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Ministro da Economia marca presença na Gala dos Publituris Portugal Travel Awards

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, vão estar presentes na 13ª edição dos Publituris Portugal Travel Awards, que se realizam no dia 16 de Setembro, no Convento São Francisco, em Coimbra.

Carina Monteiro
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Ministro da Economia marca presença na Gala dos Publituris Portugal Travel Awards

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, vão estar presentes na 13ª edição dos Publituris Portugal Travel Awards, que se realizam no dia 16 de Setembro, no Convento São Francisco, em Coimbra.

Carina Monteiro
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O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, vão estar presentes na 13ª edição dos Publituris Portugal Travel Awards, que se realizam no dia 16 de Setembro, no Convento São Francisco, em Coimbra.
O evento tem início às 19h como a recepção dos convidados, seguido de jantar. A cerimónia de entrega dos Travel Awards realiza-se às 21h30 com a apresentação de António Raminhos e contará ainda com a actuação dos HMB, do Coro dos Antigos Orfeonistas de Coimbra e da Orquestra Clássica do Centro.
Os Publituris Portugal Travel Awards destinam-se a premiar as melhores empresas, instituições, serviços e profissionais que se destacaram no sector do Turismo no decorrer do último semestre de 2015 e o primeiro de 2016. Este ano, estão a concurso 20 categorias, onde se incluem a de “Melhor Companhia de Aviação”, “Melhor Rede de Agências de Viagens” ou a “Melhor Cadeia Hoteleira”. Os Publituris Portugal Travel Awards são uma co-organização entre o jornal Publituris, a Câmara Municipal de Coimbra e a Região de Turismo do Centro de Portugal.
Se ainda não confirmou a sua presença, confirme para o email [email protected].

Alojamento e transfers
Para os interessados em pernoitar em Coimbra, o Vila Galé Coimbra e o Tivoli Coimbra são os hotéis oficiais do evento. Para efectuar reservas ou aceder a mais informações, contacte através do email: [email protected] ou [email protected]. Os interessados deverão indicar no assunto do email que vão estar presentes na entrega de prémios do Publituris.

O Publituris irá disponibilizar, com o apoio da Barraqueiro Transportes, um serviço de transfers gratuitos para o local do evento, com partidas às 17h00 e às 17h30. O regresso será no final da cerimónia. O local de partida é o Radisson Blu Hotel (Campo Grande). Para facilitar a identificação, o autocarro terá no vidro da frente o logótipo dos Publituris Portugal Travel Awards. Os interessados deverão reservar obrigatoriamente o lugar no transfer até ao dia 9 de Setembro para o email: [email protected].

Os Publituris Portugal Travel Awards têm o patrocínio do Novo Banco, Travelport e Mapfre e contam com o apoio da Rituais, ClickandPlay, Eurologistix, Multislide, Green Media, BTL, Viatecla, Barraqueiro, Hotéis Vila Galé e Tivoli Hotels & Resorts.

Sobre o autorCarina Monteiro

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CTP está preocupada com aumento da criminalidade e pede reforço das “forças e serviços de segurança”

A CTP diz que, nas últimas semanas, tem sido “alertada para vários incidentes ocorridos em regiões mais frequentadas por turistas”, pedindo, por isso, o reforço “dos dispositivos das forças e serviços de segurança do Ministério da Administração Interna, bem como dos agentes de Proteção Civil durante a chamada época alta”.

Publituris

Os relatos de aumento da criminalidade em Portugal estão a preocupar a Confederação do Turismo de Portugal (CTP), que veio esta sexta-feira, 26 de julho, pedir o reforço “dos dispositivos das forças e serviços de segurança do Ministério da Administração Interna, bem como dos agentes de Proteção Civil durante a chamada época alta”.

Num comunicado enviado à imprensa, a CTP diz que, nas últimas semanas, tem sido “alertada para vários incidentes ocorridos em regiões mais frequentadas por turistas”, a exemplo de Lisboa, Porto e Albufeira, bem como de locais como aeroportos, restaurantes e zonas de elevada afluência turística, o que está a causar apreensão.

