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Reportagem | Punta Cana: O maravilhoso mundo dos hotéis AM Resorts

Punta Cana é um dos destinos preferidos dos portugueses nas Caraíbas. Por isso, o conhecimento dos resorts é uma das
mais-valias para os agentes de viagens que vendem este destino. A convite da Jolidey e da AM Resorts, embarcamos numa fam trip para conhecer melhor os resorts desta cadeia.

Carina Monteiro
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Reportagem | Punta Cana: O maravilhoso mundo dos hotéis AM Resorts

Punta Cana é um dos destinos preferidos dos portugueses nas Caraíbas. Por isso, o conhecimento dos resorts é uma das
mais-valias para os agentes de viagens que vendem este destino. A convite da Jolidey e da AM Resorts, embarcamos numa fam trip para conhecer melhor os resorts desta cadeia.

Carina Monteiro
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Punta Cana é um dos destinos preferidos dos portugueses nas Caraíbas. Por isso, o conhecimento dos resorts é uma das  mais-valias para os agentes de viagens que vendem este destino. A convite da Jolidey e da AM Resorts, embarcamos numa fam trip para conhecer melhor os resorts desta cadeia.

As fam trips são viagens de familiarização com destinos e hotéis que têm como objectivo que o agente de viagem conheça e aconselhe melhor o cliente. Mas visitas rápidas e a muitos hotéis nem sempre permitem que se conheça todos os serviços e as possibilidades que um resort tem para oferecer ao cliente. Não foi o caso desta fam frip a Punta Cana, na República Dominicana, organizada pelo operador Jolidey e a cadeia hoteleira AM Resorts, que foram exímios a planear a viagem uma vez que permitiram que houvesse tempo para disfrutar das unidades hoteleiras e, isso, acreditem, faz toda a diferença.

É dos hotéis da AM Resorts que vamos falar nas próximas páginas. Talvez para muitos agentes de viagens, a cadeia AM Resorts não seja a escolha mais óbvia, justamente por não estarem tão familiarizados com a marca comparativamente a outras concorrentes. Mas a cadeia tem 52 unidades em vários países das Caraíbas, sendo a República Dominicana o segundo destino do Caribe com mais hotéis da AM Resorts, 14 no total. A segmentação e o serviço são dois pontos fortes da cadeia, que criou diferentes marcas para diferentes públicos consoante a motivação da viagem: em família, lua-de-mel, só para adultos ou diversão. A cadeia está organizada em seis marcas. A Zoetry, no top da pirâmide, opera sob a insígnia “endless privileges”; é a marca mais premium da cadeia e é só para adultos. Depois seguem-se as quatro marcas que operam sob a chancela ‘ilimited- luxury”: Secrets, Breathless, Dreams e Now, e cujos conceitos talvez se assemelham mais às preferências dos clientes portugueses. E, por fim, a quinta marca é a Sunscape cujo conceito é diversão para todas as idades. Mas afinal o que é isto de “luxo ilimitado” ou “privilégios sem fim”? É o que vamos descobrir.

Praia Uvero Alto
Punta Cana é o destino turístico mais popular da República Dominicana, e um dos mais populares das Caraíbas, com uma longa extensão litoral de praias de areia branca, águas azuis e cristalinas e vegetação exuberante.

Os hotéis da cadeia AM Resorts estão espalhados por várias praias de Norte a Sul de Punta Cana: Uvero Alto, Bávaro, Cabeza de Toro e Bayahíbe.

A nossa viagem começou a Norte, por Uvero Alto, onde estão localizadas as unidades Breathless Punta Cana, Now Onyx e Dreams Punta Cana. Estes três estão localizados lado a lado. É nesta região, mais a Norte, que fica também localizado o único Zoëtry da República Dominicana, o Zoëtry Água. Mas já lá vamos.

A piscina para adultos do Now Onyx

Primeiro vamos conhecer o Now Onyx e descobrir o conceito de luxo ilimitado. A marca Now está indicada tanto para adultos como para crianças, sendo que há espaços só para adultos. A experiência começa logo no check-in, quando descubro que sou uma cliente do Preferred Club, um serviço que vamos encontrar noutras marcas (Secrets, Dreams e Breathless) e que acrescenta vantagens à estadia do cliente. E não são pequenas vantagens.

Uma delas é ter um check-in personalizado com serviço de concierge, num lounge Preferred Club, enquanto é servida uma bebida. Além disso, o serviço permite ter acesso a quartos melhor localizados e o acompanhamento de um mordomo ao longo de toda a estadia, o acesso a dois lounges Preferred Club onde são servidos snacks e bebidas premium das 7h às 23h, a duas piscinas privadas, um delas só para adultos, e ainda uma área na praia com serviço de concierge e bebidas. E como se não bastasse, o acesso exclusivo ao restaurante Faire para pequenos-almoços e almoços à la carte. Há depois outros ‘mimos’ no quarto, como um upgrade do mini-bar, assim como nas amenities e um menu de almofadas. Não sendo um cliente Preferred Club, o hóspede pode usufruir do conceito de luxo ilimitado que a marca ostenta, ou seja, um tudo incluído onde não existem pulseiras, acesso a bebidas premium ilimitadas, restaurantes temáticos à carta, onde não precisa de fazer reserva, Wifi e serviço de atendimento na piscina e praia. Por se tratar de um hotel também para famílias, o Now Onyx tem dois espaços reservados para crianças e adolescentes, o Explorer’s Club e o Core Zone, respectivamente. Se o Now Onyx impressiona no serviço, o que dizer do resto? O Now Onyx é um resort recente com linhas modernas e quartos amplos (pelo menos os quartos atribuídos ao Preferred Club), com ambientes confortáveis e varandas com jacuzzi (até as do rés-do-chão), piscinas grandes e adequadas aos vários segmentos. Todos os quartos do piso térreo têm acesso directo da varanda à piscina.

