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Reportagem | Punta Cana: O maravilhoso mundo dos hotéis AM Resorts

Punta Cana é um dos destinos preferidos dos portugueses nas Caraíbas. Por isso, o conhecimento dos resorts é uma das
mais-valias para os agentes de viagens que vendem este destino. A convite da Jolidey e da AM Resorts, embarcamos numa fam trip para conhecer melhor os resorts desta cadeia.

Carina Monteiro
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Reportagem | Punta Cana: O maravilhoso mundo dos hotéis AM Resorts

Punta Cana é um dos destinos preferidos dos portugueses nas Caraíbas. Por isso, o conhecimento dos resorts é uma das
mais-valias para os agentes de viagens que vendem este destino. A convite da Jolidey e da AM Resorts, embarcamos numa fam trip para conhecer melhor os resorts desta cadeia.

Carina Monteiro
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Punta Cana é um dos destinos preferidos dos portugueses nas Caraíbas. Por isso, o conhecimento dos resorts é uma das  mais-valias para os agentes de viagens que vendem este destino. A convite da Jolidey e da AM Resorts, embarcamos numa fam trip para conhecer melhor os resorts desta cadeia.

As fam trips são viagens de familiarização com destinos e hotéis que têm como objectivo que o agente de viagem conheça e aconselhe melhor o cliente. Mas visitas rápidas e a muitos hotéis nem sempre permitem que se conheça todos os serviços e as possibilidades que um resort tem para oferecer ao cliente. Não foi o caso desta fam frip a Punta Cana, na República Dominicana, organizada pelo operador Jolidey e a cadeia hoteleira AM Resorts, que foram exímios a planear a viagem uma vez que permitiram que houvesse tempo para disfrutar das unidades hoteleiras e, isso, acreditem, faz toda a diferença.

É dos hotéis da AM Resorts que vamos falar nas próximas páginas. Talvez para muitos agentes de viagens, a cadeia AM Resorts não seja a escolha mais óbvia, justamente por não estarem tão familiarizados com a marca comparativamente a outras concorrentes. Mas a cadeia tem 52 unidades em vários países das Caraíbas, sendo a República Dominicana o segundo destino do Caribe com mais hotéis da AM Resorts, 14 no total. A segmentação e o serviço são dois pontos fortes da cadeia, que criou diferentes marcas para diferentes públicos consoante a motivação da viagem: em família, lua-de-mel, só para adultos ou diversão. A cadeia está organizada em seis marcas. A Zoetry, no top da pirâmide, opera sob a insígnia “endless privileges”; é a marca mais premium da cadeia e é só para adultos. Depois seguem-se as quatro marcas que operam sob a chancela ‘ilimited- luxury”: Secrets, Breathless, Dreams e Now, e cujos conceitos talvez se assemelham mais às preferências dos clientes portugueses. E, por fim, a quinta marca é a Sunscape cujo conceito é diversão para todas as idades. Mas afinal o que é isto de “luxo ilimitado” ou “privilégios sem fim”? É o que vamos descobrir.

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Praia Uvero Alto
Punta Cana é o destino turístico mais popular da República Dominicana, e um dos mais populares das Caraíbas, com uma longa extensão litoral de praias de areia branca, águas azuis e cristalinas e vegetação exuberante.

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Os hotéis da cadeia AM Resorts estão espalhados por várias praias de Norte a Sul de Punta Cana: Uvero Alto, Bávaro, Cabeza de Toro e Bayahíbe.

A nossa viagem começou a Norte, por Uvero Alto, onde estão localizadas as unidades Breathless Punta Cana, Now Onyx e Dreams Punta Cana. Estes três estão localizados lado a lado. É nesta região, mais a Norte, que fica também localizado o único Zoëtry da República Dominicana, o Zoëtry Água. Mas já lá vamos.

A piscina para adultos do Now Onyx

Primeiro vamos conhecer o Now Onyx e descobrir o conceito de luxo ilimitado. A marca Now está indicada tanto para adultos como para crianças, sendo que há espaços só para adultos. A experiência começa logo no check-in, quando descubro que sou uma cliente do Preferred Club, um serviço que vamos encontrar noutras marcas (Secrets, Dreams e Breathless) e que acrescenta vantagens à estadia do cliente. E não são pequenas vantagens.

Uma delas é ter um check-in personalizado com serviço de concierge, num lounge Preferred Club, enquanto é servida uma bebida. Além disso, o serviço permite ter acesso a quartos melhor localizados e o acompanhamento de um mordomo ao longo de toda a estadia, o acesso a dois lounges Preferred Club onde são servidos snacks e bebidas premium das 7h às 23h, a duas piscinas privadas, um delas só para adultos, e ainda uma área na praia com serviço de concierge e bebidas. E como se não bastasse, o acesso exclusivo ao restaurante Faire para pequenos-almoços e almoços à la carte. Há depois outros ‘mimos’ no quarto, como um upgrade do mini-bar, assim como nas amenities e um menu de almofadas. Não sendo um cliente Preferred Club, o hóspede pode usufruir do conceito de luxo ilimitado que a marca ostenta, ou seja, um tudo incluído onde não existem pulseiras, acesso a bebidas premium ilimitadas, restaurantes temáticos à carta, onde não precisa de fazer reserva, Wifi e serviço de atendimento na piscina e praia. Por se tratar de um hotel também para famílias, o Now Onyx tem dois espaços reservados para crianças e adolescentes, o Explorer’s Club e o Core Zone, respectivamente. Se o Now Onyx impressiona no serviço, o que dizer do resto? O Now Onyx é um resort recente com linhas modernas e quartos amplos (pelo menos os quartos atribuídos ao Preferred Club), com ambientes confortáveis e varandas com jacuzzi (até as do rés-do-chão), piscinas grandes e adequadas aos vários segmentos. Todos os quartos do piso térreo têm acesso directo da varanda à piscina.

Uma das vantagens da estadia no Now Onyx é ter acesso ao Breathless Punta Cana e vice-versa. Os dois hotéis estão separados por umas centenas de metros, não existindo barreiras, o que os torna num grande complexo hoteleiro. Mas atenção, o acesso ao Breathless só é permitido a adultos, uma vez que é este o conceito da marca. Juntas, as duas unidades totalizam cerca de 40 restaurantes e bares. Este hotel é mesmo para diversão. Com o conceito “Live Big, Breathe Deep” (“Vive à grande, Respira Fundo”, traduzido à letra), o Breathless oferece ao cliente não só animação durante o dia e a noite, assim como possibilidade de relaxar no seu spa.

Breathless Punta Cana

Também localizado na Praia Uvero Alto fica o Dreams Punta Cana. A marca Dreams é a indicada para todos os segmentos, sejam casais, famílias ou amigos, combinando animação com relaxamento, uma vez que possui um spa. À semelhança da marca Onyx, incorpora o conceito de luxo ilimitado, com serviço de atendimento nas piscinas e praia, acesso aos restaurantes sem reserva (no caso do Dreams Punta Cana), e são vários e com várias cozinhas, desde italiano, ao asiático, marisqueira ou cozinha francesa, bares e os espaços reservados para crianças e adolescentes, o Explorer’s Club e o Core Zone. Aqui também existe o Preferred Club, para que o cliente se sinta ainda mais “mimado e preferido”.

Chegámos ao Zoëtry Água. A marca mais exclusiva da cadeia tem como mote “privilégios sem fim” e está indicada para quem procura um ambiente de relaxamento e bem-estar. A maioria dos hotéis desta marca são hotéis boutique e não têm mais de 120 quartos. Zoetry significa arte da vida e a ideia é que o cliente possa usufruir de uma estadia sem horas marcadas. É impossível não perceber o conceito da marca assim que se entra na recepção. O silêncio e o ambiente harmonioso dos jardins indicam que este não é um hotel qualquer. Apesar de não ser um exclusivo para adultos, permitindo o acesso a crianças pelo valor de um adulto, o Zoëtry não é a unidade mais indicada para famílias com crianças pequenas, tendo em conta o seu conceito de relaxamento.

Zoëtry Água

No Zoëtry, a atenção ao cliente e os pormenores não têm mesmo limites. A marca dispõe de serviço personalizado de mordomo, chamadas internacionais para todo o mundo, bebidas premium internacionais ilimitadas, gastronomia gourmet, todos os restaurantes são à carta, Amenities Bulgari®, os clientes podem optar por alimentos e bebidas orgânicas e serviço gratuito de lavandaria. No quarto recebem uma garrafa de boas vindas de tequila ou rum e todos os dias são brindados com um garrafa de vinho e fruta fresca. Tem acesso gratuito a um tratamento de spa de 20 minutos e a um passeio a cavalo e não há horários para check-in e check-out.

Bávaro
Mais a Sul de Uvero Alto encontra-se a praia Bávaro, onde estão localizados três hotéis da AM Resorts: o Now Gardens, o Now Larimar e o Secrets Royal Beach. A esta altura já são apenas dois hotéis, uma vez que o Now Gardens foi incorporado pelo Now Larimar no final de Dezembro. Novamente, trata-se de um grande complexo hoteleiro, com diversos restaurantes, bares e piscinas, a que os clientes podem ter acesso. Estando hospedados no Secrets Royal Beach, podem ter acesso ao Now Larimar, mas o inverso não acontece, uma vez que o Secrets é um hotel só para adultos, ideal para luas-de-mel e casais que queiram viver momentos inesquecíveis, num ambiente de luxo e romantismo.

A fam trip a convite da Jolidey e da AM Resorts contou com um grupo de 17 agentes de viagens

O Now Larimar é uma excelente opção para qualquer segmento: seja famílias, casais ou amigos. O resort dispõe de uma grande praça central onde estão localizados restaurantes, bares e lojas. À noite, a praça torna-se um grande ponto de encontro com animação, ideal para tomar um copo antes de jantar num dos diversos restaurantes que o resort oferece (desde a cozinha asiática à mexicana). Durante o dia, o cliente poderá usufruir da piscina, com animação, ou simplesmente para relaxar. Seja na piscina ou na praia, há serviço de atendimento. E, claro, para os clientes Preferred Club há duas piscinas reservadas, área na praia reservada, e outras vantagens já enumeradas anteriormente no Now Onyx, como check-in e check-out personalizados com um concierge, acesso a lounges e banheiras de hidromassagem no quarto. Ao contrário de Uvero Alto, Bávaro tem algumas áreas comerciais a pouca distância dos resorts, como supermercados ou mercados, o que poderá ser uma vantagem para os clientes que não dispensam “os recuerdos”. No entanto, todos os resorts têm lojas para o efeito.

Seguindo mais para Sul, encontra-se a praia Cabezo de Toro, onde encontramos mais um hotel da marca Dreams, o Dreams Palm Beach, também ele vocacionado para vários segmentos, seja famílias ou adultos. Parte dos quartos do Dreams Palm Beach foram renovados. De salientar, que a maior parte do inventário deste hotel está destinado ao Preferred Club. Os restaurantes à carta neste resort necessitam de ser reservados antecipadamente e o serviço de spa não está incluído. Comum aos hotéis Dreams e Onyx é a existência dos espaços para crianças e adolescentes, o Explorer’s Club e o Core Zone.

Cap Cana e Bayahíbe
Continuando para Sul, encontra-se Cap Cana, uma zona premium onde só pessoas autorizadas têm acesso. É nesta estância exclusiva que se localiza o Secrets Cap Cana. Sem sombra de dúvidas, o hotel mais indicado para luas-de-mel ou para casais que queiram usufruir de um local idílico e romântico. O Secrets Cap Cana impressiona assim que entramos na recepção: uma cabana enorme com aberturas laterais que permite ter uma vista privilegiada sobre as piscinas e praia do resort. É um bom prenúncio de que a estadia neste hotel promete ser inesquecível. E o que dizer das piscinas e da praia? Parecem saídas de cartões postais. A praia é extensa e de areia branca salpicada por palmeiras. O contraste faz-se com o azul do mar. A unidade dispõe de spa e uma gastronomia de alta qualidade (comprovada). Tratando-se de um resort vocacionado para luas-de-mel e casais, o Secrets Cap Cana tem alguns pormenores de destacar, como quartos com uma abertura discreta no armário para os pedidos de room service sem ser necessário o contacto com o exterior. O hotel tem ofertas para os recém casados com um jantar romântico, garrafa de vinho e fruta fresca no quarto à chegada ou um pequeno-almoço no quarto com detalhes.

Para o fim desta reportagem, deixámos Bayahíbe, zona a sul de Punta Cana e conhecida pelas suas praias paradisíacas. É daqui que partem as excursões para a Ilha de Saona (ver caixa). É aquí que está localizado o Dreams Dominicus La Romana, na Praia Dominicus. A zona é paradisíaca, com uma vegetação ainda mais exuberante e uma água cristalina de perder o fôlego. É neste cenário que se apresenta este resort, com os seus edifícios de um branco imaculado que faz realçar ainda mais o azul do mar. O Dreams Dominicus é um hotel praticamente novo em que o serviço Preferred Club está localizado numa zona distinta dos restantes edificios parecendo um mini hotel dentro deste complexo. O Dominicus é, sem dúvida, um local paradisíaco com vantagem de estar bem localizado para quem quer fazer uma excursão à ilha de Saona. Na Praia Dominicus existem pequenas lojas para quem gosta de explorar o comércio local.

O que fazer?

Fora dos resorts, há várias excursões que incluem actividades no mar ou em terra. A visita à Ilha de Saona, no mar do Caribe, é uma das preferidas para quem viaja para Punta Cana e percebe-se porquê. O local é realmente paradisíaco e a paisagem de água azul cristalina e areia branca é de cortar a respiração. A excursão tem a duração de um dia. Com partida de Bayahíbe, passeio inclui viagem de lancha ou catamarã até à ilha de Saona, almoço (lagosta não está incluída), duas a três horas na ilha para relaxar e dar mergulhos, no regresso paragem para ver estrelas-do-mar.

Para uma excursão em terra e com aventura à mistura, aconselha-se a visita à La Hacienda, um parque que combina actividades de aventura com experiências de cariz mais cultural. Ao longo do dia, os visitantes podem experimentar actividades como andar a cavalo, um passeio de safari, que inclui a visita a plantações de cacau, café ou cana-de-açúcar, passeios de buggie, e a cereja no topo do bolo (pelo menos para quem não tem medo de grandes alturas) é o conjunto de cinco slides que permitem “sobrevoar” sobre a floresta do parque e ter vistas de cortar a respiração. Nesta excursão é recomendável levar roupas confortáveis, protector solar, fato de banho, toalha e uma muda de roupa. Inclui almoço.

Como ir?
Punta Cana é um dos destinos da programação de Verão da Jolidey para as Caraíbas. Em 2019, o operador tem saídas para Punta Cana às segundas, quartas e sextas de 8 de Abril a 28 de Outubro em voo regular directo de Lisboa operado pela companhia Orbest. Todos os hotéis referidos na reportagem estão incluídos na programação do operador.

*A jornalista viajou a convite da Jolidey e AM Resorts

Sobre o autorCarina Monteiro

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Foto: The Walt Disney Company
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Disney anuncia sétimo parque temático em Abu Dhabi

A The Walt Disney Company e a Miral anunciaram ter chegado a acordo para a construção do sétimo parque temático Disney em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), mais concretamente, na ilha de Yas.

Victor Jorge

Depois de Orlando, Califórnia, Paris, Tóquio, Hong Kong e Xangai, a The Walt Disney Company anunciou o sétimo parque temático a ser construído em Abu Dhabi, tornando-se no primeiro complexo de parques temáticos da empresa no Oriente Médio.

Sem divulgar quando ficará pronto e nem qual o seu nome oficial, sabe-se que o futuro parque Disney ficará localizado na ilha de Yas onde já figuram o Ferrari World, o Waterworld, o Warner Bros. World e o Sea World.

Certo é que a construção do parque ficará sob responsabilidade da Miral, o principal criador de destinos e experiências imersivas em Abu Dhabi, destacando Robert A. Iger, Chief Executive Officer da The Walt Disney Company, e Mohamed Khalifa Al Mubarak, Chairman da Miral, que “os Emirados Árabes Unidos estão localizados a apenas quatro horas de voo de um terço da população mundial, o que os torna um importante ponto de entrada para o turismo”.

Já Josh D’Amaro, presidente da Disney Experiences, refere no site da Disney que “o nosso resort em Abu Dhabi será o destino mais avançado e interativo do nosso portefólio. A localização do nosso parque é verdadeiramente única – situado junto a uma deslumbrante zona ribeirinha – o que nos permitirá contar as nossas histórias de formas totalmente novas. Este projeto irá chegar a um público completamente novo, acolhendo mais famílias do que nunca para viverem a magia da Disney. No fundo, será uma celebração do que é possível quando a criatividade e o progresso se unem.”

Sobre o autorVictor Jorge

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Marina de Vilamoura volta a ser palco do International Boat Show

A Marina de Vilamoura volta a ser o palco privilegiado para a apresentação das principais novidades do setor náutico. A 28ª edição do International Boat Show terá lugar entre os dias 7 e 15 de junho de 2025, das 11h00 às 21h00, com entrada livre.

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Esta edição, organizada conjuntamente pela Marina de Vilamoura e FIL – Feira Internacional de Lisboa aposta nos novos lançamentos das principais marcas, inovações tecnológicas e experiências exclusivas, reunindo os principais protagonistas da indústria náutica nacional e internacional.

Desde 1997, este evento tem contribuído para afirmar Vilamoura como um destino de excelência na náutica de recreio, e este ano, a organização promete que não será exceção, já que a maior marina do país proporciona condições únicas para a exposição de embarcações na água, num formato que respeita os mais altos padrões internacionais

O Marina de Vilamoura International Boat Show atrai empresas líderes do setor, que aproveitam o evento para apresentar embarcações novas e seminovas (brokerage), assim como as últimas novidades em acessórios, equipamentos e serviços integrados. As reservas de espaço já começaram e a expectativa aponta para uma edição com participação recorde.

Todos os anos, o evento recebe compradores, investidores, media, reguladores, entusiastas da náutica e público em geral, tornando-se um verdadeiro ponto de encontro entre profissionais e apaixonados pelo mar.

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Estratégia do turismo de VRSA mantém foco na sustentabilidade, inovação e valorização do território

O novo Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico de Vila Real de Santo António (VRSA), é um documento orientador que estabelece a visão, os objetivos e as ações prioritárias para posicionar o concelho como um destino turístico mais competitivo, atrativo e sustentável. São 38 iniciativas para concretizar até 2030.

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A sessão de apresentação do documento, que aconteceu em Monte Gordo, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Álvaro Araújo, do vice-presidente, Ricardo Cipriano, e do restante executivo, e reuniu dezenas de empresários e profissionais ligados ao setor do turismo e da restauração. A apresentação técnica esteve a cargo do IPDT – Turismo e Consultoria, parceiro na elaboração do plano.

O plano, de acordo com a autarquia, resulta de um processo participado, que envolveu a auscultação da comunidade local e dos agentes económicos do setor. O objetivo foi garantir que o documento final refletisse as necessidades reais do território e propõe respostas ajustadas à identidade de Vila Real de Santo António.

Segundo a estratégia traçada, o concelho deve afirmar-se como um destino turístico de excelência, capaz de gerar valor durante todo o ano, com base na valorização dos seus recursos naturais e culturais, na qualificação da oferta e na diversificação das experiências propostas aos visitantes.

A ação prevista está estruturada em quatro eixos estratégicos:  Governança e sustentabilidade; Qualificação e valorização territorial; Promoção e comunicação; e Inovação e empreendedorismo.

Estes eixos definem a linha de rumo para os próximos anos e enquadram um conjunto ambicioso de sete grandes objetivos estratégicos, entre os quais se destacam o reforço da notoriedade de Vila Real de Santo António enquanto destino turístico, a captação de investimento privado, a redução da sazonalidade da procura, a qualificação dos profissionais do setor, a promoção da transformação digital, a valorização do património identitário, e o equilíbrio entre crescimento económico e sustentabilidade ambiental.

Para dar corpo a esta estratégia, o plano define três grandes programas de ação, que se desdobram em 38 iniciativas estratégicas e que incluem, nomeadamente o reforço da promoção do destino em mercados prioritários, a criação de novas experiências turísticas, com enfoque em produtos náuticos, culturais e de natureza, a dinamização da marca turística do concelho, a valorização da Baía de Monte Gordo e do património do Guadiana e a estruturação de redes e parcerias estratégicas com operadores e entidades regionais.

O apoio ao empreendedorismo e à inovação nos setores relacionados com o turismo e o compromisso político com uma estratégia de longo prazo são outras matérias consideradas fundamentais pelo novo plano, cuja implementação será feita de forma faseada, com avaliações periódicas e espaço para adaptação à evolução do setor. O município compromete-se com uma ação coordenada, sustentável e em proximidade com a comunidade, apostando numa nova etapa para o turismo local.

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Faturação do setor da restauração cresceu 5,2% em 2024, apura Informa D&B

A faturação do setor da restauração nacional somou 5 595 milhões de euros em 2024, valor que traduz um aumento de 5,2% face a 2023, segundo uma análise setorial da Informa D&B.

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A faturação do setor da restauração nacional somou 5 595 milhões de euros em 2024, valor que traduz um aumento de 5,2% face a 2023, avança uma análise setorial da Informa D&B, cujos resultados foram divulgados esta terça-feira, 6 de maio.

De acordo com a análise da consultora, entre os fatores que impulsionaram esta evolução estão “o crescimento da procura, em particular do turismo estrangeiro, bem como a subida dos preços”.

Os dados da Informa D&B mostram que os restaurantes com serviço de mesa têm a maior parte do volume de negócios, com 3 750 milhões de euros, enquanto o segmento de fast food continua a ganhar quota de mercado, representado 29% do total em 2024, com 1 640 milhões de euros.

Já as vendas dos autosserviços tradicionais ascenderam a 205 milhões de euros, um acréscimo de 5% face ao ano anterior.

Nesta análise, a Informa D&B nota que o “setor de restauração mostra um elevado grau de atomização empresarial, sendo a oferta constituída maioritariamente por operadores independentes e de pequena dimensão, nos quais a propriedade do capital coincide habitualmente com a gestão da empresa”, ainda que, nos últimos anos, exista uma “tendência para a concentração do negócio, em consequência do desenvolvimento das principais cadeias, tanto de fast food como de outro tipo de restauração”.

Em 2023, acrescenta a Informa D&B, havia em Portugal 34 538 empresas gestoras de estabelecimentos de restauração, o que representa um aumento de 3,3% face ao ano anterior.

Já as cinco principais empresas, por volume de negócios, detinham em 2024 uma quota de mercado conjunta de cerca de 15%, enquanto a das 10 principais era de 20%.

 

 

 

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4.º Encontro de Parceiros da Rede Portuguesa de Turismo Industrial realiza-se no Algarve

Portimão e São Brás de Alportel foram os locais escolhidos para o 4.º Encontro de Parceiros da Rede Portuguesa de Turismo Industrial a realizar nos dias 13 e 14 de maio.

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O Algarve vai acolher, nos dias 13 e 14 de maio de 2025, o 4.º Encontro de Parceiros da Rede Portuguesa de Turismo Industrial (RPTI), que terá lugar em Portimão e São Brás de Alportel.

O evento reúne representantes de entidades nacionais e regionais ligadas ao Turismo Industrial, com o objetivo de promover a troca de boas práticas, fomentar a colaboração e valorizar o património industrial enquanto ativo turístico, cultural e educativo.

O primeiro dia dos trabalhos (13 de maio) decorre no Museu de Portimão, com sessões temáticas, apresentação de projetos de referência de norte a sul do país e uma mesa-redonda dedicada aos desafios do setor. Está também prevista a intervenção da representante portuguesa na ERIH – European Route of Industrial Heritage, Alexandra Alves, bem como visitas ao Centro Interpretativo do Salva-Vidas e à antiga Lota de Alvor.

O segundo dia (14 de maio) será dedicado a visitas técnicas em São Brás de Alportel, com passagem por três recursos locais de turismo industrial: a Eco-Fábrica da Cortiça, o Museu do Traje e a Casa Memória da EN2.

A iniciativa é promovida pelo Grupo Dinamizador da RPTI, em parceria com a Região de Turismo do Algarve, e conta com o apoio dos municípios anfitriões.

De referir que o Algarve conta, atualmente, com 22 parceiros na rede nacional, que integra mais de 200 recursos em todo o país.

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Portugal patrocina 10.º aniversário do Espaço Luxury do Festuris 2025

A 37ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado decorre entre 6 e 9 de novembro, em Gramado, Rio Grande do Sul, Brasil, sob o tema “Reimaginando o Amanhã” e espera a participação de mais de 15 mil profissionais de turismo.

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Portugal vai patrocinar a “celebração do décimo aniversário” do Espaço Luxury da 37ª edição Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, que decorre entre 6 a 9 de novembro, em Gramado, Rio Grande do Sul, Brasil.

De acordo com um comunicado enviado à imprensa pela organização do certame, o Espaço Luxury tem já cerca de 70% da sua área comercializada, o que reafirma “o Festuris como um dos principais encontros do turismo segmentado na América Latina”.

“Nesta edição, além de celebrar seu crescimento e consolidação, o Espaço Luxury comemora 10 anos de bons negócios. São 10 anos apostando em conexões estratégicas e encontros de alto nível que proporcionam aos expositores acesso exclusivo a buyers nacionais e internacionais especializados no segmento premium, todos selecionados”, lê-se no comunicado divulgado.

A organização diz também que países como Espanha e Argentina “estão investindo forte” no Espaço Luxury, que vai contar também com uma “parceria revigorada com a BLTA (Brazilian Luxury Travel Association)”.

“A nossa ideia é causar impacto. Estamos num momento marcante para o Luxury, planeando um layout instigante e com experiências para quem estiver connosco. Vamos agregar novas marcas, trazer ações culturais e seguir olhando com atenção para o tema da sustentabilidade e hospitalidade”, antecipa Marta Rossi, CEO do Festuris.

Além de patrocinar o aniversário do Espaço Luxury, Portugal vai também ser o convidado de honra da próxima edição do Festuris, depois de um convite formalizado durante a BTL pelos responsáveis pela feira de turismo, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, que foi prontamente aceite por Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal.

Recorde-se que a 37.ª edição do Festuris acontece de 6 a 9 de novembro, no Serra Park, em Gramado, sob o tema “Reimaginando o Amanhã”, sendo esperada a participação de mais de 15 mil profissionais do turismo.

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Turismo da ONU quer incorporar moda no turismo cultural

O Turismo da ONU e a Università della Svizzera Italiana fazem parceria para incorporar produtos relacionados com a moda, como tecidos, joias, perfumes e acessórios no turismo cultural.

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O Turismo da ONU indica que os destinos estão a concentrar-se cada vez mais na moda para melhorar as experiências turísticas e empoderar as comunidades locais, especialmente entre as populações indígenas, bem como criadores e empresas de pequena escala.

No entanto, como deixa claro um novo relatório da ONU Turismo e da Università della Svizzera Italiana (USI) – universidade pública suíça com 4.500 alunos e 1.400 professores e pesquisadores de mais de 110 países, os próprios turistas ainda precisam ter maior conscientização sobre o comportamento responsável e apreciação mais profunda por contextos culturais específicos, através de educação e engajamento.

As duas entidades confirmam que apesar do crescimento da globalização e do comércio eletrónico, produtos relacionados com a moda, como tecidos, joias, perfumes e acessórios, ainda têm maior valor quando adquiridos nos seus destinos de origem, para reforçar que esses itens são mais do que souvenirs — são poderosos contadores de histórias que conectam os viajantes à cultura, à história e à identidade dos lugares que visitam.

Com base em estudos de casos de 11 países (Indonésia, Itália, Líbano, México, Nigéria, Peru, República da Coreia, Arábia Saudita, Espanha, Suíça e Tanzânia), o relatório mostra como a moda e o turismo estão interligados para valorizar criadores locais e atrair públicos diversos.

Neste sentido, a análise sugere recomendações sobre como criar sinergias benéficas para todos entre os principais participantes do setor da moda e do turismo, promove ferramentas que criam um ambiente propício para que essas partes interessadas cocriem novos produtos, ao mesmo tempo que aborda estratégias de marketing, branding e princípios de sustentabilidade.

Por outro lado, o documento deixa clara a necessidade de conscientizar os turistas, incentivando comportamentos responsáveis ​​e uma apreciação mais profunda de contextos culturais específicos.

Ao misturar expressões de moda tradicionais com inovação, esses exemplos mostram diferentes maneiras pelas quais as indústrias criativas podem servir como uma ferramenta para oportunidades comerciais, crescimento inclusivo e intercâmbio cultural em todo o mundo.

 

 

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Liverpool também introduz taxa turística e passa a cobrar mais de 2€ a partir de junho

A partir de junho, a cidade britânica de Liverpool vai passar a cobrar uma taxa de duas libras (2,40 euros) sobre o alojamento em estabelecimentos turísticos da cidade.

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A cidade de Liverpool, no Reino Unido, também vai passar a cobrar uma taxa turística a partir de junho, cobrando duas libras, ou seja, 2,4 euros por noite aos turistas que pernoitem num dos hotéis da cidade.

A medida foi aprovada depois dos 83 hotéis da cidade terem votado favoravelmente a introdução desta taxa, que se espera que venha a contribuir para dinamizar a cidade e atrair eventos de grande dimensão para Liverpool.

“Esta taxa de duas libras por noite vai contribuir para dinamizar a economia e o turismo de Liverpool, ajudando a cidade a atrair eventos maiores e com mais pessoas”, afirma Bill Addy, diretor executivo da Liverpool BID Company, empresa privada que representa vários dos hotéis da cidade e que foi uma das principais impulsionadoras da criação da taxa turística, segundo o Hosteltur.

A medida vai entrar em vigor em junho, prevendo-se que possa gerar uma verba de 9,2 milhões de libras, cerca de 10,78 milhões de euros, em dois anos, dos quais 6,7 milhões de libras (7,85 milhões de euros) vão ser destinados a “apoiar a economia turística da cidade através de um fundo de subvenções”.

“Sempre dissemos que a indústria devia opinar sobre se quer ou não que se aplique esta taxa”, acrescenta Bill Addy, que considera que a “experiência de outras cidades europeias sugere que este modelo traduzirá as pernoitas num investimento importante”.

Liverpool vai, desta forma, seguir o exemplo de várias outras cidades europeias e britânicas, uma vez que também Manchester cobra uma taxa turística de uma libra por noite (1,17 euros) desde abril de 2023, enquanto a capital escocesa de Edimburgo vai passar a cobrar 5% do preço do alojamento como taxa turística, a partir de julho de 2026.

 

 

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Dubai recebe 5,31M de visitantes internacionais até março e diz estar no “caminho para estabelecer novos recordes” em 2025

Até março, o Dubai recebeu 5,31 milhões de visitantes internacionais, crescimento de 3% face ao mesmo período de 2024 e que, segundo o Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET), mostra que o destino está no “caminho para estabelecer novos recordes após dois anos históricos consecutivos”.

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Até março, o Dubai recebeu 5,31 milhões de visitantes internacionais, número que representa um crescimento de 3% face ao mesmo período de 2024 e que, segundo o Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET), mostra que o destino está no “caminho para estabelecer novos recordes após dois anos históricos consecutivos”.

Num comunicado enviado à imprensa, o DET explica que a Europa Ocidental foi, até março, a principal região emissora de visitantes para o Dubai, com 1,15 milhões de visitantes, o que representa 22% do total.

Também as regiões europeias CEI e Europa de Leste estiveram entre os principais emissores para o Dubai até março, contando com 891.000 visitantes, o que representa 17% do total, enquanto o Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) contribuiu com 772.000 visitantes, cerca de 15%.

Já a Ásia do Sul e a região MENA surgem em quarto e quinto lugar, com 752.000 (14%) e 620.000 visitantes (12%), respetivamente, seguindo-se as regiões do Nordeste e Sudeste Asiático, que registaram 474.000 visitantes (9% do total), seguidas das Américas com 374.000 (7%), África com 197.000 (4%) e Australásia com 78.000 (1%).

O elevado número de visitantes contribuiu para que também o setor da hotelaria apresentasse “um desempenho sólido”, com o preço médio por noite (ADR) a subir 2% em termos homólogos para 647 AED, enquanto as noites de quartos ocupados atingiram os 11,19 milhões e a Receita por Quarto Disponível (RevPAR) fixou-se nos 528 AED, “em linha com os resultados de 2024”.

“O turismo e a hotelaria continuam a ser motores fundamentais do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Dubai, com o sector da hotelaria e restauração a registar um aumento de 3,7% nos primeiros nove meses de 2024, alcançando um valor de 11,5 mil milhões de dirhams. Estes sectores também desempenharam um papel crucial na atração de investimento direto estrangeiro (IDE) para o emirado. Em 2024, o Dubai foi novamente classificado como o principal destino mundial para projetos de IDE Greenfield, pelo quarto ano consecutivo, sendo também líder global nos sectores de alimentos e bebidas (F&B) e turismo”, acrescenta o DET.

Os números foram revelados durante a Arabian Travel Market (ATM), que decorreu entre 28 de abril e 1 de maio, no Dubai World Trade Centre, no Dubai.

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Um maio em cheio para a promoção do Turismo do Algarve

A Associação Turismo do Algarve (ATA) – a agência responsável pela estratégia de promoção turística deste destino junto dos mercados externos -, acaba de divulgar um conjunto de ações que vai levar a cabo durante este mês de maio.

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“A diversidade da nossa agenda para maio reflete o compromisso contínuo do Turismo do Algarve em reforçar a promoção do destino a nível global”, num mês que “será marcado por uma forte aposta em ações no terreno, porque acreditamos que sentir o Algarve em primeira mão tem um impacto único e transformador”, comenta André Gomes, presidente da ATA, sobre a vasta agenda de promoção da agência este mês.

Assim, “vamos acolher quatro visitas de familiarização com profissionais do setor, grande parte em parceria com companhias aéreas como a Norwegian, a PLAY, a United Airlines e a easyJet”, refere o presidente do Turismo do Algarve, que sublinha que estas ações “irão permitir que agentes e operadores vivenciem a região de forma pessoal e levem consigo uma imagem mais autêntica e inspiradora do nosso destino”.

Por outro lado, “reforçamos o nosso trabalho junto da imprensa internacional, recebendo sete visitas de jornalistas provenientes de vários mercados europeus como a Alemanha, Islândia, França, Polónia, Áustria e Suíça”, para confirmar que “estes profissionais continuam a ser aliados cruciais na construção da notoriedade do Algarve além-fronteiras e estas visitas são oportunidades valiosas para aprofundar o conhecimento sobre o destino, resultando, na sua maioria, em conteúdos editoriais diferenciadores, com grande alcance mediático junto de públicos com elevado potencial de visita”.

Os mercados mais distantes também não ficam esquecidos. Em maio, segundo André Gomes, “o Algarve marcará presença, de forma relevante, no continente americano, através de eventos como o Portugal Roadshow, a ILTM e o L.E. Miami, momentos-chave para promover o destino junto de mercados estratégicos como os Estados Unidos, o Canadá e o Brasil”.

Por último destaca a participação do Turismo do Algarve na Convenção Europeia da IAGTO, um evento de referência global para os profissionais do turismo de golfe. “Sendo este um dos pilares mais emblemáticos da nossa oferta, o Algarve terá aqui a possibilidade de, mais uma vez, reafirmar o seu estatuto como destino de eleição, amplamente reconhecido e procurado por jogadores, operadores e especialistas de todo o mundo”, observou o dirigente regional.

De 5 a 8 de maio o Turismo do Algarve vai participar na ILTM Latin America, em São Paulo, um dos principais eventos internacionais dedicados ao segmento de viagens de luxo, enquanto, de 13 a 15, no Reino Unido, estará presente num evento promovido pela companhia aérea britânica Jet2.com e pelo operador turístico Jet2holidays, dedicado aos seus principais parceiros estratégicos. Para além da partilha de conhecimento, este encontro vai permitir aprofundar relações comerciais, explorar novas vias de colaboração e fortalecer a posição do Algarve enquanto destino preferencial para o mercado britânico.

Entre os destaques, conta-se, igualmente, a participação na Convenção Europeia da IAGTO – International Association of Golf Tour Operators –, que este ano decorre na ilha de Gran Canária, de 19 a 21 de maio 2025.Considerado um dos principais encontros do setor na Europa, o evento reúne cerca de 800 profissionais de mais de 40 países, com dois dias de reuniões pré-agendadas entre compradores e fornecedores.

Já, de 19 a 22, o Algarve estará presente no evento L.E./Miami, considerado um dos mais exclusivos eventos dedicados ao turismo de luxo no continente americano. Esta participação será uma importante montra para promover e posicionar a região como um destino de eleição para experiências autênticas e exclusivas. O programa inclui uma agenda preenchida de reuniões personalizadas e diversas experiências de networking entre os participantes, potenciando novas parcerias e o reforço da notoriedade da região neste segmento de elevado valor acrescentado.

De 20 a 22 o Turismo do Algarve volta a marcar presença na IMEX Frankfurt, uma das mais relevantes feiras internacionais dedicadas ao segmento de reuniões, incentivos, congressos e eventos, integrando o stand de Portugal, em conjunto com 19 empresas associadas. Esta participação visa criar sinergias e reforçar a promoção do destino neste segmento junto de compradores e decisores internacionais. Através de uma intensa agenda de reuniões e do encaminhamento de contactos qualificados para os parceiros presentes, pretende-se gerar novas oportunidades de negócio e aumentar a captação de eventos associativos e corporativos para o Algarve.

 

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