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Logomarca Gerês quer facilitar comunicação do destino

A apresentação da logomarca Gerês decorreu no Porto Welcome Center e contou com a presença de várias individualidades e entidades ligadas ao Turismo a região.

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Logomarca Gerês quer facilitar comunicação do destino

A apresentação da logomarca Gerês decorreu no Porto Welcome Center e contou com a presença de várias individualidades e entidades ligadas ao Turismo a região.

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A associação Gerês Viver Turismo apresentou na quinta-feira, 25 de Maio, a logomarca Gerês, uma ferramenta que pretende “ser facilitadora na comunicação de tão conhecido destino turístico”, segundo informação da associação.

De acordo com a Gerês Viver Turismo, a logomarca Gerês é “uma representação gráfica, simbólica da paixão pela montanha e pela Natureza”, que foi criada “com o objectivo de ser facilitadora na comunicação de tão conhecido destino turístico, destinando-se também a identificar as actividades desenvolvidas pela associação, bem como a dos seus associados, numa relação próxima e cordial com outras entidades e horizontes territoriais”.

A apresentação da logomarca Gerês decorreu no Porto Welcome Center e contou com a presença de várias individualidades em representação das entidades mais relevantes na dinâmica turística e económica da região Norte.

“Encerrando em si vários elementos significativos do Gerês, esta logomarca pretende ser relevante a nível local, regional, nacional e internacional”, acrescenta a associação em comunicado à imprensa.

A utilização da logomarca está sujeita a autorização prévia por parte da associação Gerês Viver Turismo, pelo que as empresas e outras entidades interessadas na sua utilização devem enviar solicitação para vivergeres@gmail.com.

Em breve, o regulamento para utilização desta logomarca vai estar disponível no site www.geres.pt.

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CTP quer redução dos custos de contexto e diz que afetam “de forma exponencial a competitividade” do turismo

A CTP pede “compensações” para as empresas do setor pelos aumentos do preço da electricidade e combustíveis, assim como a redução da carga fiscal.

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Os custos de contexto estão a “afetar de forma exponencial a competitividade do setor do turismo”, denuncia a  Confederação do Turismo de Portugal (CTP), que defende uma redução a este nível, nomeadamente através de “compensações para fazer face aos atuais aumentos de preço da energia elétrica e dos combustíveis, assim como a diminuição da carga fiscal”.

“Os custos de contexto estão a afetar de forma exponencial a competitividade do setor do Turismo, numa altura em que esta atividade económica fundamental para a geração de riqueza e emprego necessita de se refortalecer para recuperar destes quase dois anos de pandemia”, afirma Francisco Calheiros, presidente da CTP.

Segundo a CTP, esta questão ganha mais relevância numa altura em que arrancam as negociações para o Orçamento do Estado de 2022 e porque, acrescenta a associação patronal, a “retoma da atividade turística depende, além de apoios públicos, de uma redução significativa dos custos de contexto suportados pelas empresas”.

“Eliminar ou reduzir custos de contexto com que diariamente as empresas se confrontam passa, por exemplo, segundo a CTP, por o Governo encontrar mecanismos de compensação para ajudar as empresas a suportar o aumento de preço da energia elétrica, que tem um peso relevante na sua estrutura de custos. Também o preço elevado dos combustíveis tem um impacto muito significativo nas empresas, pelo que a CTP defende a redução significativa dos impostos sobre os combustíveis – nomeadamente do ISP – que no conjunto representam mais de 60% da fatura do consumidor final”, exemplifica a CTP.

Paralelamente, a CTP quer também uma redução da carga fiscal, uma vez que, defende Francisco Calheiros, as empresas do setor precisam de uma “baixa de impostos” e “a carga fiscal é, de facto, demasiado elevada e este é um dos principais custos de contexto que mais está a prejudicar a competitividade das empresas do turismo”, sendo, por isso, “fundamental que haja desagravamento fiscal, nomeadamente ao nível do IRC e do IVA”.

Para a CTP, é ainda necessário “eliminar a excessiva regulação laboral e incentivar um código de trabalho mais flexível, com regras que ajudem as empresas e não acarretem, pelo contrário, mais custos”.

“É fulcral que o Código do Trabalho não regrida ainda mais em relação à reforma de 2019, a qual veio diminuir em muitos dos casos a capacidade de gestão das empresas no que diz respeito ao mercado de trabalho e à utilização da contratação a termo, que é absolutamente essencial numa atividade eminentemente sazonal”, defende Francisco Calheiros.

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Beja comemora Dia Mundial do Turismo com visita guiada ao centro histórico

A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Beja.

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A Câmara Municipal de Beja assinala o Dia Mundial do Turismo sob a temática “Turismo para um crescimento inclusivo” com a organização de um conjunto de visitas guiadas ao Centro Histórico de Beja, no dia 27 de setembro, para a comunidade sénior, pelas 10h00 e comunidade migrante, pelas 20h00.

Neste dia, é ainda disponibilizada possibilidade de inscrição da comunidade para a visita agendada para as 16h00. A visita terá a duração de 1h30m e permitirá ao participante conhecer os grandes e pequenos factos da história de Beja a partir dos monumentos e outros vestígios do seu Centro Histórico. 

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Google já permite experimentar percurso virtual dos Caminhos de Santiago

Foi desenvolvido um portal que mostra o património cultural das icónicas rotas de Santiago de Compostela.

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Este ano, para coincidir com o Ano do Jubileu, e para comemorar o Ano Jacobeu de 2021-2022, o Governo Regional da Galiza e o Google Arts & Culture, em colaboração com o Governo Regional de Aragão, a Fundação da Catedral de Santiago e a Federação Espanhola das Associações de Amigos dos Caminhos de Santiago criaram o ‘¡Buen Camino!”.

Trata-se de um percurso virtual pelas rotas dos peregrinos para chegarem a Santiago de Compostela, e que permite mostrar o património cultural das icónicas rotas de Santiago de Compostela – incluindo o Caminho Português e o Caminho Português da Costa -, num portal dedicado exclusivamente a elas.

“Os Caminhos de Santiago”  do Google Arts & Culture, que está disponível, a partir de hoje, em 11 idiomas, incluindo espanhol, galego, inglês, italiano, francês, alemão, português, coreano, chinês, japonês e russo servirá também para inspirar os utilizadores com conteúdos envolventes sobre os benefícios de caminhar e de se conectarem com a natureza, permitindo-lhes sentir a magia de fazer estes caminhos. Os peregrinos virtuais poderão iniciar a sua viagem por diferentes rotas, tais como a de Fisterra e Muxía, o Caminho Português ao longo da costa atlântica, o Camino Primitivo (Caminho Primitivo) utilizado pelos primeiros peregrinos, o Caminho Francês e o Caminho do Norte que percorre o costa da Cantábria à Galiza, entre muitos outros.

O projecto “¡Buen Camino!” oferece uma visão virtual dos diferentes Caminhos de Santiago com estórias imersivas que ganham vida e cor através de 104 exposições online, mais de 4.700 fotografias e vídeos, 13 visitas virtuais 360º e um vídeo atmosférico que envolve sensorialmente o espectador no espírito do Camino, vídeo este que mostra a experiência desta  viagem.

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Setúbal celebra Dia Mundial do Turismo com várias iniciativas

Passatempos, workshops, provas de produtos regionais, promoções especiais e a entrada gratuita em museus são alguns dos eventos dinamizados.

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Passatempos, workshops, provas de produtos regionais, promoções especiais e a entrada gratuita em museus são alguns dos eventos que assinalam o Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, em Setúbal.

Uma happy hour, com início às 18h00, celebra o primeiro aniversário da Casa do Turismo, equipamento municipal localizado na Praça de Bocage, com música ao vivo e a oferta de bolo de aniversário, minitapas, moscatel de Setúbal e vinho da região.

Entre as 10h00 e as 20h00, há a oportunidade de adquirir produtos regionais no Centro Interpretativo sobre Gastronomia e Vinhos da Casa do Turismo de Setúbal com desconto de 15 por cento.

