Edição digital
Assine já
PUB
Destinos

“A tendência de crescimento turístico nos Açores irá manter-se!”

Marta Guerreiro é a secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo nos Açores. Por liderar uma pasta que registou
um crescimento histórico em 2016, o Publituris quis perceber de que é feita a estratégia que tem dado tão bons resultados. A entrevista com a governante foi uma viagem longa: marketing, alojamento local e tradicional, abertura de novas rotas, taxas turísticas e o futuro do destino foram tópicos de conversa. Mas houve mais.

Ângelo Delgado
Destinos

“A tendência de crescimento turístico nos Açores irá manter-se!”

Marta Guerreiro é a secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo nos Açores. Por liderar uma pasta que registou
um crescimento histórico em 2016, o Publituris quis perceber de que é feita a estratégia que tem dado tão bons resultados. A entrevista com a governante foi uma viagem longa: marketing, alojamento local e tradicional, abertura de novas rotas, taxas turísticas e o futuro do destino foram tópicos de conversa. Mas houve mais.

Ângelo Delgado
Sobre o autor
Ângelo Delgado
Artigos relacionados
Arábia Saudita entusiasmada por receber “maior evento desportivo do mundo” em 2034
Destinos
Sicily by Car quer abrir cinco balcões e recrutar mais 50 pessoas até ao final de 2025
Transportes
China, Alemanha, Japão e EUA são os países com mais estâncias de ski no mundo
Destinos
Aeroporto Francisco Sá Carneiro já utiliza biocombustíveis
Aviação
“Território Nacional” é o tema para o novo passaporte
Turismo
Norte de Portugal e Galiza dão “pontapé de saída” no Cluster Tur com promoção internacional como prioridade
Destinos
DMC do Clube Viajar agora é ´Local by Clube Viajar´
Distribuição
Movimento de passageiros mantém tendência de crescimento, mas desacelera em outubro
Transportes
easyJet junta Milão Linate-Lisboa e Bordéus-Faro às novidades para o verão de 2025
Transportes
Algarve e Andaluzia estreitam relações empresariais e turísticas
Destinos

Marta Guerreiro é a secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo nos Açores. Por liderar uma pasta que registou um crescimento histórico em 2016, o Publituris quis perceber de que é feita a estratégia que tem dado tão bons resultados. A entrevista com a governante foi uma viagem longa: marketing, alojamento local e tradicional, abertura de novas rotas, taxas turísticas e o futuro do destino foram tópicos de conversa. Mas houve mais.

Qual a estratégia preparada para o Turismo da região?

Há necessidade de acautelar e assegurar a manutenção dos níveis de sustentabilidade ambiental e paisagística que elevam a nossa atractividade e valorizam a nossa imagem como Destino Turístico de Natureza. É também por isso que a estratégia, a partir daqui, assentará desde logo no PEMTA – Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores, uma ferramenta de trabalho que entrou em vigor em 2016 e que será fundamental para a abordagem que será feita ao sector, nos próximos anos, ao nível do marketing e comunicação. Os seus principais objectivos são alavancar a notoriedade dos Açores junto dos consumidores finais; posicionar a região como um destino exclusivo de natureza exuberante; promover a cooperação permanente entre os intervenientes públicos e privados na sua execução; melhorar a competitividade do destino e aumentar os fluxos turísticos, tendo de forma subjacente a salvaguarda da sustentabilidade económica, ambiental e sociocultural do território. Em termos globais, o Governo Regional propõe, para os próximos quatro anos, dar prioridade: à qualificação do destino, no que diz respeito à inovação de produtos e serviços e à consolidação de uma oferta diversificada; à promoção da sustentabilidade interna da actividade turística em todas as suas vertentes e da sustentabilidade de fluxos turísticos que resultem na criação efectiva de emprego e de riqueza; ao aumento da eficácia da promoção e da eficiência nas acessibilidades. O sector tem galopado imenso nos últimos anos nos Açores – tal como no resto do País – sendo que a abertura de novas rotas aéreas e o surgimento das low-cost foram grandes alavancas para esse fenómeno.

A região está preparada, ao nível de camas e unidades hoteleiras, para acompanhar este crescimento?

O Turismo dos Açores tem vivido um dinamismo sem precedentes, reforçado em 2015 com a entrada em vigor dos novos modelos de acessibilidade à Região e das obrigações de serviço público. Ainda assim, este crescimento tem evoluído de uma forma alinhada entre a oferta e a procura. Face ao aumento da procura, a oferta regional de camas tem vindo a crescer a um ritmo mais acentuado nos últimos anos, tendo aumentado cerca de 36% desde 2012, até à data. Existem actualmente 16 030 camas, dispersas por todas as tipologias de alojamento, desde o tradicional ao local e ainda o TER – Turismo em Espaço Rural, quando em 2012, este número era de 11 806. Sendo certo que, neste momento, o tipo de alojamento nos Açores caracteriza-se pela hotelaria tradicional, TER – Turismo em Espaço Rural, Alojamento Local, parques de campismo e Pousadas de Juventude. Esta Secretaria estará empenhada em promover um equilíbrio entre os tipos de alojamento actuais e outras modalidades que possam representar novos desafios face ao tipo de Turismo que promovemos.

4) Stand Up Paddle Board

Estão previstos novos hotéis no arquipélago, nomeadamente na Terceira e São Miguel?

Daremos prioridade às unidades que melhor se enquadrarem na estratégia definida para o Turismo nos Açores, tendo também em conta o Plano de Ordenamento Turístico da Região Autónoma dos Açores (POTRAA) e a sua revisão. Nos próximos anos a oferta de alojamento nas ilhas Terceira e São Miguel irá aumentar, com forte probabilidade de entrarem em funcionamento dentro de dois anos. Ainda neste sentido de crescimento e de desenvolvimento conjunto das várias ilhas, devo também referir que ilhas como o Faial, São Jorge e Pico também têm previsto novos estabelecimentos hoteleiros.

O Alojamento Local também tem sido visto como um “substituto” tendo em conta a ausência de camas em alguns destinos. É assim nos Açores?

O Alojamento Local não substitui o alojamento tradicional e aparece como uma outra oportunidade para complementar para determinados segmentos de mercado, que habitualmente não recorrem às tipologias tradicionais. Importa ainda referir que as próprias características do turista actual fazem com que haja uma maior procura por este tipo de alojamento. O crescimento do tipo de turista independente/particular, face ao tradicional modelo de tour operação, é a prova de que os Açores também mostraram capacidades de adaptação da oferta à procura, promovendo um equilíbrio no sector. Atendendo às especificidades das nossas ilhas, o alojamento turístico local tem um especial enquadramento na região. Assume uma importância relevante no âmbito da oferta regional de alojamento turístico, pelo seu carácter diferenciador e pela sua capacidade de promover a preservação e valorização do património existente, ao modernizar e adaptá-lo para utilização turística.

