UE aprova projecto “Lugares Património Mundial do Centro”
Projecto visa a promoção dos monumentos Património Mundial, nomeadamente o Mosteiro da Batalha, o Mosteiro de Alcobaça, o Convento de Cristo e a Universidade de Coimbra.

Publituris
PLAY Airlines inaugura rota de Faro com oferta de descontos
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
A União Europeia (UE) aprovou a candidatura a fundos comunitários do projecto “Lugares Património Mundial do Centro”, submetida pelo Turismo Centro de Portugal, atribuindo um apoio de dois milhões de euros ao projecto.
O projecto visa a promoção dos monumentos da região centro classificados como Património Mundial, nomeadamente o Mosteiro da Batalha, o Mosteiro de Alcobaça, o Convento de Cristo e a Universidade de Coimbra, Alta e Sofia.
A candidatura está inserida no Programa Operacional da Região Centro 2020 e foi liderada pelo Turismo do Centro, em parceria com os municípios de Alcobaça, da Batalha, Coimbra e Tomar, e a Universidade de Coimbra.
A verba de dois milhões de euros vai ser repartida pelos quatro sítios reconhecidos pela UNESCO e destina-se à “realização e promoção de iniciativas que valorizem os monumentos e atraiam visitantes”, refere o Turismo Centro de Portugal em comunicado.
O programa aprovado vai ter a duração de dois anos (2017 e 2018) e organiza-se em cinco acções, nomeadamente envolvimento da comunidade; serviço educativo; programação cultural em rede; hospitalidade turística; e comunicação.
“Esta candidatura assume uma grande importância para a estratégia do Turismo Centro de Portugal. A nossa região oferece quatro sítios classificados como Património da Humanidade pela UNESCO e deve tirar partido dessa diversidade. No ano passado criámos a Rede de Património Mundial do Centro de Portugal, que une Coimbra, Tomar, Alcobaça e Batalha, para potenciar o valor turístico dos quatro locais e estimular estratégias e intervenções comuns”, destaca Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.