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Faleceu Horácio Cavaco Guerreiro, antigo presidente da RTA

Horácio Cavaco Guerreiro foi presidente da RTA durante 11 anos, entre 1986 e 1997.

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O antigo presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA) Horácio Cavaco Guerreiro, que dirigiu os destinos do turismo algarvio por 11 anos, entre 1986 e 1997, faleceu no passado sábado, 16 de Setembro, vitima de doença prolongada.

“A longevidade no cargo e o espírito visionário com que sempre liderou o sector prestigiaram a Região de Turismo e marcaram uma ruptura com o passado, catapultando o turismo no Algarve para a ribalta internacional”, realça Desidério Silva, actual presidente da RTA, numa nota de pesar enviada à comunicação social.

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Desidério Silva destaca “as qualidades humanistas” de Horácio Cavaco Guerreiro, bem como “o contacto próximo e afectivo com o trade e o carinho pelas suas equipas de colaboradores” que caracterizavam o antigo responsável pela RTA.

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Relativamente ao legado de Horácio Cavaco Guerreiro, o actual presidente da RTA refere a campanha «Algarve é Qualidade» e a aposta na promoção da região através da participação massiva em feiras de turismo como algumas das iniciativas levadas a cabo no mandato de Horácio Cavaco Guerreiro que mais contribuíram para afirmar a região como destino turístico.

“O seu legado perdura até aos dias de hoje, afirmando o destino turístico pela qualidade da oferta, pela sensibilização dos residentes e pela formação profissional, dando continuidade ao trabalho iniciado na direcção da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve”, afirma Desidério Silva.

 

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Espanha prepara-se para receber 115 milhões de turistas estrangeiros nos próximos anos

Os dados mais recentes de um estudo da Braintrust colocam Espanha a ser visitada por 115 milhões de turistas internacionais em 2040. Ao mesmo tempo, as receitas irão bater recordes ano após ano.

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O “Barómetro do Turismo” da Braintrust prevê um aumento significativo da chegada de turistas internacionais a terras espanholas nos próximos anos. A consultora afirma espera um crescimento sustentado do turismo estrangeiro ao longo do tempo, posicionando a Espanha como o mercado líder em viajantes internacionais nas próximas décadas, atingindo 115 milhões de viajantes por volta de 2040, o que a coloca no topo do pódio, como o primeiro mercado recetivo de turistas no mundo, à frente da França.

Com uma previsão de mais de 91 milhões de turistas internacionais para este ano, e gastos na ordem dos 125.000 milhões de euros, os cálculos apontam para que estes valores sejam significativamente ultrapassados nos próximos anos. O contexto internacional, a evolução da economia e as ações levadas a cabo pelos diferentes destinos podem influenciar a continuação da quebra de recordes não só em número, mas também em gastos, juntamente com a promoção que a Turespaña está a levar a cabo no estrangeiro.

De facto, as comunidades autónomas e os municípios de Espanha estão a atualizar e a planear cada vez mais as suas políticas turísticas com vista ao crescimento, prevendo-se que, a nível nacional, o peso do turismo ultrapasse os 15% nas próximas décadas, valor que já é ultrapassado em comunidades como as Baleares e as Canárias.

Alguns lugares, como os destinos incipientes, procurarão a quantidade e outros, como os destinos maduros, procurarão a qualidade, já que esta indústria turística representa uma grande parte do PIB dos diferentes territórios, como mostra o mapa elaborado pela Braintrust.

Para Ángel García Butragueño, diretor de Turismo da Brantrust, sublinha que o turismo “volta a revelar-se o motor económico do país, com uma força e uma resiliência avassaladoras dignas de elogio, cujo peso aumentará no futuro graças à extraordinária proposta de valor”.

O responsável da área de turismo da consultora refere ainda que “Espanha é chamada a liderar o setor a nível mundial num modelo de turismo sustentável, tanto do ponto de vista económico, área em que já trabalhou no passado, como do ponto de vista social e ambiental. Para tal, deveria ser implementada uma política de Estado para o turismo sustentável, como a planeada pela Secretaria de Estado do Turismo até 2030, à qual se juntou o manifesto do Conestur sobre o assunto”.

E respondendo de certa forma às críticas que são feitas ao turismo no país vizinho, Butragueño frisa que “Espanha não pode nem deve viver sem turismo, mas esse turismo deve ser muito diferente, com uma mudança absoluta de paradigma”.

