Assine já
Destinos

Reportagem | Punta Cana: O maravilhoso mundo dos hotéis AM Resorts

Punta Cana é um dos destinos preferidos dos portugueses nas Caraíbas. Por isso, o conhecimento dos resorts é uma das
mais-valias para os agentes de viagens que vendem este destino. A convite da Jolidey e da AM Resorts, embarcamos numa fam trip para conhecer melhor os resorts desta cadeia.

Carina Monteiro
Destinos

Reportagem | Punta Cana: O maravilhoso mundo dos hotéis AM Resorts

Punta Cana é um dos destinos preferidos dos portugueses nas Caraíbas. Por isso, o conhecimento dos resorts é uma das
mais-valias para os agentes de viagens que vendem este destino. A convite da Jolidey e da AM Resorts, embarcamos numa fam trip para conhecer melhor os resorts desta cadeia.

Carina Monteiro
Sobre o autor
Carina Monteiro
Artigos relacionados
Reportagem| São Tomé e Príncipe: O país dos sorrisos
Homepage
“Turismo. Opções estratégicas” é o tema central do congresso da APAVT
Agências
Reportagem | Do Coração de Santiago ao Colo da Boavista
Homepage
Reportagem: Washington – A cidade mais cool dos EUA
Homepage

Punta Cana é um dos destinos preferidos dos portugueses nas Caraíbas. Por isso, o conhecimento dos resorts é uma das  mais-valias para os agentes de viagens que vendem este destino. A convite da Jolidey e da AM Resorts, embarcamos numa fam trip para conhecer melhor os resorts desta cadeia.

As fam trips são viagens de familiarização com destinos e hotéis que têm como objectivo que o agente de viagem conheça e aconselhe melhor o cliente. Mas visitas rápidas e a muitos hotéis nem sempre permitem que se conheça todos os serviços e as possibilidades que um resort tem para oferecer ao cliente. Não foi o caso desta fam frip a Punta Cana, na República Dominicana, organizada pelo operador Jolidey e a cadeia hoteleira AM Resorts, que foram exímios a planear a viagem uma vez que permitiram que houvesse tempo para disfrutar das unidades hoteleiras e, isso, acreditem, faz toda a diferença.

É dos hotéis da AM Resorts que vamos falar nas próximas páginas. Talvez para muitos agentes de viagens, a cadeia AM Resorts não seja a escolha mais óbvia, justamente por não estarem tão familiarizados com a marca comparativamente a outras concorrentes. Mas a cadeia tem 52 unidades em vários países das Caraíbas, sendo a República Dominicana o segundo destino do Caribe com mais hotéis da AM Resorts, 14 no total. A segmentação e o serviço são dois pontos fortes da cadeia, que criou diferentes marcas para diferentes públicos consoante a motivação da viagem: em família, lua-de-mel, só para adultos ou diversão. A cadeia está organizada em seis marcas. A Zoetry, no top da pirâmide, opera sob a insígnia “endless privileges”; é a marca mais premium da cadeia e é só para adultos. Depois seguem-se as quatro marcas que operam sob a chancela ‘ilimited- luxury”: Secrets, Breathless, Dreams e Now, e cujos conceitos talvez se assemelham mais às preferências dos clientes portugueses. E, por fim, a quinta marca é a Sunscape cujo conceito é diversão para todas as idades. Mas afinal o que é isto de “luxo ilimitado” ou “privilégios sem fim”? É o que vamos descobrir.

Praia Uvero Alto
Punta Cana é o destino turístico mais popular da República Dominicana, e um dos mais populares das Caraíbas, com uma longa extensão litoral de praias de areia branca, águas azuis e cristalinas e vegetação exuberante.

Os hotéis da cadeia AM Resorts estão espalhados por várias praias de Norte a Sul de Punta Cana: Uvero Alto, Bávaro, Cabeza de Toro e Bayahíbe.

A nossa viagem começou a Norte, por Uvero Alto, onde estão localizadas as unidades Breathless Punta Cana, Now Onyx e Dreams Punta Cana. Estes três estão localizados lado a lado. É nesta região, mais a Norte, que fica também localizado o único Zoëtry da República Dominicana, o Zoëtry Água. Mas já lá vamos.

A piscina para adultos do Now Onyx

Primeiro vamos conhecer o Now Onyx e descobrir o conceito de luxo ilimitado. A marca Now está indicada tanto para adultos como para crianças, sendo que há espaços só para adultos. A experiência começa logo no check-in, quando descubro que sou uma cliente do Preferred Club, um serviço que vamos encontrar noutras marcas (Secrets, Dreams e Breathless) e que acrescenta vantagens à estadia do cliente. E não são pequenas vantagens.

