Rota dos Restaurantes promove a gastronomia portuguesa

Por a 16 de Maio de 2018 as 13:05

São mais de 100 os restaurantes que este ano se juntam à celebração do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa. De 19 a 27 de Maio está disponível a Rota de Restaurantes, uma iniciativa integrada nas celebrações do Dia da Gastronomia e que este ano se estende a todo o país.

Os restaurantes aderentes estão todos identificados com o dístico do Dia da Gastronomia e têm ofertas ou descontos que podem chegar aos 50%, previamente identificados e sempre relacionados com a gastronomia nacional e as nossas tradições.

Sendo este ano a data celebrada a Norte pretende-se que esta iniciativa, seja também, uma verdadeira rota turística gastronómica a nível nacional, convidando turistas e população local a explorar os melhores sabores nacionais, sempre de uma forma calorosa e surpreendente.

A Rota dos Restaurantes está integrada no Dia da Gastronomia Portuguesa que este ano se realiza nos dias 26 e 27 de Maio, em Vila Nova de Gaia. Celebrada no último domingo do mês de Maio, desde que foi aprovado em Assembleia da República em 2015, este ano as festividades vão alargar-se a todo o fim-de-semana, numa ação que vai envolver todo o público. Showcookings, degustações, animação, exposições, espaço para crianças são algumas das atrações deste fim-de-semana que mais do que celebrar a gastronomia portuguesa, celebra as tradições, a cultura e o saber fazer português.

Para Olga Cavaleiro, presidente da FPCG, “mais do que uma ação, o Dia Nacional da Gastronomia é um ato de celebração do melhor que temos sobre a mesa, é lembrar a ancestralidade, as tradições culturais e históricas do nosso património gastronómico. Somos o que comemos e nesse ato levamos toda a nossa história, toda a nossa paisagem atrás de nós e, ainda conseguimos ter espaço para a reciprocidade decorrente das muitas viagens que sempre fizemos. Neste ano em que o Dia da Gastronomia subiu a Norte de Portugal, queremos lembrar o encontro feliz e tão natural entre a gastronomia e os vinhos e, por isso, tal estará naturalmente em destaque”.

Promovido conjuntamente pela Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, pela AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e pela AGAVI – Associação para a Promoção e Defesa da Gastronomia, Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade, o Dia Nacional de Gastronomia Portuguesa, aprovado em Assembleia da República e instituído no último domingo de maio de cada ano, contou em 2017, na sua segunda edição, no Aeroporto de Lisboa, com cerca de 40 mil visitantes, 40 expositores e mais de 50 confrarias presentes.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *