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Ministro da Economia marca presença na Gala dos Publituris Portugal Travel Awards

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, vão estar presentes na 13ª edição dos Publituris Portugal Travel Awards, que se realizam no dia 16 de Setembro, no Convento São Francisco, em Coimbra.

Carina Monteiro
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Ministro da Economia marca presença na Gala dos Publituris Portugal Travel Awards

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, vão estar presentes na 13ª edição dos Publituris Portugal Travel Awards, que se realizam no dia 16 de Setembro, no Convento São Francisco, em Coimbra.

Carina Monteiro
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O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, vão estar presentes na 13ª edição dos Publituris Portugal Travel Awards, que se realizam no dia 16 de Setembro, no Convento São Francisco, em Coimbra.
O evento tem início às 19h como a recepção dos convidados, seguido de jantar. A cerimónia de entrega dos Travel Awards realiza-se às 21h30 com a apresentação de António Raminhos e contará ainda com a actuação dos HMB, do Coro dos Antigos Orfeonistas de Coimbra e da Orquestra Clássica do Centro.
Os Publituris Portugal Travel Awards destinam-se a premiar as melhores empresas, instituições, serviços e profissionais que se destacaram no sector do Turismo no decorrer do último semestre de 2015 e o primeiro de 2016. Este ano, estão a concurso 20 categorias, onde se incluem a de “Melhor Companhia de Aviação”, “Melhor Rede de Agências de Viagens” ou a “Melhor Cadeia Hoteleira”. Os Publituris Portugal Travel Awards são uma co-organização entre o jornal Publituris, a Câmara Municipal de Coimbra e a Região de Turismo do Centro de Portugal.
Se ainda não confirmou a sua presença, confirme para o email [email protected].

Alojamento e transfers
Para os interessados em pernoitar em Coimbra, o Vila Galé Coimbra e o Tivoli Coimbra são os hotéis oficiais do evento. Para efectuar reservas ou aceder a mais informações, contacte através do email: [email protected] ou [email protected]. Os interessados deverão indicar no assunto do email que vão estar presentes na entrega de prémios do Publituris.

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O Publituris irá disponibilizar, com o apoio da Barraqueiro Transportes, um serviço de transfers gratuitos para o local do evento, com partidas às 17h00 e às 17h30. O regresso será no final da cerimónia. O local de partida é o Radisson Blu Hotel (Campo Grande). Para facilitar a identificação, o autocarro terá no vidro da frente o logótipo dos Publituris Portugal Travel Awards. Os interessados deverão reservar obrigatoriamente o lugar no transfer até ao dia 9 de Setembro para o email: [email protected].

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Os Publituris Portugal Travel Awards têm o patrocínio do Novo Banco, Travelport e Mapfre e contam com o apoio da Rituais, ClickandPlay, Eurologistix, Multislide, Green Media, BTL, Viatecla, Barraqueiro, Hotéis Vila Galé e Tivoli Hotels & Resorts.

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Hotelaria

Vila Galé inaugura oficialmente o primeiro hotel Collection no Brasil

O Vila Galé Collection Sunset Cumbuco, no Ceará, abre oficialmente portas após um investimento de 80 milhões de reais. A expectativa do grupo é a de que o hotel atraia principalmente mercado brasileiro, a par dos mercados portugueses, espanhóis, argentinos e chilenos. Em conferência de imprensa, o presidente deste grupo hoteleiro teve ainda uma palavra a dizer sobre a necessidade de melhorar o transporte aéreo para o Brasil, reportando-se ao potencial “tremendo” do país em termos turísticos.

Carla Nunes

O grupo Vila Galé inaugurou na quinta-feira, 28 de novembro, o seu primeiro hotel da linha Collection no Brasil, o Vila Galé Collection Sunset Cumbuco.

Situado no Ceará, próximo a um outro hotel deste grupo hoteleiro – o Vila Galé Cumbuco –, o Vila Galé Collection Sunset Cumbuco torna-se assim o 45.º hotel do Vila Galé, bem como o 11.º no Brasil.

Em conferência de imprensa, Jorge Rebelo de Almeida, presidente do grupo, confirmou que o hotel surge de um investimento de 80 milhões de reais, sendo que a construção começou em novembro do ano passado.

Com uma oferta de 116 quartos, o Vila Galé Collection Sunset Cumbuco presta homenagem às obras de cantores e compositores brasileiros e internacionais, sendo possível encontrar quartos cuja decoração é inspirada em artistas como Elis Regina e Vinícius de Moraes.

Das valências do hotel fazem parte três restaurantes e três bares – incluindo um restaurante de praia e outro em frente à lagoa –; um Satsanga Spa & Wellness com piscina interior, salas de massagens e centro de fitness; um Clube Infantil com parque aquático, parque infantil e brinquedoteca; e ainda um centro náutico.

Agora que o hotel se encontra de portas abertas, a perspectiva é a de que este seja maioritariamente procurado pelo mercado brasileiro, seguido pelos mercados de Portugal, Espanha, Argentina e Chile.

“Temos uma quota hoje nos nossos hotéis do Brasil com 92% de mercado brasileiro, só 8% cobre os mercados portugueses, espanhóis, argentinos, chilenos”, referiu Jorge Rebelo de Almeida na conferência de imprensa de quinta-feira, que antecedeu o ato de inauguração.

O potencial turístico do Brasil

Sobre a aposta do grupo hoteleiro neste país, Jorge Rebelo de Almeida defendeu que “o Brasil é um país com potencial tremendo em termos de desenvolvimento turístico, porque tem um leque de possibilidades de oferta extraordinário”. Neste campo, aponta para a diversidade cultural, gastronómica e artística do país, a par da diversidade paisagística.

Referindo que o país “evoluiu muito” desde a chegada do grupo hoteleiro há 24 anos, possuindo um “padrão equivalente ao que existe na Europa” relativamente às infraestruturas de aeroportos e rent-a-car, o presidente da Vila Galé é da opinião de que o transporte aéreo precisa de ser melhorado.

“O Brasil hoje atravessa uma dificuldade, que é transporte aéreo extremamente caro. O transporte aéreo precisa de ser melhorado. Na Europa tivemos a vantagem de nos aparecerem uma série de companhias low cost que nos permite de vez em quando viajar em condições muito atrativas. No Brasil não temos isso”, explicou Jorge Rebelo de Almeida.

Por essa razão, afinca que “há [uma] necessidade urgente de criar uma política de transporte aéreo” para o Brasil, recordando que, devido aos preços elevados na ligação à Europa, “é mais fácil e barato voar da Europa para a República Dominicana, voar para as Caraíbas em geral, ou para o próprio México, por um preço mais barato do que se voa para o Brasil”.

“Mesmo para os países da própria América Latina, as distâncias são enormes”, relembra.

14 hotéis em pipeline

Sobre a abertura de mais um hotel, Jorge Rebelo de Almeida afirmou que “somos viciados em abrir hotéis e gostamos de os abrir rápido”, admitindo que este “é um prazer que até certa altura se transforma num vício”, uma vez que, de momento, o grupo conta com 14 projetos em cima da mesa.

Deste conjunto de hotéis, o presidente do grupo Vila Galé já tinha mencionado em ocasiões anteriores que têm oito unidades hoteleiras em linha no Brasil e seis hotéis previstos para Portugal.

