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Reportagem | Punta Cana: O maravilhoso mundo dos hotéis AM Resorts

Punta Cana é um dos destinos preferidos dos portugueses nas Caraíbas. Por isso, o conhecimento dos resorts é uma das
mais-valias para os agentes de viagens que vendem este destino. A convite da Jolidey e da AM Resorts, embarcamos numa fam trip para conhecer melhor os resorts desta cadeia.

Carina Monteiro
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Reportagem | Punta Cana: O maravilhoso mundo dos hotéis AM Resorts

Punta Cana é um dos destinos preferidos dos portugueses nas Caraíbas. Por isso, o conhecimento dos resorts é uma das
mais-valias para os agentes de viagens que vendem este destino. A convite da Jolidey e da AM Resorts, embarcamos numa fam trip para conhecer melhor os resorts desta cadeia.

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Punta Cana é um dos destinos preferidos dos portugueses nas Caraíbas. Por isso, o conhecimento dos resorts é uma das  mais-valias para os agentes de viagens que vendem este destino. A convite da Jolidey e da AM Resorts, embarcamos numa fam trip para conhecer melhor os resorts desta cadeia.

As fam trips são viagens de familiarização com destinos e hotéis que têm como objectivo que o agente de viagem conheça e aconselhe melhor o cliente. Mas visitas rápidas e a muitos hotéis nem sempre permitem que se conheça todos os serviços e as possibilidades que um resort tem para oferecer ao cliente. Não foi o caso desta fam frip a Punta Cana, na República Dominicana, organizada pelo operador Jolidey e a cadeia hoteleira AM Resorts, que foram exímios a planear a viagem uma vez que permitiram que houvesse tempo para disfrutar das unidades hoteleiras e, isso, acreditem, faz toda a diferença.

É dos hotéis da AM Resorts que vamos falar nas próximas páginas. Talvez para muitos agentes de viagens, a cadeia AM Resorts não seja a escolha mais óbvia, justamente por não estarem tão familiarizados com a marca comparativamente a outras concorrentes. Mas a cadeia tem 52 unidades em vários países das Caraíbas, sendo a República Dominicana o segundo destino do Caribe com mais hotéis da AM Resorts, 14 no total. A segmentação e o serviço são dois pontos fortes da cadeia, que criou diferentes marcas para diferentes públicos consoante a motivação da viagem: em família, lua-de-mel, só para adultos ou diversão. A cadeia está organizada em seis marcas. A Zoetry, no top da pirâmide, opera sob a insígnia “endless privileges”; é a marca mais premium da cadeia e é só para adultos. Depois seguem-se as quatro marcas que operam sob a chancela ‘ilimited- luxury”: Secrets, Breathless, Dreams e Now, e cujos conceitos talvez se assemelham mais às preferências dos clientes portugueses. E, por fim, a quinta marca é a Sunscape cujo conceito é diversão para todas as idades. Mas afinal o que é isto de “luxo ilimitado” ou “privilégios sem fim”? É o que vamos descobrir.

Praia Uvero Alto
Punta Cana é o destino turístico mais popular da República Dominicana, e um dos mais populares das Caraíbas, com uma longa extensão litoral de praias de areia branca, águas azuis e cristalinas e vegetação exuberante.

Os hotéis da cadeia AM Resorts estão espalhados por várias praias de Norte a Sul de Punta Cana: Uvero Alto, Bávaro, Cabeza de Toro e Bayahíbe.

A nossa viagem começou a Norte, por Uvero Alto, onde estão localizadas as unidades Breathless Punta Cana, Now Onyx e Dreams Punta Cana. Estes três estão localizados lado a lado. É nesta região, mais a Norte, que fica também localizado o único Zoëtry da República Dominicana, o Zoëtry Água. Mas já lá vamos.

A piscina para adultos do Now Onyx

Primeiro vamos conhecer o Now Onyx e descobrir o conceito de luxo ilimitado. A marca Now está indicada tanto para adultos como para crianças, sendo que há espaços só para adultos. A experiência começa logo no check-in, quando descubro que sou uma cliente do Preferred Club, um serviço que vamos encontrar noutras marcas (Secrets, Dreams e Breathless) e que acrescenta vantagens à estadia do cliente. E não são pequenas vantagens.

Uma delas é ter um check-in personalizado com serviço de concierge, num lounge Preferred Club, enquanto é servida uma bebida. Além disso, o serviço permite ter acesso a quartos melhor localizados e o acompanhamento de um mordomo ao longo de toda a estadia, o acesso a dois lounges Preferred Club onde são servidos snacks e bebidas premium das 7h às 23h, a duas piscinas privadas, um delas só para adultos, e ainda uma área na praia com serviço de concierge e bebidas. E como se não bastasse, o acesso exclusivo ao restaurante Faire para pequenos-almoços e almoços à la carte. Há depois outros ‘mimos’ no quarto, como um upgrade do mini-bar, assim como nas amenities e um menu de almofadas. Não sendo um cliente Preferred Club, o hóspede pode usufruir do conceito de luxo ilimitado que a marca ostenta, ou seja, um tudo incluído onde não existem pulseiras, acesso a bebidas premium ilimitadas, restaurantes temáticos à carta, onde não precisa de fazer reserva, Wifi e serviço de atendimento na piscina e praia. Por se tratar de um hotel também para famílias, o Now Onyx tem dois espaços reservados para crianças e adolescentes, o Explorer’s Club e o Core Zone, respectivamente. Se o Now Onyx impressiona no serviço, o que dizer do resto? O Now Onyx é um resort recente com linhas modernas e quartos amplos (pelo menos os quartos atribuídos ao Preferred Club), com ambientes confortáveis e varandas com jacuzzi (até as do rés-do-chão), piscinas grandes e adequadas aos vários segmentos. Todos os quartos do piso térreo têm acesso directo da varanda à piscina.

Uma das vantagens da estadia no Now Onyx é ter acesso ao Breathless Punta Cana e vice-versa. Os dois hotéis estão separados por umas centenas de metros, não existindo barreiras, o que os torna num grande complexo hoteleiro. Mas atenção, o acesso ao Breathless só é permitido a adultos, uma vez que é este o conceito da marca. Juntas, as duas unidades totalizam cerca de 40 restaurantes e bares. Este hotel é mesmo para diversão. Com o conceito “Live Big, Breathe Deep” (“Vive à grande, Respira Fundo”, traduzido à letra), o Breathless oferece ao cliente não só animação durante o dia e a noite, assim como possibilidade de relaxar no seu spa.

Breathless Punta Cana

Também localizado na Praia Uvero Alto fica o Dreams Punta Cana. A marca Dreams é a indicada para todos os segmentos, sejam casais, famílias ou amigos, combinando animação com relaxamento, uma vez que possui um spa. À semelhança da marca Onyx, incorpora o conceito de luxo ilimitado, com serviço de atendimento nas piscinas e praia, acesso aos restaurantes sem reserva (no caso do Dreams Punta Cana), e são vários e com várias cozinhas, desde italiano, ao asiático, marisqueira ou cozinha francesa, bares e os espaços reservados para crianças e adolescentes, o Explorer’s Club e o Core Zone. Aqui também existe o Preferred Club, para que o cliente se sinta ainda mais “mimado e preferido”.

Chegámos ao Zoëtry Água. A marca mais exclusiva da cadeia tem como mote “privilégios sem fim” e está indicada para quem procura um ambiente de relaxamento e bem-estar. A maioria dos hotéis desta marca são hotéis boutique e não têm mais de 120 quartos. Zoetry significa arte da vida e a ideia é que o cliente possa usufruir de uma estadia sem horas marcadas. É impossível não perceber o conceito da marca assim que se entra na recepção. O silêncio e o ambiente harmonioso dos jardins indicam que este não é um hotel qualquer. Apesar de não ser um exclusivo para adultos, permitindo o acesso a crianças pelo valor de um adulto, o Zoëtry não é a unidade mais indicada para famílias com crianças pequenas, tendo em conta o seu conceito de relaxamento.

Zoëtry Água

No Zoëtry, a atenção ao cliente e os pormenores não têm mesmo limites. A marca dispõe de serviço personalizado de mordomo, chamadas internacionais para todo o mundo, bebidas premium internacionais ilimitadas, gastronomia gourmet, todos os restaurantes são à carta, Amenities Bulgari®, os clientes podem optar por alimentos e bebidas orgânicas e serviço gratuito de lavandaria. No quarto recebem uma garrafa de boas vindas de tequila ou rum e todos os dias são brindados com um garrafa de vinho e fruta fresca. Tem acesso gratuito a um tratamento de spa de 20 minutos e a um passeio a cavalo e não há horários para check-in e check-out.

Bávaro
Mais a Sul de Uvero Alto encontra-se a praia Bávaro, onde estão localizados três hotéis da AM Resorts: o Now Gardens, o Now Larimar e o Secrets Royal Beach. A esta altura já são apenas dois hotéis, uma vez que o Now Gardens foi incorporado pelo Now Larimar no final de Dezembro. Novamente, trata-se de um grande complexo hoteleiro, com diversos restaurantes, bares e piscinas, a que os clientes podem ter acesso. Estando hospedados no Secrets Royal Beach, podem ter acesso ao Now Larimar, mas o inverso não acontece, uma vez que o Secrets é um hotel só para adultos, ideal para luas-de-mel e casais que queiram viver momentos inesquecíveis, num ambiente de luxo e romantismo.

A fam trip a convite da Jolidey e da AM Resorts contou com um grupo de 17 agentes de viagens

O Now Larimar é uma excelente opção para qualquer segmento: seja famílias, casais ou amigos. O resort dispõe de uma grande praça central onde estão localizados restaurantes, bares e lojas. À noite, a praça torna-se um grande ponto de encontro com animação, ideal para tomar um copo antes de jantar num dos diversos restaurantes que o resort oferece (desde a cozinha asiática à mexicana). Durante o dia, o cliente poderá usufruir da piscina, com animação, ou simplesmente para relaxar. Seja na piscina ou na praia, há serviço de atendimento. E, claro, para os clientes Preferred Club há duas piscinas reservadas, área na praia reservada, e outras vantagens já enumeradas anteriormente no Now Onyx, como check-in e check-out personalizados com um concierge, acesso a lounges e banheiras de hidromassagem no quarto. Ao contrário de Uvero Alto, Bávaro tem algumas áreas comerciais a pouca distância dos resorts, como supermercados ou mercados, o que poderá ser uma vantagem para os clientes que não dispensam “os recuerdos”. No entanto, todos os resorts têm lojas para o efeito.

