Parlamento Europeu aprova projecto para uniformização de CV´s para patrões de embarcações comerciais
Criar um CV comum junto dos patrões das embarcações comerciais é o objectivo da eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar.

Publituris
Agência de Viagens El Corte Inglés já está em Guimarães
Lusanova promove formação sobre o Brasil em parceria com a TAP
Incerteza global não impacta viagens na Europa e Portugal continua a ser um dos destinos preferidos
Turismo sustentável e economia circular em análise na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Celebrity Cruises apresenta novo restaurante e opções de entretenimento do Celebrity Xcel
KIPT CoLab lança Barómetro Estatístico para o setor do Turismo a 26 de maio
LovelyStay celebra 10 anos de operação com bons resultados e acelera expansão internacional
CPLP apoia candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade
Maior Legoland do mundo abre em Xangai em julho
Turismo no Porto confirma crescimento em 2024
A eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar viu ser aprovado o seu projecto – no valor de 750 mil euros – para a criação de um Curriculum Vitae comum para patrões de embarcações comerciais.
O projecto Common Curriculum for Skippers of Small Commercial Vessels foi levado a cabo na Comissão dos Transportes e Turismo no Parlamento Europeu e foi aprovado no Orçamento Geral da União Europeia (UE) para 2017.
Esta acção preparatória apresentada por Cláudia Monteiro de Aguiar pretende colmatar as lacunas existentes em termos de formação e das qualificações para os patrões das embarcações dos Estados-membros da UE.
O projecto surge no âmbito de um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido junto da Indústria Náutica e que, segundo a eurodeputada, “irá aumentar o potencial de crescimento do sector náutico e de recreio, e facilitar a mobilidade de que optou por esta profissão”.
Cláudia Monteiro de Aguiar acrescentou ainda que “de futuro poderá verificar-se um aumento de embarcações arvorando pavilhão português“.
Actualmente não existe reconhecimento mútuo das qualificações e formação entre os Estados-membros para os patrões das embarcações. Os skippers profissionais, que têm um registo para uma embarcação comercial, até 24 metros, num determinado Estado-membro, só podem operar arvorando esse mesmo pavilhão.
Em Março do próximo ano a Comissão Europeia apresentará o procedimento a levar cabo para concretizar os objectivos desta iniciativa e envolver as regiões e a indústria.
A verba de 750 mil euros será canalizada para investimento em formação específica para os patrões das embarcações comerciais, como por exemplo cursos que garantam qualificações iguais em toda da União.
Esta é já a segunda vez consecutiva que a eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar vê aprovado um projecto seu com financiamento próprio no quadro do Orçamento Geral da União. O primeiro projecto Smart Port City, aprovado o ano passado pelas instituições Europeias, está aberto a candidaturas no âmbito do Horizonte 2020, até Fevereiro do próximo ano.