Observatório de Turismo Sustentável do Alentejo na rede da OMT
Integração na rede internacional da OMT representa “a concretização de uma das medidas de sustentabilidade” previstas na estratégia turística nacional até 2027.

Publituris
Agência de Viagens El Corte Inglés já está em Guimarães
Lusanova promove formação sobre o Brasil em parceria com a TAP
Incerteza global não impacta viagens na Europa e Portugal continua a ser um dos destinos preferidos
Turismo sustentável e economia circular em análise na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Celebrity Cruises apresenta novo restaurante e opções de entretenimento do Celebrity Xcel
KIPT CoLab lança Barómetro Estatístico para o setor do Turismo a 26 de maio
LovelyStay celebra 10 anos de operação com bons resultados e acelera expansão internacional
CPLP apoia candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade
Maior Legoland do mundo abre em Xangai em julho
Turismo no Porto confirma crescimento em 2024
O secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, anunciou esta terça-feira, 23 de Janeiro, a integração do Observatório de Turismo Sustentável do Alentejo na rede internacional de observatórios da organização.
Segundo refere o Turismo de Portugal em nota à imprensa, o anunciou da integração do Observatório de Turismo Sustentável do Alentejo na rede da OMT representa a “concretização de uma das medidas de sustentabilidade” previstas na estratégia turística nacional até 2027.
A par desta medida, o Turismo de Portugal lembra que a estratégia nacional para o sector vista também a concretização dos projectos “Tourism ALL for ALL”, no âmbito do turismo inclusivo, “Portuguese Waves”, de gestão sustentável dos ‘surf spots’, e “Portuguese Trails”, de valorização dos traçados âncora de Cycling & Walking, além das parcerias com ONG’s para promover a sensibilização ambiental e do Programa Valorizar, que visa a regeneração e reabilitação dos espaços públicos com interesse para o turismo.
“O objectivo, em 2027, é afirmar o Turismo como hub para o desenvolvimento económico, social e ambiental em todo o território, posicionando Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo”, acrescenta o Turismo de Portugal na mesma informação.
Recorde-se que Zurab Pololikashvili tomou posse como secretário-geral da OMT a 2 de Janeiro e escolheu Portugal para a sua primeira visita oficial. A visita arrancou a 22 de Janeiro, com um encontro com o primeiro-ministro, António Costa, e uma visita à Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, e prolongou-se pelo dia 23, com o responsável a visitar o Alentejo e Lisboa.