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TAP desafia passageiros a viajarem para cenários da Guerra dos Tronos

Companhia lançou uma campanha em que desafia os seus clientes a viajarem para os cenários onde é gravada a série, em Espanha.

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TAP desafia passageiros a viajarem para cenários da Guerra dos Tronos

Companhia lançou uma campanha em que desafia os seus clientes a viajarem para os cenários onde é gravada a série, em Espanha.

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A TAP associou-se ao canal Syfy, que transmite a série Guerra dos Trono, e lançou uma campanha em que desafia os seus clientes a viajarem para os cenários onde é gravada a série, em Espanha.

O Real Alcázar de Sevilha é a residência oficial da Família Real Espanhola quando visita Sevilha e, na Guerra dos Tronos, é também residência real, mas é denominada por Sunspear, em Dorne, servindo de cenário à série num dos episódios da temporada 6, onde surge também a Ponte Romana de Córdoba – a cerca de 100 quilómetros de Sevilha –, que retrata a cidade antiga de Volantis. A TAP voa duas vezes por dia, desde Lisboa, para o Aeroporto de Sevilha, o mais próximo de ambos os cenários.

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Já o Castelo de Zafra, datado do século XVII, localizado no município de Campillo de Dueñas, província de Guadalajara, foi cenário de duas das cenas mais aguardadas pelos fãs da série, na Tower of Joy, reino de Dorne, nos episódios 3 e 10 da Temporada 6 da série. O aeroporto mais próximo é mesmo o de Madrid-Barajas, para onde a TAP opera 45 frequências semanais a partir de Lisboa, e 12 a partir do Porto.

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Três dos cenários escolhidos pelos criadores de Guerra dos Tronos estão situados em Girona, na Catalunha: a Casa de Banhos Árabes – na série, Braavos –, a Catedral de Santa Maria de Girona –King’s Landing – e partes da zona histórica da cidade catalã – Oldtown, Reach. A capital da Catalunha, Barcelona, é servida pela TAP, a partir de Lisboa, com 46 frequências semanais.

Já o Mar Dothraki é, na realidade, o Parque Natural de Bardenas Reales, pequeno deserto da região de Navarra, no norte de Espanha, a aproximadamente 230 quilómetros de Bilbao, no País Basco. Para esta cidade, a TAP voa duas vezes por dia, a partir de Lisboa.

A TAP voa actualmente para Madrid a partir de Lisboa e do Porto, bem como, a partir de Lisboa, para Barcelona, Astúrias, Bilbao, Corunha, Málaga, Sevilha, Valência e Vigo, tendo iniciado a 10 de Junho operação para Alicante e Gran Canaria.

 

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França duplica eco-taxa para a aviação a partir de março

O aumento deste imposto está previsto no orçamento francês para 2025 e visa ajudar a reduzir o déficit do país, mas está a ser fortemente criticado pelas companhias aéreas, como a Air France-KLM ou a Ryanair, que ameaça mesmo retirar os seus voos de França.

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O governo francês quer aumentar para mais do dobro o valor da eco-taxa cobrada nos voos com partida de França já a partir de março, numa medida que está a preocupar as companhias aéreas, que estimam um impacto negativo da medida.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o chamado “imposto de solidariedade”, também conhecido como eco-taxa, vai aumentar de 2,63 euros para 7,40 euros nos voos domésticos e europeus com partida de território francês, em classe económica, enquanto nos voos de médio curso, também em económica, passa de 15 para 40 euros.

Além da classe económica, estão previstos aumentos também para os passageiros em classe executiva, com os valores a subirem 30 euros nos voos de curta distância, bem como 80 para voos de média distância e 120 euros para voos de longo curso.

Previsto está ainda que também os jatos particulares venham a ser alvo de um aumento desta taxa, prevendo-se que as tarifas aumentem entre 220 euros e 2.100 euros.

No entanto, os voos para a Córsega e para os territórios ultramarinos da França ficam isentos dos aumentos de impostos agora conhecidos.