Uma delas é ter um check-in personalizado com serviço de concierge, num lounge Preferred Club, enquanto é servida uma bebida. Além disso, o serviço permite ter acesso a quartos melhor localizados e o acompanhamento de um mordomo ao longo de toda a estadia, o acesso a dois lounges Preferred Club onde são servidos snacks e bebidas premium das 7h às 23h, a duas piscinas privadas, um delas só para adultos, e ainda uma área na praia com serviço de concierge e bebidas. E como se não bastasse, o acesso exclusivo ao restaurante Faire para pequenos-almoços e almoços à la carte. Há depois outros ‘mimos’ no quarto, como um upgrade do mini-bar, assim como nas amenities e um menu de almofadas. Não sendo um cliente Preferred Club, o hóspede pode usufruir do conceito de luxo ilimitado que a marca ostenta, ou seja, um tudo incluído onde não existem pulseiras, acesso a bebidas premium ilimitadas, restaurantes temáticos à carta, onde não precisa de fazer reserva, Wifi e serviço de atendimento na piscina e praia. Por se tratar de um hotel também para famílias, o Now Onyx tem dois espaços reservados para crianças e adolescentes, o Explorer’s Club e o Core Zone, respectivamente. Se o Now Onyx impressiona no serviço, o que dizer do resto? O Now Onyx é um resort recente com linhas modernas e quartos amplos (pelo menos os quartos atribuídos ao Preferred Club), com ambientes confortáveis e varandas com jacuzzi (até as do rés-do-chão), piscinas grandes e adequadas aos vários segmentos. Todos os quartos do piso térreo têm acesso directo da varanda à piscina.

Uma das vantagens da estadia no Now Onyx é ter acesso ao Breathless Punta Cana e vice-versa. Os dois hotéis estão separados por umas centenas de metros, não existindo barreiras, o que os torna num grande complexo hoteleiro. Mas atenção, o acesso ao Breathless só é permitido a adultos, uma vez que é este o conceito da marca. Juntas, as duas unidades totalizam cerca de 40 restaurantes e bares. Este hotel é mesmo para diversão. Com o conceito “Live Big, Breathe Deep” (“Vive à grande, Respira Fundo”, traduzido à letra), o Breathless oferece ao cliente não só animação durante o dia e a noite, assim como possibilidade de relaxar no seu spa.

Breathless Punta Cana

Também localizado na Praia Uvero Alto fica o Dreams Punta Cana. A marca Dreams é a indicada para todos os segmentos, sejam casais, famílias ou amigos, combinando animação com relaxamento, uma vez que possui um spa. À semelhança da marca Onyx, incorpora o conceito de luxo ilimitado, com serviço de atendimento nas piscinas e praia, acesso aos restaurantes sem reserva (no caso do Dreams Punta Cana), e são vários e com várias cozinhas, desde italiano, ao asiático, marisqueira ou cozinha francesa, bares e os espaços reservados para crianças e adolescentes, o Explorer’s Club e o Core Zone. Aqui também existe o Preferred Club, para que o cliente se sinta ainda mais “mimado e preferido”.

Chegámos ao Zoëtry Água. A marca mais exclusiva da cadeia tem como mote “privilégios sem fim” e está indicada para quem procura um ambiente de relaxamento e bem-estar. A maioria dos hotéis desta marca são hotéis boutique e não têm mais de 120 quartos. Zoetry significa arte da vida e a ideia é que o cliente possa usufruir de uma estadia sem horas marcadas. É impossível não perceber o conceito da marca assim que se entra na recepção. O silêncio e o ambiente harmonioso dos jardins indicam que este não é um hotel qualquer. Apesar de não ser um exclusivo para adultos, permitindo o acesso a crianças pelo valor de um adulto, o Zoëtry não é a unidade mais indicada para famílias com crianças pequenas, tendo em conta o seu conceito de relaxamento.

Zoëtry Água

No Zoëtry, a atenção ao cliente e os pormenores não têm mesmo limites. A marca dispõe de serviço personalizado de mordomo, chamadas internacionais para todo o mundo, bebidas premium internacionais ilimitadas, gastronomia gourmet, todos os restaurantes são à carta, Amenities Bulgari®, os clientes podem optar por alimentos e bebidas orgânicas e serviço gratuito de lavandaria. No quarto recebem uma garrafa de boas vindas de tequila ou rum e todos os dias são brindados com um garrafa de vinho e fruta fresca. Tem acesso gratuito a um tratamento de spa de 20 minutos e a um passeio a cavalo e não há horários para check-in e check-out.

Bávaro
Mais a Sul de Uvero Alto encontra-se a praia Bávaro, onde estão localizados três hotéis da AM Resorts: o Now Gardens, o Now Larimar e o Secrets Royal Beach. A esta altura já são apenas dois hotéis, uma vez que o Now Gardens foi incorporado pelo Now Larimar no final de Dezembro. Novamente, trata-se de um grande complexo hoteleiro, com diversos restaurantes, bares e piscinas, a que os clientes podem ter acesso. Estando hospedados no Secrets Royal Beach, podem ter acesso ao Now Larimar, mas o inverso não acontece, uma vez que o Secrets é um hotel só para adultos, ideal para luas-de-mel e casais que queiram viver momentos inesquecíveis, num ambiente de luxo e romantismo.