As comemorações do Dia Mundial do Turismo, dinamizadas pela autarquia em vários espaços e equipamentos municipais, de 27 de setembro a 5 de outubro, incluem ainda dois passatempos, a decorrer na página oficial do evento, em https://diamundialdoturismo.visitsetubal.com/, organizados em parceria com entidades e agentes turísticos da região.

Um dos sorteios habilita os participantes a ganhar um voucher duplo que inclui uma estadia de duas noites no EcoParque Prof. José Fernando Gonçalves, no Outão, um batismo duplo de stand up paddle no rio Sado com a Ecoxscape  e uma visita guiada para duas pessoas à Casa-Museu José Maria da Fonseca, em Vila Nogueira de Azeitão, seguida de prova de dois vinhos premium.

Para concorrer basta seguir a página visit_setubal no Instagram e o seguidor número 10 mil será o vencedor do voucher.

O outro passatempo a decorrer na página Visit Setúbal sorteia um voucher duplo para uma prova de vinhos de Setúbal na Quinta de Alcube com o operador Taking U There e uma estadia de uma noite para duas pessoas no Novotel Setúbal.

Para participar, os candidatos devem enviar, até 5 de outubro, uma frase que inclua as palavras “Novotel”, “Vinhos”, “Turismo” e “Setúbal” para o endereço de correio eletrónico h1557@accor.com, com título “Dia Mundial do Turismo Setubal 2021: a melhor frase”. A escolha da melhor frase é feita pela unidade hoteleira.

O programa comemorativo do Dia Mundial do Turismo inclui, igualmente, entre os dias 27 de setembro e 5 de outubro, a entrada gratuita em museus do concelho, designadamente no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, na Casa Bocage, na Casa do Corpo Santo, no Museu do Trabalho Michel Giacometti e na Galeria Municipal do Banco de Portugal.

Durante o mesmo período, há descontos de 10 por cento na aquisição de produtos nas lojas da Casa da Baía, Mercearia Confiança de Troino, Moinho Maré da Mourisca e Casa do Turismo. 

Outras atividades comemorativas do Dia Mundial do Turismo contemplam, no Moinho de Maré da Mourisca, a 30, às 21h30, o evento “Fado e Vinho no Moinho”, com as atuações de Nuno Rocha, Maria do Céu Freitas e Sara Margarida, acompanhados por Custódio Magalhães na guitarra e Vítor Pereira na viola.

Esta noite de fados, com entradas a 15 euros e inscrições a decorrer, inclui também uma prova de vinhos e queijos da região, assim como caldo verde e uma oferta de recordação do evento.

Segue-se, a 1 de outubro, entre as 10h00 e as 12h00, igualmente no Moinho de Maré, uma atividade sobre os golfinhos-corvineiros direcionada às escolas, no âmbito das comemorações do 41.º aniversário da Reserva Natural do Estuário do Sado.

As aves da zona da Mourisca inspiram, a 3 de outubro, atividades para as famílias, com uma oficina pedagógica e um passeio de barco pelo Estuário do Sado, para despertar a criatividade e sensibilizar para a proteção das aves estuarinas.

Esta atividade, por 10 euros para crianças e 15 para adultos, com inscrições a decorrer, realiza-se entre as 11h00 e as 13h00 e, caso seja preenchida esta primeira sessão, há outra, entre as 14h00 e as 16h00.

Na Casa da Baía, as atividades incluem, a 1 de outubro, às 19h00, a degustação comentada “Cavala e Turismo: sabe como é!”, com a chef Cristina Sá Marques a preparar quatro tapas. As inscrições, para um máximo de 16 pessoas, estão a decorrer.

Ainda na Casa da Baía, nos dias 2 e 3 de outubro, pelas 16h00, realiza-se o workshop “Tortas de Azeitão”, uma oportunidade para descobrir segredos dos sabores e confeção deste clássico da doçaria regional.

Também a 2 e a 3 de outubro, o Posto de Turismo de Azeitão promove, às 14h00, provas de queijos e de vinhos, enquanto na Mercearia Confiança do Troino, às 16h30, há um workshop de azulejaria.

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SET e presidente do Turismo de Portugal participam em aula inaugural da EHTP

Aula inaugural decorre a 30 de setembro, pelas 17h00, num dia que vai ficar marcado por uma série de outras iniciativas a decorrer na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (EHTP).