Ligações aéreas

A ilha Terceira recebeu no final do ano que agora findou uma operação da Ryanair. Estão previstas novas rotas e a entrada de novas companhias aéreas no universo Açores?

Além das intenções de novas rotas, é importante reforçar os mercados prioritários em termos de captação de novos voos e de promoção, nomeadamente, os EUA, França, Reino Unido, Canadá, Itália e Alemanha. Tendo em conta que os fluxos turísticos não se criam apenas com novos voos directos para a região, mas também através do tráfego de ligação, com preço e tempo de duração de viagens convenientes. Temos como objectivo garantir a sustentabilidade e fiabilidade das acessibilidades aéreas, mas também fomentar novas ligações para mercados emissores que se demonstrem adequados e enquadrados nos segmentos definidos no PEMTA. A SATA continuará a ter um papel preponderante nesta estratégia de captação de novos fluxos, mas trabalharemos com todas as companhias aéreas ou operadores turísticos que se nos afigurem com capacidade para a supracitada sustentabilidade e fiabilidade de novas rotas. Tem sido transmitida, pelo sector turístico regional, a ideia de que os Açores são um dos destinos mais sustentáveis do Mundo.

3) Mountain Biking in Terceira island

De que forma colocarão esta ideia em prática?

A nossa aposta tem passado e continua a passar por aumentar a notoriedade internacional dos Açores como um destino de natureza de excelência, procurando reforçar, perante os mercados externos, o nosso posicionamento em prol desta imagem e pondo em destaque as nossas características de sustentabilidade, ambientais e paisagísticas. Esta ideia não é recente e tem vindo a ser posta em práctica sucessivamente pelos últimos governos regionais, que sempre defenderam políticas ambientais e turísticas conciliatórias de boas práticas ambientais, salvaguardadas legalmente de forma a preservar a nossa identidade paisagística, enquanto elemento diferenciador e principal mais-valia de competição com os destinos concorrentes. Assim, a nossa prioridade é proteger e preservar o património natural e cultural dos Açores, criando condições para que a qualidade de vida das nossas comunidades não seja comprometida no presente e no futuro.

O Bloomberg catalogou os Açores como “a nova Islândia”, um elogio que é uma espécie de promoção externa sem custos. Como é que o Governo Regional poderá capitalizar estes louvores vindos do exterior?

Este tipo de “elogios”, com que felizmente e cada vez com maior frequência temos vindo a ser distinguidos internacionalmente, são sempre muito bem recebidos. Este tipo de menções que premeiam as políticas de sustentabilidade que têm sido aplicadas na região confirma que estamos a trabalhar para nos tornarmos num verdadeiro destino turístico sustentável. Olhamos para estas referências internacionais como formas de promoção externa eficazes e sem custos. Para além de fortalecerem a nossa imagem como Turismo de Natureza, também são aproveitadas nos nossos planos de comunicação, potenciando o nosso património natural e a especial apetência do nosso destino para um Turismo activo e de aventura. O Turismo dos Açores capitaliza esta exposição associando a sua promoção ao apoio de eventos internacionais relevantes que distingam os atributos de natureza – mergulho, surf, btt, trail run, parapente, etc. – garantindo não só as externalidades positivas do impacto directo da participação de um elevado número de pessoas, como também obtendo junto daqueles nichos de mercado grande notoriedade.

Qual o montante disponível para a promoção externa dos Açores em 2017? Relativamente a 2016, as verbas aumentaram? Em que formatos será feito o investimento?

Tendo em conta que o acto eleitoral decorreu em Outubro passado, este é o momento de preparação da nova legislatura para os próximos quatro anos ao nível das acções e dos orçamentos, não se prevendo qualquer diminuição. No que diz respeito ao sector do Turismo, é nosso objectivo continuar a trabalhar em quatro eixos fundamentais para o desenvolvimento turístico da região: a qualificação e a sustentabilidade do destino; a eficácia da promoção e nas acessibilidades. Estamos convictos de que com o empenhamento de todos os nossos parceiros públicos e privados, aproveitando de forma ainda mais organizada e assertiva os recursos destes, somos capazes de obter ainda maior notoriedade do destino para a indústria do Turismo.

A aplicação de taxas turísticas nos Açores é um assunto que tem estado em cima da mesa. Recentemente, afirmou que “a sua aplicação será pontual”, ou seja, presume-se pelas suas palavras que não se trata do modelo, por exemplo, seguido por Lisboa?

Temos zelado sempre por um crescimento harmonioso, do ponto de vista ambiental, cultural e social, que não ponha em causa a sustentabilidade do nosso destino e a valorização da nossa identidade turística como destino de Turismo de natureza. Subjacente a estas premissas, há que ter em conta que o usufruto continuado e frequente dos nossos recursos turísticos pode por em causa a sua atractividade e a sua sustentabilidade e que no conjunto dos recursos há aqueles que pela sua atractividade estão sujeitos a maior pressão turística. Este tipo de cobranças não são novidade nos Açores (Centro de Interpretação, Parques Naturais, piscinas naturais, etc.) e são praticados na generalidade dos destinos turísticos mundiais a preços bem mais elevados do que aqueles que praticamos.

Números na região

Que balanço fazem das operações turísticas nos Açores em 2016?

Apesar de ainda não termos dados finais, tudo indica que 2016 se confirmará como o melhor ano de sempre do Turismo nos Açores. Com destaque para as mudanças ao nível da melhoria das acessibilidades à região. No que diz respeito à hotelaria tradicional e Turismo em Espaço Rural, foi possível alcançar 1,4 milhões de dormidas nos primeiros dez meses deste ano, o que representa um crescimento de 22% face a igual período de 2015, que, por sua vez, já havia registado um crescimento considerável face a 2014. Relativamente ao emprego, o número de pessoas que está empregada em unidades de hotelaria tradicional e de Turismo em Espaço Rural aumentou de 1.697 em Setembro de 2014 para 2.114 em Setembro de 2016, o que traduz um crescimento de 24,6% em dois anos. Os proveitos totais nas mesmas tipologias de alojamento referenciadas acima cresceram 31,4% em termos homólogos, para 65 milhões de euros até Outubro de 2016.

5) Whale Watching

Que mercados mais cresceram? E quais os que tiveram um desempenho abaixo do esperado?

Segundo os dados do Serviço Regional de Estatística relativos às dormidas de Janeiro a Outubro, no alojamento tradicional e TER verificou-se um crescimento de todos os mercados prioritários, com excepção da Suécia. Aqueles que apresentaram melhores resultados em 2016 e face ao ano anterior foram os EUA e a Espanha, com crescimentos da ordem dos 58,1% e 50%, respectivamente, seguidos da Holanda (22,7%), Bélgica (19,5%), Canadá (18,9%), França (17,4%), Alemanha (17,1%) e Reino Unido (14,8%).