A fam trip a convite da Jolidey e da AM Resorts contou com um grupo de 17 agentes de viagens

O Now Larimar é uma excelente opção para qualquer segmento: seja famílias, casais ou amigos. O resort dispõe de uma grande praça central onde estão localizados restaurantes, bares e lojas. À noite, a praça torna-se um grande ponto de encontro com animação, ideal para tomar um copo antes de jantar num dos diversos restaurantes que o resort oferece (desde a cozinha asiática à mexicana). Durante o dia, o cliente poderá usufruir da piscina, com animação, ou simplesmente para relaxar. Seja na piscina ou na praia, há serviço de atendimento. E, claro, para os clientes Preferred Club há duas piscinas reservadas, área na praia reservada, e outras vantagens já enumeradas anteriormente no Now Onyx, como check-in e check-out personalizados com um concierge, acesso a lounges e banheiras de hidromassagem no quarto. Ao contrário de Uvero Alto, Bávaro tem algumas áreas comerciais a pouca distância dos resorts, como supermercados ou mercados, o que poderá ser uma vantagem para os clientes que não dispensam “os recuerdos”. No entanto, todos os resorts têm lojas para o efeito.

Seguindo mais para Sul, encontra-se a praia Cabezo de Toro, onde encontramos mais um hotel da marca Dreams, o Dreams Palm Beach, também ele vocacionado para vários segmentos, seja famílias ou adultos. Parte dos quartos do Dreams Palm Beach foram renovados. De salientar, que a maior parte do inventário deste hotel está destinado ao Preferred Club. Os restaurantes à carta neste resort necessitam de ser reservados antecipadamente e o serviço de spa não está incluído. Comum aos hotéis Dreams e Onyx é a existência dos espaços para crianças e adolescentes, o Explorer’s Club e o Core Zone.

Cap Cana e Bayahíbe
Continuando para Sul, encontra-se Cap Cana, uma zona premium onde só pessoas autorizadas têm acesso. É nesta estância exclusiva que se localiza o Secrets Cap Cana. Sem sombra de dúvidas, o hotel mais indicado para luas-de-mel ou para casais que queiram usufruir de um local idílico e romântico. O Secrets Cap Cana impressiona assim que entramos na recepção: uma cabana enorme com aberturas laterais que permite ter uma vista privilegiada sobre as piscinas e praia do resort. É um bom prenúncio de que a estadia neste hotel promete ser inesquecível. E o que dizer das piscinas e da praia? Parecem saídas de cartões postais. A praia é extensa e de areia branca salpicada por palmeiras. O contraste faz-se com o azul do mar. A unidade dispõe de spa e uma gastronomia de alta qualidade (comprovada). Tratando-se de um resort vocacionado para luas-de-mel e casais, o Secrets Cap Cana tem alguns pormenores de destacar, como quartos com uma abertura discreta no armário para os pedidos de room service sem ser necessário o contacto com o exterior. O hotel tem ofertas para os recém casados com um jantar romântico, garrafa de vinho e fruta fresca no quarto à chegada ou um pequeno-almoço no quarto com detalhes.

Para o fim desta reportagem, deixámos Bayahíbe, zona a sul de Punta Cana e conhecida pelas suas praias paradisíacas. É daqui que partem as excursões para a Ilha de Saona (ver caixa). É aquí que está localizado o Dreams Dominicus La Romana, na Praia Dominicus. A zona é paradisíaca, com uma vegetação ainda mais exuberante e uma água cristalina de perder o fôlego. É neste cenário que se apresenta este resort, com os seus edifícios de um branco imaculado que faz realçar ainda mais o azul do mar. O Dreams Dominicus é um hotel praticamente novo em que o serviço Preferred Club está localizado numa zona distinta dos restantes edificios parecendo um mini hotel dentro deste complexo. O Dominicus é, sem dúvida, um local paradisíaco com vantagem de estar bem localizado para quem quer fazer uma excursão à ilha de Saona. Na Praia Dominicus existem pequenas lojas para quem gosta de explorar o comércio local.

O que fazer?

Fora dos resorts, há várias excursões que incluem actividades no mar ou em terra. A visita à Ilha de Saona, no mar do Caribe, é uma das preferidas para quem viaja para Punta Cana e percebe-se porquê. O local é realmente paradisíaco e a paisagem de água azul cristalina e areia branca é de cortar a respiração. A excursão tem a duração de um dia. Com partida de Bayahíbe, passeio inclui viagem de lancha ou catamarã até à ilha de Saona, almoço (lagosta não está incluída), duas a três horas na ilha para relaxar e dar mergulhos, no regresso paragem para ver estrelas-do-mar.