Seguindo mais para Sul, encontra-se a praia Cabezo de Toro, onde encontramos mais um hotel da marca Dreams, o Dreams Palm Beach, também ele vocacionado para vários segmentos, seja famílias ou adultos. Parte dos quartos do Dreams Palm Beach foram renovados. De salientar, que a maior parte do inventário deste hotel está destinado ao Preferred Club. Os restaurantes à carta neste resort necessitam de ser reservados antecipadamente e o serviço de spa não está incluído. Comum aos hotéis Dreams e Onyx é a existência dos espaços para crianças e adolescentes, o Explorer’s Club e o Core Zone.

Cap Cana e Bayahíbe
Continuando para Sul, encontra-se Cap Cana, uma zona premium onde só pessoas autorizadas têm acesso. É nesta estância exclusiva que se localiza o Secrets Cap Cana. Sem sombra de dúvidas, o hotel mais indicado para luas-de-mel ou para casais que queiram usufruir de um local idílico e romântico. O Secrets Cap Cana impressiona assim que entramos na recepção: uma cabana enorme com aberturas laterais que permite ter uma vista privilegiada sobre as piscinas e praia do resort. É um bom prenúncio de que a estadia neste hotel promete ser inesquecível. E o que dizer das piscinas e da praia? Parecem saídas de cartões postais. A praia é extensa e de areia branca salpicada por palmeiras. O contraste faz-se com o azul do mar. A unidade dispõe de spa e uma gastronomia de alta qualidade (comprovada). Tratando-se de um resort vocacionado para luas-de-mel e casais, o Secrets Cap Cana tem alguns pormenores de destacar, como quartos com uma abertura discreta no armário para os pedidos de room service sem ser necessário o contacto com o exterior. O hotel tem ofertas para os recém casados com um jantar romântico, garrafa de vinho e fruta fresca no quarto à chegada ou um pequeno-almoço no quarto com detalhes.

Para o fim desta reportagem, deixámos Bayahíbe, zona a sul de Punta Cana e conhecida pelas suas praias paradisíacas. É daqui que partem as excursões para a Ilha de Saona (ver caixa). É aquí que está localizado o Dreams Dominicus La Romana, na Praia Dominicus. A zona é paradisíaca, com uma vegetação ainda mais exuberante e uma água cristalina de perder o fôlego. É neste cenário que se apresenta este resort, com os seus edifícios de um branco imaculado que faz realçar ainda mais o azul do mar. O Dreams Dominicus é um hotel praticamente novo em que o serviço Preferred Club está localizado numa zona distinta dos restantes edificios parecendo um mini hotel dentro deste complexo. O Dominicus é, sem dúvida, um local paradisíaco com vantagem de estar bem localizado para quem quer fazer uma excursão à ilha de Saona. Na Praia Dominicus existem pequenas lojas para quem gosta de explorar o comércio local.

O que fazer?

Fora dos resorts, há várias excursões que incluem actividades no mar ou em terra. A visita à Ilha de Saona, no mar do Caribe, é uma das preferidas para quem viaja para Punta Cana e percebe-se porquê. O local é realmente paradisíaco e a paisagem de água azul cristalina e areia branca é de cortar a respiração. A excursão tem a duração de um dia. Com partida de Bayahíbe, passeio inclui viagem de lancha ou catamarã até à ilha de Saona, almoço (lagosta não está incluída), duas a três horas na ilha para relaxar e dar mergulhos, no regresso paragem para ver estrelas-do-mar.

Para uma excursão em terra e com aventura à mistura, aconselha-se a visita à La Hacienda, um parque que combina actividades de aventura com experiências de cariz mais cultural. Ao longo do dia, os visitantes podem experimentar actividades como andar a cavalo, um passeio de safari, que inclui a visita a plantações de cacau, café ou cana-de-açúcar, passeios de buggie, e a cereja no topo do bolo (pelo menos para quem não tem medo de grandes alturas) é o conjunto de cinco slides que permitem “sobrevoar” sobre a floresta do parque e ter vistas de cortar a respiração. Nesta excursão é recomendável levar roupas confortáveis, protector solar, fato de banho, toalha e uma muda de roupa. Inclui almoço.

Como ir?
Punta Cana é um dos destinos da programação de Verão da Jolidey para as Caraíbas. Em 2019, o operador tem saídas para Punta Cana às segundas, quartas e sextas de 8 de Abril a 28 de Outubro em voo regular directo de Lisboa operado pela companhia Orbest. Todos os hotéis referidos na reportagem estão incluídos na programação do operador.

*A jornalista viajou a convite da Jolidey e AM Resorts

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Taxa turística de Cabo Verde rendeu tanto em cinco meses como em todo o ano passado

Nos primeiros cinco meses de 2022, a taxa turística de Cabo Verde rendeu 2,7 milhões de euros, valor que representa mais do dobro do apurado em todo o ano passado e que vem confirmar a recuperação do turismo no arquipélago.

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Nos primeiros cinco meses de 2022, a taxa turística de Cabo Verde rendeu 2,7 milhões de euros, valor que representa mais do dobro do apurado em todo o ano passado e que vem confirmar a recuperação do turismo no arquipélago, avança a Lusa, que cita dados oficiais.

Segundo um relatório do Ministério das Finanças de Cabo Verde sobre a execução orçamental de janeiro a maio, as receitas da contribuição turística ascenderam a 298 milhões de escudos (2,7 milhão de euros), equivalente a 62,8% do orçamentado pelo Governo para todo o ano de 2022, que é de 475 milhões de escudos (4,3 milhões de euros).

No ano passado, as receitas da taxa turística ficaram-se pelos 145 milhões de escudos (1,3 milhão de euros), valor que corresponde a cerca de metade do que foi apurado até maio deste ano.

Nos primeiros cinco meses de 2021, o valor arrecadado por Cabo Verde com a taxa turística tinha sido de 18 milhões de escudos (163 mil euros).

As receitas com a taxa paga obrigatoriamente pelos turistas em Cabo Verde caíram para metade de 2020 para 2021, renovando mínimos de 145 milhões de escudos (1,3 milhões de euros), segundo um relatório anterior do Ministério das Finanças. Já em 2019, este imposto garantiu um máximo histórico de 992 milhões de escudos (8,9 milhões de euros) em receitas.

Recorde-se que a contribuição turística foi introduzida pelo Governo cabo-verdiano em maio de 2013, passando as unidades hoteleiras e similares a serem obrigadas a cobrar 220 escudos (dois euros) por cada pernoita até dez dias, a cada turista com mais de 16 anos.

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Startup Lisboa abre candidaturas para a 5.ª edição do From Start-to-Table

As candidaturas a este programa de aceleração destinado a startups ligadas ao ecossistema da restauração decorrem até 25 de setembro e podem ser realizadas online.

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A Startup Lisboa já abriu as candidaturas para mais uma edição do programa de aceleração  From Start-to-Table, destinado a startups ligadas ao ecossistema da restauração, que, este ano, tem como objetivo “alargar o âmbito do programa e desenvolver a comunidade de
foodtech ao longo do ano”. 

De acordo com um comunicado enviado à imprensa, as candidaturas decorrem até 25 de setembro e podem ser realizadas online, através do preenchimento do formulário que está disponível aqui. Os vencedores de cada categoria ganham um prémio de 10 mil euros.

“Podem candidatar-se pessoas ou startups (constituídas há menos de cinco anos), portuguesas ou estrangeiras, que tenham um projeto de tecnologia para a restauração ou novos produtos desde que tragam inovação ao setor – alinhados com objetivos de sustentabilidade ambiental, social e económica”, lê-se no comunicado da Startup Lisboa.

Numa primeira fase, os projetos pré-selecionados vão ser apresentados a “um júri que
escolherá até 20 equipas para integrarem o programa”, seguindo-se, depois, um período de oito semanas em que os finalistas vão trabalhar na prototipagem e validação do seu produto, tendo também acesso a um amplo painel de especialistas, mentores e investidores do setor e
representantes do ecossistema da restauração em Portugal.

Delta Cafés, Sagres, Zomato e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) são algumas das empresas que se juntaram já a este programa de aceleração, assim como o Turismo de Portugal.

No entanto, este ano, a novidade é mesmo a aposta no desenvolvimento da comunidade do From Start-To-Table através do lançamento de um programa de softlanding que apoie as startups a estabelecerem-se em Portugal após a conclusão do programa, assim como o desenvolvimento de um conjunto de eventos e iniciativas que irão ocorrer após o programa de forma a dar continuidade à dinamização do ecossistema de foodtech em Portugal.

Paralelamente, está também previsto o aprofundamento da parceria com a Zomato, que vai dar aos participantes um maior acesso a mais apoio direto da equipa da Zomato em
diversas áreas, incluindo o business development, marketing, entre outros.

Recorde-se que o From Start-to-Table arrancou em 2018 e, desde então, já acelerou mais de 90 projetos, recebeu mais de 400 candidaturas, de mais de 30 países, tendo a última edição registado a maior participação de equipas internacionais, já que um dos vencedores até foi
um empreendedor cipriota, com a startup Blend.

 

 

 

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Mercado alemão recupera níveis pré-pandémicos até 2024, aponta GlobalData

A GlobalData estima que, daqui a dois anos, cerca de 117,9 milhões de alemães já tenham voltado a procurar o transporte aéreo para viajar, ultrapassando os 116,1 milhões contabilizados em 2019.

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O mercado alemão já está de regresso às viagens internacionais e, até 2024, deverá recuperar para níveis pré-pandémicos, avança a GlobalData, que estima que, daqui a dois anos, cerca de 117,9 milhões de alemães já tenham voltado a procurar o transporte aéreo para viajar.

O número de 117,9 milhões de turistas alemães que devem voltar a viajar para fora do país até 2024 ultrapassa mesmo o total de 2019, quando eram 116,1 milhões os alemães que tinham viajado para fora do país.

Os dados divulgados esta semana pela GlobalDalta constam do relatório ‘Alemanha Source Tourism Insight, 2022 Update’, que analisa a recuperação do turismo na Alemanha, depois dos anos de quebra de 2020 e 2021, quando as restrições devido à COVID-19 e a falta de confiança dos consumidores levou a procura turística dos alemães para mínimos históricos.

“A pandemia da COVID-19 teve um enorme impacto nas viagens internacionais da Alemanha. Os números do turismo de outbound encolheram para uma fração do que eram em 2019, registrando um declínio anual de 64,5%, de 116,1 milhões de viajantes em 2019 para 41,2 milhões em 2020, antes de um declínio adicional em 2021 para 40,4 milhões”, resume Megan Cross, analista de viagens e turismo da GlobalData.

No entanto, com a melhoria da situação pandémica e o consequente alívio das restrições relacionadas com a COVID-19, a confiança dos consumidores alemães parece estar de regresso, o que permite perspetivas “muito mais brilhantes” para os próximos anos, numa recuperação que, segundo Megan Cross, deverá funcionar com um “impulso” para turismo mundial, já que o mercado alemão é “um importante mercado de origem no cenário global.”