“Neste dilema da quantidade ou da qualidade dos viajantes internacionais, dependendo das necessidades de cada destino, surgem algumas questões sobre como serão os novos turistas internacionais no futuro, uma vez que Espanha está a beneficiar da situação económica, social e geopolítica mundial, que devemos aproveitar, fidelizando os turistas estrangeiros, oferecendo-lhes experiências únicas que lhes permitam repetir e um maior gasto médio diário”, diz o diretor de Turismo da Braintrust.

Menos Europa. Mais Américas e Ásia
Assim, indica a consultora, é muito provável que estes novos turistas não sejam europeus e, se o forem, não serão dos mercados mais tradicionais, como o Reino Unido, a Alemanha ou a França, reduzindo o peso dos mercados emissores tradicionais para menos de 70%.

Embora os mercados emissores europeus representem atualmente três quartos dos viajantes, o aumento de viajantes provenientes das Américas (tanto dos EUA como do resto do continente) e do resto do mundo, especialmente dos países asiáticos, indica que pelo menos um terço dos viajantes não virá dos mercados emissores tradicionais.

“No futuro, os novos visitantes de Espanha não virão apenas para relaxar ao sol e à praia. Cada vez mais, há uma tendência para viagens ‘mistas’, ou seja, lazer misturado com trabalho, um evento (concerto, espetáculos …) combinado com alguns dias de relaxamento ou mesmo experiências culturais e gastronómicas acompanhadas de um pouco de sol”, admite Butragueño.

As estimativas da Braintrust mostram que mais de 25% dos viajantes virão por este tipo de motivações mistas, ao mesmo tempo que o peso dos meses de verão no número total de chegadas está a diminuir progressivamente e se prevê que fique abaixo dos 30% (em número de viajantes) em comparação com os 38% que representava há alguns anos.

Em consonância com as diferentes motivações para visitar Espanha, observar-se-á também uma diversificação dos destinos. As seis principais comunidades autónomas que representam atualmente mais de 90% das chegadas de viajantes (Andaluzia, Baleares, Canárias, Catalunha, Valência e Madrid) verão a sua quota reduzida a favor de outras com menor peso atual.

“Esta redução não será rápida, mas far-se-á gradualmente, como indicam as nossas previsões para os próximos anos, com regiões como a Galiza, as Astúrias, o País Basco, Navarra, Castela Leão, Castela La Mancha e a Extremadura a ganharem adeptos pela sua oferta turística, longe do tradicional sol e praia”, considera o diretor de Turismo da Braintrust.

Gasto médio diário duplica face a 2022
Da mesma forma, é muito provável que o novo visitante não viaje com um pacote turístico, estimando-se que esse número ronde, no futuro, os 30% o farão. No que respeita ao alojamento, as previsões indicam que, enquanto 2 em cada 3 ficarão em estabelecimentos hoteleiros, 1 em cada 3 optará por outro tipo de alojamento.

Relativamente aos gastos médios dos novos viajantes internacionais que visitarão Espanha, a Braintrust estima que se situarão, em média, entre 2.000 e 3.000 euros, o que, tendo em conta a estadia (aproximadamente oito dias), significa um gasto médio diário entre 200 e 300 euros, quase o dobro do que era gasto antes da pandemia.

Neste capítulo, a consultora estima que, em 2030, a despesa média diária duplicaria em relação a 2017, com um valor aproximado de 280 euros por dia, e entre 2035 e 2040 a despesa média diária poderia aumentar para 340 euros por dia, duplicando o valor de 2022.

A concluir, José Manuel Brell, partner responsável pela prática de Quantitative Research & Modelling e Tourism & Leisure Industry da Braintrust, refere que o estudo levado a cabo pela consultora revela um “perfil de turistas estrangeiros relativamente diferente do que temos tido tradicionalmente, tanto em termos da sua origem como das suas motivações, o que conduz a um gasto médio diário mais elevado nos próximos anos. Um turista que se assemelha mais ao protótipo de que tanto se fala nos discursos em que se procura a qualidade e não a quantidade”.

Contudo, Brell termina admitindo que para alcançar os tais 115 milhões de turistas internacionais, “temos de garantir que a chegada de visitantes traz mais benefícios à nossa sociedade do que os danos que causam. É a única forma de conseguir um modelo de sucesso”.

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“Melhor Parque Temático” do mundo fica no Algarve

O Zoomarine foi eleito o ”Melhor Parque Temático” do mundo nos World Luxury Travel Awards 2024.

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O Zoomarine foi distinguido nos World Luxury Travel Awards 2024 como o “Melhor Parque Temático” do mundo, após vencer na categoria “Theme Park”.

Segundo os responsáveis do Zoomarine, “este reconhecimento reflete o compromisso em proporcionar experiências inesquecíveis, onde a diversão e o entretenimento se alinham à educação, contribuindo para a sensibilização sobre a proteção dos oceanos e das espécies marinhas”.

Tiago Pierotti, administrador executivo do Zoomarine, que recebeu o prémio em nome de toda a equipa afirma que “desde a nossa fundação, temos trabalhado arduamente para oferecer memórias felizes, aliadas a ensinamentos sobre a conservação do oceano e espécies marinhas. Este prémio é um incentivo para continuarmos esta missão junto dos milhares de visitantes que visitam o Zoomarine todos os anos e é um reflexo da confiança e do carinho que eles depositam em nós.”

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A importância dos oceanos na 1.ª edição do Ocean Summit em Lisboa

O evento marca o início de uma jornada que permitirá à humanidade desvendar detalhes inéditos sobre a vastidão e a biodiversidade marinha, ao mesmo tempo que fomenta a cooperação entre cientistas, entidades institucionais e representantes do setor privado.

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Lisboa irá receber a primeira edição do Ocean Summit 2024, um evento internacional que reunirá especialistas de renome oriundos de quatro continentes. Este encontro, a realizar-se nos dias 29 e 30 de outubro de 2024, no Planetário e Museu de Marinha, promete impulsionar novas descobertas sobre os oceanos e criar oportunidades inéditas para a partilha de conhecimento e inovação.

Assim como a exploração espacial representou uma jornada transformadora para a humanidade, o Ocean Summit marcará o início de uma nova era de exploração dos oceanos, um território que permanece amplamente desconhecido. Mais de 80% dos oceanos ainda não foram mapeados ou explorados, e este evento posiciona-se como o ponto de partida para revelar esses segredos submersos, criando uma poderosa ligação entre a exploração marinha e a espacial.

Lisboa, com a sua ligação histórica ao mar, será assim o ponto de partida desta nova era. Ao acolher o Ocean Summit 2024, a capital portuguesa posiciona-se no centro da inovação e colaboração internacional, num esforço conjunto para proteger e explorar os oceanos de forma sustentável.

Especialistas como Fabien Cousteau, estarão presentes para partilhar a sua visão sobre o papel crucial que os oceanos desempenham no futuro do planeta. Ao longo dos dois dias, o Ocean Summit será um espaço de debate sobre os desafios globais relacionados com os oceanos, tais como as alterações climáticas, a preservação da biodiversidade marinha, a economia azul, o turismo sustentável e a governança estratégica dos recursos oceânicos.

A abertura oficial está marcada para as 10h00 do dia 29 de outubro, contando com discursos de figuras relevantes no panorama da preservação oceânica. O primeiro dia inclui ainda painéis dedicados ao impacto das alterações climáticas na biodiversidade e ao direito do mar, com oradores como Mark Patterson, professor de Ciências Marinhas e Ambientais, e Vasco Becker-Weinberg, especialista em direito marítimo.

No segundo dia, o destaque será dado à economia azul e ao turismo sustentável, com apresentações de líderes empresariais e especialistas que explorarão como o investimento pode impulsionar a inovação e sustentabilidade dos oceanos. A jornada encerrará com uma discussão sobre a relação estratégica entre Cabo Verde e Portugal no desenvolvimento de plataformas atlânticas.

Paulo Veiga, presidente da Fundação Carlos Albertino Veiga, destaca a importância deste encontro: “O Ocean Summit é uma oportunidade única para reunir mentes brilhantes e discutir soluções concretas para proteger os nossos oceanos, que são o coração do nosso planeta. É através da colaboração e da inovação que conseguiremos enfrentar os desafios globais que os nossos mares enfrentam, garantindo que as gerações futuras possam beneficiar de um oceano saudável e sustentável.” Paulo Veiga realça também a importância da realização deste evento em Lisboa: “Portugal tem uma ligação secular ao mar; sendo o oceano um dos grandes patrimónios nacionais, Lisboa é o palco ideal para receber este Summit”.

O Ocean Summit 2024 será aberto ao público, com entrada livre, proporcionando uma oportunidade imperdível para todos os interessados participarem diretamente nas discussões sobre o futuro dos oceanos. Sem necessidade de inscrição prévia, o evento acolhe todos os que pretendem envolver-se no debate sobre soluções inovadoras e sustentabilidade marinha, num espaço de colaboração internacional. Esta é uma oportunidade para o público estar presente nas conversas que definirão o rumo da conservação oceânica e da economia azul, ao lado de especialistas e líderes globais.

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Região do Algarve terá dessalinizadora em 2026

Governo dá luz verde a contrato de conceção, construção e exploração da futura dessalinizadora do Algarve, que deverá estar construída até finais de 2026

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O contrato de adjudicação, que representa um investimento de cerca de 108 milhões de euros, está integrado no Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve, enquadrado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O projeto de construção de uma dessalinizadora no concelho de Albufeira, no distrito de Faro, é uma das medidas de resposta à seca que afeta a região mais a sul de Portugal continental integrada num pacote de medidas lançado pelo anterior Governo.

A infraestrutura terá como capacidade inicial 16 milhões de metros cúbicos (m3), mas a empresa está a projetá-la para que tenha capacidade para tratar até três vezes mais do que esse volume, ou seja até aos 24 milhões m3 de água.

A região do Algarve tem sofrido, ao longo dos últimos anos, ciclos de seca prolongada associada a uma situação de escassez hídrica já considerada estrutural, resultando numa diminuição dos volumes de água armazenada nas várias origens disponíveis.

O consórcio luso-espanhol de empresas que vai construir a dessalinizadora irá também ser responsável pela “exploração do empreendimento por um período de três anos” depois de a obra estar concluída, segundo a Águas do Algarve.

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Turismo Sustentável e Cidades do Futuro em destaque no Planetiers World Gathering 2024

Aveiro será um ponto de encontro para discutir a importância do turismo sustentável como motor de desenvolvimento económico e social.

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O Planetiers World Gathering 2024, que ocorrerá entre 27 e 29 de outubro, em Aveiro, será um ponto de encontro fundamental para líderes, inovadores e defensores do turismo sustentável e do desenvolvimento urbano.

No segundo dia, 28 de outubro, pelas 10h15 terá lugar o painel “Turismo Sustentável e Cidades do Futuro”, que contará com três especialistas para discutir e apresentar soluções inovadoras que visam promover um turismo responsável e construir cidades mais sustentáveis e resilientes. Roberto Antunes, Executive Director Nest- Tourism Innovation Center Portugal; Miguel Plantier, diretor de Operações (Chief Operating Officer) na Sublime Hotels; e Carolina Mendonça: Coordenadora de Sustentabilidade Visit Azores, destacarão a importância do turismo sustentável como motor de desenvolvimento económico e social. Entre os temas abordados estão a preservação de ecossistemas, a valorização da cultura local e a implementação de práticas de turismo que minimizem o impacto ambiental.

Além disso, o evento focará nas “Cidades do Futuro”, explorando como as tecnologias emergentes e a colaboração entre setores podem transformar os centros urbanos em ambientes mais inclusivos, inteligentes e sustentáveis, à semelhança do que já acontece na cidade de Aveiro, anfitriã pelo segundo ano consecutivo deste grande evento.

No âmbito da programação de Aveiro 2024, Capital Portuguesa da Cultura, os bilhetes são gratuitos, mas é necessário fazer um registo. Os interessados em participar do evento podem se inscrever no site oficial, onde também têm acesso a toda a programação: https://worldgathering.planetiers.com/?autoopen

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Parques de Sintra
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Melhor Destino Cultural do mundo fica em Sintra

A Parques Sintra recebe, pelo segundo consecutivo, o prémio de “Melhor Destino Cultural” do mundo, nos World Luxury Travel Awards 2024.

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A Parques de Sintra foi distinguida, pelo segundo ano consecutivo, com o galardão de “Melhor Destino Cultural” do mundo, nos World Luxury Travel Awards 2024.

Reafirmando o posicionamento de Sintra como destino cultural de referência a nível internacional, o prémio reconhece o papel decisivo que a Parques de Sintra tem desempenhado na conservação, valorização e divulgação dos mais importantes valores patrimoniais que constituem a Paisagem Cultural de Sintra, classificada como Património Mundial pela UNESCO em 1995.