Quais as vossas expectativas para o Turismo nos Açores para 2017?

Parece-nos importante começar por referir os resultados divulgados pelo Banco de Portugal este mês de Dezembro, onde os Açores são a região do País com maior destaque no que diz respeito ao crescimento da actividade turística (30%) nos primeiros dez meses de 2016. Para nós, estes valores mostram que as medidas estratégicas desenhadas para o sector do Turismo, na prática, apresentam bons resultados e manifestam que o potencial turístico dos Açores está a encontrar a sua identidade ao posicionar-se favoravelmente dentro dos segmentos de procura. As expectativas são de optimismo, face às novas operações aéreas já anunciadas e ao aumento previsto da disponibilidade dos voos. Além disso, acreditamos que os Açores e os empresários turísticos estão cada vez mais empenhados em crescer, pelo que à partida esta tendência de crescimento, dos últimos anos, manter-se-á.

Sobre o autorÂngelo Delgado

Ângelo Delgado

Mais artigos
Artigos relacionados
Arábia Saudita entusiasmada por receber “maior evento desportivo do mundo” em 2034
Destinos
Sicily by Car quer abrir cinco balcões e recrutar mais 50 pessoas até ao final de 2025
Transportes
China, Alemanha, Japão e EUA são os países com mais estâncias de ski no mundo
Destinos
Aeroporto Francisco Sá Carneiro já utiliza biocombustíveis
Aviação
“Território Nacional” é o tema para o novo passaporte
Turismo
Norte de Portugal e Galiza dão “pontapé de saída” no Cluster Tur com promoção internacional como prioridade
Destinos
DMC do Clube Viajar agora é ´Local by Clube Viajar´
Distribuição
Movimento de passageiros mantém tendência de crescimento, mas desacelera em outubro
Transportes
easyJet junta Milão Linate-Lisboa e Bordéus-Faro às novidades para o verão de 2025
Transportes
Algarve e Andaluzia estreitam relações empresariais e turísticas
Destinos
PUB
Destinos

Arábia Saudita entusiasmada por receber “maior evento desportivo do mundo” em 2034

A Arábia Saudita vai ser palco do Mundial de Futebol de 2034, prova que é considerada o “maior evento desportivo do mundo” e que deixa o país entusiasmado para receber os milhares de adeptos que esta competição habitualmente movimenta.

A Arábia Saudita vai ser palco do Mundial de Futebol de 2034, prova que é considerada o “maior evento desportivo do mundo” e que deixa o país entusiasmado para receber os milhares de adeptos que esta competição habitualmente movimenta.

“Estamos incrivelmente entusiasmados por acolher o maior evento desportivo do mundo”, afirma o CEO da Autoridade de Turismo da Arábia Saudita, Fahd Hamidaddin, citado num comunicado enviado à imprensa.

Em 2034, o país vai receber as 48 equipas que vão participar nesta prova desportiva de futebol e que vão disputar os jogos nas cidades-sede de Riyadh, Jeddah, Al Khobar e Abha.

“Todas as cidades anfitriãs estão preparadas para cativar os adeptos de futebol com estádios de última geração, comodidades de classe mundial, festivais de adeptos vibrantes e um conjunto diversificado de experiências culturais”, garante a Autoridade de Turismo da Arábia Saudita, na informação divulgada.

Recorde-se que a Arábia Saudita tem vindo a apostar no turismo e, em 2023, recebeu mais de 100 milhões de visitantes, afirmando-se como o destino turístico que mais cresce no G20.

“O Turismo Saudita está a trabalhar em estreita colaboração com parceiros de todo o ecossistema turístico para garantir uma experiência perfeita e agradável para todos os visitantes. Isto inclui uma melhor conetividade de voos, processos de visto simplificados e uma vasta gama de opções de alojamento para se adequar a diferentes orçamentos e preferências. Com foco na sustentabilidade e acessibilidade, a Arábia Saudita está empenhada em realizar um torneio que celebre o espírito do futebol e deixe um legado positivo para as gerações vindouras”, acrescenta o comunicado.

Segundo o CEO da Autoridade de Turismo da Arábia Saudita, o setor turístico do país é dinâmico e garante aos visitantes “uma experiência perfeita”, pelo que o responsável convida a que se visite o país ainda antes da competição para que seja possível comprovar a diversidade e qualidade da oferta.

“O nosso setor turístico dinâmico garante aos visitantes uma experiência perfeita em todos os pontos de contacto e convidamos o mundo a experimentar a magia da Arábia Saudita agora. Quer se trate de adrenalina, cultura ou relaxamento, uma visita antes do Campeonato do Mundo oferecerá uma amostra da Arábia Saudita e da nossa famosa hospitalidade, onde, de coração aberto, convidamos todos a experimentar as mais calorosas boas-vindas sauditas”, acrescenta.

Para assinalar a candidatura da Arábia Saudita a sede do Campeonato do Mundo de Futebol de 2034, o país promoveu diversas iniciativas em locais como o Piccadilly Circus de Londres ou a fonte icônica do Dubai Mall, que envolveram lash mobs sauditas para mostrar a cultura do país e os destinos que vão receber as partidas de futebol, tendo ainda sido lançada “uma curta-metragem que dá as boas-vindas e convida o mundo a experimentar o calor e as maravilhas do país”.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

China, Alemanha, Japão e EUA são os países com mais estâncias de ski no mundo

Portugal conta apenas com a estância da Serra da Estrela, figurando na 65.ª posição entre os 67 países do mundo que disponibilizam estâncias de ski, segundo um novo mapa elaborado pela HelloSafe.

A China, a Alemanha, o Japão e os EUA são, segundo a HelloSafe, os países que possuem o maior número de estância de ski e que lideram o mapa exclusivo que a plataforma de comparação de produtos financeiros lançou para assinalar os locais onde é possível esquiar em todo o mundo.

Este mapa, divulgado esta quinta-feira, 12 de dezembro, foi realizado com base nos dados compilados pelo consultor Laurent Vanat no seu relatório “2022 International Report on Snow & Mountain Tourism”, e assinala um total de 67 países no mundo que disponibilizam estância de ski e entre os quais também se encontra Portugal, que conta apenas com a estância da Serra da Estrela.

“Uma geografia que reserva muitas surpresas, com resorts em países mais associados às praias e ao calor do que aos desportos de inverno”, realça a HelloSafe, sublinhando que existem estâncias de ski nos cinco continentes.

A China (778), a Alemanha (498), o Japão (497) e os Estados Unidos (470) são, segundo esta análise da HelloSafe, os países do mundo que contam com maior número de estância de ski, num mapa onde se inclui ainda a Rússia, com 354 estâncias, a Itália, com 349 e a França, com 317 estância de ski em funcionamento.

A HelloSafe realça também que, apesar de ser mais inesperado, também países como a Turquia (60 estâncias), a Grécia (22 estâncias) e até o Irão (22 estâncias) estão presentes neste mapa, “revelando a existência de nichos de desportos de inverno em regiões com climas variados”.

“A África do Sul e o Lesoto, com um punhado de estâncias, testemunham a adaptação do esqui ao hemisfério sul, tal como a Nova Zelândia, que combina montanhas espectaculares com uma estação inversa. Países como o Líbano e Marrocos, no coração do Médio Oriente e do Norte de África, mostram que o esqui pode prosperar mesmo em regiões consideradas quentes ou áridas”, refere ainda a HelloSafe.

Portugal surge igualmente neste mapa mas com apenas uma estância de ski em funcionamento, a Serra da Estrelas, o que coloca o país no 65.º lugar da lista dos 67 países com estâncias de ski, com a análise da HelloSafe a notar que, apesar de ser apenas uma e ter 29 teleféricos, “a Serra da Estrela em Portugal atrai, no entanto, 50.000 esquiadores todos os anos”.

“O país está longe de ser um grande destino de desportos de inverno. No entanto, muitos portugueses (entre 30.000 e 150.000, na ausência de números precisos) vão esquiar para o estrangeiro todos os anos, principalmente em países vizinhos como Espanha, mas também em França, Andorra e Suíça, onde as estâncias oferecem uma infraestrutura muito mais desenvolvida e variada. Portugal não tem as condições alpinas dos seus vizinhos europeus, mas a estância da Serra da Estrela, embora de dimensão modesta, oferece uma opção local para os amantes da neve”, refere Alexandre Desoutter, editor-chefe da HelloSafe Portugal.

Apesar do elevado número de portugueses adeptos do ski, o responsável considera que esta atividade continua a ser “marginal no país, com a maioria dos entusiastas a optar por destinos mais nevados e melhor equipados no estrangeiro”.

A análise da HelloSafe apurou ainda que França, EUA e Áustria são os países com maior número de teleféricos, contando, cada um, com mais de 2.900 destes aparelhos, uma vez que se tratam de países que “demonstram uma forte tradição de desportos de inverno e um investimento maciço no turismo de montanha”.

“Os países alpinos dominam, confirmando a importância desta região como centro mundial dos desportos de inverno”, refere a HelloSafe, no comunicado que acompanha o mapa.

O mapa elaborado pela HelloSafe está disponível para consulta aqui.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

Norte de Portugal e Galiza dão “pontapé de saída” no Cluster Tur com promoção internacional como prioridade

O Congresso Internacional «Camino que nos une», dedicado aos Caminhos de Santiago, que decorreu em Barcelos esta quarta-feira, 11 de dezembro, marcou o arranque das iniciativas do Cluster Tur, que vai promover o Porto e Norte e a Galiza como um destino único nos mercados internacionais.

Inês de Matos

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luís Pedro Martins, anunciou esta quarta-feira, 11 de dezembro, o “pontapé de saída” do Cluster Tur, o “primeiro cluster de turismo de uma euroregião”, que junta o TPNP e o Turismo de Galicia, e que está focado na promoção internacional em mercados como os EUA, Canadá ou Brasil.

De acordo com o responsável, que interveio no Congresso Internacional «Camino que nos une», dedicado aos Caminhos de Santiago, que decorreu em Barcelos, este projeto tem já previstas várias iniciativas, com destaque para a promoção internacional em “mercados como os EUA, Canadá ou Brasil”.

“São megamercados de grande dimensão e nós temos uma vantagem, temos produtos comuns. Temos, por exemplo, o Alvarinho que nos une, temos o enoturismo, temos os Caminhos de Santiago, e temos o grande potencial de ter escala e vender dois países, duas regiões e um destino. E é isso que estamos a fazer”, revelou o responsável.

Luís Pedro Martins já tinha considerado que, para o Porto e Norte, trabalhar com a Galiza é “algo muito natural”, uma vez que são duas regiões vizinhas e com muita coisa em comum, pelo que este projeto é visto também ele como “perfeitamente natural”.

“É muito normal irmos para o Canadá ou para o Brasil para fazer promoção conjunta, valorizando os dois territórios, dando-lhes escala e fazendo aquilo que tanto nós como a Galiza querem, que o turismo permita maior coesão territorial e social, que deixe mais à economia e com isso melhore a qualidade de vida de quem aqui habita”, acrescentou.

Luís Pedro Martins explicou que este congresso representou o “pontapé de saída” deste projeto, que foi inicialmente apresentado em Vigo, Espanha, no passado mês de agosto, e cujas iniciativas estão agora a arrancar.

Presente neste Congresso Internacional esteve também Iván Meléndez Medela, diretor de Competitividade de Turismo de Galicia, que explicou que, para esta região espanhola, este projeto é “mais do que uma oportunidade, é uma necessidade”, uma vez que se trata de “dois países e duas regiões, mas um único destino”.

“Temos especial interesse neste projeto porque significa que temos a possibilidade de estabelecer novas sinergias, novas estratégias conjuntas que permitam dinamizar este território que nos une”, defendeu, explicando que a Galiza já tinha tido uma experiência regional semelhante, que correu bem e que também envolveu os Caminhos de Santiago.

“Este projeto dá-nos a oportunidade de criarmos uma figura que parta dessa experiência prévia e una as duas partes para que sejam um motor de dinamização”, explicou, considerando que este projeto é também uma oportunidade para aprender com Portugal, que tem registado um forte crescimento turístico nos últimos anos.

Além do Canadá, EUA ou Brasil, Iván Meléndez Medela acrescenta à lista de mercados-alvo para a promoção no âmbito do Cluster Tur países como Itália ou França, assim como os mercados asiáticos, uma vez que, revelou, há cada vez mais cidadãos desses países a percorrer os Caminhos de Santiago.

O Cluster Tur é um dos projetos previstos no Programa de Cooperação Transfronteiriço Interreg Espanha-Portugal (POCTEP), que prevê a cooperação e a união de sinergias entre os dois países.

 

 

 

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

Mais artigos
PUB
Destinos

Algarve e Andaluzia estreitam relações empresariais e turísticas

O XIII Encontro Luso-Andaluz, evento considerado estratégico, que visa estreitar as relações e fomentar novas oportunidades entre os setores empresarial e turístico do Algarve e da Andaluzia, acaba de ter lugar em Albufeira.

Publituris

O encontro reuniu cerca de uma centena de empresários, gestores e dirigentes, que participaram nas várias atividades do programa. A agenda incluiu apresentações temáticas, uma sessão de networking e uma exposição de produtos regionais, promovendo o diálogo e a troca de experiências entre os dois lados da fronteira.

Organizado pela Prodetur – Promoción del Desarrollo Económico y del Turismo da Diputación de Sevilla, em parceria com a Confederação de Empresários de Sevilha, o Município de Albufeira e a APAL – Agência de Promoção de Albufeira, o evento reafirmou o compromisso de fortalecer a cooperação entre estas regiões vizinhas.

A sessão de networking destacou-se pela participação de mais de 30 empresas, que aproveitaram a oportunidade para estabelecer contactos e planear futuras parcerias comerciais.

Para a APAL, o Encontro Luso-Andaluz, realizado em Albufeira, pelo segundo ano consecutivo, representa um fórum de grande relevância, que assume uma importância crescente para o fortalecimento das relações bilaterais num mercado de proximidade com grande potencial de crescimento.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

Ribatejo convida a “todos os tipos de descanso” em nova campanha promocional

A Entidade Regional de Turismo convida a descobrir a região do Ribatejo com uma nova campanha promocional.

Publituris

A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo convida a descobrir a região ribatejana neste Outono/Inverno com o lançamento de uma nova campanha promocional.

“Para todos os tipos de descanso” é o mote que promove as características do Ribatejo, como o destino perfeito para uma escapadinha de fim-de-semana ou para umas férias, em família ou com amigos.

“Para quem gosta de descansar de casta em casta”, “Para quem gosta de descansar à rédea solta” e “Para quem gosta de descansar com terra à vista” são os temas inspiradores desta nova campanha, desenvolvida pela McCann.

A Reserva Natural do Paul do Boquilobo, o EVOA – espaço de visitação e observação de aves –, os passeios no Rio Tejo organizados pelos operadores especializados são algumas das inúmeras atrações turísticas deste ‘novo’ destino de Portugal.

José Santos, presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo, salienta que o Ribatejo “tem muito para oferecer durante esta época, em que as suas tradições e as paisagens ganham novas cores e os sabores locais proporcionam uma experiência acolhedora e única. Este é, sem dúvida, um destino a explorar, que beneficia de uma privilegiada localização geográfica, com uma centralidade ímpar e a menos de uma hora de Lisboa”.

Já Miguel Pinto Gonçalves, diretor de Contas da McCann, refere que a campanha pretende destacar “as características do Ribatejo como um destino rico em diferentes experiências e que se adapta ao ritmo de cada visitante. A campanha pretende também fortalecer a identidade da região, destacando a sua ligação às tradições e ao património natural, oferecendo a quem a visita uma viagem autêntica”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

Arrábida entre os melhores lugares na Europa para visitar em 2025 para a imprensa internacional

A Arrábida é descrita pela Condé Nast Traveller como “um dos melhores lugares na Europa para visitar em 2025”, enquanto a Forbes realça que o destino oferece “uma paisagem costeira deslumbrante com amplas atividades”.

Publituris

A Condé Nast Traveller e a Forbes colocaram em destaque a Arrábida enquanto destino turístico, com a publicação dedicada às viagens a considerar mesmo que este é “um dos melhores lugares na Europa para visitar em 2025”.

De acordo com a Câmara Municipal de Setúbal, a Condé Nast Traveller publicou, em novembro, o artigo “The best places to go in Europe in 2025”, no qual incluiu o destino português, que considera “uma joia escondida”, com a “natureza no seu estado mais puro”, castelos e “excelentes vinhos”, sendo que também o Moscatel e o queijo de Azeitão merecem referência.

“O artigo salienta que, entre outras atrações, a Arrábida tem uma linha costeira “dramática”, com encostas calcárias, vegetação mediterrânica e praias de areia dourada, com enseadas isoladas, apontando ainda locais onde é possível participar em oficinas de produção de queijo de Azeitão, comer peixe fresco ou ficar alojado”, indica a informação divulgada pela autarquia.

Já o Parque Natural da Arrábida é descrito como “o sonho dos entusiastas da Natureza”, que ali têm a possibilidade de fazer mergulho no Parque Marinho Professor Luiz Saldanha, caminhadas pela Serra da Arrábida, ver os golfinhos no estuário do Sado ou observar os pássaros no Moinho de Maré da Mourisca.

Além da Arrábida, a Condé Nast Traveller colocou também Marselha (França), Albânia, Ilhas Faroé, Riviera de Atenas (Grécia), Genebra (Suíça), Viena (Áustria), Sussex (Reino Unido), Vale do Ahr (Alemanha), Matarraña (Espanha) e County Clare (Irlanda) entre os melhores destinos para visitar em 2025.

Tal como a Condé Nast Traveller, também a Forbes destacou a Arrábida, no artigo  “Enjoy A Blend Of Nature And Culture In Portugal’s Arrábida Nature Park”, no qual considera que a Arrábida tem “uma paisagem costeira deslumbrante com amplas atividades”.

Esta revista norte-americana especializada em assuntos económicos sublinha que a Arrábida “fica a 30 minutos de carro de Lisboa, o que torna fácil a sua adição a qualquer viagem a Portugal”, e recorda que o Parque Natural é candidato ao estatuto de Reserva da Biosfera da UNESCO.

“Oferece aos visitantes acesso a praias de areia cristalina, águas azul-turquesa, florestas exuberantes e experiências culturais autênticas. Surpreendentemente, apesar da sua grandeza de imponentes falésias calcárias, enseadas secretas e estradas montanhosas, a sua acessibilidade é o seu maior trunfo – num único dia pode-se facilmente gerir uma viagem de meio dia à praia, aulas de produção de queijos e provas de vinhos (para não mencionar uma caminhada matinal para os mais ambiciosos)”, lê-se no artigo da Forbes, publicado já este mês de dezembro.

Segundo a Câmara Municipal de Setúbal, a revista dá, igualmente, dicas sobre hotéis, produtores de vinhos e de queijos, pintura de azulejos e de outros locais a visitar, como o Mercado do Livramento, em Setúbal.

O artigo da Condé Nast Traveller pode ser lido aqui, enquanto o da Forbes está disponível aqui.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB

Créditos: Shutterstock

Destinos

Paris volta a liderar preferências dos portugueses para viagens na quadra festiva

Segundo a eDreams, Paris continua a liderar as preferências dos portugueses para viagens nesta quadra festiva, seguindo-se destinos como Amesterdão, Genebra, Zurique, Luxemburgo, Barcelona, Londres, Funchal e Madrid.

Publituris

A capital francesa volta a estar no topo das preferências dos turistas portugueses para viagens nesta quadra festiva, apurou a eDreams, que analisou os dados da sua plataforma relativos a viagens na quadra festiva de 2024-25.

De acordo com a agência de viagens online, “Paris continua a ser o destino favorito para celebrar tanto o Natal como a Passagem de Ano”, seguindo-se destinos como Amesterdão, Genebra, Zurique, Luxemburgo, Barcelona, Londres, Funchal e Madrid.

“Algumas destas cidades têm comunidades significativas de emigrantes portugueses, o que pode justificar as escolhas de viagem, especialmente num período especial em que muitas famílias procuram reunir-se para celebrar”, justifica a eDreams.

Já os destinos com maiores aumentos de reservas face ao mesmo período do ano passado são o Luxemburgo (+92%) e Roma (+88%), seguindo-se Genebra (+75%), Paris (+49%) e Zurique (+44%).

Além das viagens dos portugueses, a eDreams apurou que Portugal também continua a ser “uma escolha popular para os viajantes internacionais durante esta época”, esperando-se que o país receba, maioritariamente, viajantes provenientes de França (33%), Alemanha (14%), Suíça (12%), Espanha (+9%) e Holanda (+6%).

Lisboa, Porto e Funchal são, segundo a análise da eDreams, as cidades portuguesas mais procuradas por viajantes internacionais para a quadra festiva do Natal e Passagem de Ano.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

Turismo egípcio testemunha recuperação significativa

De acordo com o barómetro da ONU Turismo, o Egito registou um aumento notável no número de turistas internacionais em 2024, uma subida de mais de 5% em relação ao ano anterior. Este crescimento ocorreu apesar das tensões geopolíticas em curso na região.

Publituris

Este aumento deve-se principalmente à retoma dos fluxos turísticos dos principais mercados, incluindo Europa, Ásia e Estados Unidos, bem como ao aumento significativo de visitantes dos países árabes vizinhos.

De acordo com dados da ONU Turismo, o Egito registou uma recuperação significativa no setor do turismo, gerando cerca de 14 mil milhões de dólares em receitas em 2023, tornando-o o país líder em termos de receitas do turismo africano. Vários operadores turísticos apostaram com sucesso naquele destino.

Além disso, os dados indicam que o Egito ocupa o terceiro lugar entre os países árabes em número de turistas, com aproximadamente 14,9 milhões de visitantes. Os Emirados Árabes Unidos ocupam o primeiro lugar com cerca de 28 milhões de turistas, seguidos pela Arábia Saudita com 27 milhões. O Egito é seguido por Marrocos, que acolheu cerca de 14,5 milhões de turistas, Tunísia com 9,4 milhões, Jordânia com 5,4 milhões, Qatar com 4,5 milhões, e Argélia com 2,2 milhões.

Amr El-Kady, presidente da Organização Geral para a Promoção do Turismo (ETA), informou que mais de 8 milhões de turistas visitaram o Egito nos primeiros sete meses de 2024. Com base em indicadores de fluxo turístico de mercados-alvo, o Ministério do Turismo e Antiguidades também projetou que o número total de turistas no ano poderá atingir cerca de 15,3 milhões até o final de 2024, representando um aumento de 5% em comparação com o ano anterior.

O relatório afirma que o aumento do número de visitantes e a consequência subida de receitas em divisas, levou à criação de empregos nos setores da hotelaria, transportes e restauração. O Ministério do Turismo e Antiguidades está a formar intensivamente a mão-de-obra para satisfazer a crescente procura de serviços de alta qualidade na indústria do turismo. A melhoria dos padrões de acolhimento e das opções de transporte aéreo e terrestre permitem responder melhor às expectativas de uma clientela cada vez mais exigente.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

Museu do Fado vai ser ampliado e renovado

A intervenção prevista para 2025 pretende dar uma nova vida ao equipamento e ao Fado, considerado Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Publituris

A Egeac/LISBOA CULTURA acaba de anunciar um ambicioso projeto de ampliação e renovação do Museu do Fado, inaugurado em 1998, no bairro de Alfama, em pleno coração de Lisboa, para homenagear um dos maiores símbolos da identidade nacional.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, salienta “a importância deste ambicioso projeto de ampliação e renovação para a cidade e para o Fado, património vivo com visibilidade crescente na vida cultural da cidade e presença marcante nas salas de concerto mais prestigiadas do mundo”, para destacar que “a cultura é uma prioridade central do projeto para Lisboa e a beneficiação do património museológico da cidade é uma medida fundamental para fazer a cultura chegar aos lisboetas e a todos aqueles que nos visitam”.

Por sua vez, Pedro Moreira, presidente do Conselho de Administração da Egeac/LISBOA CULTURA, entidade que gere o espaço realça “uma intervenção muito aguardada e que permitirá ao Museu do Fado dar mais um passo significativo no seu projeto evolutivo, numa altura em que está prestes a atingir as três décadas em funcionamento”.

Este projeto, segundo Sara Pereira, diretora do museu, “consubstanciar-se-á no aumento da área de exposição, na ampliação dos espaços destinados ao acondicionamento e gestão de coleções museológicas, na ampliação do espaço consagrado à oferta educativa destinada a distintos públicos/faixas etárias, na capacitação dos espaços exteriores para a programação regular de concertos e na reformulação dos espaços de bilheteira/loja”. São estas as principais mudanças, previstas no projeto para o Museu do Fado, que arranca em 2025 com projeto do Atelier Santa-Rita Arquitetos.

Recorde-se que o Museu do Fado abriu ao público pela primeira vez no dia 25 de setembro de 1998. Nessa data, o Fado, um dos maiores patrimónios imateriais da humanidade, uma tradição enraizada na cultura portuguesa e no seu ADN, viu nascer uma casa só para si. Desde então, o Museu do Fado não tem parado de abrir as suas portas aos lisboetas, mas também a portugueses de todo o país e a visitantes de todo o mundo.

Um dos pontos altos deste percurso foi a consagração do Fado na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO), a 27 de novembro de 2011, reconhecimento que partiu de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Lisboa, liderada pelo Museu do Fado e desenvolvida em estreita articulação com a comunidade artística, com o envolvimento de inúmeras instituições arquivísticas e museológicas da sociedade civil.

Exposições, concertos, festivais internacionais, edições discográficas, um centro de documentação, workshops, uma escola, uma oficina de construção de guitarra, um arquivo online de gravações históricas, um arquivo visual para a comunidade surda, um auditório em atividade constante, parcerias diversificadas com as grandes salas de concerto do país, tudo isto e muito mais foi sendo construído ao longo de mais de duas décadas de existência do museu.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB

Foto: Depositphotos.com

Destinos

A magia dos Mercados de Natal chega à Europa

Dentro de poucos dias as ruas das cidades europeias estarão engalanadas com luzes festivas, decorações alusivas à data, e árvores de Natal cintilantes. É quando chegam os Mercados de Natal com os seus cheiros a especiarias, biscoitos de mel e vinho quente, mas onde também se junta a tradição mostrada nos souvenirs, e muito entretenimento. Uma excelente ocasião para férias em família. Ficam aqui alguns exemplos de cidades da Europa onde a magia volta a acontecer.

