias, fases, o projeto prevê um investimento superior a 150 milhões de euros na sua globalidade. A primeira fase, a ser implementada já no próximo ano, passa por fechar o espaço de ligação entre os quatro pavilhões, assim como a expansão do pavilhão 4, aumentando a área de exposição para 58.000m2,  Está ainda prevista a construção de um edifício longitudinal aos quatro pavilhões a um nível superior por cima da atual área técnica e do parque de cargas e descargas, que se vai transformar numa estrutura polivalente para exposições, salas de reunião e sessões paralelas.
Quanto à segunda fase do projecto prevê-se a construção de um novo edifício com um auditório para 5 mil pessoas, e ainda dois pavilhões de grandes dimensões, como salas de reunião e instalações subterrâneas de suporte à realização de eventos, permitindo assim alcançar os 111.000m2.
O presidente da Fundação AIP, Jorge Rocha de Matos, salientou a importância que esta infra-estrutura teve para a economia da cidade de Lisboa e do país que, desde a sua inauguração, recebeu 11,6 milhões de visitantes e , desde 2007, contribuiu em 1550 milhões de euros para o Valor Acrescentado Bruto da economia nacional.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *