Algarve aposta no Turismo de Natureza
Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), pretende, em 2017, diversificar a oferta turística do destino.

Ângelo Delgado
PLAY Airlines inaugura rota de Faro com oferta de descontos
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
“Já não somos apenas um destino de Sol & Praia e Golfe. Ambos, claro, serão sempre produtos de eleição na região, mas queremos mais e pretendemos diversificar a nossa oferta. É nesse sentido que a aposta, em 2017, vai centrar-se no Turismo de Natureza, com especial destaque para o Cycling & Walking”.
Desidério Silva, presidente da RTA, é o autor destas declarações, numa apresentação durante a BTL. Afirmações que mostram que, além dos tradicionais produtos, o Algarve está, cada vez mais, a mostrar uma outra face. “Queremos ser uma região de referência no que toca ao Cycling & Walking e mostrar a natureza que abraça o Algarve”. Para isso, diz, “serão realizadas fam e press trips, serão produzidos conteúdos promocionais, programas de sensibilização e a presença em feiras internacionais ligadas ao segmento será mais constante”.
Ainda no mesmo produto, Desidério realça a realização da 3ª edição da “Algarve Nature Week – de 5 a 14 de Maio – o Algarve 360º – experiência imersiva através de sete vídeos em realidade virtual – e ainda a nova aplicação para dispositivos móveis da RTA – Roteiro Cultural Algarve que convida a descobrir o património cultural do destino. Esta app encontra-se disponível em Português, Espanhol e Inglês.
Números do Turismo em 2016
Ainda no primeiro trimestre do ano, o presidente da RTA não quis deixar de apresentar os números turísticos da região. Em todos os índices, um denominador comum: crescimento face a 2015. “No total, em 2016, registámos 18,1 milhões de dormidas, o que corresponde um aumento de 9% face ao ano anterior. Deste valor, realce para o Reino Unido que continua a ser o principal mercado emissor com 6,1 milhões de dormidas, o que significou um crescimento de 8,6%”.
Desidério Silva destacou também o enorme crescimento do mercado francês, que chegou às 887 mil dormidas e registou um aumento de 41% face a 2015. “A estadia média do turista no Algarve foi de 4,9 noites e registámos ainda 1,3 milhões de voltas de golfe (+16,5%). O melhor ano de sempre, portanto”, destacou.
Para 2017, o responsável máximo da RTA espera uma “continuidade de crescimento nos principais mercados emissores, ainda que seja necessário monitorizar o Reino Unido para melhor entender os efeitos do Brexit”, finalizou.