“Estamos apreensivos e já fizemos chegar as nossas preocupações ao Ministério
da Administração Interna. A segurança é um indicador fundamental para o turismo,
e não se trata apenas de proteger quem nos visita mas assegurar a reputação que
sempre nos caracterizou enquanto destino”, afirma Francisco Calheiros, presidente da CTP.

A CTP recorda que, segundo o Relatório Anual de Segurança Interna divulgado em maio, a criminalidade atingiu em Portugal em 2023 o valor mais elevado em 10 anos.

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“Viaje com Segurança com o Apoio do Provedor do Cliente” é novo projeto que a APAVT lança no mercado

Com vista a fortalecer os direitos e a proteção dos consumidores no setor de viagens e turismo em Portugal, assegurando-lhes o acesso a um método de resolução de litígios eficiente, a APAVT lançou, esta sexta-feira o projeto “Viaje com Segurança com o Apoio do Provedor do Cliente”.

Publituris

Contando com o apoio do Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores, esta iniciativa que a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), acaba de lançar no mercado, consiste na execução de uma série de ações estratégicas com o objetivo de informar e sensibilizar os consumidores sobre os seus direitos no contexto das viagens organizadas.

O projeto inclui, entre outras ações, a realização de webinares e workshops formativos, divulgação de informações úteis aos consumidores e, ainda, uma aposta forte na presença nas redes sociais. Estas ações foram criadas para promover a literacia dos direitos dos consumidores e facilitar a resolução de litígios de forma célere e eficaz, beneficiando tanto os consumidores como o setor de turismo como um todo.

Segundo refere a APAVT, em nota de imprensa, nos últimos cinco anos, o Provedor do Cliente das Agências de Viagens e Turismo resolveu um total de 5.848 processos, adiantando que “este sucesso sublinha o compromisso do Provedor em oferecer um serviço rápido e acessível que promove a confiança dos consumidores nas agências de viagens aderentes”.

O presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, assegura que “estamos focados em garantir que todos os nossos clientes e todos os nossos associados tenham a capacidade de resolver os seus litígios de forma eficaz e informada, promovendo assim uma maior harmonia e eficácia no mercado”.

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APECATE acusa autarquia de Sintra de displicência e falta de vontade de solucionar problema de mobilidade

A APECATE acusa a Câmara Municipal de Sintra de displicência e falta de vontade para  solucionar o problema de mobilidade no destino, o que tem levado ao caos e desgastado a imagem de Sintra.

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A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) veio esta quinta-feira, 25 de julho, acusar a Câmara Municipal de Sintra de displicência e falta de vontade para  solucionar o problema de mobilidade no destino, o que tem levado ao caos e desgastado a imagem de Sintra.

“Como sempre afirmámos e temos defendido com propostas de solução apresentadas em mão à  presidência da Câmara Municipal de Sintra, o caos gerado na mobilidade em Sintra desgasta a população residente e todos os que se deslocam diariamente em Sintra, prejudica a imagem do concelho e danifica este destino turístico de eleição de forma gravosa, realidade que a Câmara Municipal de Sintra não tem demonstrado vontade de solucionar, deixando agravar cada vez mais o problema com desculpas de que foi impedida de o resolver”, acusa a APECATE, num comunicado enviado à imprensa.

Segundo a associação, esta situação de caos tem um impacto negativo junto da população residente em Sintra, num problema que não é novo e que a APECATE diz que se tem prontificado para ajudar a solucionar.

“A APECATE tem manifestado a sua crescente preocupação face a situações concretas, para as quais apresentou proactivamente à presidência da C.M. de Sintra, soluções possíveis de implementar, num curto período de tempo, para uma organização efetiva e uma gestão eficaz da mobilidade. As reuniões e contactos ao longo destes anos não tiveram qualquer sequência por parte da edilidade, que continua apostada em escolher um caminho que, de acordo com várias apreciações judiciais, tornaram evidente que não é nem o mais justo nem o adequado para Sintra”, acrescenta a informação divulgada pela associação.

A APECATE diz ter conhecimento de que outras associações e operadores turísticos que atuam em Sintra têm feito “exatamente os mesmos esforços” e com resultado semelhante, ou seja, “silêncio” por parte da autarquia, o que leva a associação a acusa a Câmara Municipal de Sintra de “displicência”.

