Governo dos Açores sem planos para aumentar pista do Aeroporto do Pico
Vasco Cordeiro descarta aumento da pista do Aeroporto do Pico e diz que apenas está prevista uma operação de ‘grooving’.

Publituris
PLAY Airlines inaugura rota de Faro com oferta de descontos
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, afirmou segunda-feira, 24 de Julho, que não está prevista qualquer intervenção para aumentar a pista do Aeroporto do Pico, conforme reclama uma petição enviada sábado ao parlamento açoriano e que conta com 2.351 assinaturas.
“O Governo [Regional] o que tem – e eu próprio tenho – é um compromisso eleitoral de melhoria da operacionalidade do aeroporto do Pico através de uma intervenção que se designa por ‘grooving’, ou seja, são ranhuras na pista que aumentam a aderência das aeronaves à pista”, afirmou Vasco Cordeiro, citado pela Lusa.
O presidente do Governo Regional dos Açores acrescentou que não está “prevista qualquer intervenção ou investimento quanto à ampliação da pista do aeroporto do Pico” e revelou que o concurso público para a operação de ‘grooving’ será “lançado no final deste ano”.
Vasco Cordeiro falou aos jornalistas na Madalena, após a reunião do Conselho de Ilha do Pico, na qual esteve também presente a nova secretária regional dos Transportes e Obras Públicas dos Açores, Ana Cunha, que substituiu Vítor Fraga no cargo este mês, que revelou que o valor do investimento previsto para o “grooving” da pista do Pico é de 420 mil euros.
Recorde-se que, no sábado, 22 de Julho, o parlamento açoriano recebeu uma petição com 2.351 assinatura, número simbólico que corresponde à altura da montanha do Pico, que solicita o aumento das condições de operacionalidade do Aeroporto da ilha do Pico, nomeadamente o aumento da pista.