“Uma vez que o feedback dos visitantes está na base dos World Luxury Travel Awards, a conquista deste prémio atesta a qualidade da experiência de visita aos 11 parques e monumentos que a empresa tem ao seu cuidado”, afirma a Parques de Sintra, e comunicado.

Entre os 11 parques incluem-se o Parque e Palácio Nacional da Pena; os Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz; o Chalet da Condessa d’Edla; o Castelo dos Mouros; o Parque e Palácio de Monserrate; o Convento dos Capuchos; e a Escola Portuguesa de Arte Equestre.

Os nomeados para as 146 categorias dos World Luxury Travel Awards – divididas pelos temas “Air”, “Water”, “Land”, “Destination” e “Lifestyle” – foram selecionados por um júri independente, cujas escolhas partem da avaliação efetuada por quem visita os locais, tendo em conta critérios como a excelência do serviço, a atenção ao detalhe, a eficiência, entre muitos outros.

Seguiu-se a fase de votação online, durante a qual tanto os profissionais da indústria do turismo, como o público em geral, elegeram os seus favoritos.

Os World Luxury Travel Awards foram criados em 2019 para distinguir as empresas que se destacam pela sua excelência no segmento das viagens de luxo e na indústria do turismo, proporcionando-lhes o reconhecimento internacional que merecem.

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Aeroporto de Porto Alegre já voltou a receber voos

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, Brasil, recebeu esta segunda-feira, 21 de outubro, o primeiro voo depois das cheias de maio e conta voltar a receber voos internacionais a partir de 16 de dezembro.

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O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, Brasil, voltou esta segunda-feira, 21 de outubro, a receber as primeiras ligações, depois do encerramento provocado pelas cheias de maio na cidade e em toda a região do Rio Grande do Sul.

O primeiro voo com destino ao Aeroporto de Porto Alegre foi da Azul, que ligou Campinas à capital do Rio Grande do Sul, numa ligação que contou com 174 passageiros e que transportou também o CEO da Azul – Linhas Aéreas Brasileira, John Rodgerson.

O momento do regresso dos voos ao Aeroporto de Porto Alegre foi testemunhado pela organização do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, cujo CEO, Eduardo Zorzanello, considerou tratar-se de “um momento marcante”.

O avião da Azul foi recebido em Porto Alegre pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e pelo ministro Paulo Pimenta, assim como pelo trade turístico da serra gaúcha, que esteve em peso no aeroporto e festejou o reinício das operações.

Após o voo da Azul, o Aeroporto Salgado Filho recebeu um voo da GOL Linhas Aéreas, com origem em Congonhas, prevendo-se que o primeiro dia de operação na infraestrutura aeroportuária contabilize 71 aterragens e descolagens, em voos que envolvem as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, servindo um total de nove mil passageiros.

As previsões indicam que, a partir de 28 de outubro, o aeroporto venha a contabilizar 98 voos entre partidas e chegadas, atendendo cerca de 15 mil passageiros, com este número a subir, a partir de 4 de novembro, para 122 aterragens e decolagens, servindo 16 mil passageiros.

A pista vai funcionar das 8h00 às 22h00 com capacidade para 181 voos entre aterragens e decolagens, o que significa 70% da capacidade total do aeroporto, enquanto o restabelecimento total da capacidade do Aeroporto Salgado Filho deverá ocorrer a 16 de dezembro, quando os voos internacionais também retornarem a esta infraestrutura.

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Universidade Europeia e Câmara de Cascais estabelecem protocolo para Turismo e Gastronomia

O novo protocolo assenta nos domínios da investigação, transferência de conhecimento, prestação de serviços, projetos e eventos que promovam o Turismo Gastronómico.

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A Universidade Europeia e a Câmara Municipal de Cascais estabeleceram um protocolo de cooperação com o objetivo de promover a realização de iniciativas nas áreas do Turismo e Gastronomia. A colaboração assenta nos domínios da investigação, transferência de conhecimento, prestação de serviços, projetos e eventos que promovam o Turismo Gastronómico.

A Câmara Municipal de Cascais (CMC) criou recentemente o projeto “Cascais Food Lab” com a intenção de potenciar a política de promoção para a oferta gastronómica no município, um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento turístico sustentável e de qualidade na região. Com o “Cascais Food Lab”, a autarquia pretende dinamizar as áreas da gastronomia e turismo, e aplicá-las à gastronomia local, nomeadamente na oferta da restauração do concelho e no incremento das competências dos colaboradores desta área.

Dadas as competências técnicas e científicas da Universidade Europeia nas áreas do Turismo e Gastronomia, a instituição de ensino poderá, assim, dar um contributo relevante para o desenvolvimento da área no concelho de Cascais, dado que o Turismo gastronómico é um setor emergente no mercado nacional e internacional.

No âmbito desta colaboração, os colaboradores municipais que queiram aprofundar os seus conhecimentos precisamente nestas áreas poderão usufruir de um desconto na inscrição e nas propinas para licenciaturas, pós-graduações e mestrados.

Recorde-se que a Universidade Europeia oferece programas bem estabelecidos na área do Turismo e Hospitalidade como é o caso das duas licenciaturas em Turismo e em Gestão Hoteleira, o Mestrado em Gestão do Turismo e as três Pós-graduações em Gestão Hoteleira, Gastronomia Criativa e Imagem, Protocolo e Organização de Eventos.

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Madeira Golf Passport reforça oferta da modalidade na região

A marca de golfe permite aos golfistas jogar em três campos da ilha com um único passaporte.

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O Madeira Golf Passport é uma marca criada com o objetivo de unir os três campos de golfe da região, os vários parceiros que promovem este desporto e o destino: Dreams by Hyatt, Melia Madeira Mare, Casa Velha do Palheiro, Vila BALEIRA, Golinfmadeira, Porto Santo Line bem como a Associação de Promoção da Madeira (APM).

O Clube de Golf Santo da Serra, o Palheiro Golf e o Porto Santo Golfe fazem já parte desta marca que atua num dos destinos mais relevantes no panorama dos amantes de golfe, a ilha da Madeira, que está inclusivamente nomeada na categoria de “World’s Best Emerging Golf Destination” nos World Golf Awards 2024.

De referir que, em 2023, a Região Autónoma da Madeira alcançou máximos históricos no golfe, como confirmam os dados disponibilizados pela Direção Regional de Estatística da Madeira: um aumento de 8,3%, face ao ano anterior, nas voltas dos três campos, com mais de 75.000 voltas; 73,9% das voltas foram realizadas por não-sócios, que são provenientes, maioritariamente, dos Países Nórdicos, de Portugal, da Alemanha e do Reino Unido; e, no total, a receita aumentou 22,1%, chegando aos 3,8 milhões de euros.

“A Madeira é um destino muito procurado e valorizado pelos golfistas, pelos seus campos desafiantes e, simultaneamente, únicos. É, por isso, importante para nós continuar a promover este interesse, criando cada vez mais oportunidades. Queremos ampliar a oferta da marca, de forma a cumprir as necessidades deste público específico”, sublinha o secretário Regional de Economia, Turismo e Cultura e presidente da Associação de Promoção da Madeira, Eduardo Jesus.

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Centro de Portugal vai lançar novo produto turístico “focado nas estradas mais cénicas e históricas da região”

O presidente da Turismo Centro de Portugal, Raul Almeida, revelou a novidade esta sexta-feira, 18 de outubro, durante a sessão de abertura da V Convenção Nacional da ARAC.

Inês de Matos

O presidente da Turismo Centro de Portugal (TCP), Raul Almeida, revelou esta sexta-feira, 18 de outubro, que a entidade regional de turismo vai lançar, no próximo mês, um novo produto turístico “focado nas estradas mais cénicas e históricas da região”.

De acordo com o responsável, que participou na sessão de abertura da V Convenção Nacional da ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos, esta será uma “oportunidade perfeita para enriquecer a oferta de road trips e criar novas rotas atrativas para quem visita de carro ou de mota” o Centro de Portugal.

Raul Almeida considerou que “viajar pelo Centro de Portugal ao volante é uma experiência invulgar” devido à “diversidade” das paisagens e à riqueza do património da região, que “transformam qualquer percurso numa nova experiência”.

“Estamos, aliás, a trabalhar para potenciar ainda mais essa experiência”, acrescentou, lembrando que, há alguns anos, a Turismo Centro de Portugal já tinha lançado “uma série de roteiros, precisamente para serem feitos de carro”, denominados “Road Trips Centro de Portugal”.

“Estes e outros produtos fazem parte de uma estratégia integrada, que está a dar frutos, o turismo no centro de Portugal está a crescer acima da média nacional em praticamente todos os indicadores”, congratulou-se Raul Almeida.

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