“A APECATE reforça publicamente a sua defesa por um turismo sustentável e pela qualidade de vida dos residentes, algo que é igualmente defendido pelos nossos associados que operam no terreno e que, também, pretendem ver este destino, que é Património Mundial da Humanidade, protegido de excessos e abusos que diariamente são praticados por individuais e entidades não licenciadas para a atividade que praticam, sem respeito por qualquer ordenamento ou regra”, refere ainda a associação.

Apesar de tudo, a APECATE reafirma a sua disponibilidade para partilhar “soluções e encontrar os consensos, com todos os intervenientes, que possibilitem construir um ordenamento sustentável para Sintra”.

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Alojamento Local deve ultrapassar a fasquia dos 100 mil milhões de dólares, em 2024, a nível global

O Alojamento Local (AL) tem vindo a registar um crescimento assinalável na última década, impulsionado pelo desenvolvimento tecnológico, pela alteração das preferências dos consumidores e pela crescente popularidade de alojamentos alternativos. As contas feitas pela Stocklytics.com preveem que o mercado ultrapasse a barreira dos 100 mil milhões de dólares este ano a nível global.

Publituris

Segundo a Stocklytics.com, o mercado do Alojamento Local gera cerca de 10% das receitas globais de viagens e turismo e o mercado deverá atingir um novo marco importante este ano, ultrapassando receitas de 100 mil milhões de dólares (cerca de 92 mil milhões de euros), a nível global.

A ascensão de plataformas como a Booking.com, Airbnb e Vrbo revolucionou o mercado de AL, proporcionando um acesso fácil aos proprietários de imóveis para listarem as suas unidades e ligarem-se mais rapidamente aos viajantes. As versões de aplicações móveis destas plataformas e as suas interfaces de fácil utilização apenas alimentaram o crescimento do mercado, ajudando-o a gerar mais receitas do que nunca.

De acordo com um inquérito da Statista, as receitas do AL aumentaram 30% desde 2017 e atingiram 94,5 mil milhões de dólares no ano passado, apesar da enorme queda de 50% no primeiro ano da pandemia da COVID-19. Embora a taxa de crescimento anual tenha caído significativamente em comparação com 2022 e 2023, o setor está prestes a estabelecer um novo recorde este ano ao suplantar a marca dos 100 mil milhões de dólares a nível global.

Assim, as previsões apontam para que as receitas globais do AL aumentem 6% em relação ao ano anterior e atinjam 100,2 mil milhões de dólares em 2024, mais do que as receitas dos parques de campismo e dos cruzeiros em conjunto. Quase um terço desse valor, ou seja, 34 mil milhões de dólares, virá da Europa, o maior mercado de AL. Seguem-se a Ásia e a América do Norte, em particular os EUA, com 28,5 mil milhões de dólares e 24 mil milhões de dólares, respetivamente.

Embora o mercado europeu gere as receitas mais elevadas neste segmento do mercado do turismo, espera-se que a Ásia registe o crescimento mais rápido devido ao aumento do turismo e à crescente penetração da Internet.

O Statista prevê que as receitas do aluguer de férias na Ásia aumentem 25% e atinjam 25,9 mil milhões de dólares até 2029. Prevê-se que o mercado dos EUA cresça 21% e atinja um valor de 29 mil milhões de dólares, seguindo-se a Europa com um crescimento de 17% e cerca de 40 mil milhões de dólares em receitas neste período. Globalmente, prevê-se que as receitas globais do Alojamento Local aumentem 25% e atinjam 125,6 mil milhões de dólares nos próximos cinco anos.

Já quanto ao número de pessoas que utilizam AL, o Statista indica que mais de 857 milhões de pessoas pagarão por este tipo de alojamento em 2024, mais 47 milhões do que no ano passado e mais 100 milhões do que em 2017. A forte tendência de crescimento continuará nos próximos cinco anos, com cerca de 150 milhões de novos utilizadores no mercado. No total, mais de mil milhões de pessoas utilizarão Alojamento Local em 2029.

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ABTA prevê mais de dois milhões de britânicos a viajar para o estrangeiro neste fim de semana

Espera-se que mais de dois milhões de britânicos partam para o estrangeiro para a “Grande Escapadela de verão” neste próximo fim de semana.