Em Portugal é esperada a abertura do Vila Galé – Casas d’Elvas Historic Hotel no próximo ano, entre 15 a 22 de fevereiro. Posteriormente, está prevista a abertura do hotel em Ponte de Lima, a 25 de abril de 2025, de uma unidade no Paço Real de Caxias, em Oeiras, e de mais dois hotéis em Penacova e Miranda do Douro. Acresce a abertura do Vila Galé Collection Tejo na Golegã, na Quinta da Cardiga.

Já no Brasil, o grupo tem em vista a abertura do Vila Galé Collection Ouro Preto, cuja previsão é a de que abra portas a 12 de abril do próximo ano. Segue-se o Vila Galé Coruripe Alagoas (onde estará também incluído um hotel NEP Kids, para crianças); o Vila Galé Collection Amazónia – Belém; o Vila Galé Collection São Luís; o Vila Galé Collection Maranhão; um hotel em Mangue Seco e outro no Inhotim, em Brumadinho.

Atualmente, o grupo Vila Galé conta com cerca de 4.500 trabalhadores, sem contar com os postos de trabalho indiretos.

*A Publituris Hotelaria viajou até Cumbuco, no Ceará, Brasil, a convite do grupo Vila Galé e da TAP Air Portugal.

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Destinos

Ultrapassados os 27,5 milhões de hóspedes e 71 milhões de dormidas até outubro

O setor do alojamento turístico nacional ultrapassou, até outubro de 2024, os 27,5 milhões de hóspedes e as 71,1 milhões de dormidas. No 10.º mês o setor do turismo continuou a crescer.

Victor Jorge

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o setor do alojamento turístico em Portugal registou 3 milhões de hóspedes e 7,6 milhões de dormidas em outubro de 2024, correspondendo a subidas de 3,8% e 2,5%, respetivamente (+2,9% e +2,5% em setembro de 2024, pela mesma ordem).

Neste 10.º mês de 2024, o número de hóspedes nacionais ultrapassou o milhão, correspondendo a uma subida de 3,3% face a igual mês de 2023, enquanto os hóspedes não residentes estiveram bem perto dos 2 milhões, um crescimento de 4% relativamente a igual período do ano passado.

A Grande Lisboa aparece a liderar em número de hóspedes, com 808 mil, representando um crescimento de 3,2% face a outubro de 2023, seguindo-se o Norte com, praticamente 700 mil hóspedes (+5,1%) e o Algarve com 515 mil (+0,4%). Destaque para a região Centro, única a crescer a duplo dígito, fechando outubro de 2024 com 260 mil hóspedes (+10,1%).

De resto todas as regiões nacionais registaram evoluções no número de hóspedes em outubro de 2024.

O Porto e Norte foi a região que mais hóspedes nacionais recebeu, em outubro de 2024, totalizando quase 275 mil, seguindo-se Lisboa com 172 mil e o Centro com 168 mil, únicas regiões com números acima dos 100 mil.

Já nos hóspedes não residentes, a liderança pertence a Lisboa com 637 mil, seguindo-se o Porto e Norte com 422 mil e o Algarve com 419 mil.

Nos hóspedes não residentes, destaque para o mercado dos EUA que lidera o ranking com 268 mil turistas, seguindo-se o Reino Unido com 267 mil, a Alemanha com 198 mil e Espanha com 168 mil.

Já nas dormidas, totalizando 7,6 milhões, registaram-se quase 1,9 milhões de dormidas de residentes, correspondendo a uma subida de 1,2% face ao mesmo período de 2023, enquanto os não residentes foram responsáveis por mais de 5,7 milhões de dormidas, uma subida de 3% relativamente ao mês homólogo de 2023.

Na globalidade, o Algarve foi a única região a ultrapassar as 2 milhões de dormidas, representando um aumento de 0,4% face a outubro de 2024. Em segundo lugar aparece Lisboa com 1,9 milhões de dormidas (+2,2%) e o Porto e Norte com 1,3 milhões (+4,6%). Nesta análise, somente a região do Alentejo aparece com um decréscimo (-4,4%), totalizando 272 mil dormidas.

Aqui, o destaque vai para os Açores que cresce 10,8% face a outubro de 2023, com o total de 274 mil dormidas.

Ao nível das dormidas, os dados do INE mostram que uma liderança da região Porto e Norte, com quase 430 mil dormidas, em outubro de 2024, seguindo-se Lisboa com 304 mil e o Centro com 273 mil, ficando todas as regiões, exceto a Península de Setúbal na casa dos três dígitos.

Já nas dormidas de não residentes, é o Algarve que aparece em primeiro lugar, com mais de 1,8 milhões de dormidas, seguindo-se Lisboa com 1,5 milhões e o Porto e Norte com 888 mil.

Neste quadro das dormidas de não residentes, é o Reino Unido que lidera com 1,1 milhões de dormidas, seguindo-se a Alemanha com 720 mil, EUA com 592 mil, França com 431 mil e Espanha com 355 mil.

Estada média decresceu
Em outubro, a estada média nos estabelecimentos de alojamento turístico (2,54 noites) continuou a diminuir (-1,2%, após -0,4% em setembro). Os valores mais elevados deste indicador continuaram a observar-se na Madeira (4,54 noites) e no Algarve (4,04 noites), tendo as estadias mais curtas ocorrido no Centro (1,67 noites) e no Alentejo (1,76 noites).

Em outubro, a estada média dos residentes (1,84 noites) diminuiu 2,1% e a dos não residentes (2,89 noites) decresceu 1%.

A estada média dos não residentes foi mais longa do que a dos residentes em todas as regiões. A Madeira registou as estadas médias mais prolongadas, quer dos não residentes (4,95 noites) quer dos residentes (3,21 noites).

A taxa líquida de ocupação-cama nos estabelecimentos de alojamento turístico (51%) continuou a diminuir ligeiramente em outubro (-0,2 p.p., após -0,1 p.p. em setembro). A taxa líquida de ocupação-quarto (63,2%) registou um aumento de 0,7 p.p. (+0,6 p.p. em setembro).

Em outubro, o Alentejo registou a maior diminuição da taxa de ocupação-cama (-3 p.p.). Os crescimentos de maior magnitude registaram-se na Península de Setúbal (+2,7 p.p.) e na Madeira (+2,1%). As taxas de ocupação-cama mais elevadas registaram-se na Madeira (69,6%), seguida da Grande Lisboa (63,8%), enquanto as mais baixas ocorreram no Centro (32%) e no Alentejo (33%).

Objetivos da ET27 ultrapassados em número de hóspedes. Faltam as dormidas
Analisados os quadros publicados pelo INE, verifica-se que o número de hóspedes no acumulado do ano – janeiro a outubro – atingiu os 27,568 milhões, representando um crescimento de 4,7% face aos 26,3 milhões de igual período de 2023. Já as dormidas ultrapassaram, no mesmo período analisado, as 71,1 milhões, correspondendo a uma subida 3,7% face às 68,6 milhões de período homólogo do ano passado.

Dos mais de 27,5 milhões de hóspedes do acumulado do ano, 10,3 milhões são residentes (+2,4%), enquanto o número de não residentes subiu 6,1% para 17,2 milhões.

No número de hóspedes, todas as regiões registaram crescimentos, com Lisboa a liderar com 7,3 milhões de hóspedes e uma subida de 4,6% face ao ano 2023. Seguem-se o Porto e Norte e o Algarve com 6,4 milhões e 4,8 milhões de hóspedes, respetivamente, representando aumentos de 6,2% e 2,2%, pela mesma ordem. De referir que a maior subida nesta análise relativamente aos hóspedes pertence aos Açores com 7,9%, atingindo quase 908 mil hóspedes.