Para uma excursão em terra e com aventura à mistura, aconselha-se a visita à La Hacienda, um parque que combina actividades de aventura com experiências de cariz mais cultural. Ao longo do dia, os visitantes podem experimentar actividades como andar a cavalo, um passeio de safari, que inclui a visita a plantações de cacau, café ou cana-de-açúcar, passeios de buggie, e a cereja no topo do bolo (pelo menos para quem não tem medo de grandes alturas) é o conjunto de cinco slides que permitem “sobrevoar” sobre a floresta do parque e ter vistas de cortar a respiração. Nesta excursão é recomendável levar roupas confortáveis, protector solar, fato de banho, toalha e uma muda de roupa. Inclui almoço.

Como ir?
Punta Cana é um dos destinos da programação de Verão da Jolidey para as Caraíbas. Em 2019, o operador tem saídas para Punta Cana às segundas, quartas e sextas de 8 de Abril a 28 de Outubro em voo regular directo de Lisboa operado pela companhia Orbest. Todos os hotéis referidos na reportagem estão incluídos na programação do operador.

*A jornalista viajou a convite da Jolidey e AM Resorts

Sobre o autorCarina Monteiro

Carina Monteiro

Mais artigos
Artigos relacionados
Destinos

Museu do Romantismo na Madeira deverá abrir ao público em 2024

O Museu do Romantismo, no Monte, deverá ficar concluído no final do ano e abrir ao público em 2024. As obras estão já numa fase final e o investimento ascende a cerca 3,3 milhões de euros, 85% dos quais suportados pelo FEDER.

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, que visitou no início da semana a antiga casa do Imperador da Áustria, no Monte, garantiu que até ao final do ano o Governo Regional vai devolver o local à comunidade abrindo o Museu do Romantismo.

Na ocasião, Miguel Albuquerque disse, segundo notícia publicada na página oficial do Governo Regional, tratar-se de dinheiro “muito bem investido”, porque quando estiver pronto o Museu vai permitir, aos visitantes, “ter uma amostragem viva da História da Madeira nos últimos dois séculos”.

O líder madeirense explicou que “estarão aqui várias das personalidades que marcaram a história da Madeira, os nossos visitantes mais emblemáticos, enfim tudo o que está ligado à história do cosmopolitismo madeirense”, salientando ainda que “ali estará também plasmada a nossa intrínseca identidade, a interação muito forte entre a modernidade e os tempos mais antigos”.

Miguel Albuquerque destacou ainda as ótimas condições do jardim do Museu do Romantismo, sublinhando que o mesmo “tem ótimas condições para realizar um conjunto de eventos”. Neste sentido, anunciou que “a ideia será organizar, todos os anos, aqui, um festival de Música Romântica, bem como abrir a Quinta a um conjunto de eventos culturais”.

O investimento envolve a reconstrução integral da Quinta e do espaço envolvente e de todas e as pequenas construções que ali existem. O imóvel foi adquirido pelo Governo Regional nos anos oitenta.

Recorde-se que o Museu do Romantismo da Madeira tem por objetivo dar a conhecer a Madeira do século XIX, desde a formação do seu destino turístico, aos viajantes ilustres que pela ilha passaram e ao modo particular da vivência da cultura romântica europeia, que descobre na Madeira exotismos, perfeitamente integráveis no seu contexto temporal.

O museu vai, assim, desenvolver um programa científico, baseado no conceito da reconstituição de uma grande casa ou quinta madeirense do século XIX, com todas as suas valências, funcionais e estéticas, muito próximas ao gosto inglês, então dominante, e na origem da própria casa, e de uma estética desenvolvida pelos designados Wine Merchants, assim como da arte no tempo do Madeira Wine Trade.

A Quinta do Monte é atualmente conhecida por Quinta dos Jardins do Imperador referência ao Imperador Carlos de Áustria, último Imperador da Áustria-Hungria que ali viveu com a sua família, exilado entre 1921 e 1922, acabando por ali falecer.

As primeiras referências a esta propriedade datam de 1784, estando registado como um prédio rústico de aproximadamente seis hectares.

De referir que a Quinta desde sempre foi uma referência pela sua vegetação exuberante, património edificado e foi motivo para a realização de diversos trabalhos artísticos de variadas áreas.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
Destinos

eDreams diz que portugueses voltam a escolher Paris para viagens na Páscoa

Paris volta a ser o destino de eleição dos portugueses nesta Páscoa, segundo dados recolhidos pela agência de viagens online, eDreams. Entre as restantes cidades mais reservadas encontram-se Funchal, Ponta Delgada, Barcelona, Londres e Amesterdão.

Uma pesquisa levada a cabo pela plataforma da eDreams, que analisou os resultados das reservas de viagens a realizar durante o período da Páscoa de 2023, revela que Paris é o destino predileto dos portugueses, tal como aconteceu no ano passado.

Entre os destinos preferidos encontram-se ainda Funchal (Madeira), Ponta Delgada (Açores), Barcelona (Espanha), Londres (Reino Unido) e Amesterdão (Países Baixos).

A eDreams indica, por outro lado, que este ano se verificou um aumento de 30% na procura de viagens para a Páscoa por parte dos portugueses, em comparação com o ano passado.

Já no que diz respeito aos turistas que vão chegar a Portugal neste período, virão maioritariamente da França, Alemanha, Espanha, Suíça e Reino Unido.

As reservas analisadas pela empresa foram efetuadas entre 1 de setembro de 2022 e 15 de março de 2023.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Mais viagens e mais gastos marcam tendências dos viajantes em 2023

Um relatório da American Express Travel aponta as tendências de viagens que marcam o 2023. 75% dos viajantes reconhecem que as redes sociais os inspiraram a viajar para um destino específico; as viagens com motivações em gastronomia estão a ganhar popularidade entre os viajantes mais jovens; Oito em cada dez querem apoiar as comunidades locais nas férias este ano.

Mais de 50% das pessoas pesquisadas pela American Express Travel dizem que farão mais viagens em 2023 do que no ano passado e 50% planeiam gastar mais dinheiro.

Oito em cada dez jovens da Geração Z e Millennials preferem investir numas férias de sonho do que num bem de luxo e são quatro as tendências que vão marcar as festas de fim de ano este ano.

O relatório é baseado em pesquisas com viajantes dos Estados Unidos, Austrália, Canadá, México, Japão, Índia e Reino Unido.

Filmes, programas de TV e medias sociais populares estão a inspirar as pessoas a viajar para lugares que veem no ecrã. Assim, 64% concordam que se sentiram inspirados a viajar para um destino depois de vê-lo na TV, no noticiário ou em um filme, e o percentual sobe para 70% no caso da Geração Z e Millennials.

Por outro lado, 75% dos viajantes entrevistados concordam que as redes sociais os inspiraram a viajar para um destino específico, enquanto 46% da Geração Z e Millennials reconhecem que foram influenciados pelo Instagram. No geral, 48% das pessoas querem viajar para um lugar que possam exibir nas redes sociais.

Outra tendência que se observa este ano é a escolha de destinos com base na gastronomia, seja para visitar os melhores restaurantes ou para fazer aulas de cozinha. De facto, 81% dos entrevistados dizem que experimentar comidas e culinárias locais é a parte da viagem que eles mais desejam.

A pesquisa da American Express Travel revela que 85% dos viajantes desejam visitar lugares onde possam realmente experimentar a cultura local e 78% estão interessados ​​em apoiar as comunidades locais nas suas férias de 2023.

Uma grande maioria (89%) quer viajar para destinos que nunca visitou antes e 68% querem visitar lugares pouco conhecidos antes de se tornarem populares.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Governo lança “Agenda para as profissões do turismo” com 20 medidas e o objetivo de aumentar em 20% os profissionais do setor

Segundo o Ministério da Economia e do Mar, esta agenda “tem como grande ambição tornar Portugal o destino de referência para estudar e trabalhar no setor do turismo”.

Publituris

O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, apresentou esta segunda-feira, 27 de março, a “Agenda para as profissões do turismo”, iniciativa que contempla 20 medidas e que visa aumentar “em 20% a população empregada no setor”.

Num comunicado enviado à imprensa pelo Ministério da Economia e do Mar, explica-se que este documento “é uma agenda estratégica, com 20 medidas, que visa aumentar em 10% os profissionais de turismo com o ensino secundário e superior, crescer 15% no número de estudantes em Turismo em todos os níveis de ensino e incrementar em 20% a população empregada no setor”.

Entre as 20 medidas incluídas na “Agenda para as profissões do turismo”, destaque para o Plano Nacional para a Modernização e Especialização da Rede de Escolas Hotelaria e Turismo, para a concretização da Academia Internacional de Turismo e para o lançamento do Atlas – Programa de benefícios para os profissionais de turismo.

Além destas iniciativas, esta agenda estratégica prevê também “a majoração do financiamento a empresas com boas práticas laborais e de formação, reforço da formação para acelerar a dupla transição – climática e digital – e a internacionalização de empresas e marcas”, estando ainda pensadas “campanhas para a valorização das profissões do Turismo”.

De acordo com o Ministério da Economia e do Mar, “a Agenda para as Profissões do Turismo é um documento aberto, em contínua construção, que tem como grande ambição tornar Portugal o destino de referência para estudar e trabalhar no setor do turismo”.

“Valorizar os profissionais do setor é essencial para termos mais e melhor turismo. Investir nas pessoas, no aumento das suas qualificações, rendimentos e reconhecimento, é uma aposta estratégica para preparar o futuro de uma atividade em crescimento. Esta é também uma agenda com ação para fazer face aos desafios presentes. Para o alcance dos objetivos e das metas apresentadas nesta Agenda será fundamental a mobilização e envolvimento de todos”, explica Nuno Fazenda, citado na informação divulgada.