Publituris

A ABTA – The Travel Association estima que mais de dois milhões de turistas britânicos viajem para o estrangeiro para as férias de verão neste fim de semana (26-29 de julho), o primeiro em que todas as escolas do país entram em férias de verão, prevendo-se que a sexta-feira, 26 de julho, seja o dia mais movimentado do fim de semana.

Espanha continua a ser o destino número um para as famílias, em especial a Costa del Sol, as Ilhas Baleares e as Ilhas Canárias. Os membros da ABTA estão também a registar uma forte procura para a Grécia, Portugal, Turquia, Croácia, Itália, Malta e Chipre. Para viagens mais longas, a Flórida e o Dubai são escolhas populares.

As estadias em cidades também são populares nesta altura do ano, com Amsterdão, Atenas, Barcelona e Lisboa a liderarem a procura.

Os aeroportos do Sudeste esperam um fim de semana muito movimentado, com centenas de milhares de passageiros a partirem de Heathrow e Gatwick, 200.000 de Stansted e 116.000 de Luton.

210.000 passageiros deverão partir do aeroporto de Manchester, 75.000 de Bristol e, embora as escolas escocesas já tenham entrado nas suas férias de verão, muitos continuarão a partir dos aeroportos escoceses este fim de semana.

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Transportes entre os setores que mais empresas criaram na última década

De acordo com o estudo ‘O Empreendedorismo em Portugal’, da consultora Informa D&B, o setor dos Transportes destacou-se na criação de novas empresas, passando do 11.º para o segundo lugar na última década.

Inês de Matos

O setor dos Transportes é um dos que mais empresas criou na última década, apurou a 5ª edição do estudo ‘O Empreendedorismo em Portugal’, da consultora Informa D&B, que analisou as tendências na criação de novas empresas na última década.

Segundo este estudo, o setor dos Transportes destacou-se na criação de novas empresas, passando do 11.º para o segundo lugar na última década, numa evolução que se tornou mais acentuada a partir de 2021.

“Além de representarem um crescimento do tecido empresarial, as novas empresas estão a alterar a sua configuração. Setores como os Transportes, Atividades imobiliárias e Construção mostraram um maior dinamismo empreendedor, ao contrário de setores como os Grossistas, as Indústrias e o Retalho, que viram recuar a média anual de criação de empresas na última década”, destaca a Informa D&B, num comunicado enviado à imprensa.

Ao contrário dos Transportes, o setor do Retalho tem vindo a apresentar uma descida significativa e, se há 10 anos era “o setor onde eram criadas mais empresas”, no final de 2023 a situação inverteu-se e este setor “desceu para o sétimo lugar” deste ranking, que é liderado pelos Serviços Empresariais.

O estudo da Informa D&B apurou que, na última década, foram criadas cerca de 440 mil empresas em Portugal, numa evolução crescente que foi apenas quebrada nos anos da pandemia da COVID-19 e que, em 2023, já viu serem criadas cerca de 440 mil empresas em Portugal, 16 mil a mais que em 2013.

“A criação de novas empresas reflete a vitalidade económica do país num dado período. A análise que efetuámos aos últimos anos mostram-nos o papel destas empresas na reconfiguração setorial do tecido empresarial, a sua importância na criação de emprego, bem como a sua capacidade de inovação, designadamente através das startups”, afirma Teresa Cardoso de Menezes, diretora geral da Informa D&B.

A par dos Transportes, também os setores Atividades imobiliárias e Construção estiveram, nos últimos 10 anos, entre aqueles que maior número de novas empresas criaram, com a Informa D&B a destacar que “mais de metade do crescimento está concentrada em três atividades destes setores.”

“O crescimento do empreendedorismo no setor dos Transportes deve-se à atividade do ‘Transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros’, aquela que mais cresceu na década, especialmente a partir de 2018, com a entrada em vigor do regime jurídico do TVDE. Este crescimento fez com que o setor dos Transportes passasse de 949 empresas criadas em 2013 para quase 6 mil em 2023”, explica a Informa D&B.

