Porto e Norte fecha 2016 com quase sete milhões de dormidas
As lojas interactivas de Turismo do Aeroporto Francisco Sá Carneiro e do Porto Welcome Center, abertas desde Agosto,
receberam quase 500 mil pessoas.

Ângelo Delgado
CPLP apoia candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade
Maior Legoland do mundo abre em Xangai em julho
Turismo no Porto confirma crescimento em 2024
E-bikes incentivam turismo em 7 concelhos e 4 serras das Montanhas Mágicas
Enóphilo Wine Fest está de regresso ao norte para a sua 4ª edição na cidade de Braga
Pavilhão de Portugal na Expo ganha nova vida
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
“Fechámos o ano com quase sete milhões de dormidas, tantas como as que tínhamos previsto para 2020”. A declaração é de Melchior Moreira, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), durante a BTL 2017 e mostra o optimismo que se vive no seio da entidade. “Devemos continuar a surpreender para sermos um destino sustentável, com uma procura equilibrada todo o ano e por todo o território”, acrescentou.
Ainda no mesmo registo, Melchior Moreira destacou o elevado número de visitantes que passaram pelas lojas interactivas da cidade do Porto, abertas desde Agosto deste ano. “Registámos a entrada de quase 500 mil pessoas nas lojas do Aeroporto Sá Carneiro e do Porto Welcome Center. E cerca de 30% desta procura foi pelos city short breaks e por gastronomia e vinhos, produtos estratégicos que se associam ao Turismo de compras”.
Sobre as nacionalidades com mais presença na região, o presidente da TPNP é peremptório: “Os espanhóis lideram, mas o mercado francês foi o que mais cresceu este último ano, seguido dos turistas do Reino Unido, Alemanha e Brasil”.
Presentes na BTL com um stand com cerca de 800m2, estão presentes mais de 90% dos municípios do Porto e Norte e pouco mais de 400 parceiros envolvidos. Sobre a presença na feira, Melchior Moreira lembrou que “neste último ano, fruto do tabalho de promoção, das sinergias entre os operadores públicos e privados, o turismo de compras começou a destacar-se, o que nos faz ter já em vista a estratégia de promoção direccionada, que já foi posta em marcha na FITUR e que volta a reforçar-se na BTL”.