Apesar de estar a assistir a uma recuperação do mercado alemão, a GlobalData alerta para algumas tendências que se começam a identificar neste mercado, nomeadamente no que diz respeito aos preços, que têm vindo a subir, o que está a levar os turistas alemães, que por norma sempre procuraram soluções de férias económicas, a escolher voos mais baratos. Neste sentido, diz a GlobalData, 55% dos entrevistados neste relatório procura companhias aéreas low cost, a exemplo da Ryanair, easyJet, Eurowings, Air Berlin, TUIfly e Condor.

“Muitos viajantes europeus interessados ​​em manter os seus planos de férias podem simplesmente reduzir o valor que gastam em produtos e serviços antes e durante a viagem. Por exemplo, os viajantes que geralmente ficam em hotéis de média gama, agora devem escolher formas económicas de alojamento para manter os custos baixos. Isso certamente ajudará as empresas que já têm como alvo os viajantes com orçamento limitado”, acrescenta Megan Cross.

Tendência é também o recurso a agências de viagens online para reservar as férias, com mais de um quarto dos entrevistados (29%) a revelar que normalmente é esta a escolha para reservar as viagens, enquanto 16% diz preferir a reserva direta e 15% opta por reservar com um agente de viagens presencial na loja.

Já os motivos para a viagem prendem-se, na maior parte dos casos, com visitas a amigos e familiares, com 29% dos inquiridos a apontar esse como o principal motivo da viagem, enquanto no outro extremo da escala o motivo menos apontado foi as férias gastronómicas, o que a GlobalData diz que poderá ainda estar relacionado com o receio da pandemia, já que apenas 17% dos alemães disse não estar preocupado com a COVID-19.

Quanto a destinos, a Áustria, pela proximidade, disponibilidade de ligações e ligação histórica entre os dois países, parece ser o destino preferido, ainda nos últimos anos a Áustria tenha visto o número de turistas alemães cair drasticamente, passando de 14,4 milhões de turistas alemães em 2019 para 8,6 milhões em 2020 e 5,8 milhões em 2021.

Contudo, até 2024, as perspetivas da GlobalData são positivas, uma vez que se espera que o país volte a ver um aumento do número de  turistas alemães, chegando aos 14,5 milhões de alemães nos dois próximos anos.

“A falta de turistas alemães durante a pandemia impactou muitos países, especialmente na Europa. Destinos que podem responder às necessidades específicas dos alemães vão ver os seus prazos de recuperação encurtados nos próximos anos”, conclui analista de viagens e turismo da GlobalData..

 

 

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CTP receia que burocracia atrapalhe vinda de trabalhadores estrangeiros para o Turismo

Apesar de aplaudir a alteração da lei, a CTP manifesta “algumas reservas sobre a capacidade que as autoridades públicas terão, ao abrigo desta legislação, para agirem de forma desburocratizada e célere” na atração de trabalhadores estrangeiros.

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A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) acredita que a legislação que veio alterar o regime jurídico de entrada e permanência de estrangeiros em território nacional pode contribuir para atrair a necessária mão-de-obra para o setor do turismo, mas mostra-se preocupada com a excessiva burocracia, que pode impedir as autoridades de atuarem de forma célere e atrasar o recrutamento.

Num comunicado enviado à imprensa esta quarta-feira, 10 de agosto, a CTP manifesta “algumas reservas sobre a capacidade que as autoridades públicas terão, ao abrigo desta legislação, para agirem de forma desburocratizada e célere com vista a que mais estrangeiros reforcem o mercado de trabalho e assumam a plena integração na nossa sociedade”.

Apesar disso, a CTP considera que a nova lei, que já foi promulgada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vem criar “as condições procedimentais e legais para que o Estado português possa agir de forma célere e eficaz com vista a serem implementados acordos de mobilidade migratória para o mercado de trabalho em especial, e com maior relevância para o Turismo, com os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”.

“Para a CTP é importante que este processo venha a ser efetivo já que pode vir a permitir atrair mais mão de obra para o Turismo, num momento em que há escassez de pessoas para trabalhar na atividade turística, mesmo numa situação favorável como aquela em que nos encontramos onde as condições salariais e de trabalho são atrativas e em linha com uma contratação coletiva que tem dado boas respostas aos problemas existentes”, acrescenta a informação divulgada.

No comunicado enviado à imprensa, Francisco Calheiros, presidente da CTP, lembra que a contratação de estrangeiros, nomeadamente provenientes da CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa, era uma das propostas que já vinham a ser apresentadas para colmatar a falta de mão-de-obra no turismo.

“A contratação de estrangeiros, nomeadamente provenientes dos países da CPLP, é uma das propostas que a Confederação do Turismo tem apontado como fazendo parte da solução para a falta de mão de obra no Turismo. Os empresários do Turismo estão desde já disponíveis para acolher os estrangeiros que desejem vir trabalhar no Turismo em Portugal, oferecendo-lhes todas as condições de trabalho, de formação profissional específica, assim como apoio na sua inserção profissional e pessoal”, afirma o responsável.

A CTP recorda ainda que, apesar do turismo estar a ser fortemente afetado pela falta de trabalhadores, não é o único setor a enfrentar esta escassez, uma vez que este é “um problema transversal à generalidade das atividades económicas”.

Na opinião da CTP, o Turismo é, contudo, um setor que, atualmente, oferece “condições de trabalho atraentes” e paga “salários acima da contratação coletiva”, em resultado de um processo negocial que não é unilateral, ou seja, é negociado “entre sindicatos e entidades empregadoras”.