Já as Atividades Imobiliárias assistiram a um enorme crescimento da criação de empresas sobretudo até 2018 e em especial na atividade de ‘Compra e venda’, sendo que, em 2023, as empresas criadas neste setor representaram o triplo daquilo que se registava há 10 anos.

No caso da Construção, foram criadas em 2023 mais do dobro das empresas de 2013, com a Informa D&B a revelar que, neste setor, destaca-se a atividade de ‘Construção e promoção de edifícios’, que representa 78% do crescimento total do setor.

Por regiões, foi na Grande Lisboa que se concentrou 33% do total das novas empresas criadas 2023, seguindo-se a região Norte, que concentrou 30% das empresas criadas no país, enquanto na Península de Setúbal e no Algarve se registaram grandes crescimentos na última década, destacando-se o forte contributo do Transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros, em que as novas empresas nestas regiões aumentaram 16 e 11 vezes, respetivamente.

O estudo da Informa D&B diz, no entanto, que grande parte das novas empresas criadas no país são mais pequenas e têm menos capital, uma vez que, em 2023, 56% das empresas criadas eram unipessoais, o que representa mais três pontos percentuais do que em 2013.

“Além disso, 91% do total tinham como sócios pessoas individuais, dos quais mais de dois terços tem a primeira experiência como empresário. Em 2023, 62% das novas empresas constituiu-se com um capital social inferior a 5 000€, enquanto em 2013 esta percentagem era de 48%”, ilustra a Informa D&B.

O crescimento do número de empregados também foi mais lento do que o crescimento do volume de negócios, com a Informa D&B a explicar que, nas empresas criadas nos últimos 10 anos, o número médio de empregados duplica no quinto ano de vida da empresa e triplica no 10.º ano, enquanto o volume médio de negócios é cinco vezes superior no quinto ano de vida e sete vezes superior ao fim de 10 anos.

 

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Grupo Air France-KLM regista aumento de receita, mas quebra nos lucros

O grupo Air France-KLM viu as receitas no segundo trimestre e primeiro semestre de 2024 subirem 4% e 5%, respetivamente, face aos mesmos períodos do ano anterior. Pela mesma ordem, os lucros caíram, contudo, 73% e 46%. O número de passageiros transportados aumentou nos dois períodos.

Publituris

O grupo Air France-KLM registou, no segundo trimestre de 2024, receitas de 7,949 mil milhões de euros, representando uma subida de 4,6%, ao câmbio constante, face ao mesmo período de 2023. Já na análise semestral, o grupo indica uma subida de 5,3% face aos primeiros seis meses de 2023, totalizando receitas de 14,6 mil milhões de euros.

No que diz respeito aos resultados operacionais, a queda no segundo trimestre foi de 184 milhões de euros para 513 milhões de euros, enquanto no semestre, a descida foi maior (-339 milhões de euros), fixando-se nos 24 milhões de euros.

Já os lucros do grupo baixaram 447 milhões de euros no segundo trimestre, para 165 milhões de euros (-73%), enquanto nos primeiros seis meses, os resultados indicam uma descida de 589 milhões de euros, o que perfaz um prejuízo de 317 milhões de euros.

As parcelas que mais pesaram e influenciaram os resultados do grupo foram os custos com combustível, aumentando 9% no segundo trimestre, passando de 1,662 mil milhões de euros no período homólogo de 2023, para 1,811 mil milhões de euros, sendo que no primeiro semestre de 2024, o aumento se cifrou nos 1%, ou seja, passou de 3,442 mil milhões para 3,485 mil milhões de euros.

Já no que toca aos salários, a Air France-KLM reporta um aumento de 9% face ao segundo trimestre de 2023, passando de 2,156 mil milhões de euros para 2,351 mil milhões de euros, para nos primeiros seis meses do ano, o aumento ser de 10% face ao mesmo período do ano passado, passando de 4,164 mil milhões de euros para 4,596 mil milhões de euros.

Quanto ao número de passageiros, o grupo informa que transportou, no segundo trimestre, mais de 19 milhões de passageiros, o equivalente a uma subida de 1,9% face aos 18,7 milhões de igual período de 2023. Já no primeiro semestre, esse número sobe para 35,8 milhões de passageiros, representando um acréscimo de 3,6% face aos 34,5 milhões do mesmo período do ano anterior.

