“É muito importante não escamotear o mercado interno”
Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro de Portugal, considera que o paradigma da promoção turística em Portugal está a mudar.

Inês de Matos
O presidente do Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, considera que “é muito importante não escamotear aquilo que verdadeiramente representa o mercado interno”, motivo pelo qual a Entidade Regional de Turismo está a organizar o 4.º Fórum Turismo Interno “Vê Portugal”, que decorre até quarta-feira, 31 de Maio, em Leiria.
Durante a sessão de abertura do evento, o responsável afirmou que o Turismo do Centro de Portugal continua a dar muita importância ao mercado externo, sem descurar, no entanto, o mercado nacional, que é aquele que, proporcionalmente, maior importância tem para o turismo a nível nacional.
“Se fizermos uma comparação percentual relativa sobre o investimento que a marca Portugal faz nos vários mercados e a correspondente participação financeira no mercado nacional, perceberemos que, contra os 7,6 milhões de hóspedes nacionais, vamos buscar ao nosso principal mercado externo – o Reino Unido – 1,9 milhões de turistas. O que significa que o mercado interno é objectivamente o nosso primeiro mercado” explicou Pedro Machado.
O presidente do Turismo do Centro considerou ainda que a marca Portugal já está, no entanto, a “dar um passo em frente comparativamente aquilo que foi, durante muitos anos, o paradigma da promoção turística do nosso país”.
O 4.º Fórum Turismo Interno “Vê Portugal” arrancou esta segunda-feira, 29 de Maio, em Leiria e pretende debater a importância do mercado nacional, decorrendo até à próxima quarta-feira, 31 de Maio, com a sessão de encerramento a cargo do primeiro-ministro, António Costa.