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BTL abre inscrições para hosted buyers a 15 de Novembro

Candidaturas recebidas vão ser analisadas pela BTL, TAP e pelo Turismo de Portugal e só as aprovadas integram o programa de hosted buyers.

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BTL abre inscrições para hosted buyers a 15 de Novembro

Candidaturas recebidas vão ser analisadas pela BTL, TAP e pelo Turismo de Portugal e só as aprovadas integram o programa de hosted buyers.

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As inscrições para Hosted Buyers na BTL 2018 abrem na próxima quarta-feira 15 de Novembro, destinando-se agentes de viagens, operadores turísticos, directores de DMC’s e outros profissionais do Turismo.

Os interessados podem realizar a sua candidatura através do site http://btl.fil.pt/be-a-hosted-buyer/, sendo as candidaturas recebidas vão ser analisadas pela BTL, TAP e pelo Turismo de Portugal. Apenas as candidaturas que forem aceites serão convidadas a integrarem o programa de hosted buyers.

“O programa de hosted buyers tem sido, ao longo dos últimos anos, uma verdadeira oportunidade para as empresas nacionais contactarem com os compradores internacionais, especializados em determinados segmentos. Passadas 29 edições, queremos continuar a apostar no sector e na sua afirmação internacional e conseguir aproveitar a onda gigante do Turismo em Portugal”, afirma Fátima Vila Maior, directora de área de feiras da FIL e responsável pela BTL.

O programa de hosted buyers conta com os habituais parceiros estratégicos, especificamente a TAP, Turismo de Portugal, APAVT, Barraqueiro e várias unidades hoteleiras de Lisboa. A BTL 2018 vai decorrer entre 28 de Fevereiro e 4 de Março, na FIL, Parque das Nações, Lisboa.

 

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Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema vai ser reforçado com 2ME

A proposta de Orçamento de Estado (OE) entregue, esta segunda-feira, pelo Governo na Assembleia da República, prevê o reforço de dois milhões de euros ao Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, que vai estar dotado de 14 milhões de euros em 2023.

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Segundo apurou a Lusa, a proposta do OE para 2023, entregue no parlamento e disponibilizada no `site` daquela instituição, prevê a “transferência de uma verba até ao montante de 12 milhões de euros, proveniente do saldo de gerência do Turismo de Portugal, com origem em reembolsos de beneficiários de fundos europeus, e de uma verba de dois milhões de euros, proveniente do Fundo de Fomento Cultural, para aplicação no reforço do capital do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema”.

A notícia da Lusa revela ainda que a intenção de o Governo reforçar o Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, que prevê incentivos a produtoras estrangeiras que queiram filmar em Portugal, tinha sido anunciada em 11 de agosto pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva. No entanto, o orçamento disponível para 2022 já tinha sido esgotado.

Segundo a mesma fonte, este ano houve 43 candidaturas a incentivos fiscais para filmagens em Portugal, no âmbito do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema (FATC), tendo sido atingido o teto máximo de 12 milhões de euros orçamentados para 2022.

Este mecanismo de financiamento recente, no âmbito do FATC, prevê incentivos às produtoras estrangeiras que queiram fazer filmes, séries ou outras obras audiovisuais em território português e com envolvimento de produtoras nacionais.

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ACTEP considera este um “bom momento” para agências de viagens de Portugal apostarem no turismo ‘outbound’ chinês

Para Yong Liang, presidente da Associação do Turismo Chinês em Portugal (ACTEP), esta é a “oportunidade certa” para aposta no turismo ‘outbound’ chinês.

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A poucos dias da realização do 20.º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (CPC), a partir do dia 16 deste mês, Yong Liang, presidente da Associação do Turismo Chinês em Portugal (ACTEP), salienta que a China “abre portas à entrada de agências de viagens portuguesas no seu importante mercado turístico de ‘outbound’”. A associação afirma ainda, em comunicado, que “o ajustamento político das agências de viagens estrangeiras na China é um sinal positivo de que a China está disposta a abrir ainda mais o mercado turístico de ‘outbound’ e reforçar as ligações com o resto do mundo, incluindo Europa e Portugal”, destacando a “oportunidade que será para as agências de viagens portuguesas”.

De acordo com o responsável da associação, as agências de viagens com investimento estrangeiro, que estejam já estabelecidas ou venham a estabelecer-se em Pequim, Xangai ou Chongqing, estão agora autorizadas a organizar operações turísticas para chineses viajarem para fora.

Esta decisão advém de uma decisão que o Conselho de Estado da China aprovou no dia 8 de outubro, relativa ao ajuste provisório de certas disposições do regulamento sobre a atividade das agências de viagens, que se manterão em vigor até 8 de abril de 2024.

Embora o turismo ‘outbound’ da China ainda esteja suspenso, Yong Liang considera que esta abertura é um sinal “muito positivo”, indicando que a China irá expandir ainda mais o seu mercado de ‘outbound’ e está disposta a “fortalecer ainda mais as ligações com o resto do mundo, incluindo a Europa e Portugal”, refere o presidente da ACTEP.

As agências de viagens com capital estrangeiro vão poder implementar o sistema de licenciamento para os turistas chineses viajarem para o estrangeiro, embora para obter as necessárias qualificações empresariais precisem de cumprir determinadas condições, designadamente a necessidade de um período prévio de dois anos de operação no país.

Por isso, Yong Liang admite que “este é um bom momento para as agências de viagens de Portugal com forte vontade de se expandir para o enorme mercado turístico chinês”, frisando que a criação de agências de viagens na China “não só pode proporcionar oportunidades para as empresas de turismo portuguesas organizarem turistas chineses para viajarem em Portugal e noutros países da Europa, mas também expandir-se mais na área do recetivo, quando turistas portugueses e de países de língua portuguesa forem à China para turismo”.

Contudo, e uma vez que o turismo de ‘outbound’ da China ainda não está aberto, o impacto direto deste ajustamento “não será imediato”, salienta o presidente da ACTEP. Mas, conclui, “agora é a oportunidade certa, depois, pode ser demasiado tarde para entrar, quando a epidemia diminuir”, manifestando a disponibilidade da ACTEP para ajudar as agências portuguesas nestes processos.

De resto, Yong Liang recorda que a China foi, antes da pandemia, “o maior mercado turístico do mundo e voltará a sê-lo em poucos anos”. “Todo o esforço promocional que a ACTEP agora fez será muito útil para garantir que Portugal está bem posicionado para esta recuperação, razão pela qual queremos envolver as autoridades turísticas portuguesas, nacionais e regionais e as agências de viagens portuguesas neste esforço”, conclui Yong Liang.

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Vale do Lobo Wine Connection Tasting Experience em 2ª edição nos dias 22 e 23

Já estão confirmados mais de 40 expositores para a segunda edição do Vale do Lobo Wine Connection Tasting Experience, que terá lugar nos dias 22 e 23 deste mês.

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Este evento, que junta no mesmo espaço produtores e distribuidores de vinhos, bebidas espirituosas e produtos regionais, decorre no Auditorium de Vale do Lobo, no Algarve, nos dias 22 e 23 de outubro, entre as 16h00 e as 22h00.

Com mais de 40 expositores já confirmados, oriundos das várias regiões do país, o evento promete uma experiência de degustação de exceção, com a apresentação das últimas novidades e colheitas especiais de vinho nos dois dias do certame.

Após o que diz ter sido uma primeira edição de sucesso, em 2019, o Vale do Lobo Wine Connection Tasting Experience reserva em 2022 novidades para todos os gostos e preferências. Este evento foi especialmente desenvolvido a pensar não só nos verdadeiros apreciadores e profissionais da área, mas também no público em geral, que tem desta forma a oportunidade de conhecer, descobrir, degustar e adquirir as distintas propostas dos expositores presentes.

A nova edição inclui um serviço de catering da empresa Algarve Fine Food, disponível na área de foodcourt do evento, com muitas opções de petiscos, iguarias e sabores tradicionais. Outro dos atrativos do evento será a música ao vivo.

O “II Vale do Lobo Wine Connection Tasting Experience” integra o programa de eventos do resort algarvio de 2022, que inclui concertos ao ar livre, espetáculos exclusivos, mercados temáticos, bem como diversos eventos desportivos, atividades e experiências para famílias.

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Algarve recebe 200 profissionais na Conferência Europeia dos Museus

Iniciativa da NEMO – Network of European Museum Organisations vai debater, em Loulé, “a forma como os museus podem ser mais inovadores, ágeis e flexíveis num mundo desafiante e em rápida mudança”.

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A cidade de Loulé recebe nos próximos dias, entre 9 e 11 de outubro, a Conferência Europeia dos Museus da NEMO – Network of European Museum Organisations 2022, iniciativa que vai trazer até à região cerca de 200 profissionais de 40 países, que vão debater no Algarve “a forma como os museus podem ser mais inovadores, ágeis e flexíveis num mundo desafiante e em rápida mudança”.

De acordo com um comunicado de Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), que, em conjunto com a Câmara Municipal de Loulé, organiza a iniciativa em Portugal, esta será a 30ª edição da Conferência Europeia dos Museus da NEMO – Network of European Museum Organisations e vai abordar a temática a “A inovação começa a partir de dentro: Museus resilientes em tempos de disrupção”.

A sessão de abertura, que tem lugar na segunda-feira, 10 de outubro, a partir das 10h00, no Cineteatro Louletano, vai contar com a participação de Isabel Cordeiro, secretária de Estado da Cultura, assim como de David Vuillaum, presidente da NEMO, e Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé.

A guerra, a pandemia, a crise energética, a injustiça social e as alterações climáticas são alguns dos temas que vão estar em destaque durante o debate, que pretende “encorajar os museus a adotar a inovação como uma componente estrutural das suas ações, e dessa forma tornarem-se mais adaptáveis e resilientes”.

“A Conferência vai destacar as competências criativas que já existem no setor e procurar inspiração fora da área dos museus para encontrar novas abordagens, perspectivas e ideias”, acrescenta a DGPC.

Na mesma informação, a secretária de Estado da Cultura sublinha a importância  desta “reflexão em torno da inovação dos museus e da sua adaptação às mudanças sociais”, sublinhando que esta reflexão “deverá surgir do interior destas instituições para que, a partir de si mesmas, possam redefinir uma diferente forma de atuação e comunicação”.

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Aumento das taxas proposto pela ANA “prejudicará a recuperação do turismo em Portugal”, diz Ryanair

Tal como a TAP já o tinha feito, também a Ryanair vem agora criticar o aumento das taxas proposto pela ANA, considerando que irá “prejudicar irreparavelmente a competitividade de Portugal” e dá como exemplo o caso espanhol.

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A Ryanair condenou esta sexta-feira, 7 de outubro, a proposta da ANA de aumentar as taxas aeroportuárias em até 15%, a partir de 2023, admitindo que tal medida “prejudicará a recuperação do turismo em Portugal”.

“Não há justificação para um aumento de 15% nas já elevadas taxas aeroportuárias da ANA, especialmente quando o tráfego aéreo e turístico português ainda está a recuperar após a pandemia e deve ser apoiado com taxas aeroportuárias mais baixas”, considera a companhia aérea low-cost irlandesa, em comunicado.

Recorde-se que no dia 4 de outubro, a ANA, que pertence à francesa VINCI, confirmou que a apresentação de uma “proposta de atualização das taxas aeroportuárias reguladas com data de entrada em vigar a 1 de fevereiro de 2023, seguindo o novo modelo previsto no contrato de concessão para o período 2023 até ao final da concessão”.

De acordo com a Ryanair, este aumento proposto “irá prejudicar irreparavelmente a competitividade de Portugal, uma vez que os países vizinhos continuam a oferecer incentivos para estimular a recuperação do tráfego e do turismo” fazendo referência a Espanha onde a AENA “estende o seu esquema de recuperação do tráfego de Verão para o Inverno”.

Elena Cabrera, a Country Manager da Ryanair para Portugal, frisa que “não há justificação para o aumento excessivo das taxas aeroportuárias pela ANA, especialmente quando Portugal ainda está a recuperar da pandemia”.

A responsável pela operação d Ryanair no nosso país conclui ainda que “a ANA está a prejudicar irreparavelmente a competitividade de Portugal com este aumento excessivo e injustificado até 15% das taxas, o que não fará mais do que aumentar as tarifas aéreas e o tão necessário turismo em Portugal”.

Já anteriormente, a TAP tinha-se mostrado “bastante preocupada” com a intenção da empresa que gere os aeroportos nacionais de aumentar as taxas aeroportuárias, considerando que se trata de uma medida “desproporcionada” e que vai acabar por ter “impacto nos preços das viagens para os residentes em Portugal” e na competitividade do país enquanto destino turístico.

Na altura, a companhia aérea nacional considerara também que o impacto do aumento das taxas, somado à forte subida no preço dos combustíveis, vai levar a “um aumento dos custos das companhias aéreas”, que terá “impacto nos preços das viagens para os residentes em Portugal” e que pode também afetar “a competitividade de Portugal como destino turístico”.

 

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Reguengos de Monsaraz estabelece parceria com Universidade de Évora para conhecer perfil de visitantes do concelho

Parceria vai permitir o acesso a uma “plataforma de supercomputação que permite analisar na hora a informação estatística e do perfil do turista”. 

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A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz  assinou um protocolo com a Universidade de Évora e com a Turismo do Alentejo para o desenvolvimento no concelho do Projeto PISTA – Partilha de Informação sobre Sustentabilidade do Turismo no Alentejo, através do qual vai ser possível definir o perfil dos visitantes do concelho.

De acordo com a autarquia, este projeto tem como base a Plataforma PISTA Digital, um sistema inteligente do turismo sustentável do Alentejo e Ribatejo, que vai ser implementado ainda este mês e que assenta numa “plataforma de supercomputação que permite analisar na hora a informação estatística e do perfil do turista”.

“A Plataforma PISTA será disponibilizada inicialmente aos postos de turismo e depois aos monumentos e aos agentes turísticos, possibilitando caracterizar os turistas que visitam o concelho e a região, partilhar a informação e ajudar nos processos de decisão”, refere um comunicado da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.

Com este novo sistema, a partir deste mês, os funcionários dos postos de turismo do concelho vão recolher logo informação sobre o visitante, como a faixa etária, género e nacionalidade, sendo que, se houver disponibilidade, serão também colocadas questões sobre o nível de escolaridade, sobre como obteve o visitante conhecimento relativo ao concelho e se é a primeira vez que o visita, além do número de noites de pernoita, motivo da visita e que tipo de informação solicita no posto de turismo.

“A informação obtida vai ajudar nos processos de decisão da autarquia e será útil para definir que materiais de promoção e divulgação deve criar ou atualizar, que ajustes deve fazer aos horários de funcionamento e como gerir os recursos humanos dos locais turísticos, em que feiras e eventos de promoção turística deve participar, mas também para analisar os fluxos de turistas no concelho”, refere a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.

Através da plataforma, os agentes turísticos também vão poder obterMonsaraz dados estatísticos, conhecimento sobre os turistas, avaliação dos riscos, custos, impacto e limites da sua atividade, identificação de oportunidades de inovação e de melhores soluções para a utilização dos recursos.

 

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Empresas britânicas preveem aumentar gastos com viagens de negócios em 2023

A maioria das empresas britânicas admitem um aumento nos gastos com as viagens de negócios. Contudo, aliar trabalho com lazer, bem como as preocupações com a sustentabilidade e pegada carbónica estão entre as novas tendências.

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Dois terços das empresas britânicas preveem aumentar, em 2023, os gastos com viagens de negócios em, pelo menos, 50%, avança um estudo da American Express, indicando ainda que 42% das Pequenas e Médias Empresas (PME) do Reino Unido admitem esse aumento de custos.

O estudo da companhia norte-americana de pagamentos refere que “mais de 80% das empresas acreditam que as viagens têm um papel essencial no aumento das receitas, com 60% a planear expandir os seus negócios dentro do Reino Unido e outras 35% a pretenderem fazê-lo para diversos mercados internacionais.

Parte do desejo em aumentar as viagens provem da necessidade de conectar equipas remotas após a pandemia, com 73% dos inquiridos a afirmar que tal realidade é um dos principais motivos para as viagens de negócios e um quinto já estar a fazê-las para manter reuniões com as diversas equipas.

Outras tendências que o estudo encontrou prende-se com o aumento das viagens “bleisure” (business + pleasure) pós-Covid, com 31% dos funcionários a fazerem-se acompanhar dos seus parceiros ou membros da família numa viagem de negócios.

A maioria das empresas (79%) também aumentou o seu foco no bem-estar dos viajantes quando estão em viagem, concluindo-se que 71% dos funcionários referiram que “deixariam o emprego se o empregador não priorizasse o seu bem-estar durante as viagens”.

Além disso, a sustentabilidade também está a tornar-se um problema maior para os viajantes, com 71% a demonstrarem preocupações com o impacto ambiental das suas viagens e 78% a admitirem-se mais conscientes da sua pegada de carbono quando estão em viagem. O estudo refere, igualmente, que cerca de um terço das empresas gostaria que as viagens de negócios fossem “mais verdes”, mas não sabem como consegui-lo.

Hana Lear, vice-presidente de serviços de cartões corporativos do Reino Unido da American Express, salienta que “as empresas não tiveram escolha a não ser fazer uma pausa em muitas viagens nos últimos dois anos e apoiar-se em alternativas virtuais para construir relacionamentos com clientes e colegas”, admitindo que o estudo demonstra que “as viagens de negócios e o valor das conexões pessoais para impulsionar o crescimento andam de mãos dadas”.

No entanto, Lear admite, igualmente, que há claramente um “foco renovado em toda a experiência de viagens de negócios para garantir que empresas e funcionários maximizem o valor das viagens”.

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Palmela integra plataforma turística “Portugal por Dentro”

Esta plataforma permite aceder aos principais pontos turísticos, bem como a todas as informações necessárias relativamente a gastronomia, alojamentos com oferta de experiências e eventos.

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Palmela passou a integrar a plataforma “Portugal Por Dentro”, um guia turístico em forma de APP para smartphone. Este novo guia está disponível para quem deseje percorrer o território nacional, visitando os principais pontos de atração, entre património e experiências, em cada concelho.

A Rota de Palmela destaca 10 pontos turísticos, com fotografias, em língua portuguesa e três idiomas estrangeiros: Casa Mãe da Rota de Vinhos e Largo de S. João, Castelo de Palmela, Centro Histórico de Palmela, Fernando Pó e Jardins de Vinhas, Museu da Música Mecânica, Parque Natural da Arrábida, Pinhal Novo, Quinta do Anjo, Sobreiro Assobiador de Águas de Moura e Vila de Palmela. Sugere-se que este percurso, com 70 km e início e fim no Posto de Turismo (Castelo de Palmela), seja feito de automóvel, mota ou autocaravana.

Promovida pela ORB Turismo TT, a APP “Portugal Por Dentro” é totalmente gratuita e funcional, apresentando rotas turísticas concelhias ou temáticas, permitindo não só aceder aos principais pontos turísticos, como a todas as informações necessárias a uma boa estadia: gastronomia, alojamentos com oferta de experiências e eventos.

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Portugal no top 3 dos destinos “baby-friendly”

A segurança, o bom clima, a oferta de quartos familiares disponibilizadas, fazem com que Portugal apareça em destaque neste ranking.

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Portugal foi considerado um dos destinos de férias mais “baby-friendly” para visitar no mundo, aparecendo em terceiro lugar, logo a seguir à Grécia (1.º lugar) e Turquia (2.º lugar), num estudo realizado pela Airport Parking Reservations, considerando um país com “bom clima, praias maravilhosas e gastronomia deliciosa”.

Atribuindo notas de 0 a 10, Portugal atingiu um score final de 7,45, abaixo dos 8 da Grécia e dos 7,65 da Turquia.

O estudo refere que 49% de todos os hotéis portugueses oferecem a opção de quarto familiar para quem viaja com crianças, destacando ainda o índice de segurança de 70,37, superior à média dos países estudados.

A temperatura média anual no país – 15,2 Cº – e um nível de precipitação a rondar os 591 mm por ano, constituem fatores que colocam Portugal no topo do ranking, destacando-se ainda as mais de 2.500 atividades que as crianças poderão realizar no país.

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Algarve Spa Week está de volta de 22 a 30 de outubro

A Algarve Spa Week está de volta de 22 a 30 de outubro com tratamentos e preços especiais em nove spas de hotéis de cinco estrelas da região. Durante a iniciativa haverá 50% de descontos em serviços de wellness.

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A 12.ª edição da iniciativa, desenvolvida desde 2010 com objetivo de promover o Algarve enquanto região de excelência para o Turismo de Saúde e Bem-Estar, decorre este ano sob a temática “Digital Detox: Connecting Yourself to Welness”.

Além dos menus de tratamento criados especialmente para o evento a metade do preço, que incluem terapias de beleza e bem-estar, surge este ano a novidade do tratamento de assinatura “Massagem Mente e Corpos Serenos”, inspirado na temática desta edição.

Entretanto, organização da Algarve Spa Week, em parceria com as Juntas de Freguesia de Alvor, de Quarteira e a Câmara Municipal de Loulé, promove a iniciativa com dias de pré-evento em dois fins-de-semana consecutivos, nos dias 9 e 16 de outubro.

Com o objetivo de envolver a comunidade local, residentes e turistas, no dia 9 de outubro, no Passeio das Dunas entre Vilamoura e Quarteira, e no dia 16 de outubro, na Zona Ribeirinha do Alvor, junto ao Mercadinho da Ria, será possível aos participantes experimentarem gratuitamente massagens que vão estar disponíveis durante os nove dias da Algarve Spa Week. Estarão também disponíveis atividades de Wellness e Fitness com um custo de três euros, que revertem na sua totalidade para apoiar projetos de cariz social.

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