Neste particular, o grupo indica que transportou 6,5 milhões de passageiros em voos longo curso no segundo trimestre (+2,4%), enquanto nos voos de curta distância esse número foi de 12,5 milhões. Já no primeiro semestre, os números sobem, pela mesma ordem para 12,7 e 23 milhões de passageiros.

Quanto às rotas com mais passageiros, destaque para a América do Norte para onde o grupo transportou mais de 2,5 milhões de passageiros no segundo trimestre (+4,3%) e perto de 4,5 milhões no primeiro semestre (+5,3%), seguindo-se a Ásia-Pacífico (1,5 milhões e3 milhões, respetivamente), África (927 mil e 1,9 milhões, pela mesma ordem), América Latina (814 mil e 1,7 milhões) e Caraíbas (751 mil e 1,6 milhões).

Air France penaliza grupo
Por companhia aérea, a Air France continua a ser a operação com maiores receitas, alcançando no segundo trimestre os 4,8 mil milhões de euros (+2,9%) e no primeiro semestre 8,8 mil milhões de euros (+2,8%). Os resultados indicam que o número de passageiros transportados pela Air France decresceu 1,8% no 2 trimestre, para 10,6 milhões, e -2,3% para 19,8 milhões no primeiro semestre.

Já na KLM, as receitas ascenderam a 3,3 mil milhões de euros no segundo trimestre (+5%) e 6 mil milhões no primeiro semestre (+6,6%). Contudo, no que diz respeito aos passageiros transportados, a companhia aumentou os números em 6,9%, para 8,5 milhões no segundo trimestre, e +11,9% para 16 milhões no primeiro semestre.

Finalmente, quanto à Transavia, o grupo indica que as receitas resultantes do transporte de passageiros aumentaram em 18,4% no segundo trimestre, para 843 milhões de euros, enquanto no primeiro semestre essa subida foi de 19,8%, para 1,3 mil milhões de euros. Quanto ao número de passageiros transportados, o grupo aponta 6,6 milhões no segundo trimestre (+12,2%) e 10,8 milhões no primeiro semestre (+10,9%).

Comentando os resultados do grupo Air France-KLM, o CEO Benjamin Smith, refere, no comunicado, que “o segundo trimestre de 2024 confirmou um ambiente cada vez mais difícil para a aviação, com o aumento dos preços dos combustíveis e uma pressão contínua sobre os custos”.

Neste contexto, considera que a KLM e a Transavia apresentaram “um desempenho estável, mas lento”, enquanto a Air France “foi afetada por acontecimentos excecionais, incluindo o efeito negativo dos Jogos Olímpicos de junho”.

O CEO assinala que o grupo “já tomou fortes medidas para se adaptar a esta situação, incluindo um congelamento das contratações e cortes adicionais nos custos”, estando a “preservar os seus principais investimentos para renovar a sua frota, que constitui uma alavanca estratégica para melhorar o nosso desempenho financeiro e ambiental”.

“No futuro, continuaremos a executar a nossa estratégia e implementar o nosso plano de transformação”, num modelo de negócio que diz ser “robusto e resistente”, continuando “confiante na capacidade de alcançar os objetivos a médio e longo prazo, nomeadamente tirando partido dos ativos sólidos e da posição competitiva única”.

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Aeroportos portugueses recebem investimento de 136 milhões para infraestruturas de baixo carbono

O Banco Europeu de Investimento (BEI) e a Aeroportos de Portugal (ANA) anunciaram uma parceria que vai permitir o investimento de 136 milhões de euros em infraestruturas de baixo carbono em aeroportos do país.

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No âmbito deste projeto, o BEI e a ANA assinaram um contrato de financiamento no valor de 50 milhões de euros para o desenvolvimento de infraestruturas de baixo carbono “em aeroportos localizados no continente e nas ilhas, entre eles os aeroportos de Lisboa e do Porto”, adiantam em comunicado conjunto.

O projeto “está incluído no quadro de ação climática e sustentabilidade ambiental do BEI e integra o programa de sustentabilidade da ANA, que visa alcançar a neutralidade carbónica nas suas emissões âmbito 1 e 2, até 2030, e apoiar a transição dos seus parceiros”.

