76% dos lisboetas acreditam que Uber é alternativa a carro próprio
Estudo sobre o futuro da mobilidade incluiu 10 cidades europeias.

Publituris
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
Qatar Airways alarga instalação da Starlink aos aviões A350
Lisboa é uma das cidades europeias, a par com Roma, em que mais pessoas acreditam que aplicações como a Uber são uma alternativa ao carro próprio, segundo um estudo da ORB, revelado esta terça-feira, 5 de Setembro.
De acordo com o estudo, 76% dos lisboetas acreditam que aplicações como a Uber são uma alternativa ao carro próprio e 77% afirmam mesmo que optariam por ter apenas um carro se conseguissem facilmente a combinação entre aplicações de mobilidade e uma rede de transportes públicos fiável.
Lisboa é também uma das cidades europeias incluídas neste estudo onde a utilização de carro próprio é mais elevada, com 71% dos indivíduos entrevistados a admitirem que utilizam o carro pelo menos uma vez por dia.
Apesar desta média, os lisboetas são dos europeus que mais recorrem aos transportes públicos, com a capital portuguesa a ter a segunda taxa mais alta no que diz respeito à utilização de metro ou comboio – só ultrapassada por Paris – com 49% dos inquiridos a utilizarem estes meios de transporte diariamente, e a mais alta utilização diária do autocarro, com 50% dos inquiridos a optarem por esta solução.
Ainda assim, o estudo indica que 84% das pessoas que vivem em Lisboa acreditam que o transporte público não é suficiente para desistirem completamente do carro próprio.
“Este estudo confirma que os lisboetas vêem na Uber uma alternativa conveniente ao carro próprio que pode complementar e estender o alcance das infraestruturas de transportes públicos existentes. Em Lisboa, por exemplo, 56% das viagens na plataforma têm início fora da zona de cobertura do Metro de Lisboa, e 72% terminam a menos de 500m de uma estação”, destaca Rui Bento, responsável da Uber em Portugal.