Na análise aos hóspedes internacionais, Lisboa lidera com 5,7 milhões, seguindo-se o Porto e Norte com 3,7 milhões e o Algarve com 3,5 milhões, destacando-se, igualmente, a Madeira que atinge quase os 1,4 milhões de hóspedes não residentes.

Por mercados, e com mais de 2 milhões de hóspedes aparecem três mercados: Reino Unido, Espanha e EUA. No primeiro caso, o total de turistas britânicos soma 2,2 milhões no acumulado de 2024 até outubro, seguindo-se Espanha com quase 2,1 milhões e os EUA com 2,04 milhões. Acima do milhão aparecem ainda Alemanha com 1,55 milhões e a França com quase 1,5 milhões.

Das mais de 71,1 milhões de dormidas, é o Algarve que lidera com 19,3 milhões (+1,8%), seguindo-se Lisboa com 16,8 milhões (+3,7%) e o Porto e Norte com 12,3 milhões (+5,8%). Tal como no mês de outubro, também no acumulado do ano são os Açores que aparecem com maior crescimento (+9,1%).

Na análise das dormidas de residentes, as posições cimeiras pertencem ao Porto e Norte com 4,4 milhões de dormidas, seguindo-se o Algarve com menos 16 mil, aparecendo o Centro em terceiro lugar com pouco mais de 2,9 milhões e Lisboa com quase 2,9 milhões.

Já nas dormidas de não residentes, é o Algarve que lidera com perto de 15 milhões de dormidas. Lisboa segue-se com perto de 14 milhões e a grande distância aparecem o Porto e Norte com 7,9 milhões e Madeira com perto de 7 milhões.

Mais abaixo aparecem os Açores com 1,8 milhões, Oeste e Vale do Tejo com quase 1,7 milhões e Centro com 1,5 milhões, ficando todas as outras regiões abaixo do milhão de dormidas.

Ao nível das dormidas, o Reino Unido bate todos os outros mercados por larga distância, somando no acumulado do ano perto de 9,4 milhões de dormidas. A Alemanha é o segundo mercado com 5,6 milhões, seguindo-se Espanha com4,8 milhões, EUA com 4,6 milhões e França com 4,2 milhões.

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Aeroportos apelam a revisão urgente das regras europeias em matéria de ‘slots’

No final da conferência “Airports Innovate 2024 2024”, realizada em Roma, a ACI Europe apelou a uma mudança de mentalidade no que respeita à gestão da capacidade e do desempenho, além de exigir uma revisão urgente das regras europeias em matéria de faixas horárias nos aeroportos.

Publituris

Juntamente com duas publicações recém-lançadas – atualização do Documento de Posição sobre a Capacidade Aeroportuária e o Guia dos Centros de Operações Aeroportuárias -, o ACI Europe sublinhou “o papel central e único que os aeroportos desempenham na gestão da sua capacidade e operações e a necessidade de um maior alinhamento e cooperação entre todas as partes interessadas envolvidas – desde as companhias aéreas, prestadores de serviços de navegação aérea e os prestadores de serviços de assistência em escala até às entidades reguladoras”.

Segundo a entidade, esta questão torna-se ainda mais premente no contexto das “crescentes perturbações operacionais” e “restrições de capacidade enfrentadas pelo ecossistema da aviação” e da “esperada expansão da procura de tráfego”.

De acordo com o Aviation Outlook 2050 da EUROCONTROL, prevê-se que a procura de tráfego aéreo na Europa cresça 44% até 2050, em comparação com os níveis de 2019. Em resultado da má utilização da capacidade aeroportuária e da grave falta de investimento, até 12% da procura de passageiros não será satisfeita pelos aeroportos europeus devido a uma série de fatores que limitam a sua capacidade, frisa a ACI Europe.

Reconhecendo que é improvável que as limitações de capacidade física desapareçam para a maioria dos aeroportos europeus, o documento sobre a capacidade aeroportuária da ACI EUROPE define a forma como os aeroportos podem gerir esta crise de capacidade em curso – com uma clara tónica na maximização da utilização das instalações existentes e na libertação da capacidade latente sempre que possível.

As principais medidas delineadas incluem a “otimização das instalações aeroportuárias existentes, a implantação de novas tecnologias e procedimentos, uma melhor integração entre as operações em terra e a gestão do tráfego aéreo, bem como fortes programas de relações com a comunidade”.

Fundamentalmente, o documento sublinha também a “urgência de renovar as regras antiquadas de atribuição de faixas horárias nos aeroportos, bem como o importante papel da modulação das taxas aeroportuárias no incentivo a um comportamento mais eficiente por parte dos utilizadores dos aeroportos”.

A visão subjacente ao documento é uma visão que coloca o “operador aeroportuário no lugar do comandante” para impulsionar a melhoria da eficiência e do desempenho, com ênfase na melhoria da experiência do passageiro, maximizando a conetividade aérea e a sustentabilidade. Para tal, aponta ser “necessário acabar com os silos, desenvolver um conhecimento comum da situação, operações integradas e a tomada de decisões em colaboração com todos os intervenientes nos aeroportos”.

Olivier Jankovec, diretor-geral da ACI Europe, salienta que “a gestão de um aeroporto assemelha-se demasiadas vezes à gestão de uma fábrica em que se investiu, sem se poder controlar verdadeiramente o seu rendimento e desempenho”, destacando que “esta situação tem de mudar.”

Segundo Jankovec, os constrangimentos que o setor enfrenta no desenvolvimento da capacidade física, juntamente com o imperativo da sustentabilidade e o aumento das perturbações, nomeadamente devido às condições meteorológicas ,só significam uma coisa: “os aeroportos têm de ser reconhecidos e capacitados para se tornarem donos da sua própria capacidade e desempenho”, concluindo que “isto deve começar com uma revisão das regras europeias relativas às faixas horárias dos aeroportos, para garantir maior transparência e eficiência, e também para salvaguardar a integridade e a competitividade do nosso mercado da aviação”.

Novas orientações sobre os centros de operações aeroportuárias
Numa tentativa de apoiar os aeroportos europeus na gestão eficiente da sua capacidade e operações, o ACI Europe publicou um novo documento de orientação sobre os Centros de Operações Aeroportuárias (APOC). Ao reunir todas as partes interessadas operacionais de um aeroporto, o APOC atua como o centro nevrálgico do ecossistema do aeroporto e ajuda a melhorar a eficiência e a segurança das operações aeroportuárias, bem como a experiência dos passageiros.

“O APOC é relevante para todos os aeroportos, independentemente da sua dimensão, uma vez que todos os aeroportos enfrentam desafios semelhantes e são plataformas utilizadas por múltiplas partes interessadas operacionais. A fim de gerir eficazmente a capacidade existente, bem como de procurar desbloquear a capacidade latente, é necessário envolver todas as partes interessadas que operam num aeroporto”, refere a ACI Europe.

Para Jankovec o APOC é uma “ferramenta crucial” nas mãos dos operadores aeroportuários para “melhorar o desempenho global do sistema”, além de estabelecer uma “plataforma importante para a comunicação permanente entre os muitos atores envolvidos na garantia de viagens pontuais e agradáveis para os nossos passageiros”.