Na prática, serão implementados sistemas de fornecimento de energia e ar condicionado aos aviões parqueados, que, ao desligarem os seus motores, reduzem o consumo de combustível e as emissões de gases poluentes, referem as duas organizações.

Segundo o comunicado, o projeto que prevê ainda a instalação de pontos de carregamento elétrico para veículos de assistência e “revolucionará a paisagem operacional dos aeroportos portugueses”.

Estão previstas 135 posições de estacionamento para aeronaves e aproximadamente 600 pontos de carregamento, mas também serão instalados sete projetos fotovoltaicos, com uma capacidade de 12,8MWp, nos aeroportos para autoconsumo e que “terão um impacte significativo na redução da sua pegada de carbono”, indicam o BEI e a ANA.

“Esta iniciativa vem reforçar o nosso compromisso NetZero até 2030, nos nossos aeroportos, nos âmbitos 1 e 2, promovendo a descarbonização do setor e a mobilidade positiva. Nos aeroportos ANA e VINCI Airports estamos a atuar de forma acelerada e com os nossos parceiros para obtermos os melhores resultados ambientais”; assinalando Thierry Ligonnière, Chief Executive Officer da ANA, “os benefícios tão relevantes, quer ao nível ambiental como operacional”, ao mesmo tempo que destaca o apoio manifestado pelo Governo português aquando da candidatura ao programa europeu.

O projeto será implementado ao longo dos próximos dois anos e deverá beneficiar do Mecanismo de Infraestrutura para Combustíveis Alternativos para Transportes, no âmbito do setor dos transportes do Mecanismo Interligar a Europa (CET-T-AFIF).

Esta iniciativa faz parte da estratégia da ANA para “eletrificar as operações de solo aéreo”, substituindo veículos com motor de combustão interna e unidades auxiliares de energia de aeronaves por soluções mais sustentáveis, refere ainda o comunicado.

Recorde-se que a ANA passou a fazer parte da rede Vinci Airports em setembro de 2013 e gere aeroportos no continente (Lisboa, Porto, Faro e Beja), nos Açores (Ponta Delgada, Horta, Flores e Santa Maria) e na Madeira (Madeira e Porto Santo).

Com capital detido pelos Estados-membros, o BEI é uma instituição de financiamento a longo prazo da União Europeia que financia investimentos que contribuam para a concretização dos objetivos estratégicos comunitários.

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Ávoris reafirma intenção de “fortalecer e expandir operações em Portugal”

Numa reunião com Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo (SET), e Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal (TdP), os responsáveis da Ávoris Corporación Empresarial, parte do Grupo Barceló, manifestaram a “firme aposta” em Portugal.

Publituris

Vicente Fenollar, presidente-executivo do grupo Ávoris, e António Loureiro, diretor-geral da Iberojet em Portugal, reuniram-se, recentemente, com Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, e Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, aproveitando a oportunidade para manifestarem a “firme aposta” em Portugal.

Em comunicado, a Ávoris Corporación Empresarial, parte do Grupo Barceló, refere que durante a reunião, foram discutidos “vários temas fundamentais para fortalecer a colaboração entre a Ávoris e as autoridades turísticas portuguesas”. Um dos principais temas abordados foi a ampliação da presença hoteleira do Grupo Barceló em Portugal, para ir mais além da sua atual operação no arquipélago da Madeira, com Vicente Fenollar a receber um “pedido explícito” para que o grupo aumente o seu investimento no setor hoteleiro português.

Outro ponto em destaque foi a intenção da Ávoris em expandir as operações da Iberojet nos aeroportos de Lisboa e Porto, consolidando assim a sua posição no mercado português, bem como promover a atividade dos operadores turísticos do grupo que operam em território português, como a Nortravel, a Travelplan, a Jolidey ou a Catai. Para tal, o presidente-executivo do grupo Ávoris colocou à disposição das autoridades de turismo portuguesas “toda a estrutura” da Ávoris em Espanha, com o objetivo de “dinamizar as vendas do mercado espanhol para Portugal”, oferecendo a “capacidade dos operadores turísticos e a extensa rede de agências de viagens do grupo para alcançar este objetivo”.

