Governo dos Açores apoia candidatura da Cultura da Baleia à UNESCO
Candidatura está a ser preparada há dois anos e deverá ser entregue à UNESCO no primeiro trimestre de 2018.

Publituris
O Governo Regional dos Açores vai apoiar a candidatura da Cultura da Baleia a património da UNESCO, iniciativa que vai ser liderada pela Câmara Municipal das Lajes do Pico, anunciou o secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, Berto Messias.
“Os Açores concentram um conjunto notável de vestígios materiais e imateriais associados ao universo da cultura baleeira mundial, sendo capaz de transformar a sua tradição baleeira num rico património cultural e social”, afirmou Berto Messias, no fim da visita estatutária do executivo regional à ilha do Pico.
O secretário Regional Adjunto salientou que, nos Açores, “encontram-se estruturas museológicas, espaços de memória, dinâmicas e estratégias de patrimonialização e de reinvenção patrimonial associados à cultura da baleia únicos no mundo”, revelando que a candidatura vai ser liderada pelo município das Lajes do Pico, concelho que se destaca nestas características.
A candidatura da Cultura da Baleia a património da UNESCO vai abranger a ilha do Pico e outros espaços do arquipélago, de forma a que seja possível classificar “esta vasta, riquíssima e singular cultura que tanto significa para a Região Autónoma dos Açores”.
De acordo com a Lusa, Berto Messias classificou a candidatura como urgente, pelo que “deverá avançar rapidamente”, prevendo-se que possa ser entregue à UNESCO no primeiro trimestre de 2018, uma vez que está a ser preparada há dois anos, como tinha avançado à imprensa o presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, Roberto Silva, em Março passado.