Secretário-geral da OMT diz que Portugal é “o melhor exemplo na Europa”
Zurab Pololikashvili escolheu Portugal para a sua primeira visita oficial e elogia o caminho seguido pelo Turismo português, com a aposta na educação, na inovação e nas infraestruturas.

Inês de Matos
Andersen Consulting diz que os gastos dos espanhóis com turismo devem chegar aos 55MM€
Táxis voadores autorizados na China
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
O secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, considera que “Portugal é um caso muito interessante” e o “melhor exemplo na Europa” no que ao Turismo diz respeito, motivo pelo qual escolheu o território nacional para a sua primeira visita oficial, depois de ter tomado posse no cargo, a 2 de Janeiro.
“Portugal é um exemplo, principalmente na educação, que é muito boa. Mas é também um exemplo pela inovação e pelos muitos projectos interessantes no ecoturismo, pela qualidade do serviço, pelas vendas”, afirmou o responsável, durante uma visita à Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, destacando igualmente a melhoria das infraestruturas.
“Já estive várias vezes em Portugal. A minha primeira visita foi há 10 anos, já visitei Lisboa várias vezes e, especialmente ao nível das infraestruturas, a cada nova visita via como as infraestruturas iam melhorando. Há novos lugares, novos projectos, novas lojas, novos restaurantes, novos hotéis, o que mostra que o Turismo está a crescer”, acrescentou.
Zurab Pololikashvili atribui o mérito pelo forte crescimento turístico às empresas do sector e também ao Governo, que diz ter “um plano muito bom, interessante e atractivo para o país”, e mostra-se convicto de que 2018 vai voltar a ser um ano de crescimento.
“Creio que houve bons resultados no último ano e tenho a certeza que, este ano, vão seguir o mesmo caminho. O Governo e o sector estão a trabalhar bem, sabem como fazer crescer os números do Turismo e tenho a certeza que o sector vai voltar a registar novos recordes no próximo ano”, afirmou.
Da parte da OMT, Portugal pode esperar cooperação, até porque “é um dos mais importantes e activos membros” do conselho executivo da organização, considerou o responsável, garantindo que “há muitos projectos” para desenvolver em conjunto.
Durante a visita à Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, Zurab Pololikashvili foi acompanhado pela secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e pelo presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, que falou sobre a estratégia seguida a nível nacional, com destaque para a aposta na formação, na promoção online e nas campanha promocionais “Ponha Portugal no Mapa” e “Can´t Skip Portugal”.
O secretário-geral da OMT assistiu ainda às apresentações de cinco startups na área do Turismo – Optishower, Hi Jiffy, Strayboots, Doinn e Storyo.