IPDT: Confiança em alta deixa antever Verão mais positivo que em 2016
75% dos inquiridos acreditam que o verão de 2017 vai ser melhor que o de 2016 no que toca a receitas, dormidas e número de turistas, no mercado nacional.
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O nível de confiança médio no desempenho do sector do Turismo atingiu, em Maio, o valor mais elevado de sempre, alcançando 84,3 pontos, segundo o mais recente Barómetro do Turismo do IPDT, que apurou ainda que, para a maioria dos inquiridos neste estudo, o Verão de 2017 vai ser melhor que o do ano passado.
“Mais de 75% dos inquiridos acreditam que o verão de 2017 vai ser melhor que o de 2016 no que toca a receitas, dormidas e número de turistas, no que se refere ao mercado interno. O mercado externo deverá registar uma evolução ainda mais positiva. Mais de 90% dos respondentes acreditam que as dormidas, turistas e receitas serão superiores em 2017”, refere o IPDT em nota à imprensa.
Estes resultados “confirmam que o turismo se tornou um sector verdadeiramente estratégico da nossa economia, sendo um valioso contributo para a retoma que agora se afigura. O nível de confiança em alta permite-nos perspectivar um ano de 2017 com novos recordes”, considera António Jorge Costa, presidente do IPDT.
Segundo o IPDT, “nos próximos seis meses a actividade do turismo, a procura turística, o emprego, o investimento e a rentabilidade das empresas deverão registar aumento”, sendo esperado que a China lidere o crescimento dos mercados internacionais, enquanto a França, Alemanha e os EUA deverão igualmente apresentar um bom desempenho.
Mas, de acordo com o IPDT, também o mercado interno deverá representar um papel muito relevante na procura turística para o verão de 2017.
Relativamente à forte procura turística sentida em Lisboa e Porto, o IPDT apurou que a aposta em medidas de fiscalização e regulamentação foi apontada por 24% dos inquiridos como a melhor forma de gerir o sucesso de ambas as cidades, enquanto 20% defendem promoção de ofertas integradas com outros destinos nacionais, existindo ainda 16% que sugerem a melhoria da qualidade do serviço a par de um reforço da autenticidade.
O Barómetro do Turismo é um projecto do IPDT, lançado em 2006, que conta com a participação de profissionais e líderes das principais empresas e instituições do sector do turismo nacional.