Todas as cidades europeias que organizam os Mercados de Natal reivindicam o título dos “mais famosos”. A European Best Destinations (EBD) acaba de apresentar o ranking dos Melhores Mercados de Natal na Europa para 2024, uma classificação baseada em mais de 590 mil votos de viajantes do mundo todo). O Mercado de Natal da Basílica do Advento, em Budapeste é, pela quarta vez eleito o Melhor da Europa, título que já ganhou em 2019, 2021 e 2023, mas os da Alemanha, Reino Unido, França, Polónia, Suíça, Itália, Bélgica, Chéquia, Holanda, Roménia ou Áustria, têm sempre muitas surpresas para os visitantes.

O site não se fica por aqui, e tem uma lista dos melhores para quase tudo: Os mais lindos, os mais ensolarados, as árvores de Natal mais lindas, as melhores luzes de Natal, para famílias, os mais românticos, as melhores pistas de patinagem no gelo, ou os melhores desfiles de Natal.

As cidades da Europa transformam-se num conto de fadas com as seus Mercados de Natal. As praças e os locais mais emblemáticos ficam repletos de barracas decoradas, onde podemos encontrar desde artesanato típico até delícias como chocolate quente, vinho quente ou gastronomia local.  Além disso, o clima festivo é contagiante, com música ao vivo, luzes brilhantes e o clima natalício que encanta a todos.

Difícil escolher o melhor
É difícil escolher os melhores, porque cada Mercado de Natal mercado tem sua própria magia. No entanto, alguns destacam-se pela sua história, tamanho e atrações. Os mais populares atraem entre dois e três milhões de pessoas por ano durante a época festiva anterior ao Natal. Estes Mercados começam normalmente entre meados e finais de novembro, estendendo-se, em alguns casos, até às vésperas de Natal, ou muitas vezes até aos primeiros dias de janeiro.

Quem visitar um dos Mercados durante a época festiva de 2024, não poderá deixar de experimentar algumas das melhores especialidades locais. Em Nuremberga, pode-se experimentar as Rostbratwürste; e que pensar de uma waffle belga, com chocolate, em Bruxelas? Como os mercados são ao ar livre, e porque o tempo pode estar frio em dezembro, os adultos podem aquecer-se com um copo de Glühwein, ou vinho quente com especiarias, e as crianças com um chocolate quente com natas.

Para além dos Mercados de Natal de Berlim, que tiveram direito a caixa à parte, destacamos o Dresdner Striezelmarkt, um dos mais antigos do mundo, e data de 1434. Funciona todos os dias até às 21h, entre 23 de novembro a 24 de dezembro de 2024, e situa-se no Altmarkt. Mais de 250 expositores apresentam artesanato, brinquedos e decorações populares. Entre outras coisas deliciosas como o vinho quente, a não perder o famoso Dresdner Stollen, o Pulsnitzer Pfefferkuchen ou os frutos secos torrados.

Em Munique existem também muitos Mercados de Natal. Digno de nota é o Mercado da Marienplatz, mesmo no centro da cidade de Munique, que data do século XIV, e que acolhe anualmente cerca de três milhões de visitantes. Um pouco mais pequeno é o Christkindlmarkt, na Sendlinger Tor, onde uns meros 40 expositores proporcionam uma experiência algo mais tradicional. Na Wittelsbacher Platz, recomenda-se o Mercado de Natal medieval, que nos transporta àquela época.

O Christkindlmarket de Viena decorre entre 19 de novembro e 26 de dezembro de 2024 na Rathausplatz, e funciona todos os dias até às 21:30h (sextas e sábados até às 22:00h). Combina a tradição com atrações e entretenimento impressionantes, como patinagem no gelo, canto, música e outros programas complementares. Mais de 150 expositores vendem doces, guloseimas e aromáticos vinhos quentes, além de ideias criativas para prendas.

Praga é especialmente encantadora durante a temporada de Natal, e o seu charme ganha vida nos Mercados de Natal (vánoční trhy) em locais como a Praça da Cidade Velha, Praça da República e Praça Venceslau. Os visitantes podem passear por vielas iluminadas e desfrutar de bolos de Natal checos tradicionais, cristais boémios, brinquedos de madeira e outras iguarias festivas. Os mercados estão abertos diariamente das 10h às 22h, funcionando de dezembro até 6 de janeiro, incluindo a véspera de Natal, o dia de Natal e o dia de Ano Novo.

O mercado de Natal na Praça da Cidade Velha (Staroměstské náměstí) em Praga é o maior do país, situado entre edifícios góticos, renascentistas e barrocos. Apresentações ao vivo e concertos diários aumentam a atmosfera festiva. O mercado está aberto das 10h às 22h, com entrada gratuita.

Os viajantes consideram o Mercado de Natal da Basílica do Advento, em Budapeste, um dos mais encantadores da Europa e percebe-se porquê.

Verdadeiros contos de fadas
Com o lema “Onde o amor te guia”, a bonita festa frente à Basílica de Santo Estevão, situada numa das praças mais impressionantes da capital húngara, regressa para a sua 14.ª edição. Mantendo a tradição, promete uma atmosfera inigualável, com cerca de 100 expositores de artesanato local, delícias gastronómicas com muitos pratos típicos, uma pista de patinagem no gelo, programas musicais e muitas outras surpresas.

Embora os Mercados de Natal de Cracóvia e Wroclaw sejam reconhecidos como os maiores, o da cidade romântica de Gdańsk é considerado o mais da Polónia. Existem mais de 120 bancas a vender joias originais, cerâmica, roupa de moda, como chapéus, malhas e guloseimas, incluindo pratos regionais como “pierogi”. Os gourmets serão tentados por panquecas alsatianas, bugatsa grega e churros espanhóis. Para aquecer: uma caneca de chocolate quente ou vinho aromático.

O inverno é uma das melhores alturas para visitar Copenhaga e principalmente a sua principal atração, os Jardins do Tivoli. No Natal, o histórico parque de diversões no centro da capital dinamarquesa transforma-se num país das maravilhas dos contos de fadas. Da patinagem no gelo ao trenó do Pai Natal, aos mercados de vinho quente e canela, conhecidos como gløgg e æbleskiver em dinamarquês, e aos doces, há tudo o que é preciso para um dia de férias perfeito. Os turistas que aqui ficam por alguns dias podem facilmente atravessar a ponte para Malmö para experienciar também o Natal sueco.