Uma das vantagens da estadia no Now Onyx é ter acesso ao Breathless Punta Cana e vice-versa. Os dois hotéis estão separados por umas centenas de metros, não existindo barreiras, o que os torna num grande complexo hoteleiro. Mas atenção, o acesso ao Breathless só é permitido a adultos, uma vez que é este o conceito da marca. Juntas, as duas unidades totalizam cerca de 40 restaurantes e bares. Este hotel é mesmo para diversão. Com o conceito “Live Big, Breathe Deep” (“Vive à grande, Respira Fundo”, traduzido à letra), o Breathless oferece ao cliente não só animação durante o dia e a noite, assim como possibilidade de relaxar no seu spa.

Breathless Punta Cana

Também localizado na Praia Uvero Alto fica o Dreams Punta Cana. A marca Dreams é a indicada para todos os segmentos, sejam casais, famílias ou amigos, combinando animação com relaxamento, uma vez que possui um spa. À semelhança da marca Onyx, incorpora o conceito de luxo ilimitado, com serviço de atendimento nas piscinas e praia, acesso aos restaurantes sem reserva (no caso do Dreams Punta Cana), e são vários e com várias cozinhas, desde italiano, ao asiático, marisqueira ou cozinha francesa, bares e os espaços reservados para crianças e adolescentes, o Explorer’s Club e o Core Zone. Aqui também existe o Preferred Club, para que o cliente se sinta ainda mais “mimado e preferido”.

Chegámos ao Zoëtry Água. A marca mais exclusiva da cadeia tem como mote “privilégios sem fim” e está indicada para quem procura um ambiente de relaxamento e bem-estar. A maioria dos hotéis desta marca são hotéis boutique e não têm mais de 120 quartos. Zoetry significa arte da vida e a ideia é que o cliente possa usufruir de uma estadia sem horas marcadas. É impossível não perceber o conceito da marca assim que se entra na recepção. O silêncio e o ambiente harmonioso dos jardins indicam que este não é um hotel qualquer. Apesar de não ser um exclusivo para adultos, permitindo o acesso a crianças pelo valor de um adulto, o Zoëtry não é a unidade mais indicada para famílias com crianças pequenas, tendo em conta o seu conceito de relaxamento.

Zoëtry Água

No Zoëtry, a atenção ao cliente e os pormenores não têm mesmo limites. A marca dispõe de serviço personalizado de mordomo, chamadas internacionais para todo o mundo, bebidas premium internacionais ilimitadas, gastronomia gourmet, todos os restaurantes são à carta, Amenities Bulgari®, os clientes podem optar por alimentos e bebidas orgânicas e serviço gratuito de lavandaria. No quarto recebem uma garrafa de boas vindas de tequila ou rum e todos os dias são brindados com um garrafa de vinho e fruta fresca. Tem acesso gratuito a um tratamento de spa de 20 minutos e a um passeio a cavalo e não há horários para check-in e check-out.

Bávaro
Mais a Sul de Uvero Alto encontra-se a praia Bávaro, onde estão localizados três hotéis da AM Resorts: o Now Gardens, o Now Larimar e o Secrets Royal Beach. A esta altura já são apenas dois hotéis, uma vez que o Now Gardens foi incorporado pelo Now Larimar no final de Dezembro. Novamente, trata-se de um grande complexo hoteleiro, com diversos restaurantes, bares e piscinas, a que os clientes podem ter acesso. Estando hospedados no Secrets Royal Beach, podem ter acesso ao Now Larimar, mas o inverso não acontece, uma vez que o Secrets é um hotel só para adultos, ideal para luas-de-mel e casais que queiram viver momentos inesquecíveis, num ambiente de luxo e romantismo.

A fam trip a convite da Jolidey e da AM Resorts contou com um grupo de 17 agentes de viagens

O Now Larimar é uma excelente opção para qualquer segmento: seja famílias, casais ou amigos. O resort dispõe de uma grande praça central onde estão localizados restaurantes, bares e lojas. À noite, a praça torna-se um grande ponto de encontro com animação, ideal para tomar um copo antes de jantar num dos diversos restaurantes que o resort oferece (desde a cozinha asiática à mexicana). Durante o dia, o cliente poderá usufruir da piscina, com animação, ou simplesmente para relaxar. Seja na piscina ou na praia, há serviço de atendimento. E, claro, para os clientes Preferred Club há duas piscinas reservadas, área na praia reservada, e outras vantagens já enumeradas anteriormente no Now Onyx, como check-in e check-out personalizados com um concierge, acesso a lounges e banheiras de hidromassagem no quarto. Ao contrário de Uvero Alto, Bávaro tem algumas áreas comerciais a pouca distância dos resorts, como supermercados ou mercados, o que poderá ser uma vantagem para os clientes que não dispensam “os recuerdos”. No entanto, todos os resorts têm lojas para o efeito.

Seguindo mais para Sul, encontra-se a praia Cabezo de Toro, onde encontramos mais um hotel da marca Dreams, o Dreams Palm Beach, também ele vocacionado para vários segmentos, seja famílias ou adultos. Parte dos quartos do Dreams Palm Beach foram renovados. De salientar, que a maior parte do inventário deste hotel está destinado ao Preferred Club. Os restaurantes à carta neste resort necessitam de ser reservados antecipadamente e o serviço de spa não está incluído. Comum aos hotéis Dreams e Onyx é a existência dos espaços para crianças e adolescentes, o Explorer’s Club e o Core Zone.

Cap Cana e Bayahíbe
Continuando para Sul, encontra-se Cap Cana, uma zona premium onde só pessoas autorizadas têm acesso. É nesta estância exclusiva que se localiza o Secrets Cap Cana. Sem sombra de dúvidas, o hotel mais indicado para luas-de-mel ou para casais que queiram usufruir de um local idílico e romântico. O Secrets Cap Cana impressiona assim que entramos na recepção: uma cabana enorme com aberturas laterais que permite ter uma vista privilegiada sobre as piscinas e praia do resort. É um bom prenúncio de que a estadia neste hotel promete ser inesquecível. E o que dizer das piscinas e da praia? Parecem saídas de cartões postais. A praia é extensa e de areia branca salpicada por palmeiras. O contraste faz-se com o azul do mar. A unidade dispõe de spa e uma gastronomia de alta qualidade (comprovada). Tratando-se de um resort vocacionado para luas-de-mel e casais, o Secrets Cap Cana tem alguns pormenores de destacar, como quartos com uma abertura discreta no armário para os pedidos de room service sem ser necessário o contacto com o exterior. O hotel tem ofertas para os recém casados com um jantar romântico, garrafa de vinho e fruta fresca no quarto à chegada ou um pequeno-almoço no quarto com detalhes.

Para o fim desta reportagem, deixámos Bayahíbe, zona a sul de Punta Cana e conhecida pelas suas praias paradisíacas. É daqui que partem as excursões para a Ilha de Saona (ver caixa). É aquí que está localizado o Dreams Dominicus La Romana, na Praia Dominicus. A zona é paradisíaca, com uma vegetação ainda mais exuberante e uma água cristalina de perder o fôlego. É neste cenário que se apresenta este resort, com os seus edifícios de um branco imaculado que faz realçar ainda mais o azul do mar. O Dreams Dominicus é um hotel praticamente novo em que o serviço Preferred Club está localizado numa zona distinta dos restantes edificios parecendo um mini hotel dentro deste complexo. O Dominicus é, sem dúvida, um local paradisíaco com vantagem de estar bem localizado para quem quer fazer uma excursão à ilha de Saona. Na Praia Dominicus existem pequenas lojas para quem gosta de explorar o comércio local.

O que fazer?

Fora dos resorts, há várias excursões que incluem actividades no mar ou em terra. A visita à Ilha de Saona, no mar do Caribe, é uma das preferidas para quem viaja para Punta Cana e percebe-se porquê. O local é realmente paradisíaco e a paisagem de água azul cristalina e areia branca é de cortar a respiração. A excursão tem a duração de um dia. Com partida de Bayahíbe, passeio inclui viagem de lancha ou catamarã até à ilha de Saona, almoço (lagosta não está incluída), duas a três horas na ilha para relaxar e dar mergulhos, no regresso paragem para ver estrelas-do-mar.

Para uma excursão em terra e com aventura à mistura, aconselha-se a visita à La Hacienda, um parque que combina actividades de aventura com experiências de cariz mais cultural. Ao longo do dia, os visitantes podem experimentar actividades como andar a cavalo, um passeio de safari, que inclui a visita a plantações de cacau, café ou cana-de-açúcar, passeios de buggie, e a cereja no topo do bolo (pelo menos para quem não tem medo de grandes alturas) é o conjunto de cinco slides que permitem “sobrevoar” sobre a floresta do parque e ter vistas de cortar a respiração. Nesta excursão é recomendável levar roupas confortáveis, protector solar, fato de banho, toalha e uma muda de roupa. Inclui almoço.

Como ir?
Punta Cana é um dos destinos da programação de Verão da Jolidey para as Caraíbas. Em 2019, o operador tem saídas para Punta Cana às segundas, quartas e sextas de 8 de Abril a 28 de Outubro em voo regular directo de Lisboa operado pela companhia Orbest. Todos os hotéis referidos na reportagem estão incluídos na programação do operador.

*A jornalista viajou a convite da Jolidey e AM Resorts

Sobre o autorCarina Monteiro

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CTP está preocupada com aumento da criminalidade e pede reforço das “forças e serviços de segurança”

A CTP diz que, nas últimas semanas, tem sido “alertada para vários incidentes ocorridos em regiões mais frequentadas por turistas”, pedindo, por isso, o reforço “dos dispositivos das forças e serviços de segurança do Ministério da Administração Interna, bem como dos agentes de Proteção Civil durante a chamada época alta”.

Os relatos de aumento da criminalidade em Portugal estão a preocupar a Confederação do Turismo de Portugal (CTP), que veio esta sexta-feira, 26 de julho, pedir o reforço “dos dispositivos das forças e serviços de segurança do Ministério da Administração Interna, bem como dos agentes de Proteção Civil durante a chamada época alta”.

Num comunicado enviado à imprensa, a CTP diz que, nas últimas semanas, tem sido “alertada para vários incidentes ocorridos em regiões mais frequentadas por turistas”, a exemplo de Lisboa, Porto e Albufeira, bem como de locais como aeroportos, restaurantes e zonas de elevada afluência turística, o que está a causar apreensão.

“Estamos apreensivos e já fizemos chegar as nossas preocupações ao Ministério
da Administração Interna. A segurança é um indicador fundamental para o turismo,
e não se trata apenas de proteger quem nos visita mas assegurar a reputação que
sempre nos caracterizou enquanto destino”, afirma Francisco Calheiros, presidente da CTP.

A CTP recorda que, segundo o Relatório Anual de Segurança Interna divulgado em maio, a criminalidade atingiu em Portugal em 2023 o valor mais elevado em 10 anos.

Sobre o autorPublituris

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Viagens dos residentes descem pela primeira vez desde 2.º trimestre de 2021

Os dados do INE, divulgados esta sexta-feira, 26 de julho, mostram que, no primeiro trimestre de 2024, a queda nas viagens em território nacional levou à descida das viagens dos residentes, que caíram 10,0% face a igual período do ano passado, na primeira descida identificada desde o segundo trimestre de 2021.

Nos três primeiros meses de 2024, os residentes em Portugal realizaram 4,5 milhões de viagens, número que representa uma descida de 7,8% face ao mesmo período do ano passado, naquela que, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), é a primeira descida deste indicador desde o segundo trimestre de 2021.

Os dados do INE, divulgados esta sexta-feira, 26 de julho, mostram que foi a queda nas viagens em território nacional que ditaram a queda nas viagens dos residentes, uma vez que estas desceram 10,0% entre janeiro e março de 2024, totalizando 3,9 milhões e representando 86,6% do total de deslocações.

As viagens ao estrangeiro, por outro lado, continuaram a crescer e, no primeiro trimestre deste ano, aumentaram 9,2%, somando 599,5 mil deslocações e representando 13,4% do total.

No entanto, os dados do INE mostram que também as viagens ao estrangeiro registam um abrandamento, uma vez que, no quarto e último trimestre de 2023, este indicador tinha crescido 12,9%, enquanto o aumento registado no primeiro trimestre de 2024 foi de apenas 9,2%.

O INE diz também que o número de viagens realizadas não foi constante ao longo dos três primeiros meses de 2024, uma vez que, em janeiro e fevereiro, registou-se uma diminuição do número de viagens, com descidas que chegaram aos 18,0% e 15,9%, respetivamente. Em março, mês que, este ano, incluiu a Páscoa, este indicador recuperou e já cresceu 12,4%.

Quanto à motivação de viagem, o INE destaca a “visita a familiares e amigos” como a principal e que representou 47,2% do total de viagens, o que já tinha acontecido em período homólogo de 2023. Esta motivação somou 2,1 milhões de viagens, o que traduz uma descida de 5,6%.

O segundo principal motivo para viajar foi o “lazer, recreio ou férias”, que somou 1,7 milhões de viagens e representou 37,7% do total, ainda que também nas viagens de lazer ou férias se tenha verificado uma descida de 12,1% no primeiro trimestre do ano.

Por fim, as viagens por motivos “profissionais ou de negócios”, que chegaram às 437,5 mil deslocações e representaram 9,8% do total, também desceram, numa quebra que, entre janeiro e março, chegou aos 10,6% face ao primeiro trimestre de 2023.

A “visita a familiares e amigos” foi mesmo a principal motivação para as viagens dos residentes em território nacional, representando 51,6% das deslocações nacionais, num total de 2,0 milhões de viagens, enquanto nas deslocações ao estrangeiro foi o “lazer, recreio ou férias” que motivou a maioria das viagens, com uma representação de 61,7% do total e  369,8 mil viagens.

Já o segundo principal motivo das deslocações nacionais foi o “lazer, recreio ou férias”, que representaram 34,0% do total ou 1,3 milhões de viagens, enquanto nas deslocações ao estrangeiro, a “visita a familiares e amigos” foi o segundo principal motivo, tendo estado na origem de 19,0% do total, representando um total de 113,8 mil viagens.

Os motivos “profissionais ou de negócios” foram a terceira principal razão dos residentes para viajar, quer nas deslocações nacionais, em que este tipo de viagem representou 8,6% do total e 331,5 mil viagens, quer nas deslocações ao estrangeiro, em que foram 17,7% do total, somando 105,9 mil viagens.

Os dados do INE mostram ainda que, no primeiro trimestre de 2024, a marcação prévia de serviços foi utilizada em 35,0% das viagens dos residentes, sendo mesmo dominante nas deslocações com destino ao estrangeiro, em que representou 93,9% do total, num aumento de 0,7 p.p., ao contrário das viagens nacionais, em que a marcação prévia foi utilizada apenas em 25,8% das viagens, o que representa uma subida de 0,9 p.p..

Quanto aos meios utilizados para fazer a marcação prévia, o destaque foi para o recurso à internet, que foi utilizado em 25,3% das deslocações (+3,1 p.p.), numa escolha que teve maior representatividade na organização de viagens ao estrangeiro, onde representou 72,1% do total, num aumento de 3,1 p.p., do que nas viagens em território nacional, em que a utilização deste recurso representou 18,1% do total, crescendo 1,8 p.p. face ao mesmo período de 2023.