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Oeiras recebe Festival Internacional Balões de Ar Quente a 24 de setembro

O festival, que vai na sua 25.ª edição, vai ter lugar na Quinta de Cima do Palácio do Marquês de Pombal, junto à Câmara Municipal de Oeiras, naquela que será a primeira vez que o evento decorre em Oeiras. 

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O município de Oeiras vai ser palco, a 24 de setembro, Festival Internacional Balões de Ar Quente, que vai contar com diversas atividades gratuitas e dedicadas ao publico em geral, informou a organização do evento em comunicado.

O festival, que vai na sua 25.ª edição, vai ter lugar na Quinta de Cima do Palácio do Marquês de Pombal, junto à Câmara Municipal de Oeiras, naquela que será a primeira vez que o evento decorre em Oeiras.

Além das várias atividades gratuitas que vão estar disponíveis a 24 de setembro, o Festival Internacional de Balões de Ar Quente vai também disponibilizar batismos de voo cativo, assim como o evento Night Glow, um espetáculo noturno de luz, cor e som, em que as chamas dos queimadores dos coloridos balões são libertadas ao ritmo da música, que será o ponto alto do festival.

“Para fazer um batismo de voo cativo, os visitantes devem dirigir-se ao local do Festival, onde serão recebidos pela organização, por ordem de chegada, e encaminhados para o respetivo balão. O voo, que irá permitir ter uma visão de 360 graus sobre a Quinta de Cima do Palácio do Marquês de Pombal e os seus jardins, é apto para todas as idades e gratuito”, indica a Publibalão, entidade que, em conjunto com a Câmara Municipal de Oeiras, organiza o festival.

O programa do festival, que tem entrada gratuita, já está disponível online e pode ser consultado em www.publibalao.com.

 

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Número de turistas internacionais no Dubai cresce 183% no 1.º semestre

De acordo com o Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET), “o número de turistas verificado no primeiro semestre de 2022 ficou muito próximo dos números do período homólogo de 2019”.

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Entre janeiro e junho, o Dubai recebeu 7,12 milhões de turistas internacionais, número que traduz um aumento de 183% face a igual período de 2021, quando o emirado tinha contabilizado 2,52  milhões de turistas internacionais, avança o Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET), em comunicado.

“O número de turistas verificado no primeiro semestre de 2022 ficou muito próximo dos números do período homólogo de 2019, no qual se registou 8,36 milhões de turistas internacionais no Dubai”, destaca o DET, acrescentando que esta “tendência positiva coloca a cidade no caminho certo para atingir as metas de turismo delineadas para este ano”.

Grande parte dos turistas internacionais que visitaram o Dubai no primeiro semestre era proveniente da Europa Ocidental, que representou uma quota de 22% dos turistas internacionais contabilizados, assim como do Médio Oriente e Norte de África, que em conjunto representaram 34% dos turistas que visitaram o Dubai entre janeiro e junho. A estas regiões, junta-se ainda a Ásia, com uma quota de 16%, assim como a Rússia, CEI e Europa Oriental, com 11% do total de visitantes no primeiro semestre de 2022.

“A ampla distribuição geográfica dos mercados emissores do emirado reflete a estratégia de diversificação do Dubai destinada a direcionar o tráfego por um amplo espectro de países e segmentos de visitantes, mitigando assim os riscos associados à dependência excessiva de uma só região, e destaca ainda o sucesso das campanhas de marketing personalizadas do destino em plataformas especializadas específicas e diferenciadas”, justifica o DET.

Nos primeiros seis meses do ano, destaque ainda para a atividade hoteleira no Dubai, que “apresentou resultados consideráveis, com um desempenho recorde na maioria dos indicadores durante o primeiro semestre de 2022”.

Entre janeiro e junho, a hotelaria do Dubai registou uma taxa de ocupação média de 74%, “uma das mais altas do mundo” e 12 pontos percentuais do registado em igual período do ano passado, quando este indicador se ficava pelos 62%.

Em comparação com o período pré-pandemia, a taxa de ocupação da hotelaria do Dubai continua, no entanto, ligeiramente abaixo, uma vez que no primeiro semestre de 2019 este indicador tinha sido de 76%.

Os resultados foram também positivos ao nível do rendimento médio por quarto ocupado (ADR) e o rendimento médio por quarto disponível (RevPAR), que já superaram os níveis pré-pandémicos, com o ADR a chegar aos AED567, num aumento de 48,5% e 28% face ao mesmo período de 2021 e 2019, respetivamente.

Já o RevPAR subiu 76% em relação aos primeiros seis meses de 2021, fixando-se nos AED417, enquanto em comparação com o período pré-pandemia houve um aumento de 24%, para AED336.

“De acordo com a empresa de análise hoteleira STR, o Dubai ocupa o terceiro lugar a nível global no RevPAR (US$ 147), depois de Paris (US$ 195) e Nova York (US$ 172)”, refere ainda o DET na informação divulgada.

O DET revela ainda que estes resultados foram alcançados mesmo depois de se ter registado um aumento de 19% da capacidade hoteleira em relação ao período homólogo de 2019, uma vez que, em final de junho, o portefólio de hotéis do Dubai era composto por 140.778 quartos em 773 estabelecimentos hoteleiros, em comparação com 118.345 quartos disponíveis no final de junho de 2019 em 714 estabelecimentos.