Além de Nuno Fazenda, a sessão de apresentação desta agenda contou com a presença do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, da ministra do Trabalho e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e do ministro da Educação, João Costa, tendo ainda incluído um painel de debate composto por diferentes profissionais do setor.

 

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

Praia de Verandinha na ilha da Boavista, Cabo Verde

Destinos

Cabo Verde com recorde de mais de 835 mil turistas em 2022

Os hotéis cabo-verdianos receberam em 2022 um recorde de 835.945 turistas, quase 31% dos quais do Reino Unido, e mais de quatro milhões de dormidas, segundo dados anunciados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) do país.

Publituris

De acordo com o relatório de Movimentação de Hóspedes em Cabo Verde em 2022, com as estatísticas do turismo produzidas pelo INE, o número de hospedes ultrapassou no ano passado o recorde anterior, que foi de 819.308 turistas em 2019, antes da pandemia de covid-19, e cresceu ainda 394% face aos 169.068 turistas em 2021.

Já nas dormidas, o recorde continua a ser o registado em 2019, com 5.117.403, sendo as 4.088.412 dormidas de 2022 um aumento de 387% face a 2021, mas ainda abaixo do verificado em 2016 (4.092.551 dormidas).

A análise por tipo de estabelecimentos indica que os hotéis continuam a ser os estabelecimentos hoteleiros mais procurados, representando 94,0% do total das entradas, seguindo-se as residenciais (2,6%), as pensões (1,6%) e os hotéis-apartamentos (1%).

A ilha do Sal, a mais turística de Cabo Verde, continuou a liderar a procura, com 61,8% do total das entradas, seguida da Boa Vista com 21,0% e Santiago com 9,3%.

O principal mercado emissor de turistas para Cabo Verde em 2022 foi o Reino Unido, com 258.422, equivalente a 30,9% do total das entradas, seguido da Alemanha com 11,5%, Países Baixos com 10,5%, Portugal com 10,5% e França com 5,6%. O total de cabo-verdianos a procurar unidades hoteleiras em Cabo Verde no ano passado representou também 5,6% do total, totalizando 46.647 pessoas.

Relativamente às dormidas, Reino Unido com 35,3% também liderou, seguido da Alemanha com 12,6% e dos Países Baixos com 10,5%. Os turistas britânicos lideraram igualmente no tempo de estadia, com uma média de 5,6 noites.

“As dormidas dos residentes no Reino Unido distribuíram-se principalmente pelas Ilhas da Boa Vista (50,0%) e do Sal (49,6%). Os hotéis foram os tipos de estabelecimento mais procurados pelos ingleses, representando cerca de 99,8%”, refere o INE.

Os 88.141 turistas portugueses distribuíram-se principalmente pelas ilhas do Sal (77,2%), da Boa Vista (11,6%) e Santiago (7,2%), preferindo igualmente os hotéis como o principal meio de alojamento, representando 98,2%.

Cabo Verde recupera de uma profunda crise económica e financeira, decorrente da forte quebra na procura turística – setor que garante 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do arquipélago – desde março de 2020, devido à pandemia de covid-19. Em 2020, registou uma recessão económica histórica, equivalente a 14,8% do PIB, seguindo-se um crescimento de 7% em 2021 impulsionado pela retoma da procura turística.

Para 2022, devido às consequências económicas da guerra na Ucrânia, nomeadamente a escalada de preços, o Governo baixou em junho a previsão de crescimento de 6% para 4%, que, entretanto, voltou a rever, para mais de 8% e já no final do ano para 10 a 15%.

Crédito foto: https://pt.depositphotos.com/

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Entre os destinos mediterrânicos, só Turquia e Egito recuperam no ‘outbound’ alemão

Apesar da recuperação do mercado ‘outbound’, as preferências dos alemães para o período entre março e junho na bacia mediterrânica vai para a Turquia e Egito. Portugal recupera, mas continua no vermelho.

Publituris

As reservas no mercado alemão, para o período entre 1 de março e 30 de junho, centram-se em destinos como a Turquia e o Egito, revelam os dados recolhidos pela Mabrian. Na bacia mediterrânica, são estes dois destinos os preferidos do outbound alemão, sendo que são os únicos que recuperam face ao mesmo período de 2019.

A Turquia, segundo os dados da Mabrian, recupera quase 20% (19,35%) face ao período pré-pandémico, indicando a consultora que, para o período em análise, existem já mais de 3,5 milhões de lugares reservados. No que diz respeito ao Egito, os números mostram uma recuperação de 9,66%, face a 2019, com 590 mil lugares reservados.

Portugal aparece com um decréscimo de 2,76%, quando comparado com o mesmo período de 2019, apontando a Mabrian reservas de 940 mil lugares de 1 de março a 30 de junho. Já na comparação com o ano de 2022, Portugal fica somente a 1,49%.

A maior descida, face a 2019, pertence à Tunísia, com uma queda de 18,17%, recuperando, no entanto, face a 2022, com mais 1,84%.

