INDEG-ISCTE apresenta 4ª edição de pós-graduação em Top Management in Hospitality and Tourism
Hélia Gonçalves Pereira, Directora da Pós-Graduação em Top Management in Hospitality and Tourism do INDEG-ISCTE, diz que esta pós-graduação conta com um programa orientado para “o saber fazer”.
Raquel Relvas Neto
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Em Janeiro de 2019, tem início a 4ª edição da pós-graduação em Top Management in Hospitality and Tourism no INDEG-ISCTE.
O curso decorre até Junho em horário pós-laboral, sendo que as candidaturas acontecem até Dezembro deste ano.
Segundo Hélia Gonçalves Pereira, Directora da Pós-Graduação em Top Management in Hospitality and Tourism do INDEG-ISCTE, esta pós-graduação conta com um programa orientado para “o saber fazer”. Ou seja, “significa isto que os conteúdos programáticos são sistematicamente actualizados em função das necessidades/tendências do mercado o que é garantido por um corpo docente que, na sua esmagadora maioria, tem uma forte, consolidada e relevante ligação ao sector”.
No próximo ano, a inovação vai continuar patente no curso, “seja através dos conteúdos ministrados, seja a partir da apresentação de novos casos da indústria e utilização de ferramentas de ‘market research’ adequados ao sector, seja, ainda, na organização de seminários específicos em torno de temáticas “quentes”; para os profissionais da área”.
Foi ainda criado um ‘advisory board’ constituído por “figuras proeminentes” na área do Turismo e Hotelaria: Nuno Ferreira-Pires (SportTv, ex-Pestana); Gonçalo Rebelo de Almeida (Vila Galé), Rodrigo Machaz (Memmo), Bernardo Trindade (Porto Bay, ex-Secretário de Estado do Turismo), Luís Patrão (ex-Presidente Turismo de Portugal, AHRESP), Mário Ferreira (Nau Hotels), Pedro Santos Moreira (Turismo Fundos), Telmo Faria (Rio do Prado, ex-Presidente CM de Óbidos) – “o que permitirá ter sempre a visão mais clara e actualizada sobre o que acontece a todo o momento na área e a monitorização permanente, por parte destes profissionais, das necessidades de actualização da Pós-Graduação”.
Sobre o público-alvo, a responsável explica que se centram em três “targets potenciais”: profissionais juniores do sector que sentem a necessidade de complementar a sua formação e encontram neste programa a solução para a sua ambição; profissionais seniores do sector que foram progredindo dentro das organizações de que fazem parte e que “sentem, em determinado momento que, face à intensidade competitiva existente no setor têm, hoje que actualizar e, sobretudo, ligar a sua experiência prática a conceitos estruturados e tendências captadas num contexto mais académico e, por isso, organizado”; e, finalmente, profissionais de outros setores que “sentem o apelo e a atratividade da hotelaria e turismo e decidem, em determinado momento, fazer um switch de carreira – para estes, a Pós-Graduação é também uma solução pois permite-lhes ter acesso aos principais conceitos e ferramentas e ainda, adicionalmente, às principais tendências do sector”.
Este programa, diz ainda a responsável, tem um enfoque acentuado na aplicabilidade dos conteúdos leccionados e das competências apreendidas. Nas unidades curriculares de projeto (I e II), os participantes são desafiados “a desenvolver planos em torno de problemas reais, de empresas reais (temos a parceira com o grupo Vila Galé, Pestana e DHM (Discovery Hotel Management). Colocamos os participantes como consultores destes grandes grupos empresariais e, deste modo, num ecossistema de profunda realidade onde são desafiados a encontrar soluções para problemas efetivamente existentes. Desde programas de fidelização até planos de optimização de eficiência operacional na área de housekeeping, reposicionamento de unidades hoteleiras, compreender o customer journey e actuar proactivamente sobre este percurso, criação de experiências, entre outros, todos estes projetos têm contribuído para a melhoria do portfólio das empresas nossas parceiras e, naturalmente, contribuem para termos participantes substancialmente melhor preparados para o mercado”.