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Madeira recebe convenção de agências de viagens francesas

Iniciativa deve levar até à Madeira cerca de 400 agentes de viagens franceses.

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A Madeira vai ser palco da próxima Convenção Anual das Agências de Viagens Francesas, evento que deverá decorrer no final de 2018 e que vai levar até à Madeira cerca de 400 agentes de viagens franceses.

“A Madeira entrou nesta competição com fortes destinos concorrentes, nomeadamente a Grécia mas acabou por ser a escolhida, no reconhecimento de um trabalho de preparação conjunto entre a equipa do Turismo de Portugal em Paris, a Secretaria Regional do Turismo e Cultura e a Associação de Promoção da Madeira”, refere a Associação de Promoção da Madeira, em comunicado.

A decisão foi tomada este mês e foi anunciada em Lille, durante a Assembleia Geral da EDV – Entreprises du Voyages (Associação francesa das agências de viagem), não sendo ainda conhecida a data para a realização da convenção, que alternadamente decorre em França e no estrangeiro. Este ano, a iniciativa teve lugar em Lille, entre 22 e 24 de Novembro, mas em 2016 tinha sido realizada no Sri Lanka.

Segundo Roberto Santa Clara, director executivo da Associação de Promoção da Madeira, este evento “irá contribuir para posicionar a Madeira no mercado francês, como um destino de ano inteiro, evidenciando a oferta alargada de actividades e experiências únicas, com enfoque no Turismo activo e na componente de famílias”.

Criado em 1945, o organismo Les Entreprises du Voyages, representa 1346 empresas associadas, entre agências de viagens, operadores turísticos e agências MI. Tem como principal objectivo acompanhar e desenvolver as empresas ligadas ao sector das viagens e conta com uma forte componente formativa, dispondo de um centro de formação.

 

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Portugal no top 3 dos destinos “baby-friendly”

A segurança, o bom clima, a oferta de quartos familiares disponibilizadas, fazem com que Portugal apareça em destaque neste ranking.

Portugal foi considerado um dos destinos de férias mais “baby-friendly” para visitar no mundo, aparecendo em terceiro lugar, logo a seguir à Grécia (1.º lugar) e Turquia (2.º lugar), num estudo realizado pela Airport Parking Reservations, considerando um país com “bom clima, praias maravilhosas e gastronomia deliciosa”.

Atribuindo notas de 0 a 10, Portugal atingiu um score final de 7,45, abaixo dos 8 da Grécia e dos 7,65 da Turquia.

O estudo refere que 49% de todos os hotéis portugueses oferecem a opção de quarto familiar para quem viaja com crianças, destacando ainda o índice de segurança de 70,37, superior à média dos países estudados.

A temperatura média anual no país – 15,2 Cº – e um nível de precipitação a rondar os 591 mm por ano, constituem fatores que colocam Portugal no topo do ranking, destacando-se ainda as mais de 2.500 atividades que as crianças poderão realizar no país.

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Algarve Spa Week está de volta de 22 a 30 de outubro

A Algarve Spa Week está de volta de 22 a 30 de outubro com tratamentos e preços especiais em nove spas de hotéis de cinco estrelas da região. Durante a iniciativa haverá 50% de descontos em serviços de wellness.

A 12.ª edição da iniciativa, desenvolvida desde 2010 com objetivo de promover o Algarve enquanto região de excelência para o Turismo de Saúde e Bem-Estar, decorre este ano sob a temática “Digital Detox: Connecting Yourself to Welness”.

Além dos menus de tratamento criados especialmente para o evento a metade do preço, que incluem terapias de beleza e bem-estar, surge este ano a novidade do tratamento de assinatura “Massagem Mente e Corpos Serenos”, inspirado na temática desta edição.

Entretanto, organização da Algarve Spa Week, em parceria com as Juntas de Freguesia de Alvor, de Quarteira e a Câmara Municipal de Loulé, promove a iniciativa com dias de pré-evento em dois fins-de-semana consecutivos, nos dias 9 e 16 de outubro.

Com o objetivo de envolver a comunidade local, residentes e turistas, no dia 9 de outubro, no Passeio das Dunas entre Vilamoura e Quarteira, e no dia 16 de outubro, na Zona Ribeirinha do Alvor, junto ao Mercadinho da Ria, será possível aos participantes experimentarem gratuitamente massagens que vão estar disponíveis durante os nove dias da Algarve Spa Week. Estarão também disponíveis atividades de Wellness e Fitness com um custo de três euros, que revertem na sua totalidade para apoiar projetos de cariz social.

