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AHP dá a conhecer a plataforma CLICK2PORTUGAL

Plataforma agregadora de hotéis permite a reserva directa, está integrada no visitportugal.pt e vai ser lançada no 4.º trimestre de 2018.

Patricia Afonso
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AHP dá a conhecer a plataforma CLICK2PORTUGAL

Plataforma agregadora de hotéis permite a reserva directa, está integrada no visitportugal.pt e vai ser lançada no 4.º trimestre de 2018.

Patricia Afonso
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Reservas em baixo, falta de trabalhadores e fé no mercado interno. Assim se perspetiva o verão na hotelaria
Alojamento

A Associação da Hotelaria de Portugal – AHP apresentou esta quarta-feira, 16 de Maio, a plataforma CLICK2PORTUGAL, um agregador de hotéis que permite a reserva directa e que visa capacitar e elevar o posicionamento digital da hotelaria nacional, aumentando a sua competitividade e promovendo a sua internacionalização. A plataforma, desenvolvida pela GuestCentric, estará online no último trimestre, com a AHP a perspectivar a presença de 400 hotéis, entre os quais alguns dos principais grupos portugueses.

Raul Martins, presidente da AHP

A CLICK2PORTUGAL é uma plataforma de adesão gratuita aberta a todos os empreendimentos turísticos presentes no mercado português, associados ou não da AHP, que permite às unidades reforçar a sua presença digital; funciona como motor de reservas aos hotéis que ainda não o disponibilizam; e actua com meio complementar de reserva que funciona “como uma extensão do próprio” canal do hotel, permitindo a integração com o Channel Manager sem custos associados.

Este motor de reservas vai estar integrado no site de promoção do Turismo de Portugal, www.visitportugal.pt, permitindo o acesso directo dos visitantes às reservas hoteleiras. As reservas podem ser feitas na plataforma ou no site do hotel, mas a transacção é sempre feita directamente no canal próprio da unidade.

A presença na CLICK2PORTUGAL, que funciona em sistema random (aleatório, apenas usando os requisitos seleccionados pelo visitantes da página), inclui fotografias de alta qualidade, um vídeo do hotel (opcional), traduções em quatro idiomas (correspondentes aos principais emissores para Portugal – inglês, francês, espanhol e alemão), informações sobre os pontos de interesse seleccionados pelos hotéis e o sistema de rating da ReviewPro, que agrega as avaliações de 175 sites.

O pacote de adesão é gratuito e inclui as traduções e pontos de interesse. As fotografias são mandatórias, mas todos os conteúdos serão fornecidos pelo próprio hotel. Caso não tenham os conteúdos de imagem necessários ou estes não tenham a qualidade exigida, a AHP estabeleceu contratos com fornecedores de confiança para que estes serviços sejam assegurados a preços competitivos (o serviço de fotografias está disponível a partir de 80 euros e o de vídeo a partir de 250 euros, valores sem IVA).

A descrição das unidades será fornecida pelas marcas hoteleiras e revista pela AHP de forma a estar disponível de acordo com as melhores práticas da presença online, nomeadamente orientado ao SEO. Todos os conteúdos, quer de escrita, quer de imagem, serão da propriedade do hotel, pelo que poderão ser usados pelos próprios noutros meios e canais de comunicação.

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Transportes

Empresas de David Neeleman não estão falidas e empresário quer pedido de desculpas de António Costa

Antigo acionista da TAP acusa o primeiro-ministro de ter “faltado à verdade” quando disse que as empresas de David Neeleman estavam falidas e lembra a criação da Breeze Airways nos EUA, que nasceu em “plena pandemia”.

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O empresário e ex-acionista da TAP, David Neeleman, reagiu esta terça-feira, 18 de janeiro, às palavras de António Costa, acusando o primeiro-ministro e líder do Partido Socialista (PS) de ter “faltado à verdade” num debate para as eleições legislativas de 30 de janeiro, uma vez que, apesar do período difícil por que a aviação tem passado com a pandemia, nenhuma das suas “empresas foi à falência nem foi sujeita a qualquer tipo de intervenção similar até à presente data”.

Num comunicado enviado à Lusa, David Neeleman considera que, no debate que opôs António Costa a Rui Rio, presidente do Partido Social Democrata (PSD), a 13 de janeiro, o primeiro-ministro e secretário-geral do PS proferiu “afirmações falsas”, que afetaram o seu “nome e reputação”, quando disse que o Estado nacionalizou a TAP “para prevenir precisamente que aquele privado que lá estava e que não merecia confiança, não daria cabo da TAP no dia em que fosse à falência'”.

