Aeroporto do Porto é o segundo melhor da Europa
O segundo lugar foi também atribuído ao Aeroporto de Malta e ao Aeroporto de Moscovo Sheremetyevo, tendo o Aeroporto de Sochi sido o grande vencedor da categoria.

Publituris
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, foi eleito como o segundo melhor da Europa, na categoria de aeroportos com mais de dois milhões de passageiros por ano, pelo ACI – Airports Council International, informou a ANA – Aeroportos de Portugal.
O segundo lugar foi também atribuído ao Aeroporto de Malta e ao Aeroporto de Moscovo Sheremetyevo, tendo o Aeroporto de Sochi sido o grande vencedor da categoria.
O galardão surge no âmbito do estudo Airport Service Quality Survey (ASQ), programa líder mundial em benchmarking na Avaliação da Satisfação dos Passageiros, que tem por base questionários preenchidos pelos passageiros que transmitem a sua opinião acerca de 34 indicadores, nomeadamente dos serviços oferecidos pelos aeroportos ao nível do atendimento, tempos de espera, cortesia dos funcionários, limpeza das instalações e conforto.
Na nova enviada à imprensa, a ANA recorda que, já em 2016, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro tinha sido o terceiro classificado nesta distinção, vencendo mesmo na categoria de aeroportos entre 5 e 15 milhões de passageiros.
“Foi com orgulho que soubemos que uma vez mais fomos escolhidos pelos nossos passageiros como um dos melhores aeroportos da Europa. Este é o nosso 11º prémio nos últimos doze anos e é particularmente importante para nós num momento em que o número de passageiros no Aeroporto do Porto ultrapassou os 10 milhões, resultado de um crescimento de 15 por cento face a 2016”, comentou Thierry Ligonnière, Chief Operating Officer e administrador da ANA Aeroportos de Portugal.
O ACI – Airports Council International é a única associação profissional mundial de operadores de aeroportos, representando mais de 500 aeroportos de 45 países, responsáveis por mais 90% do tráfego aéreo comercial na Europa e pela movimentação de mais de 1,9 mil milhões de passageiros anualmente.
Para ser elegível para os prémios anuais do ASQ, um aeroporto deve ter participado do inquérito ASQ todos os meses do ano. A pesquisa deve ser realizada em estrita conformidade com o plano de amostra do aeroporto, desenvolvido pela ACI, que garante uma amostra representativa dos voos, destinos e grupos de passageiros atendidos pelo aeroporto. A ACI controla regularmente os aeroportos participantes para assegurar conformidade e validar os resultados.