Odemira candidata Santa Clara ao programa VALORIZAR
Município quer afirmar a aldeia e a barragem de Santa Clara como pólo turístico.

Publituris
Linha Valorizar financia em 1,8M€ cinco novos projectos no Interior
Desafios do Turismo em Odemira em discussão
Regressão do confinamento em Odemira “penalizará seriamente” economia local, denuncia Rota Vicentina
Rota Vicentina pede levantamento “imediato” da cerca sanitária em S. Teotónio e Almograve
O município de Odemira candidatou Santa Clara ao programa VALORIZAR, decisão que visa potenciar a aldeia e a barragem como pólo turístico, informou esta sexta-feira a Câmara Municipal de Odemira em comunicado.
“Além de reconhecer a apetência turística de Santa Clara e da sua Albufeira, a autarquia assenta a sua decisão na Estratégia de Desenvolvimento Turístico da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que destaca o Turismo Náutico como um dos eixos fundamentais de desenvolvimento regional e local, sendo o Rio Mira e a Albufeira de Santa Clara apontados como pólos a potenciar no concelho”, explica a autarquia.
A Câmara Municipal de Odemira refere também que têm já vindo a ser realizados alguns investimentos que visam a afirmação turística de Santa Clara, como a remodelação e modernização do Posto de Turismo, a criação de uma zona balnear na albufeira e o apoio à criação de circuitos pedestres no âmbito da Rota Vicentina.
“Santa Clara enquanto destino turístico encontra-se numa fase decisiva, sendo necessário desenvolver o plano de valorização e promoção da aldeia e dos serviços associados à barragem e às freguesias da envolvente, que contribuam decisivamente para a regeneração do território”, acrescenta a autarquia.
A barragem de Santa Clara oferece condições naturais únicas para a prática de actividades náuticas, de lazer e de competição, contando com uma das nove bandeiras azuis existentes no concelho e sendo a única praia fluvial de Odemira.
A Câmara Municipal de Odemira explica ainda que foi também com o objectivo de afirmar Santa Clara como pólo turístico que agarrou a oportunidade de participação na iniciativa “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”, com as aldeias da Zambujeira do Mar, Vale de Santiago, S. Martinho das Amoreiras e Santa Clara-a-Velha, uma vez que já os concursos “7 Maravilhas Naturais de Portugal” e “7 Maravilhas Praias de Portugal” contribuíram para a mediatização do concelho a uma escala nacional e “cimentaram a identidade local”.
O “VALORIZAR” – Programa de Apoio à Valorização e Qualificação do Destino tem como objectivo apoiar investimentos de regeneração e reabilitação dos espaços públicos com interesse para o turismo e a valorização turística do património cultural e natural do país, sendo da responsabilidade do Turismo de Portugal.