Marta Guerreiro reforça aposta no Turismo Ornitológico

Por a 17 de Janeiro de 2017 as 10:42
Turismo Ornitológico

Marta Guerreiro, secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores afirmou, na Horta, que o turismo ornitológico deve ser uma aposta clara na região.

Para a governante, este segmento valoriza o património natural da região e combate a sazonalidade das épocas média e baixa do turismo.

“Os Açores, conscientes da importância do crescimento da actividade de observação de aves em todo o mundo, devem posicionar-se, cada vez mais, como um palco para este tipo de actividade, permitindo, a valorização do património natural e a promoção da observação de aves de forma sustentável e responsável no arquipélago”, afirmou Marta Guerreiro.

A secretária regional falava à margem da apresentação do projecto ROA – Rede de Observação das Aves – que foi elaborado a partir de um Código de Boas Prácticas da Observação de Aves e que será apresentado no curso que agora teve início, ao mesmo tempo que será desenvolvido um Guia de Observação de Aves e vários Roteiros Interpretativos por espécies ou habitats.

Estes cursos técnicos de turismo ornitológico são o primeiro passo de uma estratégia de colaboração que permite dotar os operadores do conhecimento e das ferramentas necessárias ao desempenho das suas actividades, transmitindo aos turistas informações adequadas sobre o património natural dos Açores e as especificidades e singularidades da observação de aves”, explicou Marta Guerreiro.

Referir ainda que o Curso de Turismo Ornitológico, um projecto desenvolvido pela Direcção Regional do Ambiente em parceria com o Grupo de Aves Marinhas do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, decorre na ilha do Faial até ao final desta semana e, entre 23 e 27 de Janeiro, terá lugar no Pico.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *