ALEP considera “irrealista” proposta do BE sobre o Alojamento Local
Segundo a associação, a proposta do Bloco de Esquerda implicará o encerramento de 95% dos estabelecimentos de Alojamento Local e a extinção de cerca de 7.000 postos de trabalho directos.

Publituris
Novo Regime do Alojamento Local considerado um “retrocesso”
AL: Baixa lisboeta, Avenida da Liberdade e Almirante Reis com restrições
Faturação do Alojamento Local cai 80% no 1.º trimestre
Alojamento Local recusa ser “bode expiatório” pela “falta de políticas habitacionais eficazes em Lisboa”
A ALEP –Associação do Alojamento Local em Portugal considera que a proposta de novas regras para o sector do Alojamento Local apresentada pelo Bloco Esquerda tem na sua base “um enorme desconhecimento da realidade do Alojamento Local e do Turismo em Portugal”.
Segundo a associação, a proposta do BE tem consequências directas no sector, concretamente “o encerramento de 95% dos estabelecimentos de Alojamento Local e a extinção de cerca de 7.000 postos de trabalho directos só na região de Lisboa e Porto”.
No que diz respeito ao aspecto concreto da proposta da limitação do Alojamento Local a 90 dias, a ALEP é “irrealista e não contribui positivamente nem para a habitação (ninguém arrenda uma habitação permanente com a condição de a abandonar durante 90 dias), nem para os operadores de AL que, nesta situação, teriam emprego ou rendimento apenas durante 90 dias”.
Para a associação, esta proposta “apenas serve os que não têm qualquer problema em manter o seu imóvel encerrado, já que apenas necessitam dele para obter os benefícios fiscais, via Golden Visa, e para terem constituído um domicílio fiscal. E também para alguns grandes proprietários de prédios inteiros e grandes estabelecimentos de hospedagem que, nestas condições, teriam sempre a alternativa de migrar o seu negócio para os empreendimentos turísticos”.
A ALEP indica que já enviou propostas de alteração da lei do alojamento local para a Assembleia da República, e espera que possam “ser tratadas com a profundidade e importância que o tema tem”.