Na reação enviada à Lusa, o empresário explica que “desde o início” da sua carreira teve “a oportunidade de criar cinco empresas de aviação em diferentes países como os Estados Unidos da América, Canadá e Brasil” e que, “apesar de nos dois últimos anos a indústria da aviação ter passado pela sua maior crise de sempre, nenhuma dessas empresas foi à falência nem foi sujeita a qualquer tipo de intervenção similar até à presente data”.

“Ao contrário do que o Dr. António Costa disse nesse debate, todas as empresas de aviação que fundei foram e continuam a ser projetos de grande sucesso com valorizações consideráveis para os seus ‘stakeholders’, tendo demonstrado ser sustentáveis e resilientes o suficiente para sobreviver neste cenário de crise”, reforça David Neeleman na nota enviada à Lusa.

David Neeleman garante que nenhuma das suas empresas está falida e diz até que isso pode ser comprovado, uma vez que  “há muita informação sobre essas empresas, desde logo por serem cotadas”, considerando, por isso, que não é necessário “detalhar a situação de cada uma delas”, ainda que destaque notícias que dão conta dos “enormes sucessos” da Jet Blue e da Azul, assim como do mais recente projeto do empresário nos EUA, a Breeze Airways, que “iniciou atividade em plena pandemia”.

“É com surpresa que noto que o Dr. António Costa entende que eu não sou merecedor de ‘confiança’, isto depois de após o início da pandemia o Dr. António Costa ter reconhecido em 30 de abril de 2020 em entrevista à RTP que a TAP até à pandemia estava a executar o plano estratégico que tinha sido aprovado pelo Estado”, acrescenta David Neeleman, que quer um pedido de desculpas por parte do primeiro-ministro.

“O Dr. António Costa faltou à verdade e com as suas declarações afetou o meu nome e a minha reputação, pelo que espero um pedido de desculpas”, lê-se na nota enviada à Lusa.

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Barómetro AHRESP conclui: aumento dos custos da energia já está a causar danos

A subida dos custos energéticos e das matérias-primas já está a ter impacto nas atividades das empresas dos setores que a AHRESP representa.

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O Barómetro da AHRESP conclui que, para 88% dos inquiridos, na sua grande maioria micro e pequenas empresas, o impacto da subida dos custos de energia e de matérias-primas na sua atividade económica já está a ser sentido.

O documento refere ainda que a subida de custos poderá mesmo vir a ter impacto nos preços de venda aos seus clientes, com 54,5% das respostas a apresentarem essa possibilidade.

A Associação anuncia que irá colocar, mensalmente, questões concretas aos decisores das empresas de restauração e similares e alojamento turístico de todo o território nacional, com cargos de representação na AHRESP.

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Grupo Vila Baleira adquire Aparthotel Luamar no Porto Santo

O grupo Vila Baleira adquiriu o Aparthotel Luamar, no Porto Santo, detido desde 1992 pelo grupo Sousa. O valor da transação não foi revelado.

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O grupo Vila Baleira Hotels & Resorts reforçou a sua posição no arquipélago da Madeira com a aquisição do Aparthotel Luamar, na ilha de Porto Santo, unidade detida desde 1992 pelo grupo Sousa.

Localizado junto ao Vila Baleira Resort Porto Santo, o Aparthotel Luamar, que dispõe de 57 apartamentos, vem aumentar para 455 quartos a oferta do grupo detido pela Ferpinta Turismo.

Gonçalo Teixeira, administrador do grupo Vila Baleira Hotels & Resorts. considera importante esta aquisição, pois “vem fortalecer a nossa posição e oferta numa zona nobre da ilha do Porto Santo, alargando a nossa frente de praia”.

“Sempre foi nossa intenção reforçar a nossa oferta turística no arquipélago, seja por ampliação das unidades já existentes, seja por aquisição de outros hotéis”, explica Gonçalo Teixeira, para acrescentar que “trata-se de um negócio que faz sentido para aquela que é a estratégia e posicionamento do grupo no arquipélago da Madeira”.

Além deste novo hotel, o portefólio do grupo integra o Vila Baleira Porto Santo Resort, com 312 quartos, dos quais 56 são apartamentos, bem como o Vila Baleira Funchal, com 86 quartos, adquirido em 2020. No pico da operação, o grupo hoteleiro emprega 270 pessoas.

 

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Turismo recupera 4% em 2021 mas continua 72% abaixo dos níveis de 2019, aponta OMT

Dados preliminares do Barómetro Mundial de Turismo da Organização Mundial do Turismo (OMT) mostram que “o ritmo de recuperação permanece lento e desigual”.

Inês de Matos

Em 2021, o turismo a nível global recuperou e cresceu 4%, aponta a Organização Mundial do Turismo (OMT), que realça, no entanto, que as chegadas internacionais continuam 72% abaixo de 2019, o último ano antes da pandemia da COVID-19.

De acordo com os dados preliminares do Barómetro de Turismo da OMT, divulgados esta terça-feira, 18 de janeiro, no ano passado, as chegadas internacionais de turistas ficaram ligeiramente acima de 2020, quando este indicador tinha apresentado um decréscimo de 73% face a período pré-pandemia.

Segundo a OMT, “o aumento das taxas de vacinação, combinado com a flexibilização das restrições às viagem devido ao aumento da coordenação e protocolos transfronteiriços, ajudaram a liberar a procura reprimida”, o que permitiu uma “recuperação moderada” do setor, nomeadamente no segundo semestre de 2021, quando o decréscimo nas chegadas internacionais foi de 62%.

Em dezembro, acrescenta a OMT, as chegadas internacionais apresentaram uma descida de 65% face a igual mês de 2019, ainda que a organização sublinhe que, neste mês, ainda não se sentiu o impacto da nova variante Ómicron.

A recuperação observada no ano passado não foi, contudo, igual em todo o mundo, com a OMT a constatar que “o ritmo de recuperação permanece lento e desigual”, o que se deve aos diferentes graus de restrições que existem.

Por regiões, o destaque vai para a Europa e para as Américas que, segundo a OMT,  “registaram os resultados mais fortes em 2021 em comparação com 2020”, com aumentos de 19% e 17%, respetivamente, ainda que se mantenha um decréscimo de 63% face a 2019.

Na América, foi nas Caraíbas que foi registado o melhor desempenho, com uma subida de 63% face a 2019, mas uma descida de 37% em comparação com 2019, enquanto a zona mediterrânica da Europa apresentou uma subida de 57% face a 2020 e a América Central de 54%, resultados que, ainda assim, apresentam uma descida de 54% e 56%, respetivamente. Já na América do Norte houve um aumento de 17% face a 2020 e, na Europa Central e Ocidental, a subida foi de 18%.

Em África, as chegadas internacionais aumentaram 12% face a 2020, ainda que também nesta região os resultados continuem 74% abaixo de 2019, enquanto no Médio Oriente as chegadas diminuíram 24% em relação a 2020 e 79% em relação a 2019.

Já a Ásia foi a região que apresentou resultados mais  negativos, com as chegadas internacionais a descerem 65% face aos níveis de 2020 e 94% quando comparada com os valores pré-pandemia.

E se a recuperação das chegadas internacionais foi apenas moderada, também o aumento dos gastos provenientes do turismo seguiu a mesma tendência, já que a contribuição económica do turismo para o PIB mundial chegou aos 1,9 biliões de dólares, acima dos 1,6 biliões apurados em 2020, mas ainda “bem abaixo do valor pré-pandemia de 3,5 biliões de dólares”.

Já as receitas provenientes das exportações turísticas somaram 700 mil milhões de euros, também com uma “pequena melhoria” face a 2020, “devido aos maiores gastos por viagem”, mas ainda a “menos de metade dos 1,7 biliões de dólares registados em 2019”.

De acordo com a OMT, estima-se ainda que a receita média por viagem tenha chegado, no ano passado, aos 1.500 dólares, indicador que também está acima dos 1.300 dólares apurados em 2020, o que se deve a “estadias mais longas, bem como a preços mais altos no transporte e alojamento”.

A França e a Bélgica foram, segundo a OMT, os destaques no que diz respeitos aos gastos por viagem, uma vez que apresentaram “quedas comparativamente menores nas despesas com turismo, com -37% e -28%, respetivamente, em relação a 2019”, enquanto a Arábia Saudita e o Qatar, com descidas de 27% e 2%, respetivamente, também apresentaram “resultados um pouco melhores e 2021”.