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A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, vão marcar presença na aula inaugural do novo ano letivo da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (EHTP), que decorre a 30 de setembro, pelas 17h00, informou o estabelecimento de ensino em comunicado.

“Durante as suas intervenções, os mais altos representantes do turismo em Portugal irão abordar o contexto atual que se apresenta ao setor do turismo, dando especial ênfase aos desafios que Portugal terá que superar e o papel que os alunos de hoje, profissionais de amanhã, desempenharão para que a história de Portugal enquanto destino turístico de referência internacional seja cada vez melhor”, resume a EHTP, na informação divulgada.

Além da aula inaugural com a presença de Rita Marques e Luís Araújo, o dia vai ficar também marcado por uma série de iniciativas, como o descerramento da placa do auditório principal, que terá uma nova denominação em homenagem ao primeiro diretor da Escola, Luís Garcia Contente, que trouxe para Portugal o modelo suíço de escola de hotelaria, e a apresentação pública do livro “Portugal e o Turismo”, de Luís Pestana Mourão, Jorge Ricardo Pinto e Luís Ferreira.

“Desta forma a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto abre com chave de ouro um ano letivo que se antevê repleto de grandes e inesperados desafios”, conclui o estabelecimento de ensino.

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Postos de Turismo de Lisboa reabrem com retoma em vista

O Turismo de Lisboa assinala o Dia Mundial do Turismo com a abertura dos postos de informação turística.

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Os Postos de Turismo de Lisboa voltam a abrir no Dia Mundial do Turismo, celebrado a 27 de setembro.

Entre os postos de informação turística que irão abrir contam-se os que estão localizados no Terreiro do Paço, Palácio Foz, Arrábida, Cais do Sodré, Belém e equipamento Pilar 7 da Ponte 25 de Abril. Estes espaços integram a rede “Ask Me Lisboa” que tem como propósito apoiar a experiência dos turistas, divulgar a oferta, comercializar e promover os produtos dos associados do Turismo de Lisboa.

De acordo com o Turismo de Lisboa, esta é uma medida que se justifica “no quadro de uma progressiva retoma do Turismo”, depois de nos últimos 18 meses, o setor ter sido “altamente penalizado com a crise pandémica e Lisboa ter sido a região nacional mais afetada”, considera a entidade.

Paula Oliveira, diretora executiva da Associação Turismo de Lisboa, salienta que “o esforço para agora retomar o turismo em Lisboa é muito grande”. Considerando que “a estabilidade da segurança sanitária é fundamental nesta fase”, a responsável lembra que “o tecido económico do setor precisa de apoios de forma a garantir a força de trabalho qualificada e os serviços essenciais que asseguram a boa experiência de quem nos visita”.

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El Corte Inglês com nova campanha de cruzeiros

A campanha tem como foco principal “o produto de cruzeiros para o ano de 2022”, com destaque para cruzeiros com partida de Lisboa, Mediterrâneo, Norte da Europa, Dubai, Caraíbas, entre outros.

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O El Corte Inglés (ECL) anunciou uma nova campanha intitulada “Cruzeiro Fantástico 2021-2022”que termina a 2 de dezembro de 2021.

Esta campanha terá como foco principal “o produto de cruzeiros para o ano de 2022”, com destaque para cruzeiros com partida de Lisboa, Mediterrâneo, Norte da Europa, Dubai, Caraíbas, entre muitos outros, refere o ECL em comunicado.

Como vantagens da campanha o ECL salienta a poupança que poderá obter com a reserva, que segundo a empresa poderá ir “até 300 euros”, bem como a ausência de gastos de cancelamento e as viagens grátis ou com descontos para as crianças.

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Certificados digitais deixam de ser exigidos em restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamentos locais

Portugal passa para situação de alerta a 1 de outubro, altura em que há um levantamento das restrições.

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O primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, 23, que a evolução positiva do país no controlo da covid-19 vai permitir que passe do atual estado de contingência para a situação de alerta a partir de 01 de outubro.