No final da reunião, Vicente Fenollar assinalou que “Portugal é um mercado estratégico para o nosso grupo. A procura de serviços turísticos de alta qualidade continua a crescer e estamos comprometidos em satisfazer essas necessidades com a nossa oferta de viagens”.

A concluir, o presidente-executivo do grupo Ávoris referiu que a reunião “reafirma a nossa intenção de fortalecer e expandir as nossas operações em Portugal, aproveitando as oportunidades que oferece o nosso mercado vizinho. Ampliar as nossas operações da Iberojet em Lisboa e no Porto é uma importante parte da nossa estratégia no país”, reafirmando querer oferecer “mais opções e melhorar as ligações entre Portugal e outros destinos chave”.

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Gonçalo Narciso dos Santos, delegado da Relais & Châteaux para Portugal e Espanha, é capa da Nova Edição da Publituris Hotelaria

Os 70 anos da Relais & Châteaux merecem destaque de capa na nova edição da Publituris Hotelaria com entrevista a Gonçalo Narciso dos Santos, delegado da Relais & Châteaux para Portugal e Espanha. Mas há mais: “Indicadores” CLEVER, Turismo de Luxo, dossier Wellness and Spa e um especial dedicado aos têxteis, além de uma “inspeção” e sugestões gastronómicas.

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Na edição de julho/agosto da Publituris Hotelaria, o destaque vai para os 70 anos da Relais & Châteaux. Com um percurso que começou em França e que se estende já por 65 países, a rede agrega 580 propriedades, entre hotéis e restaurantes. Com perspectivas de adicionar mais membros em território português, Gonçalo Narciso dos Santos, delegado da Relais & Châteaux para Portugal e Espanha, fala-nos da evolução desta rede e do seu futuro, quer em Portugal, quer além-fronteiras, onde pretende fortalecer a sua presença em países como o Japão e a Índia.

Já nos “Indicadores”, a análise de Luís Brites, CEO da CLEVER Hospitality Analytics, dá conta das perspectivas turísticas para Portugal nos próximos meses, um destino que motivou cerca de seis milhões de pesquisas de voos por parte de turistas internacionais.

No segmento “Management”, María Dolores Martos Pérez, coordenadora do programa de mestrado em Marketing e Gestão de Turismo de Luxo na Les Roches, guia-nos sobre as especificidades do luxo e as estratégias que os hotéis devem adotar para melhor servir os hóspedes deste segmento. Com o perfil do cliente de luxo a transitar para um consumo mais consciente, a profissional aponta para o surgimento de um consumidor com mais tendência a gastar dinheiro em viagens, bem-estar e experiências, ao invés de bens de luxo tradicionais.

No dossier deste mês a edição explora a oferta atual do segmento de Wellness and Spa, com os profissionais do setor a apontar para a necessidade de uma maior regulamentação para credibilizar a área em Portugal e afirmar o segmento a nível nacional e internacional.

Segue-se um especial dedicado a têxteis, no qual ganha destaque a próxima edição da Texcare Internacional, um evento dedicado ao setor das lavandarias e limpeza de têxteis, e a mais recente oferta da Aldeco, Classytex, Dauti, Hotelar, Lameirinho, La Redoute, Lasa, Sampedro e Torres Novas 1845.

Na “Inspeção” deste mês abrimos as portas do Hilton Vilamoura As Cascatas Golf Resort & Spa, a primeira unidade do grupo norte-americano em Portugal. Localizado no coração do Algarve, e após 17 anos de atividade, “há muito para fazer e descansar nesta unidade”.

A fechar, fica a sugestão de jantar no restaurante gastronómico da Fortaleza do Guincho, onde os sabores da comida de conforto portuguesa se juntam ao requinte do fine dining com vista para o Oceano Atlântico.

Por fim, brindamos com as escolhas de Josuel Calheiros, escanção no Bistro 100 Maneiras.

As opiniões desta edição são assinadas por Alexandra Ventura (NOVA SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality); Luís Pedro Carmo Costa (Neoturis); José Varela Gomes (ISAG); Maria João Pavão Serra (pet-friendly travel expert) e Alexandre Marto Pereira (United Hotels of Portugal).

Para ler a versão completa desta edição da Hotelaria – em papel ou digital – subscreva ou encomende aqui.

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