Além disso, o APOC é também uma “mais-valia para a rede, uma vez que funciona como uma interface importante com o gestor da rede no âmbito do EUROCONTROL, reforçando a partilha de dados e o conhecimento comum da situação em toda a Europa”. Com estas novas orientações, a ACI Europe pretende fornecer um “quadro concreto e utilizável para os aeroportos que pretendem criar o seu APOC a partir do zero, bem como dicas úteis para os aeroportos que pretendem melhorar os seus APOC”.

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Tecnologia

Turismo da ONU lança desafio global de Inteligência Artificial

A ONU Turismo procura start-ups e scale-ups que estejam a revolucionar o setor do turismo através de soluções de ponta.

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O Desafio Global de Inteligência Artificial apoiará projetos que estejam a tirar partido das tecnologias digitais para melhorar o turismo, promover a sustentabilidade e impulsionar o crescimento económico. Os participantes são encorajados a abordar a transformação digital, a sustentabilidade, a inclusão e a governação digital em áreas-chave, incluindo branding e marketing; destinos inteligentes e tecnologias profundas; soluções educativas escaláveis; e eficiência nas operações. Através destas categorias, a iniciativa procura promover a inovação que aumenta a atratividade dos destinos, otimiza a gestão dos recursos e cria experiências turísticas inteligentes e com impacto.

A este respeito, o secretário-geral do Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili, afirma que “a inovação é um fator-chave para o futuro do turismo. Este desafio constitui uma oportunidade única para as mentes criativas contribuírem para o crescimento sustentável e inclusivo do sector do turismo. Estamos ansiosos por ver as soluções inovadoras que irão surgir desta iniciativa global.”

Este desafio é uma oportunidade única para as mentes criativas contribuírem para o crescimento sustentável e inclusivo do sector do turismo

A diretora-executiva do Turismo da ONU, Natalia Bayona, salienta ainda que “as estimativas apontam para que a IA acrescente 15,7 a 19,9 biliões de dólares à economia global até 2030, sendo que só a IA generativa acrescentará 2,6 a 4,4 biliões de dólares por ano. Este é um poder transformador – a IA é o futuro do turismo. O futuro do turismo está aqui, e é inteligente, eficiente e sustentável”.

O desafio conta com o apoio de grandes parceiros, incluindo; SPARK, o Hub de Inovação de Les Roches do grupo Sommet Education, bem como Unicoin, a criptomoeda oficial do Unicorn Hunters e Amadeus e seu Venture Capital para empresas de tecnologia.

Elegibilidade e processo de candidatura
O desafio está aberto a indivíduos, equipas e empresas de todo o mundo. Os candidatos devem apresentar uma proposta pormenorizada que descreva a sua solução inovadora, o seu potencial impacto no sector do turismo e um plano de implementação. As propostas serão avaliadas com base na criatividade, viabilidade e escalabilidade. Os candidatos podem candidatar-se até 31 de março de 2025. Os finalistas terão a oportunidade de apresentar as suas propostas no Dia de Demonstração do Turismo da ONU: o UN Tourism Tech Adventures, até ao final de 2025.

Os vencedores obterão apoio para desenvolver e implementar os seus projetos, recebendo orientação de especialistas do sector e líderes em inovação digital através de uma incubação de dois meses na esfera de inovação SPARK. Além disso, terão a oportunidade de apresentar os seus projetos em eventos e conferências internacionais de turismo, reforçando a sua visibilidade global, e terão acesso a uma vasta rede de profissionais do turismo e potenciais investidores.

Os participantes interessados no desafio podem encontrar mais informações, explorar benefícios adicionais e apresentar as suas candidaturas através do website oficial do desafio.

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Transportes

Uma parceria intermodal com números recorde

A parceria entre a Lufthansa e a Deutsche Bahn acaba de apresentar números recorde até outubro, batendo os 432 mil clientes de 2023. Até ao final do ano, as duas companhias esperam superar as 500.000 reservas.

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Desde o início do ano, 432.000 viajantes optaram por utilizar o Lufthansa Express Rail de e para o aeroporto de Frankfurt. Isto significa que o resultado do ano anterior foi excedido em 28% em outubro de 2024.

A parceria entre a Lufthansa e a Deutsche Bahn (DB) já anunciou que, até ao final do ano, foram confirmadas mais de 500.000 reservas, números nunca antes atingidos por esta oferta conjunta de mobilidade.

Devido à elevada procura, a gama de destinos de ligação ao Aeroporto de Frankfurt – um dos maiores aeroportos da Europa – está a ser constantemente alargada, tendo aumentado, este ano, em quatro as cidades abrangidas pela oferta conjunta, totalizando agora 28 cidades alemãs.

As cidades de Augsburgo, Siegburg/Bonn, Wolfsburg e Essen são novas na lista, significando isto que mais do dobro das cidades serão ligadas pelo Lufthansa Express Rail do que a Lufthansa faz atualmente por voo.

Graças ao grande número de ligações Sprinter, os passageiros podem viajar mais rapidamente entre as metrópoles com tempos de viagem mais curtos. Para além das ligações domésticas alemãs, a cooperação assenta também numa ligação internacional entre a Estação Central de Munique e o Aeroporto de Zurique, com um possível embarque em Bregenz, na Áustria. Isto complementa a oferta para o hub da companhia aérea SWISS do Grupo Lufthansa. O número de comboios alimentadores também está a aumentar, com a DB e a Lufthansa a oferecer mais de 240 ligações ICE diárias com um número de voo da Lufthansa (números de código partilhado).

Michael Peterson, membro do Conselho de Administração da DB para o Transporte de Passageiros de Longa Distância, revela que “cada vez mais pessoas estão a tirar partido de uma viagem amiga do ambiente para o seu voo. A ligação em rede dos dois modos de transporte, o ferroviário e o aéreo, está muito em voga. A nossa oferta intermodal está a crescer continuamente – os nossos passageiros beneficiam muito, em particular, da rede ICE Sprinter com ligações extra-rápidas entre as metrópoles.”

Dieter Vranckx, membro do Conselho Executivo da Deutsche Lufthansa AG, reconhecer que, “com ligações adicionais, uma maior frequência e mais conforto, tornámos o serviço Lufthansa Express Rail atrativo para um número cada vez maior de clientes nos últimos anos. Uma ligação aérea e ferroviária ainda melhor no futuro só será possível com uma infraestrutura eficiente e moderna”.

A Lufthansa e a Deutsche Bahn estão continuamente a concentrar-se na expansão das ofertas conjuntas de comboios para voos. Há mais de 20 anos que a cooperação entre os dois parceiros permite que os clientes da Lufthansa comprem um bilhete combinado de comboio e de avião com apenas um passo de reserva.

Para além das companhias aéreas do Grupo Lufthansa, outras companhias aéreas da Star Alliance utilizam agora também o serviço Lufthansa Express Rail através da parceria intermodal com a Deutsche Bahn, sendo exemplo disso, a United Airlines que utiliza o serviço desde o final do ano passado com outras companhias da Star Alliance a pretenderem seguir esse mesmo exemplo.

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Turismo

Estratégia Turismo 2035: Turismo de Portugal quer ouvir ideias e sugestões

Depois das conferências realizadas nas sete regiões turísticas de Portugal, o Turismo de Portugal abre a discussão ao público. Assim, até à primeira quinzena de janeiro de 2025, todos podem dar o seu contributo para o rumo do turismo no nosso país.