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Algarve promove-se com ações para mercado português e espanhol em outubro

Segundo a Região de Turismo do Algarve (RTA), estas ações foram pensadas para “continuar a dar visibilidade à marca Algarve fora da época alta, de olhos postos no mercado interno alargado”.  

A Região de Turismo do Algarve (RTA) vai promover, ao longo de outubro, uma série de ações que visam promover o destino no mercado português e espanhol, com destaque para a participação numa feira, para a organização de um evento de turismo de natureza e de uma famtrip do segmento de desporto.

De acordo com um comunicado da RTA, estas ações foram pensadas para “continuar a dar visibilidade à marca Algarve fora da época alta, de olhos postos no mercado interno alargado”.

O mês de outubro arranca com uma participação, este fim-de-semana, entre 8 e 9 de outubro, na BLIP Expo – Better Living In Portugal, feira que regressa ao formato presencial e que decorre no Portimão Arena, dando a conhecer “produtos e serviços para se viver melhor em Portugal” e na qual a RTA  vai marcar presença para “prestar informação turística sobre a região aos visitantes”.

“A entidade regional de turismo marca presença na feira com um stand promocional do destino, espaço dinamizado em parceria com a Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA), onde estarão também produtores de vinho regionais para divulgar, vender e dar a provar os seus vinhos”, explica a RTA.

Já entre 18 e 22 de outubro, a RTA marca presença no  Algarve + Sustentável, iniciativa que reúne a Bienal de Turismo de Natureza e o Algarve Nature Fest num único evento, naquela que será a “maior iniciativa de turismo de natureza do Algarve”.

“Coorganizado pela RTA, em conjunto com a Câmara Municipal de Aljezur e a Associação Vicentina, o evento tem como objetivo responder às necessidades dos stakeholders na promoção dos lugares, das atividades, das boas práticas e do conhecimento em torno do turismo sustentável na região”, explica a entidade regional de turismo.

Neste evento, que inclui oficinas de conhecimento, debates, exposições e atividades de natureza, o primeiro dia será dedicado ao público mais jovem, enquanto os três dias seguintes se destinam a profissionais e o último dia é dirigido ao público em geral.

Entre 19 e 22 de outubro, a RTA promove ainda uma famtrip para o mercado espanhol, que será organizada em conjunto com a Associação Turismo do Algarve (ATA), e que pretende “divulgar a oferta de turismo desportivo do Algarve a operadores turísticos de Espanha, e através da ATA também do Reino Unido e dos Países Baixos”.

De acordo com a RTA, esta famtrip “surge inserida no projeto Internacionalizar + Algarve 2.0, o qual a RTA e a ATA integram com a perspectiva de estimular a partilha de conhecimento entre parceiros, a capacitação das PME do Algarve para a internacionalização e o desenvolvimento de mecanismos inovadores de acesso a novos mercados estrangeiros”.

“Estas iniciativas surgem no âmbito da promoção do Algarve no mercado interno alargado (Portugal e Espanha), uma das principais competências da entidade regional de turismo, além da animação e da informação turística”, conclui a entidade regional de turismo.

 

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Dubai Safari Park reabriu para nova temporada

Com 119 hectares, o Dubai Safari Park está dividido por secções temáticas e conta com animais de várias partes do mundo, além de uma variedade de espetáculos e gastronomia local e internacional.

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O  Dubai Safari Park, no Dubai, reabriu a 27 de setembro para uma nova temporada, que promete um conjunto de novas experiências ao nível do entretenimento interativo e educacional.

Segundo o Turismo do Dubai, este “parque oferece experiências únicas com base na diversidade de animais com origem em vários pontos do globo e que neste parque vivem num ambiente climaticamente controlado e próximo do seu habitat natural”.

Com 119 hectares, o Dubai Safari Park está dividido por secções temáticas como a Aldeia Africana, a Aldeia Asiática, o Safari do Deserto Arábico, a Aldeia Exploradora, e a área do Vale, numa viagem à descoberta da “diversidade de fauna e flora” dos diferentes pontos do mundo.

O parque renova as atrações a cada estação do ano e, em novembro, vai receber novos animais e crias como a vaca Ankole-Watusi, o antílope Eland, o órix árabe, o crocodilo do Nilo e o búfalo, que contribuíram recentemente para expandir a comunidade animal no Parque.

