“É muito importante não escamotear o mercado interno”
Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro de Portugal, considera que o paradigma da promoção turística em Portugal está a mudar.
![Inês de Matos](https://backoffice.publituris.pt/app/uploads/2023/12/silhueta-120x120-1-120x120.jpg)
Inês de Matos
Ávoris reafirma intenção de “fortalecer e expandir operações em Portugal”
Gonçalo Narciso dos Santos, delegado da Relais & Châteaux para Portugal e Espanha, é capa da Nova Edição da Publituris Hotelaria
EGYPTAIR regressa a Lisboa e abre dois voos semanais para o Cairo
Qatar Airways apresenta nova ‘Qsuite Next Gen’
Turismo de Portugal apoia formação em Angola
Airbus investe na LanzaJet para aumentar produção de SAF
Lusófona participa no projeto FUTOURWORK para promover bem-estar e melhores condições de trabalho no Turismo e Hospitalidade
Indústria global das viagens de negócios chega perto dos 1,4 biliões de euros, em 2024
Porto recebe “Prides” europeus
Quase 60% dos viajantes dizem sentir-se sobrecarregados pelo excesso de opções
O presidente do Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, considera que “é muito importante não escamotear aquilo que verdadeiramente representa o mercado interno”, motivo pelo qual a Entidade Regional de Turismo está a organizar o 4.º Fórum Turismo Interno “Vê Portugal”, que decorre até quarta-feira, 31 de Maio, em Leiria.
Durante a sessão de abertura do evento, o responsável afirmou que o Turismo do Centro de Portugal continua a dar muita importância ao mercado externo, sem descurar, no entanto, o mercado nacional, que é aquele que, proporcionalmente, maior importância tem para o turismo a nível nacional.
“Se fizermos uma comparação percentual relativa sobre o investimento que a marca Portugal faz nos vários mercados e a correspondente participação financeira no mercado nacional, perceberemos que, contra os 7,6 milhões de hóspedes nacionais, vamos buscar ao nosso principal mercado externo – o Reino Unido – 1,9 milhões de turistas. O que significa que o mercado interno é objectivamente o nosso primeiro mercado” explicou Pedro Machado.
O presidente do Turismo do Centro considerou ainda que a marca Portugal já está, no entanto, a “dar um passo em frente comparativamente aquilo que foi, durante muitos anos, o paradigma da promoção turística do nosso país”.
O 4.º Fórum Turismo Interno “Vê Portugal” arrancou esta segunda-feira, 29 de Maio, em Leiria e pretende debater a importância do mercado nacional, decorrendo até à próxima quarta-feira, 31 de Maio, com a sessão de encerramento a cargo do primeiro-ministro, António Costa.