Espanha aparece como líder nas reservas, com mais de cinco milhões, mas com uma quebra de 12,90% face a 2019. Comparando, contudo, os números deste ano com os de 2022, o país vizinho recupera 0,61%.

Face a 2019, França e Itália também mostram números no vermelho, com 25,23% e 26,26%, respetivamente, mas colocam-se em campo positivo quando comparado com 2022: França com mais 5,42% e Itália com mais 5,16%.

No que diz respeito às reservas já efetuadas pelos alemães para estes dois países, Itália tem, para o período analisado, mais de 2,6 milhões de reservas feitas, enquanto França aparece com 1,46 milhões.

Em campo negative, tal como Portugal, aparece a Grécia. Se na comparação com 2019 os números indicam uma descida de 2,76%, já numa análise com 2022, a quebra é mais acentuada, situando-se 10,52% abaixo dos níveis pré-pandémico.

Carlos Cendra, director of Sales&Marketing da Mabrian, refere que”, embora ninguém esperasse que os níveis regressassem já aos de 2019 e a realidade fosse igual ao período pré-pandémico, nalguns mercados estamos a registar um regresso a números idênticos. Contudo, no caso da Alemanha, isto não está a acontecer, com a recuperação a acontecer de forma desigual e lenta”.

O responsável da Mabrian admite que esta realidade esteja a ser influenciada pelas condições económicas e sociais, o caos verificado nas viagens em 2022, entre outros fatores”, concluindo que, “não há só menos viagens como os destinos estão a recuperar a velocidades diferentes e alguns estão a ser ultrapassados nas preferências dos alemães”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

TCP apresentou programas estruturais em Assembleia Geral em Aveiro

A Assembleia Geral da TCP, que decorreu no Teatro Aveirense, em Aveiro, serviu para aprovar o relatórios de atividades e de gestão e contas da entidade regional de turismo de 2022.

Publituris

A Turismo Centro de Portugal (TCP) apresentou sexta-feira, 24 de março, o Programa Regional de Ecoturismo e o Programa Centro Sustentável, “dois programas estruturais” para a região, que foram apresentados durante a Assembleia Geral da entidade regional de turismo, que decorreu em Aveiro.

Numa nota informativa enviada à imprensa, a entidade regional de turismo explica que o Programa Regional de Ecoturismo foi apresentado por José Mendes, CEO da IDTour, enquanto o Programa Centro Sustentável foi dado a conhecer por Patrícia Araújo, diretora da Biosphere Portugal, tratando-se de duas iniciativas em que a TCP está “diretamente envolvida”.

Além destes programas, a Assembleia Geral, que decorreu no Teatro Aveirense, em Aveiro, e serviu para aprovar o relatórios de atividades e de gestão e contas de 2022, aprovou também a adesão da AITI – Associação Ibérica de Turismo Interior à TCP, tendo contado ainda com uma apresentação de resultados, por parte de Pedro Machado, presidente da TCP.

“O que temos para apresentar são resultados francamente positivos, que devem inspirar a confiança desta Assembleia e premiar o trabalho das equipas”, realçou Pedro Machado, destacando a recuperação da confiança dos mercados, depois de dois anos particularmente difíceis, assim como os proveitos da atividade turística, que foram os melhores de sempre na região Centro de Portugal.

A Assembleia Geral da TCP contou ainda com a apresentação das principais iniciativas desenvolvidas no ano passado por parte dos vários núcleos orgânicos da TCP, cujos chefes apresentaram ainda os “resultados mais importantes desse período”.

A terminar esta Assembleia Geral, Anisabel Santos, diretora do Departamento Administrativo e Financeiro da TCP, deu ainda a conhecer os resultados financeiros do exercício de 2022.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

PT2030 abre 1.º concurso à inovação produtiva nas PME com 400M€

Este primeiro concurso da inovação produtiva nas PME, no âmbito do PT2030, vai contar com quatro fases de candidatura e uma dotação de 400 milhões de euros, devendo a sua abertura decorrer entre o final de março e o início de abril.

Publituris

O primeiro concurso da inovação produtiva nas PME, no âmbito do Portugal 2030, vai contar com quatro fases de candidatura e uma dotação de 400 milhões de euros, devendo a sua abertura decorrer entre o final de março e o início de abril, informou o Ministério da Economia e do Mar, em comunicado.

Segundo a informação enviada à imprensa esta sexta-feira, 24 de março, este primeiro concurso destina-se “a projetos inovadores suportados em novos produtos ou novos processos”, contando com uma dotação 25% superior ao último concurso da Inovação Produtiva do Portugal 2020, financiada com fundos europeus pelo Programa de Inovação e Transição Digital e pelos Programas Regionais do Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve.

Este concurso, acrescenta a nota divulgada, pretende “responder às mais de 900 intenções com um potencial de investimento na ordem dos 2000 milhões de euros apresentadas no pré-registo de candidaturas”.