 

 

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Costa Cruzeiros oferece “Cruise & Golf”

A Costa Cruzeiros vai possibilitar aos entusiastas do golfe jogar em alguns clubes no Mediterrâneo ocidental, ao mesmo tempo que desfrutam de uma viagem a bordo do Costa Smeralda. A nova oferta “Cruise & Golf” vai estar disponível a partir de maio, com reservas a abrir a 01 de fevereiro.

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A Costa Cruzeiros apresenta uma nova oferta desenhada especificamente para os entusiastas de golfe e famílias. A “Cruise & Golf” permitirá combinar uma experiência de golfe com a descontração e o divertimento a bordo do Costa Smeralda.

Ao reservar “Cruise & Golf”, os entusiastas desta modalidade desportiva terão a oportunidade de jogar em alguns clubes de Itália, França e Espanha durante as escalas dos cruzeiros. Enquanto isso, as suas famílias poderão desfrutar dos serviços a bordo ou explorar os destinos através das excursões organizadas pela empresa.

A nova oferta “Cruise & Golf” vai estar disponível a partir do próximo mês de maio, a bordo do Costa Smeralda, nos cruzeiros de uma semana no Mediterrâneo ocidental, com visitas em Savona, Marselha, Barcelona, Palma de Mallorca, Palermo, Civitavecchia/Roma. As reservas vão abrir a partir de 01 de fevereiro.

Entretanto, a companhia de cruzeiros, é “Official Cruise Line” da Ryder Cup 2023, a mais importante competição por equipas de golfe, que irá decorrer pela primeira vez em Itália, no Marco Simone Golf & Country Club em Roma, de 29 de setembro a 1 de outubro de 2023.

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Portugal leva 52 empresas e sete regiões turísticas à FITUR

Na 42.ª edição da FITUR, Portugal vai contar com um stand de 682 metros quadrados, que foi “concebido para proporcionar um grande impacto visual no espaço da feira” e que coloca em destaque as sete regiões turísticas do país.

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A 42.ª edição da FITUR, a feira de turismo de Madrid, Espanha, que decorre entre 19 e 23 de janeiro, vai voltar a contar com uma forte participação portuguesa, na qual está previstas a presença do Turismo de Portugal, 52 empresas e das sete regiões turísticas do país, informou o organismo público em comunicado.

“Em 2022, num visível esforço coletivo de retoma, a participação nacional é consideravelmente mais expressiva em número de empresas do que no ano anterior, contando com a participação de 52 empresas, as 7 regiões turísticas e o Turismo de Portugal”, lê-se no comunicado divulgado esta segunda-feira, 17 de janeiro.

Na FITUR, Portugal vai contar com um stand de 682 metros quadrados, que foi “concebido para proporcionar um grande impacto visual no espaço da feira, com destaque para os sete sóis que iluminam a cúpula do stand, numa alegoria às sete regiões, e um elemento decorativo que simula as ondas do oceano e que abraça as empresas portuguesas presentes”.

Ao longo da feira, o Turismo de Portugal tem prevista a apresentação de projetos, a exemplo da iniciativa “Viagem a Portugal Revisited” que, no âmbito das comemorações do Centenário de Saramago e com a curadoria do escritor José Luís Peixoto, “propõe a revisitação aos itinerários da obra do autor e convida escritores contemporâneos a inspirarem-se nesses locais”.

“Nessa mesma ocasião será também revelado o nome do escritor espanhol que participa no projeto. “Viagem a Portugal Revisited” resulta da parceria entre o Turismo de Portugal e a Fundação José Saramago e será uma das âncoras de promoção do Turismo Literário em 2022″, acrescenta o Turismo de Portugal.

Presentes na FITUR vão estar também Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, e Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, onde vão manter encontros “com as empresas e o trade e manterão contacto com os principais players do mercado”.

“A presença do Turismo de Portugal na 42.ª edição da FITUR tem como principal objetivo reativar os fluxos turísticos espanhóis e colmatar a quebra de turismo provocada pela crise pandémica”, explica Rita Marques, sublinhando que o mercado espanhol é “uma das grandes apostas em 2022″ e que “a relação de proximidade com a Espanha é claramente uma oportunidade”.

De acordo com o Turismo de Portugal, “apesar do contexto pandémico e da redução dos níveis da procura internacional, em 2020 Espanha posicionou-se como o 1.º mercado turístico para Portugal aferido pelo indicador hóspedes, com registo de 763,4 mil hóspedes que geraram 1.686 mil dormidas”, numa tendência que se manteve também em 2021.

Durante a FITUR, a secretária de Estado do Turismo vai ainda ser distinguida com a Medalha da Internacionalização, durante a XXV Conferência Iberoamericana de Ministros e Empresários do Turismo (CIMET), que se realiza na véspera da FITUR, no Auditório do IFEMA Madrid, aproveitando presença na FITUR e dada a estreita ligação ao mercado espanhol e, por conseguinte, aos mercados da América Latina, onde Portugal tem vindo a desenvolver um “trabalho relevante”.

 

 

 

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Publituris Hotelaria janeiro | Novas aberturas e remodelações

A Publituris Hotelaria de janeiro apresenta o já habitual dossier sobre as aberturas e remodelações da praça hoteleira para os próximos anos. Contas feitas, a Publituris Hotelaria somou mais de 200 unidades hoteleiras em pipeline até 2026 que estão, muitas, em fase de desenvolvimento e outras ainda em projeto.

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A Publituris Hotelaria de janeiro apresenta o já habitual dossier sobre as aberturas e remodelações da praça hoteleira para os próximos anos. De Norte a Sul, incluindo ilhas, tiramos o pulso ao pipeline em desenvolvimento no país e damos-lhe conta das mais recentes novidades.

Contas feitas, a Publituris Hotelaria somou mais de 200 unidades hoteleiras em pipeline até 2026 que estão, muitas,  em fase de desenvolvimento e outras ainda em projeto. No capítulo das remodelações deslindamos os principais hotéis que estão em fase de atualização sendo que o Algarve lidera neste ponto.

E como o início do ano é altura de projeções e análises, contamos, nesta edição, com um vasto leque de especialistas que nos ajudam a antever os próximos 12 meses. O investimento e o crescimento da praça hoteleira, a sustentabilidade, o wellness, a economia, a retoma do turismo e os recursos humanos são alguns dos motes esmiuçados na Publituris Hotelaria de janeiro.

* Para ler a versão completa desta edição da Hotelaria – em papel ou digital – subscreva ou encomende aqui.
Contacto: Carmo David | [email protected] 215 825 430 **

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“The Emerald House Lisbon” já abriu

Localizada num edifício restaurado, na rua das Janelas Verdes, “The Emerald House”, a primeira unidade hoteleira em Lisboa da marca Curio Collection by Hilton, acaba de abrir portas.

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“The Emerald House”, a primeira unidade hoteleira em Lisboa da marca Curio Collection by Hilton, acaba de abrir portas.

Localizado num edifício restaurado, na rua das Janelas Verdes, o novo hotel oferece 67 quartos, com vistas sobre o rio Tejo e da própria cidade, bem como um restaurante, “A Mesa”, que oferece uma seleção de pratos portugueses contemporâneos e uma vasta carta de bebidas, o Five O’Clock Bar, e ainda um moderno ginásio, aberto 24 horas por dia. O piso inferior, que outrora foi uma padaria, serve uma variedade de pães e pastelaria.

Vários artigos que pertenciam aos anteriores residentes do edifício, tais como uma banheira antiga, azulejos e um lavatório, foram guardados e utilizados como peças únicas de decoração no hotel. A arte e as antiguidades da zona local sustentam uma decoração moderna e elegante.

O The Emerald House Lisbon, Curio Collection by Hilton, faz parte da Hilton Honors, programa de fidelização de hóspedes das 18 distintas marcas hoteleiras da Hilton.

Simon Vincent, vice-presidente executivo e presidente da Hilton na região EMEA afirma que o grupo hoteleiro “continua a expandir-se para destinos-chave na nossa região, com quase 30 aberturas na Europa no ano passado, incluindo o Hilton Porto Gaia e novas propriedades da Curio Collection nas principais cidades como Paris, Londres, Cambridge e Sardenha”.

O executivo refere ainda que “estamos entusiasmados por trazer pela primeira vez a marca Curio Collection by Hilton para Lisboa – uma das cidades mais históricas da Europa, que se tornou um destino de lazer cada vez mais popular ao longo dos últimos anos”.

Após a abertura do Boeira Garden Hotel Porto Gaia, no ano passado, o The Emerald House Lisbon, acrescenta, “representa a segunda propriedade da Curio Collection em Portugal e a nossa sexta no país. Tendo já mais seis propriedades em fase de preparação, continuamos empenhados em proporcionar alojamento de excelência nos melhores destinos mundiais”.

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Cabo Verde quer dar cartas como destino turístico verde

O primeiro-ministro de Cabo Verde anunciou que o país quer posicionar-se internacionalmente como destino turístico verde.

Cabo Verde quer posicionar-se internacionalmente como destino turístico verde, assegurou o primeiro-ministro, que traçou os objetivos para este desiderato.

“Nós estamos a fazer com que esta retoma seja não uma reprodução, igual ao que existia antes, mas que seja ainda melhor, relativamente a tudo aquilo que Cabo Verde pode oferecer para o desenvolvimento de um turismo sustentável e que seja de facto um acelerador do desenvolvimento”, afirmou, Ulisses Correia e Silva, no lançamento do Programa Operacional do Turismo (POT), citado pela Lusa.  Este é um instrumento de planeamento com vários projetos para materializar a visão do governo para o setor, até 2030.

Cabo Verde depende das receitas do turismo, que garantem 25% do Produto Interno Bruto e do emprego, após o recorde de 819 mil turistas em 2019, procura que caiu mais de 60% no ano seguinte, devido à pandemia de covid-19, mas que apresenta desde o último trimestre de 2021 alguns sinais de recuperação.

“Queremos ter um turismo verde. Não é só uma questão de cor, é do conceito. Levar lá onde tivermos de levar o máximo de energias renováveis, bom saneamento, boas qualificações e fazer com que Cabo Verde seja reconhecido – isto aumenta a nossa notoriedade – como um destino turístico verde, que acolhe bem, mas acolhe em bom ambiente”, acrescentou, como exemplo dos conceitos defendidos no POT, para implementação a médio prazo e que conta com o apoio do Banco Mundial.

Ulisses Correia e Silva garantiu tratar-se de um programa cuja “centralidade” é promover o empreendedorismo no setor do turismo, a formação e a qualificação, bem como a requalificação da oferta, congregando vários planos estatais, parceiros públicos, privados e organizações internacionais, mas também potenciando novas ofertas turísticas, além do habitual sol e praia, nas ilhas do Sal e da Boa Vista, reforçando a promoção turística internacional de Cabo Verde e promovendo o potencial das restantes ilhas.

Outra das apostas do programa, na componente da diversificação da oferta e do alargamento da promoção a todos as ilhas, disse ainda o primeiro-ministro, é o turismo rural, de natureza e cultural: “Nós temos nestas ilhas potenciais adormecidos, que podem ser de facto acordados, no bom sentido, transformando aquilo que são recursos em valor”, acrescentou o chefe do governo cabo-verdiano.

Neste plano, a promoção de Cabo Verde com um “destino seguro”, do ponto de vista sanitário e físico, continua a ser prioritário, assegurou.

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Frederic Leger é o novo vice-presidente sénior de Produtos Comerciais e Serviços da IATA

Responsável já ocupa o cargo de forma interina desde julho de 2021, quando a divisão de Produtos Comerciais e Serviços da IATA foi criada.

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A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) nomeou Frederic Leger como novo vice-presidente sénior de Produtos Comerciais e Serviços, cargo que o profissional já ocupa de forma interina desde julho de 2021, quando a divisão de Produtos Comerciais e Serviços da associação foi criada.

Num comunicado enviado à imprensa, a IATA explica que Frederic Leger reporta diretamente a Willie Walsh, diretor geral da associação, e vai manter também o cargo de presidente da IATA Cargo Network Services nos EUA, que desempenha desde maio de 2021.

Frederic Leger ingressou na IATA em 2005 como chefe de serviços de faturação eletrónica e, desde então, ocupou diversos cargos na associação, nomeadamente em áreas relacionadas com produtos e serviços comerciais, bem como de carga da IATA.

“Mais recentemente, supervisionou o desempenho comercial de produtos e serviços relacionados com o trabalho da IATA nas atividades aeroportuárias, de passageiros, carga e segurança”, acrescenta a associação.

Antes de chegar à IATA, Frederic Leger trabalhou na Cap Gemini e na bioMerieux, tendo feito também parte da equipa de startups da CPGmarket.com na indústria de bens de consumo embalados.

A nível académico, o novo vice-presidente sénior de Produtos Comerciais e Serviços da IATA conta com um Mestrado em Estratégia pela Grenoble School of Management e estudou Supply Chain e Finanças na Lyon School of Management.

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