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Concluída a última conferência do ciclo que percorreu as sete regiões turísticas de Portugal, procurando ouvir todos os operadores e protagonistas do setor, no âmbito da construção da nova estratégia para o turismo, o Turismo de Portugal vai continuar a ouvir as várias sensibilidades, agora através de sessões temáticas que têm lugar até ao final do ano.

Desta primeira fase, destaca-se a necessidade de continuar a apostar em áreas estratégicas como a formação, a retenção de talento, a digitalização, a inteligência artificial, a conectividade, a mobilidade e a gestão de informação. A tecnologia, a gestão inteligente de cidades e territórios, bem como a identificação de novos mercados de valor acrescentado, foram também identificadas como prioridades fundamentais.

O próximo passo será a auscultação de entidades diretamente envolvidas em temas tão abrangentes como: comunidades locais, lideranças, ambiente, mobilidade, mercados e internacionalização, tecnologia/digital e emprego e formação.

Todos os contributos continuam a ser bem-vindos através do formulário online da Estratégia Turismo 2035, disponível para sugestões e comentários até à primeira quinzena de janeiro de 2025.

No final deste processo, será apresentada uma proposta de estratégia que passará por consulta pública antes da sua aprovação e apresentação formal, prevista para o primeiro trimestre de 2025.

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Enoturismo

Sogevinus aposta forte no Enoturismo

Depois de um investimento de dois milhões de euros nas Caves Barroca, inseridas nas Caves Cálem, a Sogevinus passou a disponibilizar uma área para experiências dedicadas única e exclusivamente para grupos. Maria Manuel Ramos, diretora de Turismo da Sogevinus, justifica este investimento com o crescimento que o Enoturismo tem registado no grupo e globalmente em Portugal e espera uma consolidação das visitas. No início do próximo ano, será inaugurado o Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel.

Victor Jorge

Mais de 330 mil visitantes, de várias nacionalidades, passaram pelas Caves Cálem no ano 2023, tornando as caves de Vinho do Porto, pertencentes ao grupo Sogevinus, as mais visitadas no país. Até junho de 2024, as caves receberam mais de 150 mil visitantes.

Recentemente e para melhorar o fluxo de turistas que diariamente visitam as caves, a Sogevinus decidiu intervencionar os armazéns do século XIX, em Vila Nova de Gaia, para criar uma experiência única e exclusivamente para grupos, representando um investimento de dois milhões de euros e que, segundo Maria Manuel Ramos, diretora de Turismo do grupo Sogevinus, “tem como primeiro objetivo não desvirtuar a experiência da visita individual”.

A diretora de Turismo da Sogevinus indica que este “novo circuito”, inédito dentro das Caves Cálem, foi desenhado para ser apenas usufruído por grupos de turistas e em estreita colaboração com operadores turísticos, considerados “fundamentais” para prestar esta melhor experiência e fazer crescer o número de visitantes nas caves.

“Em seis anos crescemos 44% em visitas”, salienta a responsável, revelando que “sentimos que a atividade estava estagnada e que, continuando com o mesmo espaço, seria impossível continuarmos a crescer”, reconhecendo, por isso, que “dispúnhamos de espaço físico suficiente para expandir-nos e oferecer uma experiência melhor aos grupos que nos visitavam, sem afetar a experiência proporcionada aos visitantes individuais”. Assim, depois de uma análise, o grupo percebeu que poderia “melhorar bastante o serviço” se existisse uma separação destes dois segmentos – individual e grupos -, compreendendo, também, que estes têm necessidades diferentes. “Percebemos que nos grupos há sempre pressa, há sempre horários a cumprir devido aos diversos programas”.

Maria Manuel Ramos considera que, “muitas vezes, as pessoas que compõem esses grupos nem escolhem a visita, está tudo englobado num pacote que, por vezes, o próprio visitante não controla. Já o cliente individual vem por ele próprio, tem mais tempo, é mais interessado e curioso, questiona muito mais, quer e procura perceber toda a dinâmica do Vinho do Proto e podemos dedicar mais tempo a esse visitante individual”.

Por isso e para dar experiências idênticas a ambos os segmentos, “estava na altura de mudar e tentar prestar um serviço melhor a ambos” e, no final, “mostrar da melhor maneira o que temos para oferecer”.

Dividir para crescer
Com o passar dos anos, a bilhética “já representa algum valor”, indicando Maria Manuel Ramos que “as nossas lojas de vinho representam 50% da faturação e a bilhética outros 50%”. A diretora de Turismo da Sogevinus reconhece que a venda de vinhos é, de certa forma, “prejudicada” pelas políticas das companhias aéreas low cost que, devido às regras mais rigorosas relativamente à bagagem, impossibilitam os clientes de levarem mais vinho aquando do regresso a casa.

Por isso, a bilhética “foi ‘obrigada’ a aumentar o seu peso, a sua representatividade nas contas, porque as lojas acabaram por perder, já que os clientes, embora queiram comprar, são prejudicados por não conseguirem levar o vinho. Mas ficámos a ganhar na venda de bilhetes”, justifica Maria Manuel Ramos. E se como já referido, nos últimos seis anos o crescimento ficou acima dos 40%, estima-se que o recente investimento possa trazer mais 10% em visitas, bem como em faturação, admitindo a diretora de Turismo da Sogevinus esta como uma “meta realista e alcançável”.

Mas se nas Caves Cálem o número de visitantes foi de perto de 340 mil, em 2023, na globalidade do grupo, esses visitantes ultrapassaram o meio milhão de pessoas, já que para além das Caves Cálem o grupo detém as Caves Burmester e um espaço com a marca Kopke que, em breve, será, igualmente, contemplada com umas caves exclusivas da marca fundada em 1638, ou seja, mais de um século antes da demarcação do Douro Vinhateiro, em 1756, tornando-a a mais antiga Casa de Vinho do Porto do mundo.

Mas regressando ao investimento feito nas Caves Cálem e ao espaço dedicado exclusivamente aos grupos, Maria Manuel Ramos revela ao Publituris que, após a já entraram mais de 17 mil visitantes, numa média de 400 pessoas por dia, “números que estão dentro do esperado”, diz a diretora de Turismo do grupo Sogevinus.

O novo espaço, com 800 metros quadrados de área, possui uma entrada própria, bem como uma sala de provas com capacidade para 170 pessoas, uma loja dedicada, “tudo em função deste ‘novo’ visitante”. O novo espaço dedicado aos grupos tem a particularidade de ser um armazém onde os trabalhos continuam a realizar-se, “o que dá uma certa mística ao local e à própria visita”, enriquecendo muito a experiência, com o visitante a passar por balseiros e pipas cheias de vinho, “o que para quem está a realizar a visita é um ‘plus’”, reconhece Maria Manuel Ramos. “É isto que enriquece uma visita e é isto que o visitante leva quando sai das nossas caves. O cheiro do vinho, o sabor do vinho, o sentir o vinho. No fundo, isto é que é enoturismo”.