Duração média das viagens aumenta

Quanto ao tipo de alojamento escolhido, o INE diz que, no primeiro trimestre do ano, a principal opção recaiu no “alojamento particular gratuito”, que representou 66,6% do total e 8,5 milhões de dormidas nas viagens de residente.

“Este tipo de alojamento teve maior prevalência nas viagens motivadas pela “visita a familiares ou amigos” (93,9% do total) e nas deslocações em “lazer, recreio ou férias” (45,7%)”, explica a informação divulgada pelo INE.

Já os “hotéis e similares” foram a segunda principal opção de alojamento, concentrando 24,0% das dormidas no primeiro trimestre do ano, num total de 3,1 milhões, com o INE a sublinhar que “este tipo de alojamento foi a principal opção nas dormidas em viagens por “motivos profissionais ou de negócios” (54,6%), tendo sido a segunda opção nas
dormidas em viagens motivadas por “lazer, recreio ou férias” (40,3%)”.

A subir esteve a duração média das viagens, que chegou às 2,84 noites, o que traduz um aumento face às 2,72 noites apuradas em igual período do ano passado, com o INE a revelar que “a duração média mais longa foi registada em março (3,17 noites; 2,67 em março de 2023) e a mais baixa em janeiro (2,55 noites; 2,79 em janeiro de 2023)”.

Os dados do INE mostram ainda que a proporção de turistas no primeiro trimestre do ano decresceu face a período homólogo de 2023, uma vez que 19,5% dos residentes fizeram pelo menos uma deslocação turística, o que traduz uma descida de 0,3 p.p. face ao mesmo período do ano anterior.

“Numa análise mensal, a proporção de residentes que realizou pelo menos uma
viagem diminuiu em janeiro e fevereiro (-1,6 p.p. e -2,0 p.p., respetivamente), tendo aumentado em março (+2,2 p.p.)”, conclui o INE.

 

Sobre o autorInês de Matos

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APECATE acusa autarquia de Sintra de displicência e falta de vontade de solucionar problema de mobilidade

A APECATE acusa a Câmara Municipal de Sintra de displicência e falta de vontade para  solucionar o problema de mobilidade no destino, o que tem levado ao caos e desgastado a imagem de Sintra.

A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) veio esta quinta-feira, 25 de julho, acusar a Câmara Municipal de Sintra de displicência e falta de vontade para  solucionar o problema de mobilidade no destino, o que tem levado ao caos e desgastado a imagem de Sintra.

“Como sempre afirmámos e temos defendido com propostas de solução apresentadas em mão à  presidência da Câmara Municipal de Sintra, o caos gerado na mobilidade em Sintra desgasta a população residente e todos os que se deslocam diariamente em Sintra, prejudica a imagem do concelho e danifica este destino turístico de eleição de forma gravosa, realidade que a Câmara Municipal de Sintra não tem demonstrado vontade de solucionar, deixando agravar cada vez mais o problema com desculpas de que foi impedida de o resolver”, acusa a APECATE, num comunicado enviado à imprensa.

Segundo a associação, esta situação de caos tem um impacto negativo junto da população residente em Sintra, num problema que não é novo e que a APECATE diz que se tem prontificado para ajudar a solucionar.

“A APECATE tem manifestado a sua crescente preocupação face a situações concretas, para as quais apresentou proactivamente à presidência da C.M. de Sintra, soluções possíveis de implementar, num curto período de tempo, para uma organização efetiva e uma gestão eficaz da mobilidade. As reuniões e contactos ao longo destes anos não tiveram qualquer sequência por parte da edilidade, que continua apostada em escolher um caminho que, de acordo com várias apreciações judiciais, tornaram evidente que não é nem o mais justo nem o adequado para Sintra”, acrescenta a informação divulgada pela associação.

A APECATE diz ter conhecimento de que outras associações e operadores turísticos que atuam em Sintra têm feito “exatamente os mesmos esforços” e com resultado semelhante, ou seja, “silêncio” por parte da autarquia, o que leva a associação a acusa a Câmara Municipal de Sintra de “displicência”.

“A APECATE reforça publicamente a sua defesa por um turismo sustentável e pela qualidade de vida dos residentes, algo que é igualmente defendido pelos nossos associados que operam no terreno e que, também, pretendem ver este destino, que é Património Mundial da Humanidade, protegido de excessos e abusos que diariamente são praticados por individuais e entidades não licenciadas para a atividade que praticam, sem respeito por qualquer ordenamento ou regra”, refere ainda a associação.

Apesar de tudo, a APECATE reafirma a sua disponibilidade para partilhar “soluções e encontrar os consensos, com todos os intervenientes, que possibilitem construir um ordenamento sustentável para Sintra”.

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ABTA prevê mais de dois milhões de britânicos a viajar para o estrangeiro neste fim de semana

Espera-se que mais de dois milhões de britânicos partam para o estrangeiro para a “Grande Escapadela de verão” neste próximo fim de semana.

A ABTA – The Travel Association estima que mais de dois milhões de turistas britânicos viajem para o estrangeiro para as férias de verão neste fim de semana (26-29 de julho), o primeiro em que todas as escolas do país entram em férias de verão, prevendo-se que a sexta-feira, 26 de julho, seja o dia mais movimentado do fim de semana.

Espanha continua a ser o destino número um para as famílias, em especial a Costa del Sol, as Ilhas Baleares e as Ilhas Canárias. Os membros da ABTA estão também a registar uma forte procura para a Grécia, Portugal, Turquia, Croácia, Itália, Malta e Chipre. Para viagens mais longas, a Flórida e o Dubai são escolhas populares.

As estadias em cidades também são populares nesta altura do ano, com Amsterdão, Atenas, Barcelona e Lisboa a liderarem a procura.

Os aeroportos do Sudeste esperam um fim de semana muito movimentado, com centenas de milhares de passageiros a partirem de Heathrow e Gatwick, 200.000 de Stansted e 116.000 de Luton.

210.000 passageiros deverão partir do aeroporto de Manchester, 75.000 de Bristol e, embora as escolas escocesas já tenham entrado nas suas férias de verão, muitos continuarão a partir dos aeroportos escoceses este fim de semana.

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Transportes entre os setores que mais empresas criaram na última década

De acordo com o estudo ‘O Empreendedorismo em Portugal’, da consultora Informa D&B, o setor dos Transportes destacou-se na criação de novas empresas, passando do 11.º para o segundo lugar na última década.

Inês de Matos

O setor dos Transportes é um dos que mais empresas criou na última década, apurou a 5ª edição do estudo ‘O Empreendedorismo em Portugal’, da consultora Informa D&B, que analisou as tendências na criação de novas empresas na última década.

Segundo este estudo, o setor dos Transportes destacou-se na criação de novas empresas, passando do 11.º para o segundo lugar na última década, numa evolução que se tornou mais acentuada a partir de 2021.

“Além de representarem um crescimento do tecido empresarial, as novas empresas estão a alterar a sua configuração. Setores como os Transportes, Atividades imobiliárias e Construção mostraram um maior dinamismo empreendedor, ao contrário de setores como os Grossistas, as Indústrias e o Retalho, que viram recuar a média anual de criação de empresas na última década”, destaca a Informa D&B, num comunicado enviado à imprensa.

Ao contrário dos Transportes, o setor do Retalho tem vindo a apresentar uma descida significativa e, se há 10 anos era “o setor onde eram criadas mais empresas”, no final de 2023 a situação inverteu-se e este setor “desceu para o sétimo lugar” deste ranking, que é liderado pelos Serviços Empresariais.

O estudo da Informa D&B apurou que, na última década, foram criadas cerca de 440 mil empresas em Portugal, numa evolução crescente que foi apenas quebrada nos anos da pandemia da COVID-19 e que, em 2023, já viu serem criadas cerca de 440 mil empresas em Portugal, 16 mil a mais que em 2013.

“A criação de novas empresas reflete a vitalidade económica do país num dado período. A análise que efetuámos aos últimos anos mostram-nos o papel destas empresas na reconfiguração setorial do tecido empresarial, a sua importância na criação de emprego, bem como a sua capacidade de inovação, designadamente através das startups”, afirma Teresa Cardoso de Menezes, diretora geral da Informa D&B.

A par dos Transportes, também os setores Atividades imobiliárias e Construção estiveram, nos últimos 10 anos, entre aqueles que maior número de novas empresas criaram, com a Informa D&B a destacar que “mais de metade do crescimento está concentrada em três atividades destes setores.”

“O crescimento do empreendedorismo no setor dos Transportes deve-se à atividade do ‘Transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros’, aquela que mais cresceu na década, especialmente a partir de 2018, com a entrada em vigor do regime jurídico do TVDE. Este crescimento fez com que o setor dos Transportes passasse de 949 empresas criadas em 2013 para quase 6 mil em 2023”, explica a Informa D&B.

Já as Atividades Imobiliárias assistiram a um enorme crescimento da criação de empresas sobretudo até 2018 e em especial na atividade de ‘Compra e venda’, sendo que, em 2023, as empresas criadas neste setor representaram o triplo daquilo que se registava há 10 anos.

No caso da Construção, foram criadas em 2023 mais do dobro das empresas de 2013, com a Informa D&B a revelar que, neste setor, destaca-se a atividade de ‘Construção e promoção de edifícios’, que representa 78% do crescimento total do setor.

Por regiões, foi na Grande Lisboa que se concentrou 33% do total das novas empresas criadas 2023, seguindo-se a região Norte, que concentrou 30% das empresas criadas no país, enquanto na Península de Setúbal e no Algarve se registaram grandes crescimentos na última década, destacando-se o forte contributo do Transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros, em que as novas empresas nestas regiões aumentaram 16 e 11 vezes, respetivamente.

O estudo da Informa D&B diz, no entanto, que grande parte das novas empresas criadas no país são mais pequenas e têm menos capital, uma vez que, em 2023, 56% das empresas criadas eram unipessoais, o que representa mais três pontos percentuais do que em 2013.

“Além disso, 91% do total tinham como sócios pessoas individuais, dos quais mais de dois terços tem a primeira experiência como empresário. Em 2023, 62% das novas empresas constituiu-se com um capital social inferior a 5 000€, enquanto em 2013 esta percentagem era de 48%”, ilustra a Informa D&B.

O crescimento do número de empregados também foi mais lento do que o crescimento do volume de negócios, com a Informa D&B a explicar que, nas empresas criadas nos últimos 10 anos, o número médio de empregados duplica no quinto ano de vida da empresa e triplica no 10.º ano, enquanto o volume médio de negócios é cinco vezes superior no quinto ano de vida e sete vezes superior ao fim de 10 anos.