Já o número total de hotéis no primeiro semestre de 2022 teve um crescimento de 8% em relação ao primeiro semestre de 2021, “reforçando a confiança dos investidores em continuar a apostar no setor turístico no Dubai”, refere ainda o DET.

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Transportes e Alojamento e Restauração entre os setores que mais novas empresas constituíram até julho

Os setores dos Transportes e do Alojamento e Restauração registaram aumento de 124% e 25%, respetivamente, na constituição de novas empresas até julho, segundo o mais recente relatório da consultora Informa D&B.

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O setores dos Transportes e Alojamento e Restauração foram dois dos que registaram maior subida na constituição de novas empresas nos primeiros sete meses do ano, avança a Informa D&B, cujo mais recente relatório aponta crescimentos de 124% e 25%, respetivamente.

“No acumulado desde janeiro até julho de 2022, a maioria dos setores regista um aumento na constituição de empresas face a 2021”, indica a consultora num comunicado divulgado esta segunda-feira, 8 de agosto.

Os Transportes foi um dos setores que mais se destacou na constituição de novas empresas até julho, com mais 1.228 novas empresas que em igual período do ano passado, o que corresponde a um aumento de 124%.

Já no setor do Alojamento e Restauração foram constituídas, nos primeiros sete meses do ano, mais 551 empresas, o que traduz um aumento de 25% em comparação com período homólogo de 2021.

Além destes, também os setores dos Serviços Gerais (+936 constituições, +30%) e dos Serviços Empresariais (+582 constituições, +13%) se destacaram na constituição de novas empresas nos primeiros sete meses de 2022.

No total, entre janeiro e julho, foram criadas em Portugal 28.989 novas empresas, o que representa um crescimento de 17% face ao mesmo período de 2021, ainda que a Informa D&B alerte que, em julho, houve menos 236 constituições, o que corresponde a uma descida de 7% face a julho de 2021.

Segundo a consultora, este decréscimo registado em julho veio quebrar “um ciclo de crescimento que vinha desde outubro passado e que só tinha sido interrompido em abril”, tendo esta descida sido mais “concentrada nas regiões do Norte e Centro, influenciando significativamente o decréscimo total”.

Já o Retalho e a Agricultura e outros recursos naturais foram os setores que assistiram a uma descida na constituição de novas empresas, apresentando quebras de 13% e 1,6%, respetivamente, com a Informa D&B a explicar que, no caso do Retalho, a descida “ocorre há já cinco meses e é transversal a quase todos os seus subsetores”, sobretudo o Retalho de Têxtil e Moda, Generalista e outros.

Apesar da melhoria face a 2021, em comparação com 2019, os dados da Informa D&B mostram que “a criação de novas empresas mantém-se abaixo em quase todos os setores de atividade”, com exceção das Tecnologias de Informação e Comunicação (+27%) e das Atividades Imobiliárias (+18%).

“A subida das constituições no período de janeiro a julho deste ano é também transversal a todas as regiões, com destaque para a Área Metropolitana de Lisboa (+2 700 constituições, +31%)”, indica ainda a consultora.

A descer continuam também as insolvências e encerramentos, uma vez que, nos primeiros sete meses do ano, encerraram 6.815 empresas, menos 2,5% que no período homólogo, e 962 empresas iniciaram um processo de insolvência, valor que representa uma descida de 21% face a 2021.

No caso dos encerramentos, “a maioria dos setores de atividade registam valores de encerramento inferiores a 2021”, sendo que apenas o Retalho (+89 encerramentos, +8,9%), Atividades Imobiliárias (+24 encerramentos, +5,2%) e Indústrias (+13 encerramentos, +2%) registaram mais encerramentos que no ano passado.

Nas insolvências, o setor do Alojamento e Restauração encontra-se, no entanto, entre os setores que maior número de processos de insolvência iniciaram, assim como o dos Transportes, que foi mesmo “o único setor que regista um aumento no número de processos de insolência neste período (+16 processos; +31%)”.

 

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REDE-T tem novo parceiro na área da decoração profissional

A Laskasas Kontract é o novo parceiro da REDE-T para a área de Projetos de Decoração Profissionais.

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A REDE-T tem, desde este mês de agosto, um novo parceiro na área da decoração profissional, contando com a Laskasas Kontract como parceiro de Projetos de Decoração Profissionais.

“Com uma experiência reconhecida em Projetos Profissionais e uma equipa inteiramente dedicada e especializada, a Laskasas Kontract apresenta soluções 100% customizáveis para garantir que respondemos às necessidades de cada projeto. Tudo isto aliado às nossas mais de 200 opções de personalização entre lacados, madeiras, tecidos, vidros, mármores e outros materiais para garantirmos que nenhum projeto é padronizado”, indica a REDE-T, num comunicado enviado à imprensa.

De acordo com a REDE-T, a Laskasas Kontract esteve já envolvida no desenvolvimento de hotéis, Spas, Lounges & Lobbys, Discos & Clubs e restaurantes, além de contar com um serviço especial e exclusivo para negócios, que é acompanhado e desenvolvido por uma equipa especializada na área que tem como mote, entregar uma nova perspectiva ao espaço.

A marca é também capaz de de produzir e de criar qualquer peça, através da sua unidade de produção, que permite também a personalização de cada projeto a qualquer medida e com qualquer acabamento.

Com a parceria entre a REDE-T e a Laskasas Kontract, estão disponíveis descontos até 30% para profissionais, assim como um desconto extra de 5% para particulares que é exclusivo para os associados da REDE-T.