Além deste espaço ser uma resposta a diversas solicitações feitas por operadores turísticos, mas também empresas que trabalham com a Sogevinus e que procuram um espaço com história e diferente para os seus eventos, Maria Manuel Ramos diz que 90% dos operadores turísticos com quem a Sogevinus trabalha são nacionais. E para enriquecer as visitas e as experiências proporcionadas, a diretora de Turismo da Sogevinus frisa que “muito do investimento foi feito em tecnologia”, justificado com o facto de “na Cálem termos sido pioneiros ao nível da experiência de juntar tecnologia com a autenticidade e a história do Vinho do Porto. E esse foi o caminho que seguimos no novo espaço, tentamos não ser demasiado tradicionalistas e conservadores na apresentação da história e do Vinho do Porto. Uma história com tantos anos merece alguma modernidade e não ser demasiado aborrecida. Há que adaptar-nos aos novos tempos, sempre com a preocupação de honrar e homenagear um vinho com vários séculos de história”, diz Maria Manuel Ramos.

De Gaia ao Douro
A responsável pelo turismo na Sogevinus revela que “ainda há quem desconheça por completo esta ligação entre Douro e Gaia, ficando, por vezes confuso de neste local não haver vinhas” e não percebe como é que o vinho chegou até às caves. Por isso, Maria Manuel Ramos indica que “há cada vez mais visitantes que ficam com curiosidade em, depois de visitar as caves, prolongarem a visita ao Douro, ver as vinhas, ficarem por dentro do processo de produção do vinho. A visita às caves desperta, de facto, uma maior curiosidade, já que, embora se mostre o processo de produção de Vinho do Porto, uma coisa é ver em vídeo, outra é ter a experiência in loco”.

Foto: Frame It

Daí Mara Manuel Ramos admitir que a região vinhateira do Douro “possui um enorme potencial de crescimento a nível turístico”, ou melhor, enoturístico, até porque considera que a “oferta hoteleira ainda tem muito por onde crescer, quantitativa e qualitativamente”.

De regresso à Caves Cálem, e ao investimento realizado, aproveitando duas paredes da sala, a Sogevinus propõe uma cenografia dinâmica, através da qual são projetados conteúdos que permitem aos guias lançarem as temáticas através de sensores, solução interativa que é complementada pela dimensão da sonoplastia. Dentro do armazém, e com recurso a uma vídeoprojeção em cortina, a solução permite mergulhar os visitantes numa experiência imersiva e sensorial, relacionada com o fascinante mundo do Vinho do Porto e da marca Cálem. Através da vídeoprojeção de alta-definição, aparecem imagens da marca, fotos de tempos antigos e tradições estrategicamente projetadas, envolvendo os visitantes numa narrativa visualmente cativante.

Já na Tanoaria, uma videowall composta por seis ecrãs projeta conteúdos exclusivos sobra a arte da tanoaria, existindo ainda um espaço com um inovador ecrã transparente de grandes dimensões, devidamente enquadrado numa caixa cenografada, onde os visitantes poderão saber mais acerca das diversas famílias de vinhos e cores.

Aqui, e durante a visita feita ao novo espaço das Caves Cálem, notou-se, contudo, a falta de um elemento histórico e elementar no Vinho do Porto: a rolha. Ficou a sugestão do Publituris à diretora de Turismo da Sogevinus para a inclusão deste elemento preponderante na conservação do Vinho do Porto.

Mas não se pense que a tecnologia se limita a mostrar aos visitantes toda a história relacionada com o Vinho do Porto. “Parte importante do investimento tecnológico foi para a integração da nossa plataforma de reservas, para os nossos próprios sites”, refere Maria Manuel Ramos, adiantando ainda que “fomos os primeiros a estar nas plataformas, nas OTA, o que nos ajudou imenso a crescer”.

“O universo do enoturismo demorou um pouco mais a atualizar-se. Era só enologia e não se dava grande importância à parte do turismo. Agora não faz qualquer sentido não falar também de turismo quando se aborda o universo do vinho e a parte tecnológica ajuda-nos, igualmente, em algo muito importante que é a gestão dos fluxos das visitas. Não existe nada pior para um visitante do que chegar a um local que quer visitar e confrontar-se com filas intermináveis. A experiência fica logo prejudicada”, considera a diretora de Turismo da Sogevinus. “Por isso, essa foi uma parte que tivemos de enquadrar no investimento e que faz toda a diferença na nossa proposta”.

Universo em torno do Vinho do Porto
Com um portfólio de marca que engloba Cálem Burmester, Kopke, Barros, Velhotes, Maria Manuel Ramos considera que, “ter este universo de marcas é uma grande vantagem” e “enriquece o nosso posicionamento junto do visitante”. Contudo, “cada marca tem o seu espaço e o seu cliente”, diz Maria Manuel Ramos, frisando ainda que, a Quinta de São Luiz, onde são produzidos os vinhos Kopke, “começa a ter um peso crescente no grupo” e que a unidade hoteleira aí instalada, embora pequena, contando somente com 11 quartos, tem uma taxa de ocupação de 60%, “o que para a região, não é mau”, reconhece a diretora da Sogevinus que faz ainda referência à loja Kopke, localizada ao lado das Caves Cálem, que fatura meio milhão de euros por ano, principalmente, com o mercado americano.

Maria Manuel Ramos adianta que “o investimento no turismo não vai parar por aqui. Ainda há muito turista que viaja até ao Porto, mas que não atravessa o rio. Isso significa que ainda temos algum, senão muito, trabalho a fazer. Temos recebido cada vez mais enoturistas jovens, na ordem dos 30 a 40 anos, visitantes individuais e não de grupo, embora se saiba que o consumo de vinho entre os jovens está a baixar”.

E é, precisamente, essa tendência entre os jovens que a diretora de Turismo da Sogevinus encara como um “grande desafio”, embora reconheça que, “quem faz a visita, conhece a história e mostra a intenção de ir até ao Douro. Aí esse turista ou visitante fica completamente conquistado”.

E se as faixas etárias dos visitantes o equilíbrio vai variando, já entre as nacionalidades existe uma estabilidade, com os principais mercados visitantes a pertencerem a Espanha, França, EUA, Reino Unido e Portugal, mantendo-se nos visitantes individuais a “máxima” da reserva ser feita muito em cima da hora, com as visitas de grupos a serem mais organizadas, justificado até pelo facto de já existirem reservas para 2025.

Representando já 25% da faturação do grupo, ou seja, cerca de 12 milhões de euros, o que leva Maria Manuel Ramos a considerar este “um valor significativo”, o segredo do enoturismo do grupo está, agora, em fazer crescer este valor, muito com recurso à bilhética, com o ticket médio a registar subidas na ordem dos 2€ por ano.

“Sabemos que, após o ‘boom’ do pós-Covid, a curva de crescimento não continuará a subir da mesma forma. Por isso, iremos registar um abrandamento desses crescimentos e será pela qualidade dos nossos espaços e na bilhética que iremos consolidar o crescimento”, diz a diretora de Turismo da Sogevinus. “Claro que a abertura do hotel – Tivoli Kopke PortoGaia Hotel – contribuirá para nos promovermos de uma forma melhor e posicionar o nosso produto onde queremos, que é junto de um público premium”, confidencia Maria Manuel Ramos, considerando ainda que a ligação entre a gastronomia e o vinho é “estruturante” para se apresentar “um produto turístico de valor”. “Portugal precisa, efetivamente, de mais turismo em valor e não tanto em volume. Entendemos que a comida não faz sentido sem o vinho e que o vinho não faz sentido sem a gastronomia. É mais fácil viverem em conjunto do que separados”. Por isso mesmo, as Caves Cálem passaram a apresentar alguma oferta gastronómica, embora não se trate de um restaurante. “Não somos um restaurante, não servimos refeições, mas temos de fazer esta ligação com os queijos, os enchidos, os chocolates e outros produtos que ”traduzem uma relação natural com o Vinho do Porto”.

O eterno desafio dos RH
Desafio que a Sogevinus enfrenta, tal como todo o setor do turismo, prende-se com os recursos humanos. Contudo, além da hotelaria, a componente do enoturismo “requer uma grande parte de conhecimentos técnicos, pessoas com conhecimentos sobre vinho, história, que dominem várias línguas”, diz Maria Manuel Ramos. “Evidentemente que para a hotelaria é preciso falar inglês ou francês. Aqui nas caves, é preciso ter pessoas que falem inglês, francês, italiano, espanhol, alemão, é preciso responder a questões nesses idiomas”. Daí a Sogevinus ter alguns estrangeiros, até nativos entre os quadros no setor do enoturismo. “Temos muitas pessoas nativas, alemães, italianos, pessoas que estão a fazer mestrados na Universidade do Porto, pessoas mais seniores, com mais estabilidade. Claro que os jovens, terminando os estudos, não ficam cá e, naturalmente, teremos de iniciar novamente o processo de recrutamento, mas é importante ter nas visitas pessoas que dominem o idioma dos visitantes”. Já na Quinta de S. Luiz, metade dos colaboradores são estrangeiros, metade são locais.

Quando questionada sobre que desafios o enoturismo em Portugal enfrenta, a diretora da Turismo da Sogevinus admite que a promoção seja, eventualmente, o maior. “O Douro e o Alentejo podem concorrer com qualquer região de vinhos do mundo. O Douro terá, possivelmente, um maior caminho a percorrer, até pela própria configuração da região, do terreno, não é tão fácil de chegar como ao Alentejo.

Mas por outro lado, este ‘desconhecido’ é uma vantagem, uma vez que a maioria dos turistas, dos viajantes procuram destinos novos, desconhecidos, genuínos, com experiências diferenciadoras. E isso o Douro consegue oferecer de forma brilhante”, reconhece Maria Manuel Ramos.

 

A aposta no enoturismo da Sogevinus
2017 – Transformação das Caves Cálem para abertura ao público
2019 – Abertura da Quinta de S. Luiz ao público
2019 – Abertura da nova loja na Rua das Flores, no Porto
2020 – Abertura da nova loja de santa Marinha, em Vila Nova de Gaia
2022 – Abertura da unidade hoteleira The Vine House, na Quinta de S. Luiz
2024 – Novo circuito Caves Cálem dedicado a grupos
2025 – Abertura do Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel

 

50 milhões para um novo 5 estrelas

Resultado da recuperação de vários edifícios construídos entre meados do século XVIII e inícios do século XX, e de um investimento de 50 milhões de euros, Vila Nova de Gaia terá, no início de 2025 (durante o primeiro trimestre), um novo hotel 5 estrelas: Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel.

A nova unidade, que ficará sob gestão do grupo Minor, terá 150 quartos, dos quais 10 serão suites, dois restaurantes, três bares, duas piscinas, ginásio Tivoli Shape e instalações para eventos totalmente equipadas, incluindo seis salas de reuniões, um spa, e 9.000 m2 de jardins exteriores.

Adjacentes ao hotel ficarão as Caves Kopke, uma das atrações exclusivas, permitindo aos hóspedes desfrutar de uma experiência imersiva no mundo do mais reconhecido vinho generoso.

Antes mesmo da inauguração do hotel, Dillip Rajakarier, CEO do Grupo Minor International e CEO da Minor Hotels, empresa-mãe da Tivoli Hotels & Resorts, assegurou estar “satisfeito com esta adição ao portfólio da Tivoli na região do Porto, com uma parceria verdadeiramente especial com a marca Kopke. Com uma localização privilegiada, esta propriedade vai oferecer instalações excecionais para hóspedes em negócios ou em lazer, conectando-os ao mundo do Vinho do Porto de uma forma muito exclusiva”.

Do lado da Sogevinus, Pedro Braga, CEO da empresa-mãe da Kopke, que entrará nesta nova experiência hoteleira, associando uma das marcas mais icónicas do portfólio – Kopke, a casa mais antiga de Vinho do Porto”; salienta que a parceria com a marca Tivoli “trará uma contribuição significativa para o projeto. Esta colaboração reflete as nossas ambições para a propriedade e acreditamos que a parceria com a Minor Hotels será capaz de criar um hotel de classe mundial, que celebra o luxo e o vinho, num local deslumbrante, rodeado por um património mundial único.”

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Aviação

Euroairlines assina acordo com a GOL

Com esta parceria, a GOL terá acesso a agregadores, consolidadores e agências de viagens na rede de mais de 50 BSP em que a Euroairlines está presente.

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A GOL Linhas Aéreas, do Brasil, lançou uma parceria ‘interline’ com a companhia aérea espanhola Euroairlines, que permitirá à primeira comercializar as suas rotas em diferentes países através da segunda. Com esta parceria, a GOL terá acesso a uma extensa rede de agências de viagens, OTA, agregadores e consolidadores em mais de 60 países, através da placa IATA Q4-291 da Euroairlines.

A companhia brasileira opera atualmente uma média de 610 voos por dia e é uma das principais empresas da América Latina, tendo transportado mais de 8 milhões de passageiros no 3.º trimestre de 2024.

Atualmente, a GOL, nascida em 2021 e a primeira companhia aérea a introduzir o modelo de low cost no Brasil, opera em 65 aeroportos no Brasil e outros 13 fora do país, abrangendo as Américas do Sul e Central, além do Caribe e da Flórida, nos EUA. Além disso, a GOL foi a primeira companhia aérea a introduzir o modelo de low cost no Brasil, democratizando o transporte aéreo na região.

Para o CEO da Euroairlines, Antonio López-Lázaro, o acordo consolida a autoridade da Euroairlines na prestação de serviços na América Latina, bem como o crescimento significativo da empresa espanhola na região. “A GOL é uma das maiores companhias aéreas do Brasil, voando também para as Américas e Caraíbas, o que a torna um parceiro ideal para o serviço de distribuição da Euroairlines nestas regiões”, reconhece o responsável.

“A Euroairlines fornecerá à GOL capilaridade local e regional para consolidar seu crescimento global”, acrescenta a diretora comercial da Euroairlines, Amanda Machado.

Atualmente, a GOL possui 47 acordos ‘interline’ e 17 acordos de’ codeshare’ com diversas companhias aéreas parceiras globais em todo o mundo.

“Este acordo com a Euroairlines irá expandir a rede da GOL e aumentar o alcance global da nossa marca, permitindo que novos passageiros em todo o mundo experimentem nossos serviços de voo no Brasil, nas Américas e no Caribe”, reconhecendo André Gaspar, diretor de Alianças e Distribuição da GOL Linhas Aéreas, que “este é um passo importante para proporcionar maior acesso aos viajantes que visitam o Brasil e exploram as Américas e o Caribe”.

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Meeting Industry

78% das viagens de negócios sofreram perturbações em 2024

O “Travel Disruption Report” da TravelPerk mostra que 43% dos viajantes de negócios sofreram atrasos superiores a uma hora. O número mais elevado de cancelamento de voos foi registado nos EUA, enquanto os europeus afirmam que são as greves nos transportes que mais impactam.

