Convento dos Capuchos em Leiria vai ser hotel de quatro estrelas

Por a 7 de Fevereiro de 2019 as 10:50
Convento dos Capuchos

Já foi assinado o contrato de concessão do Convento de Santo António dos Capuchos, em Leiria, cujo concurso foi ganho pelo agrupamento composto por António Luís Sampaio de Almeida, Carlos Martins Oliveira e Paulo José Pereira De Sousa.

O concessionário compromete-se a construir uma unidade hoteleira de quatro estrelas com 50 quartos, piscina e restaurante, num investimento total para a recuperação do edificado de cerca de 4,5 milhões de euros, com uma renda anual de 40,1 mil euros. A concessão é feita por 50 anos.

O Convento de Santo António dos Capuchos tem origem em 1657, com elementos arquitetónicos típicos dos conventos capuchinos. Em 1770 foi alvo de obras de ampliação, altura em que foram acrescentados os corpos laterais e os portais barrocos. No século XIX foi alvo de novas obras de ampliação, que lhe conferiram a disposição atual, com o edificado em volta do claustro e do pátio.

Com a extinção das ordens religiosas, em 1834, o convento ficou na posse do Estado, que o transformou em hospital militar em 1864. Foi restaurado em 1904 e encontra-se devoluto há vários anos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *