Regiões de Turismo queixam-se da cativação de verbas
Desidério Silva revela que o Ministério das Finanças cativou cerca de 240 mil euros do orçamento previsto para a Região de Turismo do Algarve.

Publituris
PLAY Airlines inaugura rota de Faro com oferta de descontos
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
O presidente da Associação Nacional de Turismo (ANT), Desidério Silva, diz que as regiões de turismo estão a “passar por um processo difícil” devido às cativações aplicadas pelo Ministério das Finanças, que reteve cerca de 12% do orçamento destas entidades, e diz mesmo que, no caso do Algarve, não há “dinheiro para ir às feiras de turismo”.
“É grave porque estamos em alta no contexto dos números do turismo, quer em termos de receitas, quer em termos de dormidas, quer em termos de turistas, quer em termos de proveitos. Em tudo isto, estamos em alta, mas as regiões de turismo estão a passar por um processo difícil”, afirmou o responsável em declarações à TSF.
Além de presidente da ANT, Desidério Silva é também presidente da Região de Turismo do Algarve e diz que, neste caso, o dinheiro disponível não chega para a participação em feiras, nem para a realização de outras acções.
“O Algarve não tem dinheiro para ir às feiras de turismo, não tem mesmo. Não tenho possibilidade de fazer acções de promoção da região no mercado interno alargado, diga-se Portugal e Espanha”, revelou o responsável.
Desidério Silva avança que o Ministério das Finanças cativou cerca de 240 mil euros do orçamento previsto, tendo a Região de Turismo do Algarve solicitado já a descativação de cerca de 110 mil euros, montante que diz ser “o mínimo suficiente” para “pagar os vencimentos dos funcionários” da entidade nos últimos meses do ano.