O aumento deste imposto está previsto no orçamento francês para 2025 e visa ajudar a reduzir o déficit do país, uma vez que se estima que o montante anual arrecadado com esta taxa chegue aos mil milhões de euros.

“É uma medida de justiça fiscal e ecológica. Vinte por cento da população com maior rendimento é responsável por mais da metade do dinheiro gasto em viagens aéreas”, afirmou Amélie de Montchalin, ministra das contas públicas francesa.

No entanto, as companhia aéreas estão contra os aumentos propostos, com Benjamin Smith, diretor-geral da Air France-KLM, a defender que este aumento de impostos é “irresponsável”.

“A França é o país onde o transporte aéreo é mais tributado na Europa. Nos últimos 20 anos, perdemos de 1% a 2% do mercado por ano para companhias aéreas estrangeiras. Existe o risco de transferir o benefício que as nossas viagens aéreas geram para outros países”, alerta o responsável da Air France-KLM.

Tal como a Air France-KLM, também a Ryanair já veio criticar a decisão do governo francês e Michael O’Leary, CEO do Grupo Ryanair, ameaçou mesmo retirar os voos da sua companhia aérea de território francês, caso o aumento de impostos avance.

“A França já é um país com impostos altos e se aumentar ainda mais os impostos que já são altos, provavelmente reduziremos a nossa capacidade”, afirmou o responsável da Ryanair, numa conferência de imprensa na semana passada.

O CEO da Ryanair considera que França está a “ir contra a corrente” nesta decisão de aumentar impostos e alerta que “a Europa não se tornará mais eficiente ou mais competitiva ao taxar excessivamente as tarifas aéreas”.

 

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LATAM Airlines opera mais uma frequência semanal entre Lisboa e São Paulo no verão

A LATAM Airlines vai aumentar a sua operação entre Lisboa e São Paulo, no Brasil, próximo verão, passando a disponibilizar oito voos por semana, aos quais se junta outro voo semanal entre Lisboa e Fortaleza, na nova rota que a companhia aérea abre a 7 de abril.

Inês de Matos

A LATAM Airlines vai aumentar a sua operação entre Lisboa e São Paulo, no Brasil, próximo verão, passando a disponibilizar oito voos por semana, aos quais se junta outro voo semanal entre Lisboa e Fortaleza, na nova rota que a companhia aérea abre a 7 de abril, disse ao Publituris Thibaud Morand, diretor-geral da companhia aérea para a Europa e Oceania.

“Estamos satisfeitos por poder apresentar um ligeiro crescimento das operações em relação ao verão de 2024, apesar do congestionamento do aeroporto de Lisboa durante o período de verão. A LATAM irá propor até nove frequências semanais entre Lisboa e São Paulo, operadas em Boeing 777 e 787-900, representando um aumento de +20% de lugares em relação ao ano passado”, explicou o responsável, em resposta a uma questão do Publituris.

Apesar do aumento face ao verão de 2024, quando a companhia aérea foi obrigada a reduzir as ligações para sete voos por semana devido à capacidade limitada do Aeroporto de Lisboa, a operação da LATAM durante a época alta fica, no entanto, aquém da disponibilizado durante a temporada de inverno, na qual a transportadora sul-americana tem vindo a realizar 13 voos por semana entre Lisboa e São Paulo.

Thibaud Morand diz que o mercado nacional tem apresentado um bom comportamento nos voos da LATAM Airlines e “cresceu muito no último ano”, o que leva a transportadora a manter a aposta nos voos para Portugal.

“Em Portugal, o balanço é muito positivo, durante 2024 vimos o nosso crescimento consolidado e temos agora até 13 ligações semanais durante a época de inverno. O crescimento tem sido enorme e estamos muito satisfeitos por isso e por podermos oferecer aos nossos passageiros mais opções a partir de Lisboa”, acrescenta o diretor-geral da para a Europa e Oceania.

Por isso, a LATAM Airlines abre, a 7 de abril, uma nova rota entre Lisboa e Fortaleza, no nordeste do Brasil, “retomando um voo semanal direto entre as duas cidades que deixou de existir em 2009”.

