Portugueses fazem cada vez mais férias fora de casa no Natal e fim de ano
De acordo com o Observador Cetelem Natal 2017, cresce o número de portugueses que aproveita o período natalício e o fim de ano para fazer férias fora de casa.

Publituris
Agência de Viagens El Corte Inglés já está em Guimarães
Lusanova promove formação sobre o Brasil em parceria com a TAP
Incerteza global não impacta viagens na Europa e Portugal continua a ser um dos destinos preferidos
Turismo sustentável e economia circular em análise na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Celebrity Cruises apresenta novo restaurante e opções de entretenimento do Celebrity Xcel
KIPT CoLab lança Barómetro Estatístico para o setor do Turismo a 26 de maio
LovelyStay celebra 10 anos de operação com bons resultados e acelera expansão internacional
CPLP apoia candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade
Maior Legoland do mundo abre em Xangai em julho
Turismo no Porto confirma crescimento em 2024
A percentagem de portugueses que aproveita para fazer férias fora de casa nesta altura do ano é cada vez maior. De acordo com o Observador Cetelem Natal 2017, cresce o número de portugueses que aproveita o período natalício e o fim de ano para fazer férias fora de casa. Assim, 16% dos inquiridos respondeu nesse sentido, mais 3 pontos percentuais que no ano passado. Relativamente a essa percentagem, 10% tem em mente encontrar-se com a família, enquanto 6% prefere sair para passear e viajar. Entre aqueles que não planeiam férias de Natal, 14% não o faz por indisponibilidade financeira, enquanto 65% tem outro motivo para essa decisão.
Segundo o estudo, os residentes no Porto têm maior tendência para viajar neste período, em comparação com os lisboetas (18%, contra 12 pontos percentuais). Por regiões, é no centro do País que mais pessoas planeiam passar férias no Natal, 21%, contra 19% dos habitantes no sul que o mencionam e 14% dos nortenhos.
Entre os inquiridos do estudo do Observador Cetelem, 95% vai festejar esta época. Entre estes, 92% deverá celebrar em casa, enquanto apenas 3% o fará noutros espaços, mais concretamente restaurantes ou hotéis. Importa salientar que muitos portugueses passarão esta data festiva, não só em sua casa, mas também na de familiares. Assim, 57% passam o Natal na sua casa, enquanto 58% refere que desfrutará do período festivo junto de familiares.
O Observador Cetelem Natal 2017 tem por base uma amostra representativa de 600 indivíduos residentes em Portugal Continental, de ambos os géneros e com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos. Estes foram entrevistados telefonicamente, com informação recolhida por intermédio de um questionário estruturado de perguntas fechadas, entre os dias 23 Setembro a 6 de Outubro.