Madeira em “sintonia” com visão europeia para o Turismo
Secretária Regional de Turismo da Madeira considera que o futuro do turismo na região passa pela “consolidação, sustentabilidade e identidade”.

Inês de Matos
PLAY Airlines inaugura rota de Faro com oferta de descontos
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
A secretária Regional de Turismo, Cultura e Assuntos Europeus da Madeira, Paula Cabaço, considera que “existe uma clara sintonia entre aquilo que se defende para o futuro do sector no espaço europeu e a estratégia que a Madeira tem vindo a seguir” e defende que “o futuro do turismo na Madeira implicará, sempre, falar de consolidação, de sustentabilidade e de identidade”.
Paula Cabaço participou esta terça-feira, 21 de Novembro, na 3.ª Conferência Internacional de Turismo, promovida pela eurodeputada portuguesa Cláudia Monteiro de Aguiar, durante a qual se discutiram as grandes temáticas e as grandes áreas que influenciam o sector, trazendo para a realidade nacional alguns dos principais temas em debate no Parlamento Europeu e na Comissão Europeia.
Paula Cabaço destaca a “sintonia” que existe entre a estratégia madeirense e as recomendações europeias, principalmente ao nível do “desenvolvimento sustentável e integrado” e da “necessidade de incentivar o investimento na requalificação e melhoria contínua da oferta turística”.
A secretária Regional de Turismo da Madeira considera que o futuro desta actividade no arquipélago obriga “a uma preocupação que alie, simultaneamente, a sustentabilidade, a qualidade e a evolução positiva dos indicadores de produção” e alerta para a necessidade de “manter a confiança e a convicção na qualidade do destino”.
“Falar do futuro do turismo na Madeira implicará, sempre, falar de consolidação, de sustentabilidade e de identidade. De qualidade de vida e bem-estar. De capital humano e patrimonial que importa valorizar. E, sobretudo, de correspondência e honestidade entre o que se vende e o que realmente temos para oferecer, reforçando-se, desta forma, a confiança que depositam em nós e a consequente fidelização de quem nos procura”, afirma.
Sobre a conferência, Paula Cabaço considera que se tratou de uma reflexão “altamente positiva e construtiva, graças ao contributo das mais diversas individualidades” e, face aos temas abordados, destaca o recurso ao digital, que é “já uma realidade” na Madeira e tem vindo a sustentar “uma promoção actualmente mais eficaz porque concentrada, interactiva e direccionada ao consumidor final, na base das novas tecnologias”.
A secretária Regional de Turismo da Madeira destaca ainda o tema da sustentabilidade, uma área em que a região “soma pontos, quer do ponto de vista da hotelaria e dos reconhecimentos internacionais que têm vindo a ser ganhos, quer do ponto de vista da preservação natural que tem vindo a ser trabalhada”, até porque o Turismo de Natureza é um dos “principais activos do destino”, responsável por uma cada vez maior procura.