Na última temporada, o Dubai Safari Park recebeu mais de meio milhão de visitas, contando com diversos pacotes de visita, como o Safari King, que permite uma experiência personalizada na companhia de um guia; o pacote Bastidores que proporciona uma experiência exclusiva de 90 minutos, na qual os visitantes podem encontrar-se com especialistas em cuidados de animais e alimentar os animais; ou o pacote Bush Photographer permite aos visitantes tirar fotografias aos animais a partir de pontos estratégicos  do espaço.

Além dos pacotes de safari, o Dubai Safari Park apresenta uma variedade de espetáculos, bem como uma área de restauração com uma oferta variada de gastronomia local e internacional, disponibilizando ainda serviços de comboio combinados com bicicletas, carros elétricos e outros veículos amigos do ambiente, numa gama de opções de mobilidade que facilitam a circulação no parque.

“Com atrações concebidas para os visitantes de todo o mundo, o Parque está totalmente orientado para proporcionar momentos inesquecíveis. Nesta temporada, 2022-23, o Parque está fortemente concentrado na sensibilização para a prevenção da extinção de espécies ameaçadas através de programas de reprodução animal”, afirma Ahmed Alzarooni, diretor do Departamento de Parques Públicos e Instalações Recreativas do Município do Dubai.

O Dubai Safari Park abre diariamente, entre as 9h00 e as 17h00 horas, e todas as informações sobre o parque, assim como a pré-reserva de bilhetes, estão disponíveis através do website do parque.

 

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Airbnb diz que receber em zona vinícola em Portugal é garantia de sucesso

A Airbnb acaba de confirmar que os anfitriões portugueses com casas em zonas vinícolas receberam mais de um milhão de euro no segundo trimestre de 2022.

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Num universo de mais de 120 mil alojamentos em todo o mundo registados na Categoria de Vinhas na Airbnb, o site de reservas indica que, em Portugal, os anfitriões das regiões vinícolas do Algarve, Douro, Dão, Península de Setúbal, Beira Interior, Alentejo e Minho lideram o ranking de receitas no período em análise.

De destacar que, em maio, a Airbnb apresentou uma nova forma de pesquisa através das suas categorias — incluindo Vinhas. Agora, para os anfitriões, partilhar uma casa próxima de uma vinha é uma garantia de “boa colheita”, e não se trata apenas de uvas.

A 30 de junho de 2022, segundo a Airbnb, 80% dos anfitriões portugueses na Categoria de Vinhas tinham mais de 40 anos, e 52% identificavam-se como mulheres. Os hóspedes portugueses interessados na atividade vinícola também apresentam características variadas, desde Millenials (48%) a Gen X (28%) ou boomers (14%), famílias que procuram uma escapadinha rural (26%) e pares românticos ou grupos de amigos (34%).

 

 

 

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Portugal volta a ser o Melhor Destino Europeu e arrecada mais 30 prémios nos WTA

Além do titulo de melhor destino europeu, o país viu também várias regiões distinguidas nos World Travel Awards (WTA), que foram entregues no passado sábado, 1 de outubro, em Maiorca, Espanha.

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Portugal voltou a ser eleito Melhor Destino Europeu na cerimónia europeia dos World Travel Awards 2022 (WTA), que foram entregues este sábado, 1 de outubro, em Maiorca, Espanha, e onde o país arrecadou mais 30 distinções.

Além do titulo de melhor destino europeu, o país viu também várias regiões distinguidas, com destaque para os Açores (Europe’s Leading Adventure Tourism Destination), Algarve (Europe’s Leading Beach Destination), Lisboa (Europe’s Leading City Break Destination, Europe’s Leading Cruise Destination e Europe’s Leading Seaside Metropolitan Destination) e Porto (Europe’s Leading City Destination).

“A distinção, em mais de 3 dezenas de categorias na edição europeia dos World Travel Awards 2022, assume particular significado depois dos difíceis anos da pandemia. É com muito orgulho que vemos as empresas, os profissionais e as entidades do Turismo nacional serem reconhecidos pelos seus pares a nível internacional”, congratula-se Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, citada em comunicado.

Esta foi a quinta vez em seis anos que Portugal foi eleito “Melhor Destino Turístico do Europa”, na edição europeia dos WTA, cuja eleição resulta da votação de milhares de profissionais do setor, oriundos de todos os países do mundo.

Na informação divulgada, a Secretaria de Estado do Turismo, Comércio e Serviços lembra também que em 2021, Portugal já tinha conquistado mais de duas dezenas prémios na edição europeia destes prémios.

A lista completa de vencedores desta edição europeia dos World Travel Awards, incluindo os premiados a nível nacional, está disponível aqui.

A cerimónia de atribuição dos prémios mundiais está agendada para o dia 11 de novembro, em Omã.

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Açores querem chegar este ao Nível III de Prata em sustentabilidade

O III Encontro do Comité Consultivo para a Sustentabilidade do Destino Turístico Açores, órgão instituído por Resolução do Conselho do Governo, no âmbito dos requisitos de certificação da região como “Destino Turístico Sustentável”, acaba de acontecer, em sessão presidida pela secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.

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Na ocasião, segundo Berta Cabral, conforme informação veiculada no site oficial do Governo Regional, este “é um momento único ao longo do ano, onde é possível partilhar visões e experiências, debater ideias e propostas, e mobilizar forças e vontades”, visando o desenvolvimento sustentável dos Açores.

Na reunião, foram debatidas questões relativas ao processo de certificação dos Açores como “Destino Turístico Sustentável” e à estratégia para o desenvolvimento do turismo, avaliando, de forma sucinta os meses de pico de procura e perspetivando novas oportunidades de evolução para os próximos anos.

Berta Cabral recordou, ainda segundo a mesma fonte, que os Açores se mantêm como a primeira e única região arquipelágica no mundo com esta certificação e estão a trabalhar para garantir o Nível de III de Prata já este ano, de modo a chegar ao Nível Ouro em 2024.

“É importante dizer que os Açores, apesar de serem um destino jovem, vão à frente nestas questões, pois há destinos concorrentes e muito mais maduros que estão a procurar fazer o mesmo caminho que nós, e quando nos tentam seguir é sinal de que aquilo que estamos a fazer está bem feito”, salientou a governante regional.

Estimando a conclusão, no próximo ano, a revisão do Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores, Berta Cabral adiantou que “a sustentabilidade terá um papel central na nova versão da estratégia de promoção da região, mas, sobretudo, no desenvolvimento de toda a cadeia de valor do setor”.

O Comité Consultivo para a Sustentabilidade do Destino Turístico Açores é constituído por entidades públicas, associativas ou privadas, com interesse, direto ou indireto, em alguma temática do desenvolvimento sustentável da Região, e tem como missão o acompanhamento e o envolvimento no processo de certificação dos Açores como “Destino Turístico Sustentável”; na gestão da atividade turística; no acompanhamento da atividade do Açores DMO; e na implementação do PEMTA – Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo dos Açores.

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Destinos de surf e o melhor da Extremadura são os próximos eventos da B travel Xperience Lisboa

Os destinos de surf e o melhor da Extremadura são os eventos agendados pela B travel Xperience Lisboa para este mês. Associação Nacional de Surfistas e o Turismo da Extremadura são os convidados.

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Onde encontrar as melhores ondas, qual a temporada ideal para praticar surf nos mais diversos destinos à volta do mundo, que desafios um surfista pode encontrar, são algumas questões que Francisco Rodrigues, presidente da Associação Nacional de Surfistas (ANS), vai responder no próximo dia 20 de outubro.

A 26 de outubro, os sabores e atrações da Extremadura espanhola vão servir de mote a mais uma Travel Talk. O Turismo da Extremadura, juntamente com o jornalista de viagens Ricardo Santos, vão dar a conhecer esta região.

Refira-se que a B travel Xperience Lisboa pretende despertar o desejo em partir à descoberta de alguns dos mais distintos destinos através dos cinco sentidos.

Os eventos da Xperience Lisboa são de entrada livre e decorrem na Avenida Fontes Pereira de Melo, 27, a partir das 18h30. Os interessados devem efetuar a sua inscrição para o email [email protected] ou através das redes sociais da B travel Xperience Lisboa.

 

 

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Lisboa em destaque na gala europeia dos WTA

Lisboa arrecadou este sábado, 1 de outubro, os prémios de Melhor Destino Metropolitano à beira-mar, Melhor Destino City Break e Melhor Destino de Cruzeiros. O Porto de Lisboa foi ainda distinguido como o melhor da Europa.

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A capital portuguesa esteve em destaque na última edição da gala europeia dos World Travel Awards (WTA), na qual arrecadou os prémios de Melhor Destino Metropolitano à beira-mar, Melhor Destino City Break e Melhor Destino de Cruzeiros.

“Os prémios que hoje Lisboa recebe refletem a aposta na qualidade do Turismo em Lisboa. Estamos a recuperar e a reposicionar Lisboa como uma capital cada vez mais atrativa em que o Turismo se cruza com outros setores como a Cultura, o Comércio, a Ciência ou a Inovação. Lisboa vence pela oferta diferenciadora em relação a outros destinos”, refere Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação Turismo de Lisboa (ATL), citado em comunicado.

A gala europeia dos WTA decorreu este sábado, 1 de outubro, em Maiorca, Espanha, e, além dos prémios atribuídos à capital portuguesa, distinguiu também o Porto de Lisboa como  Melhor Porto de Cruzeiros da Europa.

Os WTA são considerados os “Óscares do Turismo” e resultam de uma votação online, na qual participou o público em geral e milhares de profissionais de Turismo e Viagens à escala global.

 

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“O Peru pode ser um complemento ao turismo no Brasil”

À margem da “Travel Talk” que decorreu quinta-feira, 29 de setembro, na B the Travel Xperience, em Lisboa, o embaixador do Peru explicou porque é que o país é um bom complemento ao Brasil para o mercado português.

Inês de Matos

O embaixador do Peru em Portugal, Carlos Gil de Montes, considera que o “Peru pode ser um complemento ao turismo no Brasil” para o mercado português, uma vez que existem boas ligações aéreas entre os dois país e o Peru é um país que oferece “uma grande diversidade” e que conta com um povo “afetuoso e hospitaleiro”.

“Queremos poder oferecer mais Peru aos portugueses, dando-lhes um país que oferece alternativas. Os portugueses conhecem a América do Sul através do Brasil e acredito que o Peru pode ser um complemento ao turismo no Brasil. E creio que o complemento que podemos oferecer é a cultura e diversidade”, disse o embaixador aos jornalistas, à margem da Travel Talk dedicada ao Peru, esta quinta-feira, 29 de setembro, na B the Travel Xperience, em Lisboa.

Além da diversidade geográfica e cultural únicas de um país com 1,250 milhões de quilómetros quadrados, equivalente a Portugal, Espanha e França juntos, Carlos Gil de Montes explicou que também a gastronomia é hoje um dos argumentos do país a nível turístico.

“Quando falamos de cultura, falamos também de gastronomia e é um elemento importante que o Peru tem para difundir a sua cultura”, considerou, adiantando que, atualmente, o Peru tem também alguns dos “melhores restaurantes do mundo, são três entre os 50 melhores, um dos quais em segundo lugar”.

A proliferação de restaurantes de alto nível tornou mesmo a cidade de Lima, capital do país, num destino turístico, com o responsável a explicar que, atualmente, Lima “atrai muitos turistas que querem ficar na cidade para conhecer e experimentar os vários restaurantes da cidade”.

O embaixador do Peru em Portugal lamenta, no entanto, que não existam voos diretos entre os dois país, pelo que as melhores opções para os portugueses chegarem ao Peru é através de Madrid, Paris ou Amesterdão.

“Lamentavelmente, não temos voos diretos, seria o ideal, oferecia um plus ao turismo português que procura a América do Sul”, afirmou, considerando, no entanto, que, além dos voos através das capitais europeias, “se algum turista que for ao Brasil, quiser passar alguns dias no Peru, também existem opções”.

Apesar das dificuldades de voos, em 2019, o Peru tinha recebido cerca de 10 mil turistas portugueses, que procuraram essencialmente a zona de Cuzco devido aos vestígios arqueológicos e a Machu Picchu, número que foi, contudo, fortemente afetado devido à pandemia.

“Devido à pandemia esse número decresceu, mas esperamos que rapidamente possa normalizar. Acreditamos que vai ser um processo gradual”, explicou Carlos Gil de Montes, revelando que, até julho deste ano, o Peru tinha recebido cerca de mil turistas lusos.

Por isso, o embaixador do Peru em Portugal diz que vai continuar a promover o país em território nacional e conta voltar a participar na BTL, a principal feira do turismo português, já no próximo ano.

“Vamos promover o Peru permanentemente”, garantiu.

 

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