“Na LATAM Airlines estamos sempre à procura de oportunidades para expandir a nossa oferta e esta nova rota é de grande importância tanto para a companhia como para a região nordeste do Brasil, reforçando ainda mais a ligação entre a Europa e o Brasil”, sublinha ainda Thibaud Morand.

 

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Norwegian transporta mais 10% mais passageiros em 2024

Os resultados indicados para 2024 são os segundos melhores na história do grupo norueguês. A aquisição da Widerøe e a expansão da frota foram consideradas essenciais.

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O grupo Norwegian encerrou 2024 com um lucro operacional (EBIT) de 159,5 milhões de euros (1.873 milhões de coroas norueguesas), o segundo mais alto da sua história. Apesar de um quarto trimestre com um resultado negativo de 79,1 milhões de euros, a companhia aérea aumentou a sua capacidade e registou um crescimento de 10% no número de passageiros em relação a 2023. A aquisição da Widerøe e a expansão da frota foram considerados fundamentais para estes resultados.

No quarto trimestre de 2024, o grupo Norwegian transportou 6,2 milhões de passageiros, dos quais 5,2 milhões viajaram com a Norwegian e um milhão com a Widerøe. Isto representa um aumento de 480.000 passageiros para a Norwegian e 126.000 para a Widerøe em comparação com o mesmo período de 2023.

A taxa média de ocupação manteve-se estável, com 84,2% na Norwegian e um aumento de quase 5% na Widerøe, atingindo os 72,9%.

Ao longo de 2024, a Norwegian transportou 22,6 milhões de passageiros, consolidando um crescimento anual de 10%. Por sua vez, a Widerøe atingiu 3,8 milhões de passageiros, estabelecendo um recorde histórico nos seus 90 anos de operações.

Para Geir Karlsen, CEO da Norwegian, os resultados refletem “uma forte procura e o valor que os clientes atribuem à companhia aérea”. Além disso, destacou o crescimento no segmento corporativo, bem como a integração da Widerøe na oferta da empresa.

A regularidade operacional foi de 99,1% na Norwegian e de 92,6% na Widerøe, apesar do impacto negativo das condições climáticas adversas no inverno.

O grupo aéreo prevê operar com uma frota de 88 aviões no verão de 2025, com um crescimento de um dígito baixo.

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Ryanair retoma ‘Painel de Clientes’ a 24 de abril

Os interessados em participar no ‘Painel de Clientes’ da Ryanair devem inscrever-se no website da companhia aérea, até dia 28 de fevereiro, sendo os candidatos selecionados contactados até 12 de março.

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A Ryanair anunciou que, a 24 de abril, vai voltar a reunir os seus clientes europeus nos escritórios de Dublin, na Irlanda, para recolher a sua opinião sobre o futuro da aviação, em mais uma edição do ‘Painel de Clientes’ da transportadora low cost.

“Os candidatos selecionados vão aprender sobre os novos projetos interessantes e darão a sua opinião sobre o que a Ryanair pode fazer para melhorar a jornada do cliente enquanto a principal companhia aérea da Europa”, explica a companhia aérea, em comunicado.

Os clientes da Ryanair que participarem nesta iniciativa vão poder ainda conversar com Eddie Wilson, CEO da Ryanair, sobre o futuro da aviação, sendo que o melhor discurso ganha um vale-presente de 100 euros para usar na companhia aérea.

“Os selecionados serão levados ao escritório da Ryanair em Dublin para participar do ‘Painel de Clientes’, onde podem partilhar as suas ideias e recomendações para melhorar a experiência do cliente da Ryanair em 2025 e nos próximos anos. A Ryanair está comprometida em melhorar a experiência do cliente e espera crescer para 300 milhões de passageiros até 2034”, acrescenta a companhia aérea.

Os interessados em participar no ‘Painel de Clientes’ da Ryanair devem inscrever-se aqui, até dia 28 de fevereiro, sendo os candidatos selecionados contactados até 12 de março.

Como cortesia, a Ryanair oferece duas noites de alojamento para duas pessoas aos candidatos selecionados, assim como voos de ida e volta até Dublin e jantar a 24 de abril.