Situado entre as impressionantes montanhas dos Alpes, o Mercado de Natal de Trento (de 22 de novembro a 6 de janeiro), no coração do Trentino, é um dos mais encantadores da Itália. As suas principais praças, Piazza Fiera e Piazza Cesare Battisti, onde dezenas de casinhas de madeira oferecem produtos artesanais, decorações natalícias e delícias gastronómicas típicas da região. O mercado de Trento é conhecido pela sua atmosfera mágica, com luzes cintilantes, músicas festivas e o aroma de vin brulé (vinho quente) e doces tradicionais. Para as crianças, há atividades especiais e um presépio vivo que encanta visitantes de todas as idades.

Uma Alsácia vestida de luz
“Last but not the least”. Nenhum amante dos Mercados de Natal pode deixar de visitar Estrasburgo, capital da Alsácia e do Natal. O “Christkindelsmärik” (Mercado do Menino Jesus), que se realiza desde 1570, está novamente de volta em 2024 com uma programação que promete superar todas as expectativas. Cerca de 300 bancas estarão presentes nas praças centrais da cidade, com muitas belas decorações de Natal em madeira pintadas à mão. Vale a pena provar os enchidos e outras iguarias locais. Destacam-se as bonitas decorações e iluminações, a árvore de Natal gigante na Place Kléber, os coros natalícios e uma grande variedade de vinhos quentes.

Quem vai a Estrasburgo não pode perder o Mercado de Natal de Colmar. É uma pitoresca cidade também na região da Alsácia que parece ter saído diretamente de um conto de fadas. As suas ruas estreitas, fachadas coloridas e arquitetura medieval criam um cenário idílico para o Mercado de Natal que se apresenta todos os anos. Tudo o que se escreve sobre o afamado Marché de Noël de Colmar é real. E é mesmo! Principalmente porque não estamos a falar apenas de um Mercado de Natal, mas de uma cidade que se veste de Natal e Luz.

Fotos: Depositphotos.com

Berlim é rainha dos Mercados de Natal

“Berlim é a cidade com maior oferta de Mercados de Natal na Alemanha e penso que também na Europa, uma época em que muitos turistas visitam a cidade devido à atmosfera especial que se vive”, declarou ao Publituris, Christian Tänzler, porta-voz do visitBerlin, que nos deu conta ainda que existem da capital alemã mais de 60 Mercados de Natal (em alguns anos são mais de 80), “e o que é fantástico é que são todos diferentes, para todos os gostos e até necessidades”.
O responsável esclareceu que as temáticas são tão diversas que, por exemplo, “temos Mercados de Natal para animais de estimação, onde é possível comprar presentes de Natal para os nossos adorados animais de estimação. Temos também Mercados de Natal dedicados à Escandinávia, que têm, por exemplo, opções gastronómicas e bebidas típicas dos países escandinavos, como o vinho quente”.
Essa diversidade não se fica por aqui, segundo Christian Tänzler. “Temos Mercados de Natal para o segmento LGBTI, que costumam ser muito animados, e temos também Mercados de Natal só para artigos em segunda mão ou artesanato”.
A maior parte dos Mercados de Natal de Berlim começa no final de novembro e decorre até ao início de janeiro, mas alguns têm lugar apenas durante um fim-de-semana. Observou ainda que
os maiores oferecem espetáculos musicais e programação especial para as crianças, enquanto os mais pequenos são dedicados a algumas subculturas, em que as pessoas vendem aquilo que produzem, seja roupa, pastelaria, artesanato, doces ou compotas. “Temos, por exemplo, um Mercado de Natal dedicado ao vestuário sustentável”, indicou o porta-voz do visitBerlin.
É, na opinião do responsável, a variedade de Mercados de Natal na Alemanha e o facto de ser considerado algo único na Europa, que ajuda a atrair tantos turistas a Berlim, nesta época do ano.
Christian Tänzler revelou que entre 2002 e 2005, “tivemos mesmo uma campanha de publicidade, no outono, para dar a conhecer os Mercados de Natal, e que pretendia atrair os turistas para Berlim durante o período do Natal e Fim do Ano, porque as festas de passagem do ano também são muito fortes na cidade”, acrescentando que “o que fizemos foi compilar toda a oferta que existia e que não estava organizada, sobre as festas, sobre os restaurantes e os seus menus porque percebemos que esta era uma oferta fantástica. Essa campanha foi um grande sucesso e mostrou que Berlim é realmente a cidade com maior oferta de Mercados de Natal na Alemanha e penso que também na Europa”.
Realçou que a cidade fica toda iluminada, está frio, mas é um frio seco, pelo que basta vestir um casaco para aproveitar esses Mercados, que dão à cidade um ar mais acolhedor, onde se pode beber vinho quente e conviver, ao mesmo tempo que se compram os presentes de Natal e assiste-se a um espetáculo musical”.
Para o porta-voz do visitBerlin, “é uma forma muito germânica de celebrar a época natalícia, é uma tradição que, em Berlim, mistura o tradicional com o moderno e com as novas tecnologias que temos atualmente”.
Não há dúvida que há Mercados de Natal muito tradicionais na Alemanha, como os de Dresden ou Munique, mas em Berlim “são mais contemporâneos, podem, por exemplo, acontecer em antigas fábricas ou armazéns industriais. Temos, por exemplo, um mercado muito conhecido que decorre numa antiga fábrica de comboios, rodeada de um agradável parque verde. É algo muito especial, que só se pode viver em Berlim”, concluiu.

Mercado Medieval de Natal de Provins: Artesanato e animação num cenário intemporal

O Mercado Medieval de Natal de Provins (pequena cidade medieval situada a apenas 90Km de Paris) regressa para a sua 13ᵉ edição nos dias 14 e 15 de dezembro de 2024. Situado na cidade medieval de Provins, Património Mundial da UNESCO, este evento gratuito e de acesso livre mergulha-nos numa atmosfera de conto de fadas, com demonstrações de artesanato tradicional e entretenimento imersivo, convidando o visitante a viajar no tempo para uma época em que os artesãos recuperavam técnicas quase esquecidas. Podem-se admirar demonstrações de olaria, de ferraria e de tecelagem, realizadas por entusiastas que mantiveram vivas estas tradições. Estas demonstrações dão aos visitantes uma melhor compreensão do trabalho meticuloso por detrás dos objetos de outrora, e talvez até a oportunidade de levar para casa uma peça artesanal única.
Este mercado distingue-se dos outros pelo seu ambiente autêntico e divertido. O inverno em Provins ganha um rosto diferente graças à animação medieval, que nos transporta para o passado. O programa inclui espetáculos de malabarismo, combates de cavaleiros e músicos ambulantes que tocam músicas medievais. À noite, o mercado ilumina-se, criando uma atmosfera mágica e calorosa que encanta miúdos e graúdos.
Para a ocasião, as tabernas instaladas no local servem pratos típicos da época, combinando especiarias e produtos locais, perfeitos para nos transportar para outra era. Vale a pena apreciar os trajes de época usados pelos artesãos e animadores, que dão um toque extra de magia a este evento.

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.