Portugal sobe um lugar na lista de destinos turísticos mais competitivos
A segurança foi um dos parâmetros em que Portugal obteve melhor classificação, com 6,3 pontos em sete possíveis.

Inês de Matos
MSC Cruzeiros continua firme no compromisso de criar uma indústria mais responsável do ponto de vista ambiental
PLAY Airlines anuncia bom desempenho no 2º trimestre
Decorrem concursos para concessão do Colégio de São Fiel e da Casa das Fardas para fins turísticos
Bounce abre sede europeia em Lisboa
Stopover da TAP tem tido papel importante nas ligações entre Portugal e Brasil
Nova direção da RTA exigirá mais atenção da tutela e mais verbas para o Algarve
TAAG assinala 85 anos com evento dia 8 de setembro em Lisboa
ASGAVT muda designação para ANAV – Associação Nacional de Agências de Viagens
Rússia diz que quer receber turistas internacionais e simplifica obtenção de vistos
Highgate Portugal incentiva a hotelaria a promover mobilidade sustentável
Portugal subiu uma posição entre os destinos turísticos mais competitivos do mundo, ficando colocado no 14.º lugar, num ranking que é liderado por Espanha e que é elaborado anualmente pelo Fórum Económico Mundial.
Englobando um total de 136 países, o ‘Travel and Tourism Competitiveness Report” classifica os destinos turísticos mais competitivos com base em parâmetros como as características principais dos países, as políticas turísticas, as infraestruturas, os recursos naturais e culturais, ou a segurança.
No que diz respeito a Portugal, a segurança foi um dos parâmetros com melhor classificação, com 6,3 pontos em sete possíveis, os mesmo que foram obtidos nas categorias saúde e higiene.
No entanto, foi na categoria relativa às infraestruturas turísticas nacionais que o país alcançou a melhor classificação, com 6,4 pontos, com o Fórum Económico Mundial a colocar mesmo Portugal como o quarto melhor país.
Já nas categorias infraestruturas de aeroportos, recursos naturais, património cultural e viagens de negócios, Portugal recebeu uma classificação mais baixa, não indo além dos 3,9 pontos. Ainda assim, a nota mais fraca diz respeito à competitividade de preços, categoria em que o país ficou mesmo na 73.ª posição do ranking.
No cômputo geral, Portugal obteve um total de 4,7 pontos, ultrapassando países como a China, a Holanda, a Suécia e a República da Irlanda.
Já Espanha volta a ficar no primeiro lugar do ‘Travel and Tourism Competitiveness Report”, tirando partido de uma oferta que combina cultura e recursos naturais, um forte serviço de apoio aos turistas, uma rede de transportes eficiente e políticas nacionais pensadas para o turismo.