“Estamos muito satisfeitos põr trazer de volta nosso ‘Painel de Clientes Future Flyer’, dando aos clientes um papel direto na melhoria do serviço da Ryanair. Como esperamos atingir 300 milhões de passageiros até 2034, continuamos comprometidos em ouvir os nossos clientes e melhorar a sua experiência com a Ryanair”, refere Dara Brady, diretor de Marketing da companhia aérea.

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Conteúdo da Air Canada chega à plataforma NDC da APG

O conteúdo completo da Air Canada passou a estar disponível na Plataforma APG, esperando-se que, nos próximos meses, seja também possível “alterar um itinerário pós-reserva”.

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O conteúdo completo da Air Canada passou a estar disponível na plataforma NDC da APG, numa novidade que foi possível graças a uma parceria entre a rede de representação de companhias aéreas e a companhia aérea canadiana.

“A APG está feliz com a parceria com a Air Canada, a maior companhia aérea do Canadá, para estender a oferta na América do Norte às nossas mais de 2.000 agências de viagens parceiras em todo o mundo. Toda a amplitude do conteúdo da Air Canada está disponível através da nossa Plataforma NDC, e mais funcionalidades virão nos próximos meses”, afirma Héloïse Parrain, diretora da Plataforma APG.

Ao abrigo desta parceria, a APG Platform e a Air Canada “fornecem uma solução de compras e reservas de ponta a ponta para milhares de agências de viagens em 140 países, incluindo a possibilidade de reservar sem compra imediata e gerir operações pós-venda, tais como cancelamentos, reembolsos e anulações”.

Além disso, também é possível adicionar serviços auxiliares (assentos, refeições, etc.) durante o processo de reserva, prevendo-se que a possibilidade de alterar um itinerário pós-reserva na Plataforma APG venha a estar “disponível nos próximos meses”.

Recorde-se que a Plataforma APG é dedicada à emissão de bilhetes e pode ajudar os agentes de viagens a gerar receitas adicionais, alargando o seu catálogo e vendendo acessórios aéreos e não aéreos combinados.

“De forma única, a Plataforma APG é promovida e apoiada em mais de 150 países pela Rede APG. A plataforma APG está sob a mais recente tecnologia XML e segue todos os padrões IATA”, acrescenta a rede de representações, em comunicado.

 

 

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INE confirma crescimento de 4,3% nos aeroportos nacionais em 2024

Dados divulgados esta quinta-feira, 13 de fevereiro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmam que os aeroportos portugueses cresceram, no ano passado, 4,3%, somando 70,4 milhões de passageiros, com destaque para o Aeroporto de Lisboa, que bateu um novo recorde, com 35,1 milhões de passageiros processados.

Inês de Matos

No ano passado, os aeroportos nacionais movimentaram 70,4 milhões de passageiros, num crescimento de 4,3% face a 2023, indica o Instituto Nacional de Estatística (INE), cujos dados foram revelados esta quinta-feira, 13 de fevereiro.

Os dados do INE confirmam os números que já tinham sido avançados no início da semana pela Vinci Airports, concessionária dos aeroportos nacionais, que indicavam que os aeroportos geridos pela empresa tinham movimentado 69,1 milhões de passageiros, num aumento de 4,3%.

Além do crescimento dos passageiros, também o número de aeronaves que passaram pela infraestruturas aeroportuárias portuguesas em voos comerciais cresceu 0,9%, num total de 245,9 mil aviões.

Por aeroportos, foi por Lisboa que passou a maioria dos passageiros, já que o Aeroporto Humberto Delgado movimentou 49,8% do total de passageiros, somando um novo recorde de 35,1 milhões de passageiros processados, o que também traduz um crescimento de 4,3% face ao ano anterior.

Já o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, concentrou 22,6% do total de passageiros movimentados, chegando aos 15,9 milhões, num crescimento de 4,8% comparativamente a 2023, enquanto o Aeroporto de Faro apresentou um aumento de 2,0% no movimento de passageiros, totalizando 9,8 milhões.