A REDE-T conta já com perto de 18.000 profissionais do canal HORECA registados, disponibilizou quase 19.000 ofertas de trabalho e quase 1.500 documentos para download. A plataforma permite também o acesso a mais de 2.000 CVs dos melhores profissionais do setor e disponibiliza um diretório de empresas com as conhecidas marcas .

 

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1.ª fase do Programa Transformar Turismo foi concluída com cinco projetos aprovados

A 1.ª fase do Programa Transformar Turismo foi concluída no passado mês de julho e conta com cinco projetos aprovados nas linhas Linhas Territórios Inteligentes e Regenerar Territórios, que totalizam um investimento superior a 1,7 milhões de euros.

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A 1.ª fase do Programa Transformar Turismo foi concluída no passado mês de julho e conta com cinco projetos aprovados nas linhas Linhas Territórios Inteligentes e Regenerar Territórios, que totalizam um investimento superior a 1,7 milhões de euros.

De acordo com um comunicado do Ministério da Economia e Mar, estes projetos, que vão ser apoiados em 775 mil euros, visam a concretização de um marketplace multicanal na região Norte, aplicação de redes inteligentes no contexto do turismo de saúde e bem-estar, assim como a concretização de novas infraestruturas para o turismo náutico.

Os projetos, acrescenta a informação divulgada, “assentam em estratégias sólidas de sustentabilidade nas dimensões económica, social e ambiental com impactos relevantes e mensuráveis na região onde se inserem, contribuindo deste modo para a concretização dos objetivos definidos no Plano “Reativar o Turismo. Construir o Futuro” (PRT) e na Estratégia Turismo 2027 (ET2027)”.

Nesta primeira fase do Programa Transformar Turismo foram analisadas 47 candidaturas, o que, segundo o comunicado do Ministério da Economia e Mar, permitiu perceber que existia a “necessidade e oportunidade de se proceder a alguns ajustes nos Despachos Normativos que regulamentam o Programa e as Linhas que lhe estão subjacentes”.

“Assim, passará a ser possível a abertura de avisos específicos para a apresentação de candidaturas por concurso ou por convite, no contexto da valorização de produtos turísticos que, pela sua qualidade, singularidade e alinhamento com os desafios, objetivos e metas definidos nos referenciais estratégicos do setor, promovam o potencial turístico e o desenvolvimento sustentável do território. Passará também a ser possível, em situações excecionais e devidamente justificadas, a elegibilidade de promotores que, à data da candidatura, possuam mais de um projeto aprovado e ainda não concluído no âmbito do Programa Valorizar ou Programa Transformar Turismo”, acrescenta a informação.

Recorde-se que o Programa Transformar Turismo, cuja primeira fase de candidaturas abriu no início do ano, destina-se a apoiar o investimento público e privado na qualificação de Portugal enquanto destino turístico e conta com duas linhas de apoio, que se destinam a entidades públicas e privadas do setor.

“Estes projetos, agora apoiados, ajudarão à qualificação do destino turístico Portugal, promovendo não só a regeneração e reabilitação dos espaços públicos com interesse para o turismo, mas também a desconcentração da procura, a redução da sazonalidade e maiores índices de criação de valor – justamente o que queremos para esta indústria”, considera Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.

 

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Hotelaria algarvia superou números de 2019 em julho

Segundo a AHETA, o “Algarve superou, em julho, os números de 2019, o melhor ano turístico de sempre”, depois de registar uma taxa de ocupação de 87,7%, valor que ficou 4,3 pontos percentuais acima de igual mês pré-pandemia.

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No passado mês de julho, a hotelaria algarvia registou uma taxa de ocupação/quarto de 87,7%, valor que ficou 4,3 pontos percentuais acima de igual mês de 2019, o que leva a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) a sublinhar que o “Algarve superou, em julho, os números de 2019, o melhor ano turístico de sempre”.

De acordo com os dados provisórios divulgados esta sexta-feira, 5 de agosto, pela associação, a taxa de ocupação/quarto de julho também superou o valor registado em julho de 2021, ficando 37,5 pontos percentuais acima do registado em julho do ano passado.

Por mercados, o destaque vai para o doméstico e para o americano, que apresentaram, em julho, subidas de 4,3 pontos percentuais e 1,1 pontos percentuais, respetivamente, e afirmando-se como “os que mais contribuíram para a subida verificada”.

Em sentido contrário estiveram os mercados britânico e alemão, que apresentaram descida de 2,2 pontos percentuais e 1,8 pontos percentuais, respetivamente, sendo mesmo aqueles que “apresentaram as maiores descidas”  no sétimo mês do ano.

Por zonas geográficas, as maiores subidas ocorreram nas zonas Vilamoura/Quarteira/Quinta do Lago, que assistiram a um aumento de 13,1 pontos percentuais, seguindo-se Monte Gordo/VRSA, onde a subida foi de 9,4 pontos percentuais, e Carvoeiro/Armação de Pêra, com um crescimento de 9,1 pontos percentuais.

Já a zona de Albufeira, que é considerada a principal zona turística do Algarve, “registou uma ocupação idêntica à verificada em 2019”, indica ainda a AHETA no comunicado enviado à imprensa.

Em julho, o volume de vendas dos hotéis e empreendimentos turísticos do Algarve cresceu ainda 17,2 por cento face ao mesmo mês de 2019.

Já no acumulado desde janeiro, a AHETA diz que a taxa de ocupação/quarto regista uma descida de 6,2% face a 2019, o que corresponde a uma subida de 194% face a 2021.

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