 

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Copenhaga está a oferecer recompensas aos turistas por atividades ecologicamente sustentáveis

Até 11 de agosto, os turistas que visitam Copenhaga podem ganhar recompensas nas atrações da cidade, que vão de um almoço, um passeio de caiaque ou até mesmo uma entrada grátis num museu. Tudo o que precisa de fazer é, por exemplo, andar de bicicleta em vez de carro, ajudar a manter a cidade limpa, trabalhar num jardim urbano ou comprometer-se com um comportamento sustentável.

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Em contraponto a diversos destinos europeus que estão a impor restrições e taxas aos turistas, a capital dinamarquesa resolveu fazer diferente e irá recompensar aqueles que tenham atitudes sustentáveis e amigáveis ao planeta durante seu tempo na cidade.

Com o lema “Aproveite as atrações de Copenhaga através de ações ecofriendly”, o projeto piloto realiza-se pela primeira vez este verão e faz parte da estratégia da cidade para recompensar os visitantes que tenham atitudes sustentáveis e amigáveis para o planeta durante o tempo de permanência na cidade.

No total, o CopenPay, nome inspirado na ideia de transformar a ação favorável ao clima em “moeda” para experiências culturais, envolve um conjunto de 24 atrações a que os visitantes podem aceder de forma gratuita se adotarem um comportamento ambientalmente sustentável.

A propósito deste projeto, Mikkel Aarø-Hansen, presidente-executivo da Wonderful Copenhagen, afirmou ao The News York Times que “devemos transformar o turismo de um fardo ambiental numa força para mudança positiva”. Na perspectiva deste responsável pelo turismo da região, é importante “mudar a forma como nos movimentamos no destino, o que consumimos e como interagimos com os moradores locais”.

 

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Apple cria mapas em 3D de Paris com informações dos Jogos Olímpicos e locais turísticos

A Apple acaba de lançar mapas 3D de Paris, sede das Olimpíadas 2024, cuja cerimónia de abertura terá lugar esta sexta-feira, dia 26 de julho. Locais turísticos como a Torre Eiffel e o Arco do Triunfo ganharam representações nos mapas, além dos espaços dos jogos, como o Stade de France e o Centro Aquático Olímpico.

Com o aplicativo de navegação dos dispositivos com o sistema operacional iOs é possível visualizar e ter mais informações dos locais de jogos e dos principais pontos turísticos da capital francesa. Ao clicar nos ícones de cada atração, o aplicativo mostra informações de acesso e lojas oficiais do evento, arenas e espaços de competição.

A funcionalidade está disponível apenas na região metropolitana da capital francesa. Nas cidades dos arredores de Paris, que também recebem os jogos olímpicos, os mapas só podem ser acedidos em 2D, mas ainda com as informações dos jogos e do acesso aos locais. Oferece também indicações de restaurantes, hotéis e compras em Paris.

A navegação em tempo real informa possíveis bloqueios de ruas durante as competições e avisos gerais da cidade.

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Carolina Morgado

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2025 já tem estratégia aprovada na Turismo Centro de Portugal

O Plano de Atividades e Orçamento da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) para o próximo ano foram aprovados em Assembleia Geral.

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A Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) reuniu-se, em Assembleia Geral (AG) ordinária, que teve como pontos principais a apresentação e aprovação do Plano de Atividades e do Orçamento para 2025, entre outros assuntos.

Na reunião, que decorreu no Convento São Francisco, em Coimbra os participantes aprovaram, por unanimidade e/ou maioria, todos os pontos da ordem de trabalhos. A Assembleia Geral foi, pela primeira vez, presidida por Francisco Rolo, presidente do Município de Oliveira do Hospital, em representação da Agência Regional de Promoção Externa, substituindo, assim, Pedro Machado, nomeado secretário de Estado do Turismo em abril.

Raul Almeida, presidente da TCP, deu a conhecer aos parceiros alguns eventos e iniciativas de grande dimensão que vão acontecer no Centro de Portugal. Entre estes, destacou o Dia Nacional da Gastronomia, na Sertã, já no próximo dia 27 de julho; a passagem de duas etapas da Volta em Espanha em Bicicleta, nos dias 18 e 19 de agosto; e os congressos da AHRESP (Aveiro, em setembro), ARAC (Óbidos, em outubro) e APECATE (Tomar, em novembro).

Raul Almeida informou ainda que o Centro de Portugal é o destino internacional convidado da Naturcyl – Feira de Ecoturismo de Castela e Leão, em setembro, e que a TCP lançou cinco novos spots promocionais, dedicados aos produtos Turismo de Natureza, Gastronomia e Vinhos, Turismo Religioso, Turismo Industrial e Turismo Náutico.

Já no período da ordem do dia, Anabela Freitas, vice-presidente da TCP, apresentou os resultados finais da atividade turística na região, em 2023, um completo relatório estatístico realizado pelo Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal. Alguns dos destaques incidiram no aumento de 12% no número de dormidas, 14% no número de hóspedes e 20% nos proveitos totais dos alojamentos turísticos, entre 2022 e 2023.

De seguida, Pedro Pedrosa, da empresa Portugal A2Z, apresentou o sistema de Monitorização de Fluxos de Turismo de Natureza do Centro de Portugal que tem como objetivo contabilizar a utilização dos principais percursos pedestres e cicláveis no território, contribuindo para a avaliação da sua sustentabilidade ambiental, social e económica.

No final, Raul Almeida deu a conhecer as principais propostas do Plano de Atividades, o Orçamento e o Mapa de Pessoal para 2025, que foram aprovados pelos presentes, concluindo o encontro, dando conta das reuniões que têm sido mantidas com outras entidades, nomeadamente a CCDR, as Comunidades Intermunicipais e a Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, no sentido de aprofundar a articulação entre os stakeholders do setor do Turismo.

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Indústria global das viagens de negócios chega perto dos 1,4 biliões de euros, em 2024

De acordo com o mais recente GBTA Business Travel Index Report a indústria global das viagens de negócios deverá ficar perto dos 1,4 biliões de euros, estimando-se que, em 2028, possa ultrapassar os 1,8 biliões de euros.

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Em 2024, a indústria das viagens de negócios deverá atingir os 1,48 biliões de dólares (1,360 biliões de euros), um aumento em relação a 2019, ano que constituiu um recorde com 1,43 biliões de dólares (1,313 biliões de euros). O último GBTA Business Travel Index Report, da Global Business Travel Association (GBTA), assinala ainda que, até 2028, prevê-se que esta indústria ultrapasse os 2 biliões de dólares (ligeiramente acima dos 1,8 biliões de euros).

“A relativa estabilidade da economia global continuou a impulsionar o crescimento, o que, juntamente com a persistente procura reprimida, deu garantias aos CEO e CFO para que os seus colaboradores regressassem à estrada para reuniões de negócios”, lê-se no relatório da GBTA.

Muitos dos principais mercados de viagens de negócios em todo o mundo voltaram aos níveis anteriores à pandemia ou estão próximos deles, reforçando a dinâmica da recuperação e aumentando as despesas. No entanto, as perspectivas de crescimento económico e das viagens de negócios apresentam um equilíbrio entre potenciais fatores positivos e riscos negativos.

“Estamos a assistir à esperada recuperação do sector, refletindo a resiliência e adaptabilidade das empresas e o valor das viagens de negócios em todo o mundo”, referiu Suzanne Neufang, CEO da GBTA, na 16.ª edição do evento anual da GBTA. “Com as despesas projetadas que deverão continuar a aumentar até 2028, o futuro das viagens de negócios parece promissor. No entanto, devemos permanecer vigilantes e adaptados a potenciais ventos contrários neste período de estabilização, uma vez que fatores como a mudança das condições económicas, avanços tecnológicos e desenvolvimentos de sustentabilidade também irão moldar o sector no futuro.”

Prevê-se que as despesas globais com viagens de negócios aumentem 11,1% em 2024, após anos significativos em 2022 e 2023 de crescimento anual de 30% a 47%, estimando-se que o crescimento continue a moderar-se gradualmente, resultando numa taxa de crescimento anual composta de 6,95% de 2025 a 2028.

Em 2023, o setor das viagens de negócios havia recuperado aproximadamente 675 mil milhões de dólares (cerca de 620 mil milhões de euros) dos 770 mil milhões de dólares (perto de 643 mil milhões de euros) perdidos em 2020, de acordo com a análise GBTA BTI, atingindo 93% do pico pré-pandêmico de 1,43 biliões de dólares. no final de 2023.

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Porto recebe “Prides” europeus

De 13 a 15 de setembro o Porto Pride terá um programa diversificado que inclui conferências, atividades culturais e momentos de celebração, promovendo o encontro entre pessoas, instituições, empresas e ativistas.

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A cidade do Porto volta a receber o Porto Pride, de 13 a 15 de setembro, num programa diversificado que inclui conferências, atividades culturais e momentos de celebração, promovendo o encontro entre pessoas, instituições, empresas e ativistas, encontrando-se a organização a desafiar as pessoas e agentes culturais da cidade a proporem e organizarem iniciativas durante os três dias do evento.

No primeiro dia, sexta-feira, 13 de setembro, o evento inicia com uma Conferência de Direitos Humanos – o Porto Pride Summit, a realizar-se durante a tarde na Porto Business School, com a presença de representantes governamentais, da EPOA – European Pride Organisers Association e de empresas parceiras do evento, com o intuito de promover locais de trabalho mais inclusivos para as pessoas LGBTI+.

De acordo com Diogo Vieira da Silva, coordenador geral do Porto Pride, “sempre que anunciamos as datas do evento, a quantidade de mensagens de pessoas internacionais que recebemos a questionar qual o melhor hotel ou a melhor forma de chegar ao Porto é avassaladora, principalmente dos nossos vizinhos de Espanha”.

O coordenador do Porto Pride, membro da European Pride Organisers Association (EPOA), a Unicorn Whisper – Associação Porto Pride, assinala que “o impacto socioeconómico do Porto Pride já não pode ser mais ignorado”.

Na edição de 2023, o Porto Pride contou com parceiros como IKEA, Durex, Lionesa, STCP, Revista LÍDER, Turismo do Porto e Norte, Rosário Duarte Associados, entre outros. Para a edição de 2024, já estão confirmados os seguintes: Porto Business School, Missão Continente, Blip.pt, Neva Films, The Queer Spot, entre muitos outros.

Embora a agenda completa ainda não esteja definida, as inscrições encontram-se abertas em https://forms.gle/mk9Q4XuTqkGULEfd8 e o novo website também já foi lançado, disponível em www.portopride.com.

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