Esta decisão foi anunciada por António Costa no final do Conselho de Ministros em que aprovou a terceira fase do plano do Governo de levantamento de restrições por causa da covid-19, num momento em que Portugal se aproxima de uma taxa de vacinação da sua população de 85%.

“Estamos em condições de avançar para a terceira fase do plano [de alívio de restrições] de 29 de julho passado. Portugal passará do atual estado de contingência para a situação de alerta a partir de 01 de outubro”, declarou.

Entre as medidas que passam a deixar de estar em vigor está a obrigatoriedade de apresentação certificado digital ou ou teste negativo à covid-19 para entrar nos restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamentos locais, casinos, termas e spas; assim como o limite máximo de pessoas por grupo nos restaurantes.

A partir de 01 de outubro,  o uso de máscara obrigatório passa a ser obrigatório apenas aos transportes públicos, grandes superfícies, lares e hospitais e salas de espetáculos e grandes eventos, de acordo com as medidas da terceira fase do desconfinamento  anunciadas por António Costa.

Os espetáculos culturais deixam também de ter limitação de lotação a partir da mesma data, mas será exigido certificado digital para “grandes eventos culturais”.  Sobre o uso de máscara em espetáculos, o primeiro-ministro explicou que será obrigatório “sempre que não haja distância de dois metros entre pessoas”.

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APENO promove workshop sobre Enoturismo

Com inscrições abertas até 18 de outubro, o workshop online vai realizar-se a 22, 23 e 24 de outubro e está dirigido tanto a associados da APENO como a não associados.

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A Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO) está a promover um workshop online sobre Enoturismo a acontecer no próximo mês de outubro.

Com inscrições abertas até 18 de outubro, o workshop online vai realizar-se a 22, 23 e 24 de outubro e está dirigido tanto a associados da APENO como a não associados. A iniciativa está disponível  a partir de 390 euros para associados e 450 euros para não associado, e inclui material didáctico digital, manual, voucher de visita a Adegas e certificado. As inscrições podem ser efetuadas aqui.

António Pé-Curto, investigador de doutoramento em Wine Business no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e fundador da Alle Wine – Tourism Business Development, assim como Paula Sousa, docente no ISEG (Univ. de Lisboa) | Escola Superior Gestão (Univ. do Minho) e de Hotelaria e Turismo (Politécnico Porto) | Auditora Especialista em projetos europeus de Enoturismo e diretora de enoturismo da Quinta da Aveleda, são os formadores deste workshop.

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Exponoivos regressa a Lisboa e Porto

Sob o mote #lovemustgoon, a edição de 2021 da EXPONOIVOS® vai contar com a presença de cerca de 150 empresas do setor do casamentos.

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A Exponoivos, feira direcionada ao segmento de casamentos, apresenta em outubro a sua 27ª edição. O evento tem data marcada para os dias 16 e 17 de outubro na FIL – Parque das Nações, em Lisboa, e nos dias 30 e 31 na EXPONOR, no Porto.

Sob o mote #lovemustgoon, a edição de 2021 da EXPONOIVOS® vai contar com a presença de cerca de 150 empresas do setor do casamento, inseridas em 40 subsetores, que incluem, entre outros, espaços para a festa, moda, joalharia, lua-de-mel, transporte, flores, estacionário e animação. No evento, são apresentadas as principais novidades e tendências para casamentos, e reunidos num só espaço todos os detalhes para que os casais se inspirem, idealizem e preparem da melhor forma o seu dia de sonho.

“Depois de um 2020 em que se assistiu a uma redução no número de casamentos e com a mesma tendência a manter-se em 2021, muitos casais estão a optar por adiar os seus matrimónios para 2022. A EXPONOIVOS® é a oportunidade ideal para que os noivos possam retomar os seus planos, reunindo num só local tudo aquilo de que precisam para concretizarem a sua visão para este momento tão especial e aguardado”, afirma o embaixador da EXPONOIVOS®, António Brito.

São várias as marcas que vão estar a exibir as suas propostas, com o lançamento de novas coleções e a apresentação de produtos e serviços adaptados aos mais diversos estilos e preferências. A EXPONOIVOS® conta, ainda, com a presença de Wedding Planners nacionais e internacionais.

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