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As interrupções de viagens continuam a afetar significativamente as empresas e os respetivos funcionários em todo o mundo, com 78% dos viajantes de negócios a serem, de alguma forma, afetados durante as viagens de trabalho em 2024.

Os resultados do “Travel Disruption Report” da TravelPerk mostram que, embora as taxas gerais de perturbação permaneçam semelhantes às de 2023, as causas variam significativamente por região, com cancelamentos e greves a afetar particularmente os mercados europeus.

As conclusões baseiam-se numa pesquisa global encomendada pela TravelPerk no Reino Unido, EUA, Alemanha e Espanha, que inquiriu 4.000 viajantes de negócios, bem como em dados de aviação global de terceiros analisados pela TravelPerk.

O estudo de 2024 revela que mais de um em cada quatro (27%) viajantes de negócios enfrentou cancelamentos durante 2024 quando viajou em trabalho, enquanto mais de um quinto (21%) sofreu interrupções devido a eventos climáticos e greves nos transportes.

O impacto significativo das perturbações nas viagens afeta as empresas e os trabalhadores. Dos inquiridos, 41% perderam ou chegaram atrasados a uma reunião presencial com um cliente devido a perturbações nas viagens e 40% incorreram em custos adicionais, como o pagamento de um hotel e taxas de remarcação. Para compensar o tempo perdido, mais de um terço (36%) dos viajantes de negócios tiveram de trabalhar horas extra para recuperar o trabalho perdido e 85% afirmaram que a sua produtividade no trabalho foi afetada por estas perturbações. Talvez para combater estas perturbações, cada vez mais viajantes (23%) estão a prolongar as suas viagens para pernoitar, em vez de regressar no mesmo dia.

Os dados regionais da plataforma mundial em gestão de viagens de negócios, mostram disparidades notáveis na forma como os diferentes mercados são afetados. Os viajantes de negócios britânicos e alemães enfrentaram o maior impacto das greves dos transportes (27% e 29%, respetivamente), em comparação com apenas 9% nos EUA. Entretanto, os viajantes norte-americanos registaram o maior número de cancelamentos durante o período analisado (139.777 voos foram cancelados de março a setembro de 2024) e a taxa mais elevada de perturbações relacionadas com o clima, 30%, significativamente acima da média global de 21%.

E não são apenas as condições meteorológicas e as greves que estão a afetar as viagens. Em julho deste ano, o setor das viagens a nível mundial sofreu um abalo devido a uma falha informática causada por um Crowdstrike. Em julho, apenas 57% dos voos foram efetuados sem atrasos.

Embora os EUA tenham o maior volume de cancelamentos, a análise dos dados de voos de terceiros revela que a China lidera agora em termos de taxas de cancelamento, com quase 5%, seguida do Canadá (3%) e dos EUA (3%). Isto representa uma mudança em relação a 2023, quando a Indonésia liderou a lista com 13%.

Tomasz Wrzaszcz, Travel Intelligence Specialist da TravelPerk, revela que, embora ada região enfrente desafios únicos, o resultado final para os viajantes de negócios é o mesmo: “mais tempo passado em aeroportos, estações de comboio ou terminais de autocarros e menos horas de trabalho produtivo ou de tempo em casa”.

Por isso, Kamil Jagodzinski, vice-presidente de Customer Care da TravelPerk, admite que nos tempos que correm, “viajar pode ser imprevisível”, reconhecendo que “a qualquer momento, os viajantes têm de lidar com alterações meteorológicas, impactos geopolíticos ou falhas técnicas”.

Com 85% das pessoas a afirmar que as interrupções afetaram a sua produtividade, a oportunidade perdida pelas empresas pode ser “significativa”, concluindo Yasmine Bratt, Chief Revenue Officer da TravelPerk, que “as empresas que permitem que os seus empregados sejam mais flexíveis, chegando na noite anterior ou utilizando o meio de transporte mais eficiente, podem mitigar mais eficazmente o impacto das perturbações, tanto nos seus colaboradores como nos resultados”.

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Tourist visiting Spain

Análise

Portugueses fazem retrospectiva das suas viagens de 2024 à Preply e já olham para 2025

Num recente estudo levado a cabo pela Preply, os turistas portugueses de todas as regiões do país refletiram sobre as suas viagens realizadas ao longo do ano que está a terminar, e fizeram as suas expectativas para 2025.

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Os dados divulgados pela Preply, plataforma que, para compreender as experiências turísticas da população no ano que está prestes a terminar, pediu a inquiridos de Norte a Sul que partilhassem as suas retrospectivas anuais de viagens, bem como as expectativas no que toca a fazer as malas em 2025. Para este estudo foram entrevistados 400 portugueses residentes em todas as regiões do país.

Ao longo do levantamento, seis em cada 10 inquiridos pela especialista em idiomas disseram estar a encerrar 2024 menos stressados graças ao hábito de viajar, que também os ajudou a fortalecer as suas relações pessoais, expandir o conhecimento cultural e, ainda, aumentar a autoconfiança, enquanto, os seus planos para os próximos doze meses, nesse sentido, podem ser resumidos num único objetivo: relaxar e descansar, dentro ou fora do país.

Entre a maioria dos inquiridos pela plataforma, oito em cada 10 disseram ter viajado pelo menos uma vez durante o ano, no geral por lazer (89%), para 62,9% deles, viver boas experiências enquanto viajantes nos últimos doze meses reduziu os seus níveis de stress consideravelmente, cooperando para dias de maior bem-estar, mesmo perante desafios.

Os efeitos positivos, de toda a forma, se estendem a outras áreas, sobretudo considerando a quantidade de inquiridos que relataram também terem se tornado pessoas com mais conhecimento cultural (57,7%), autoconfiança (26,9%) e proximidade com os seus relacionamentos pessoais (47,4%) graças aos dias passados fora de casa em 2024, sem contar todos os ganhos no que se refere à capacidade de adaptação a outras realidades (24,9%).

Por outro lado, segundo a maioria dos inquiridos, a preparação levou em conta as mais diversas ferramentas — das plataformas de reservas online (65,4%), ao Youtube (15,2%), blogs e sites de viagem (35,6%) e, claro, as redes sociais (23,5%), que os ajudaram a recolher dicas e contornar possíveis imprevistos.

Ao serem indagados sobre possíveis surpresas, muitos inquiridos não só se mostraram positivamente impactados por certas localidades, como fizeram questão de eleger os três destinos nacionais que mais excederam suas expectativas: Porto (13,4%), Aveiro (11%) e Braga (10,7%) — distritos que, seja pelo custo-benefício, acolhimento da população local ou experiências fora do comum, revelaram-se muito melhores do que o esperado.

Entretanto, provando que os portugueses desejam aproveitar ao máximo as folgas e férias para novas experiências turísticas, quando questionados pela Preply, 84,5% partilharam ter a meta principal de viajar para outros países, parcela mais expressiva que à de respondentes cujo objetivo será visitar novos lugares dentro de Portugal (47%).

Independentemente do destino escolhido, tanto o tipo de viagem quanto a sua finalidade parecem aproximar-se entre os mais diversos viajantes: para o ano que vem, a maioria dos inquiridos espera embarcar rumo a praias paradisíacas (55,4%), cidades históricas (55,6%) e destinos de natureza e aventura (37%), em todas elas com o intuito de relaxar e descansar (79,7%), viver experiências únicas e marcantes (42,7%) e, ainda, explorar novas culturas (50%).

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