O Ministério da Economia e do Mar lembra que os “programas operacionais do PT2030 foram aprovados pela Comissão Europeia em dezembro último, tendo sido já constituídas as Autoridades de Gestão e designados os Organismos Intermédios desta medida”.

O Regime Geral de Aplicação dos Fundos Europeus do Portugal 2030 foi publicado esta semana, enquanto a proposta final de Regulamento Específico está em consulta com os parceiros sociais, estando ainda a decorrer a aprovação dos critérios de seleção pelos Comités de Acompanhamento dos Programas.

“Desta forma será dado enquadramento estável à apresentação de candidaturas até à definição do plano de avisos do Portugal 2030”, acrescenta a nota enviada à imprensa, onde se sublinha que o PT 2030 terá uma dotação global de cerca de 23 mil milhões de euros até 2027.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Distribuição

Solférias, Exoticoonline, Sonhando e Alto Astral lançam operação especial Maceió para o Verão

Os voos desta operação dos quatro operadores terão início a 27 de julho e serão operados pela companhia Hi Fly.

Publituris

Solférias, Exoticoonline, Sonhando e Alto Astral acabam de anunciar o lançamento da operação especial de verão para Maceió, Brasil.

Os voos diretos Lisboa-Maceió, operados pela companhia Hi Fly, serão realizados às terças-feiras, com a primeira partida a acontecer a 27 de julho, indicando-se que a última partida está marcada para 22 de agosto.

Esta operação, realizada pelos quatro operadores a atuar no mercado português dá “continuidade ao sucesso que foram as operações especiais de Fim de Ano e Páscoa para o Brasil”, referem em comunicado.

O programa contempla uma estadia de 7 noites – 8 dias, com os preços a iniciarem-se nos 1.792 euros, por pessoa em duplo, no Hotel Vila Galé Alagoas 5*, em regime de tudo-incluído.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Redes sociais, gastronomia, bem-estar e comunidades locais influenciam viagens em 2023

O mais recente “2023 Global Travel Trands Report” da American Express Travel destaca a influência das redes sociais, gastronomia, bem-estar e comunidades locais nas viagens para 2023.

Victor Jorge

A American Express Travel acaba de lançar o “2023 Global Travel Trands Report”, onde destaca quatro tendências globais que inspiram as pessoas a viajar em 2023.

A análise, baseada em dados de pesquisa de viajantes dos Estados Unidos da América, Austrália, Canadá, México, Japão, Índia e Reino Unido, adianta que mais da metade (52%) dos inquiridos admitem planear fazer mais viagens este ano do que no ano passado e metade (50%) preveem gastar mais dinheiro em viagens em 2023 do que em 2022.

O relatório da American Express Travel destaca ainda que 84% da Geração Z e Millennials dizem preferir fazer férias de sonhos do que comprar um novo item de luxo e 79% concordam que viajar é uma importante prioridade no orçamento pessoal.

“As férias são preciosas e os viajantes estão a dar prioridade a viagens personalizadas, construídas em torno das suas paixões, desde o planeamento de férias inteiras para uma única reserva de jantar até a obtenção do vídeo perfeito para o TikTok”, refere Audrey Hendley, presidente da American Express Travel.

Das conclusões retiradas do relatório, a American Express Travel destaca que filmes, programas de TV e redes sociais estão a inspirar as pessoas a viajar para lugares que veem nos ecrãs dos diversos dispositivos, especialmente, nas gerações mais novas. Assim, 75% dos inquiridos admitem terem sido influenciados pelas redes sociais a viajar para determinado destino, com 70% da comunidade pertencente à Geração Z e Millennials a referirem que foram inspirados a visitar um destino depois de o ver ou descobrir numa série de televisão, notícia ou filme, baixando a percentagem quando se aborda a relevância do Instagram.

O peso do segmento gastronómico parece, igualmente, ganhar peso, com 81% dos ouvidos pela American Express Travel a concordam que “experimentar comidas e gastronomia local” está no topo das prioridades.  é a parte da viagem que eles mais desejam, sendo que 66% da Geração Z e Millennials admitem terem influenciados, grande parte, pelo que veem nas redes sociais. Destaque, também, para o facto de quase metade dos inquiridos (47%) indicaram que planearam a sua viagem para visitar um restaurante em específico.

Também o bem-estar está nas prioridades dos turistas para as suas viagens, afirmando 73% dos ouvidos que a próxima viagem tem como objetivo melhorar a saúde mental, física e emocional. As gerações mais jovens – Geração Z e Millennials – afirmam mesmo que reservam os hotéis com base na oferta de spas e serviços wellness.

Por fim, o “2023 Global Travel Trands Report” refere ainda que um dos objetivos dos turistas para 2023 passa por descobrir locais “escondidos” e apoiar as comunidades locais que visitam, indicando 85% que pretendem visitar um local onde poderão “experienciar verdadeiramente a cultura local”, enquanto 78% dizem-se interessados em viajar para destinos que apoiem as comunidades locais.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.