O INE diz que o “ranking dos cinco principais países de origem e de destino dos voos não registou alterações face ao ano anterior”, com o Reino Unido a manter-se como “o principal país de origem e de destino dos voos”, com um  crescimento de 1,4% no número de passageiros desembarcados e 1,3% no número de passageiros embarcados.

Já França foi, segundo o INE, o segundo país do ranking, ainda que se tenha verificado decréscimos de 3,3% no número de passageiros desembarcados e 3,6% no número de passageiros embarcados, seguindo-se Espanha, a Alemanha e Itália.

Dezembro foi contribuição positiva para o acumulado de 2024

Os dados do INE mostram ainda que também o mês de dezembro trouxe boas notícias aos aeroportos nacionais, que movimentaram 4,7 milhões de passageiros, num aumento de 3,9% face a dezembro de 2023.

“Desde o início de 2024 verificaram-se máximos históricos nos valores mensais de passageiros nos aeroportos nacionais. Em dezembro de 2024, registou-se o desembarque médio diário de cerca de 78 mil passageiros, valor superior em 2,8% ao registado em dezembro de 2023 (75,9 mil)”, lê-se no comunicado do INE.

Em dezembro, refere também o INE, os aeroportos nacionais receberam ainda 17,5 mil aeronaves em voos comerciais, o que traduz uma subida de 0,7% face a mês homólogo do ano anterior.

Quanto aos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais em dezembro, 82,8% corresponderam a tráfego internacional, o que corresponde a dois milhões de passageiros e a um aumento de 3,5% face a dezembro de 2023.

Entre os passageiros desembarcados em Portugal, 67,8% eram provenientes do continente europeu, o que traduz um crescimento de 2,1%, com o continente americano a afirmar-se como a segunda origem, representando 9,7% do total e depois de um crescimento de 6,0%.

Já no que diz respeito aos passageiros embarcados em território nacional, 81,5% corresponderam a tráfego internacional, num total de 1,8 milhões de passageiros e com um crescimento de 6,5%, sendo que 64,8% desses passageiros tinham como destino a Europa, o que pressupõe um aumento de 4,6% face a dezembro de 2023. Os aeroportos americanos foram igualmente o segundo destino dos passageiros embarcados, correspondendo a 10,5% do total e com uma subida de 10,5%.

 

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Vueling abandona rota Madrid-Barcelona a 30 de março

A Vueling pretende concentrar a operação nas rotas para as ilhas Canárias e Baleares, que vão contar com aumentos de capacidade de 21% e 7%, respetivamente, passando a rota entre Madrid e Barcelona a ser assegurada pela Iberia.

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A Vueling vai deixar de operar a rota entre Madrid e Barcelona a partir de 30 de março, decisão que, segundo o jornal espanhol Hosteltur, se deve à vontade da companhia aérea se concentrar nas rotas para as ilhas Canária e Baleares.

Os três voos diários que a Vueling opera entre Madrid e Barcelona vão passar a ser assegurados pela Iberia, companhia aérea que, tal como a Vueling, pertence ao Grupo IAG, o que permite que a companhia aérea low cost se concentre nas rotas que apresentam maior “potencial”.

Recorde-se que a Vueling já tinha avançado que pretendia aumentar a oferta para as ilhas Canárias e Baleares, que vão contar, este verão, com aumentos de capacidade de 21% e 7%, respetivamente.

No total, a Vueling vai disponibilizar cerca de 16 milhões de assentos à partida de Barcelona, num aumento de 9% face à mesma temporada do ano passado, que inclui três novos aviões na frota da companhia aérea.

 

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Aeroporto de Macau prevê aumento de 8% nos passageiros em 2025

O Aeroporto Internacional de Macau (MIA) prevê para 2025 um movimento superior a oito milhões de passageiros, mais 8% do que o número registado em 2024, declarou a empresa gestora da infraestrutura aeroportuária.

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tagsMacau

Prevê-se, além disso, “um total de 65 mil movimentos de voo e um volume de carga de 113 mil toneladas”, disse o presidente da Comissão Executiva da Companhia do Aeroporto Internacional (CAM), Simon Chan Weng Hong.

Em 2024, mais de 7,64 milhões de passageiros passaram pelo MIA, um aumento de 48,3% em comparação com o ano anterior, de acordo com um comunicado da CAM divulgado na segunda-feira.

A empresa processou quase 60 mil voos de passageiros em 2024 – mais 41,1% do que em 2023 -, “com uma receita total estimada em 1,475 mil milhões de patacas [177,2 milhões de euros]”, indicou o presidente do Conselho de Administração da CAM, Ma Iao Hang.

Macau, que à semelhança da China seguiu durante quase três anos a política ‘zero covid’, reabriu as fronteiras a todos os estrangeiros, incluindo turistas, a partir de 08 de janeiro de 2023, depois de quase três anos de rigorosas restrições.

Este ano, “o aeroporto vai concentrar-se na expansão das rotas para os países do nordeste asiático, Japão, Coreia do Sul e ilhas em países do sudeste asiático”, especificou o diretor do Departamento de Marketing da CAM, Eric Fong.

O aeroporto de Macau tem atualmente ligações operadas por 27 companhias aéreas para 41 destinos na China continental, Taiwan, países do sudeste asiático, Japão e Coreia do Sul.

Eric Fong explicou que as rotas para Cheongju, centro da Coreia do Sul, deverão arrancar em abril, com dois voos por semana.

Além disso, referiu, estão em curso conversações com companhias aéreas para a criação de novas rotas entre Macau e a ilha de Phu Quoc, no Vietname, e Vieng Chan, no Laos.

“Estamos a comunicar com companhias aéreas do Médio Oriente sobre a cooperação em termos de trânsito (…). Por exemplo, numa fase inicial, podemos cooperar com agências de viagens e companhias de voos fretados, de modo a estimular mais companhias aéreas a utilizar Macau como ponto de trânsito,” acrescentou.

Para já, não estão previstos voos de longo curso para ou de Macau, “devido ao equilíbrio entre a oferta e a procura”, referiu ainda Simon Chan.

Em novembro de 2023, o então líder do Governo de Macau, Ho Iat Seng, garantiu que o aeroporto iria lançar “mais voos internacionais diretos”, em ligação com as obras de aterro e ampliação da infraestrutura.

O aeroporto, atualmente com uma pista, tem capacidade para receber até 9,6 milhões de passageiros, mas a taxa de utilização é de “apenas 60%”, lamentou Ho.

“Espero que a Air Macau possa adquirir aviões maiores, para realizar voos de longo curso”, sublinhou, referindo-se à companhia aérea de bandeira do território.

Em junho de 2023, a diretora dos Serviços de Turismo, Maria Helena de Senna Fernandes, descreveu o lançamento de voos diretos entre Macau e Portugal como “um sonho”, mas lembrou também ser possível trabalhar com os aeroportos vizinhos de Hong Kong, Cantão e Shenzhen.

O Conselho de Estado, o executivo chinês, aprovou em janeiro a construção de um novo aeroporto internacional na província de Guangdong, que faz fronteira com Macau, para descongestionar o tráfego aéreo e tornar a região “num centro internacional de carga”.

A nova instalação vai servir as cidades a oeste de Cantão, capital da província, desviando voos de três outros aeroportos da China continental, numa área de 55.800 quilómetros quadrados no delta do Rio das Pérolas, que inclui também o centro tecnológico de Shenzhen.

O novo aeroporto deverá entrar em funcionamento em 2028, prevendo-se que acrescente 30 milhões de viagens anuais, até 2035, e duplique esse fluxo até 2050, de acordo com um comunicado do governo da província.

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Azul já vende bilhetes para a nova rota entre Recife e o Porto

A nova rota da Azul entre Recife e o Porto vai contar com dois voos por semana e tem início previsto para dia 2 de junho.

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A Azul – Linhas Aéreas Brasileiras iniciou esta terça-feira, 11 de fevereiro, a vendas de bilhetes para a nova rota entre Recife e o Porto, cujo início está previsto para 2 de junho, avançou a companhia aérea brasileira, em comunicado.

