MSC Meraviglia
“MSC Cruzeiros vai crescer a dois dígitos”
Eduardo Cabrita, director-geral da MSC Portugal revelou alguns números da operação nacional, não se esqueceu do mercado global, apresentou itinerários, novos investimentos e traçou o perfil do cruzeirista português.

Ângelo Delgado
Atlantic Consortium apresenta preço mais elevado para a privatização da Azores Airlines
Amazing Evolution assume gestão de novo hotel em Angra do Heroísmo
Porto de Barcelona encerra atividade de cruzeiros no cais Norte em outubro
Turismo em Moçambique ganha com isenção de vistos para alguns países
Ryanair transportou mais de 18 milhões de passageiros em julho
UC lança curso de Empreendedorismo em Desportos Aquáticos e Viagens
OMT distingue Aldeias Históricas de Portugal como exemplo de boas práticas
Festuris 2023: Abertas inscrições para buyers dos segmentos Luxury, Mice e LGBT
TTS Corporate apresenta avanços na gestão de viagens corporativas
Julho de 2023 foi mês histórico para a Norwegian
“Vamos crescer acima dos dois dígitos em 2016”. A declaração é de Eduardo Cabrita, director-geral da MSC Cruzeiros em Portugal, em resposta a uma questão sobre o mercado nacional, à margem do Roadshow e da apresentação da temporada de Inverno 2016-2017 e Verão/Inverno 2017-2018, no Hotel Real Palácio.
“O crescimento será, com toda a certeza, superior a 10%, mas ainda não temos números finais pois encontramo-nos a receber reservas que serão bastante importantes nos números finais, nomeadamente os itinerários do Dubai, Caraíbas e Mediterrâneo”.
Apesar de se escusar a apresentar o volume de vendas da MSC Cruzeiros em Portugal, Eduardo Cabrita afirmou que “por ter havido um aumento das vendas e por o preço médio das viagens ter subido, os números superaram os de 2015”.
O director-geral da MSC Cruzeiros abordou também o perfil dos passageiros que, hoje, viajam nestes navios , desmistificando a ideia da oferta estar direccionada para um público mais sénior. “De 2003 à actualidade, tem havido uma evolução muito grande nos passageiros: em 2003, a média de idades era de 58 anos, hoje estamos nos 41, onde pontificam casais maduros e famílias com um ou dois filhos”. “Esta franja representa 65 a 70% do nosso público mais fiel”, acrescenta. “Os cruzeiristas nacionais repetem uma viagem destas com um intervalo de dois anos e meio, sendo que os passageiros que viajam pela primeira vez também estão a aumentar imenso”.
Ainda sobre o mesmo tema, Eduardo Cabrita lembrou que “a oferta mudou imenso nos últimos 10/12 anos, pelo que novos serviços e experiências foram sendo adicionados aos cruzeiros e, com isso, um maior interesse por parte do público mais jovem”. “A tecnologia evoluiu de forma avassaladora nos últimos anos e os cruzeiros foram à boleia desse fenómeno. Actualmente, o navio tem toda a tecnologia disponível para que os passageiros se sintam confortáveis, como se estivessem em casa”.
Numa perspectiva mais global, Eduardo Cabrita anunciou o investimento de nove mil milhões de euros na construção de 11 navios até 2026, sendo que dois deles estarão operacionais em 2017 e, um deles, passará por Lisboa: o MSC Meraviglia.
Com este incremento, Cabrita adianta que, em 2026, a MSC Cruzeiros poderá transportar cerca de 80 mil passageiros, contra os 41 mil actuais. “O investimento é claro e prevê novas geografias: abrimos um escritório em Xangai e iremos apostar com muita força na Oceânia e na Ásia”, recorda.
Já a construção dos novos navios irá obedecer ao lançamento de três novas gerações: Meraviglia, Seaside e World.
Apresentando itinerários através de alguns slides projectados na sala onde se realizou a conferência de imprensa, Eduardo Cabrita foi lançando as novidades para os próximos dois anos.
“O grande destaque desta nova brochura é a presença do MSC Opera em Cuba ao longo de todo o ano 2017, a realizar também no Verão cruzeiros de oito dias com partidas de Havana. Após a temporada de Inverno com a presença de dois navios, a MSC Cruzeiros terá o MSC Opera nos meses mais quentes – de Abril a Novembro de 2017 – a fazer cruzeiros com escala em Montego Bay, na Jamaica, George Town, nas ilhas Caimão e Cozumel, no México. Alternadamente o navio estará a realizar um itinerário diferente fazendo escalas na Cidade de Belize, em Belize, na Isla de Roatan, nas Honduras, na Costa Maia, México e ainda na Isla de La Juventud, em Cuba. Durante o Inverno – de Dezembro 2017 a Abril de 2018 – o MSC Opera e o MSC Armonia estarão a realizar novamente itinerários diferentes pelo Mar das Caraíbas com partidas de Havana”, divulgou.
Depois, Lisboa: um dos mais relevantes para o mercado português. “Outro dos destaques mais esperados deste novo catálogo vai para a série de cruzeiros com saída e chegada a Lisboa no Verão de 2017, entre Setembro e Outubro, a bordo do MSC Magnifica. Estarão disponíveis cruzeiros de dez dias pelo Mediterrâneo Ocidental, partindo de Lisboa e fazendo escala em países como Espanha, França, Itália e Marrocos. De salientar também o regresso dos transatlânticos com passagem por portos portugueses de e para a América do Sul, bem como a Grand Voyage do MSC Divina com partida de Miami e com destino a Lisboa realizando paragens em Nova Iorque e ainda em Ponta Delgada, nos Açores”.
Logo a seguir, mais novidades a bordo de cruzeiros novos. “Entre as mais maiores novidades, destacam-se os inovadores navios MSC Meraviglia e MSC Seaside, em que as reservas para as temporadas inaugurais encontram-se já disponíveis. O MSC Meraviglia, que estará a navegar pelo Mediterrâneo Ocidental a partir de Junho de 2017, com possibilidade de embarque em Barcelona, Marselha e Génova, contará com os espectáculos do Cirque du Soleil, criados em exclusivo para os viajantes da MSC Cruzeiros. Por outro lado, o MSC Seaside – o navio que segue o sol – terá partidas de Miami a partir de Dezembro de 2017, disponibilizando uma vasta gama de itinerários de oito dias para as Caraíbas Ocidentais e Orientais onde ficará a navegar ao longo de todo o ano”.
Também nos itinerários para o Mediterrâneo Ocidental e Oriental a aposta da MSC Cruzeiros vai manter-se forte com 10 navios a navegar pela região, incluindo alguns long cruises e mini cruises, na temporada de 2017-2018.
Igualmente relevante nas operações da MSC Cruzeiros, o Norte da Europa também apresenta novos paradigmas, segundo Eduardo Cabrita. “São muitas as novidades também para o Norte da Europa, onde estarão a navegar três navios na temporada 2017-2018. Pela primeira vez, a MSC Cruzeiros disponibiliza dois navios da classe Fantasia: MSC Fantasia e MSC Preziosa. E ainda o mais recente da classe Musica, MSC Magnifica, oferecendo aos viajantes o maior conforto e flexibilidade que poderão usufruir da piscina com magrodome”.
O MSC Lirica continuará ao longo de 2017 a realizar cruzeiros na China com experiências adaptadas e especialmente criadas para atender às necessidades do mercado interno Chinês.
Nas Caraíbas, a oferta é vasta e cheia de novidades. “Para este Inverno, temos também neste momento algumas novidades como por exemplo os novos itinerários em Cuba, a bordo do MSC Opera e MSC Armonia, a realizarem cruzeiros com embarque em Havana para as Caraíbas. O MSC Opera fará este ano a sua segunda temporada Cubana, oferecendo cruzeiros de Havana para Montego Bay, na Jamaica, Georgetown, nas ilhas Caimão, Cozumel, no México e regressando de seguida a Havana. Por outro lado, o MSC Armonia levará os viajantes alternadamente, num primeiro itinerário até à Cidade de Belize, Isla de Roatan nas Honduras, de seguida até à Costa Maia no México e finalmente até uma experiência única na praia das Caraíbas em Isla de la Juventud em Cuba, antes de regressar a Havana. No segundo itinerário o navio vai proporcionar aos passageiros uma viagem até aos magníficos cenários de Montego Bay, Ilhas Caimão e ainda em Cozumel”.
Quando já nada se esperava, mais uma novidade. “Teremos cruzeiros no Dubai, Abu Dhabi & Sir Bani Yas, pela primeira vez a bordo de um navio da classe Fantasia e com novos itinerários e destinos disponíveis pelos Emirados Árabes Unidos, como o Bahrain ou o Qatar e ainda a possibilidade de conhecer a ilha exclusiva da MSC Cruzeiros – Sir Bani Yas, um verdadeiro oásis de praia”, finalizou.