Leiria espera mais turistas nacionais depois do 4.º Fórum “Vê Portugal”
Mercado nacional continua a ser o mais expressivo para a cidade, ainda que os turistas espanhóis e franceses somem já perto de 100 mil visitas, de acordo com o autarca de Leiria.

Inês de Matos
MSC Cruzeiros continua firme no compromisso de criar uma indústria mais responsável do ponto de vista ambiental
PLAY Airlines anuncia bom desempenho no 2º trimestre
Decorrem concursos para concessão do Colégio de São Fiel e da Casa das Fardas para fins turísticos
Bounce abre sede europeia em Lisboa
Stopover da TAP tem tido papel importante nas ligações entre Portugal e Brasil
Nova direção da RTA exigirá mais atenção da tutela e mais verbas para o Algarve
TAAG assinala 85 anos com evento dia 8 de setembro em Lisboa
ASGAVT muda designação para ANAV – Associação Nacional de Agências de Viagens
Rússia diz que quer receber turistas internacionais e simplifica obtenção de vistos
Highgate Portugal incentiva a hotelaria a promover mobilidade sustentável
O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, acredita que a cidade vai conseguir atrair um maior número de turistas nacionais graças ao 4.º Fórum Turismo Interno “Vê Portugal”, que decorre na cidade até quarta-feira, 31 de Maio.
“Estes eventos têm sempre efeitos, uns mais outros menos, mas estamos a contar que haja mais gente a vir até Leiria”, afirmou o autarca à margem da iniciativa, que é promovida pelo Turismo do Centro de Portugal.
Satisfeito com a escolha de Leiria para palco deste debate sobre turismo interno, Raul Castro considera que a iniciativa “é um estímulo” para a cidade, afirmando que tudo o que se puder fazer em prol da promoção do município e da região “é importante”.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Leiria, o mercado nacional continua a ser o mais expressivo na cidade, ainda que o número de visitantes espanhóis e franceses esteja já perto dos 100 mil.
“Já vamos a caminhar para cerca de 100 mil turistas. Aquilo que queremos é crescer cada vez mais. Há um problema de contabilização que tem a ver com o turismo de passagem, as pessoas vêm a Leiria, mas vão embora porque estamos a uma hora de Lisboa e do Porto. Por isso, as pessoas vão para outros destinos, não ficam em Leiria. Mas a estimativa anda, mais ou menos, por aí, em termos de turistas estrangeiros”, explicou o autarca.
De forma a atrair outros mercados, nomeadamente britânico e alemão, a autarquia está a trabalhar na melhoria da oferta, no âmbito da qual vão arrancar, em breve, as obras de reabilitação do Castelo de Leiria e dos acessos ao monumento e, no próximo mês, vai ser inaugurado um centro de diálogo intercultural, que vai ser integrado na rota das judiarias.
“Ainda não conseguimos atrair mercados como o alemão ou inglês. Estamos primeiro a arrumar aquilo que é necessário para efeitos de turismo”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Leiria, acrescentando que só depois deste trabalho estar terminado, a autarquia deverá “avançar para fazer a promoção, em conjunto com os operadores económicos”.