“Os novos voos são parte do processo de expansão internacional da Azul e conecta o principal hub da Companhia no Nordeste à segunda maior cidade portuguesa, famosa pelo seu charme histórico, vinhos e gastronomia”, refere a transportadora, na informação divulgada.

A nova rota vai contar com dois voos por semana, com as partidas de Recife a decorrerem às quartas e sextas-feiras, pelas 18h30, enquanto as partidas do Porto acontecem às quintas-feiras e domingos, pelas 10h00.

Os voos vão ser realizados em aviões Boeing 767, com capacidade para transportar 259 passageiros, incluindo 14 em classe executiva e 245 passageiros em Económica.

A Azul explica que esta rota “é importante para facilitar a ligação entre os dois continentes e atender à demanda de passageiros brasileiros e portugueses”, uma vez que cria “mais uma conexão para a Europa a partir do principal hub da Azul no Nordeste” do Brasil.

“A rota Recife-Porto reforça o compromisso da empresa com a expansão das suas operações internacionais e a criação de novas possibilidades de conexões para os clientes, em especial aqueles que utilizam a nossa malha regional e precisam viajar para a Europa. Além disso, serve como mais uma porta de entrada para os turistas estrangeiros conhecerem os encantos do Nordeste”, afirma César Grandolfo, gerente de Relações Institucionais da Azul.

Os bilhetes para a nova rota começaram a ser vendidos esta terça-feira, 11 de fevereiro, e podem ser adquiridos através do website da Azul Viagens, Azul, Central de Vendas, lojas Azul Viagens ou nas agências de viagens parceiras.

 

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Edelweiss abre nova rota entre a Terceira e Zurique no verão

A nova rota da Edelweiss entre a Terceira e Zurique arranca a 25 de junho mas não é a única novidade das companhias aéreas do Grupo Lufthansa para o próximo verão em Portugal, uma vez que também a Discover Airlines, a Eurowings e a Brussels Airlines têm previstas novidades para Portugal.

Inês de Matos

A Edelweiss, companhia aérea suíça que pertence ao Grupo Lufthansa, vai abrir uma nova rota entre a Terceira e Zurique neste verão, numa operação que vai contar com um voo por semana e que arranca a 25 de junho, avançou ao Publituris Thomas Ahlers, diretor-geral de Vendas do Grupo Lufthansa em Portugal.

“Iremos iniciar o nosso sexto destino em Portugal. A partir de 25 de junho, a Edelweiss ligará a Terceira, nos Açores, a Zurique com um voo semanal”, revelou o responsável, em resposta a uma questão do Publituris.

De acordo com o responsável do Grupo Lufthansa em território nacional, a “Terceira marca o sexto destino do Grupo Lufthansa em Portugal e o segundo nas ilhas dos Açores, além de Ponta Delgada”.

A nova rota entre a Terceira e Zurique não é, contudo, a única novidade das companhias aéreas do Grupo Lufthansa para o próximo verão em Portugal, uma vez que também a Discover Airlines, a Eurowings e a Brussels Airlines têm previstas novidades para Portugal.

“O Grupo Lufthansa está a planear iniciar várias novas rotas em 2025”, acrescenta Thomas Ahlers, sublinhando que o grupo de aviação germânico tem “notícias muito boas para Portugal” nesta época alta da aviação.

Desta forma, além da Edelweiss, também a Discover Airlines, outra das transportadoras do grupo de aviação germânico, vai abrir uma nova rota entre o Funchal e Munique, com dois voos por semana e início no horário de verão.

Já a Eurowings, a transportadora low cost do grupo, vai ainda passar a ligar Faro a Berlim, até três vezes por semana, voltando também a operar em Ponta Delgada, com uma rota desde Dusseldorf.

A Eurowings vai ainda lançar voos sem escalas entre Lisboa e Hanover, assim como entre o Porto e Colónia, com Thomas Ahlers a destacar ainda a rota que também a Brussels Airlines vai abrir para o Funchal a partir de Bruxelas, com uma frequência por semana, naquela que será a primeira vez que a companhia aérea belga voa para a Madeira no verão.

 

 

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