Assine já
Alojamento

Pestana CR7 Lisboa abre a 16 de Agosto (COM FOTOGRAFIAS)

A unidade, com 82 quartos, é fruto de um investimento de 15 milhões de euros. Os mercados europeu, asiático e norte-americano serão os mais trabalhados.

Patricia Afonso
Alojamento

Pestana CR7 Lisboa abre a 16 de Agosto (COM FOTOGRAFIAS)

A unidade, com 82 quartos, é fruto de um investimento de 15 milhões de euros. Os mercados europeu, asiático e norte-americano serão os mais trabalhados.

Patricia Afonso
Sobre o autor
Patricia Afonso
Artigos relacionados
Marraquexe é o próximo destino dos hotéis Pestana CR7 (COM FOTOS)
Homepage
Pestana: “Temos o maior ‘pipeline’ de sempre”
Alojamento
Abreu DMC é a agência oficial do Festival Eurovisão da Canção 2018
Alojamento
Funchal tem novo quatro estrelas
Homepage

15 milhões de euros. É este o valor do investimento feito no Pestana CR7 Lisboa, que abre portas no dia 16 de Agosto. Com 82 quartos, o hotel, de quatro estrelas, alia a um design contemporâneo dois conceitos que são uma tendência na hotelaria: tecnologia de última geração e partilha.

Virado para os millennials e um público mais tecnologicamente letrado, o Pestana CR7 Lisboa é composto por 23 CR Room (standard), 50 CR Superior, cinco CR Superior Corner, quatro CR Superior Rooftop e uma suite CR7. Em comum, além da decoração, contemporânea e em tons fortes, os alojamentos têm vista para a Rua da Prata e para a Rua do Comércio, sobre os telhados das ruas da baixa lisboeta ou o Rio Tejo e o Terreiro do Paço. Estão todos equipados com acesso à Internet de alta velocidade (1GB em wireless), carregadores duplos USB para smatphones e tablets, televisões HD 48’’, Apple TV e Sistema de Streaming para Android, cofres digitais, ar condicionado, telefone, frigo bar, secador de cabelo, tapetes de yoga, roupões e ainda mood lighting no chuveiro que se ilumina de azul, para a água fria, e de vermelho, para a água quente. A suite CR7 distingue-se, ainda, por ter uma Playstation 4 e disponibilizar óculos de realidade virtual (a partir de Setembro de 2016), pretendendo ser um “adult playground’.

Nos espaços públicos (lobby, restaurante e bar), o destaque vai para a sua ‘fusão’, indo ao encontro de um ambiente de partilha e do contacto mais informal entre o staff e os clientes.

EXPERIÊNCIA CR7

A experiência CR7 começa no acesso aos quartos, com as paredes dos elevadores compostas por um touch screen onde se podem ver os principais momentos da vida de Cristiano Ronaldo, enquanto nas escadas pode ouvir o som dos adeptos num estádio de futebol. No quarto propriamente dito, o destaque vai para um tapete cor-de-laranja onde estão desenhadas sete marcas de pegadas de chuteiras que replicam as de um sprint real do jogador num relvado.

A unidade dispõe, ainda, de Embaixadores Pestana CR7, uma equipa que aconselhará os roteiros para conhecer a cidade; e de uma aplicação desenvolvida para a marca, através da qual serão dadas dicas para quem quer treinar no ginásio e jogging tracks recomendas pelo futebolista.

Os espaços de restauração e bar, o CR7 Corner Bar&Bistro assumem, igualmente, os conceitos de inovação e partilha, com o chef Rui Mendes a basear a carta na gastronomia portuguesa.

A unidades oferece, também, um ginásio, com serviços de personal trainer on deman; massagens e tratamentos de beleza no quarto by Magic Spa, mediante marcação; passeios em Tuk Tuk personalizado; e serviço de conciérge 24h.

Os preços do Pestana CR7 Lisboa variam entre os 250 euros/noite nos CR Rooms e os 1.250 euros/noite na suite CR7.

Ao Publituris, José Roquette, administrador responsável pelo desenvolvimento no  Pestana Hotel Group, revelou que os principais mercados a trabalhar serão o europeu; a Ásia, dada a sua aceitação da marca CR7; e o norte-americano, que terá uma unidade Pestana CR7.

* Leia este artigo na íntegra na próxima edição do Jornal Publituris.

[smartslider3 slider=37]
Sobre o autorPatricia Afonso

Patricia Afonso

Mais artigos
Artigos relacionados
Alojamento

Bomporto Hotels aumenta salário mínimo dos colaboradores para os 900 euros

Depois de ter estabelecido a remuneração base em 800 euros, em 2022, o grupo voltou a fazer um ajuste salarial, desta vez no valor de 12,5% para as remunerações mais baixas.

O grupo de hotéis boutique Bomporto Hotels anunciou esta semana em comunicado o aumento do salário mínimo mensal interno, que passa a fixar-se nos 900 euros. Depois de ter estabelecido a remuneração base em 800 euros, em 2022, o grupo voltou a fazer um ajuste salarial, desta vez no valor de 12,5% para as remunerações mais baixas.

Este aumento é justificado pelo grupo “devido à evolução do panorama económico no último ano”.

“Depois de um ano particularmente proveitoso para o setor do turismo, e tendo em conta a inflação sentida nos últimos meses, o grupo Bomporto decidiu ainda atribuir um bónus correspondente a até um salário a todos os colaboradores que trabalham há mais de seis meses na empresa, de forma a celebrar o desempenho individual e os resultados atingidos em 2022”, refere o Bomporto Hotels em comunicado.

A este aumento no salário mínimo acrescem “outras regalias”, como “o plano mensal de benefícios flexíveis e o seguro de saúde após meio ano de contrato”.

“Em 2022, Lisboa superou o número de turistas que tinha recebido em 2019, excedendo as nossas expectativas em termos de procura e ocupação, [pelo que] sentimos que era mais que justo reconhecer a importância do papel dos nossos trabalhadores. Acreditamos que se a nossa equipa se sentir realizada, será mais fácil oferecer o serviço de excelência a que os nossos clientes se habituaram durante os últimos anos”, defende Nicolas Roucos, diretor geral do grupo Bomporto.

O grupo Bomporto foi criado em 2015, com o objetivo de criar hotéis boutique “com um estilo luxuoso mas despretensioso”. Para além de contar com dois hotéis em Lisboa, o The Lumiares e o The Vintage, terá um novo projeto na cidade do Porto ainda este ano. O hotel The Rebello tem abertura prevista para o primeiro trimestre de 2023 e encontra-se neste momento a recrutar.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Alojamento

Limehome anuncia expansão em Portugal

Considerada líder europeia em tecnologia hoteleira e operador de serviced apartments totalmente digitalizados, a Limehome, vai expandir em Portugal, especialmente em Lisboa e no Porto.

A Limehome entra, assim, no novo ano fiscal com mais de 45 milhões de euros como capital de crescimento, e prevê utilizar esta verba para expandir nos mercados onde já está presente, bem como em novos mercados como Portugal e Itália, e para aquisições estratégicas de operadores.

A empresa, sediada em Munique, considera Portugal, e especificamente Lisboa e Porto, como cidades-chave para o seu crescimento, sem excluir outros destinos de potencial interesse para o seu modelo de negócio, o que lhe permite operar em cidades de diferentes dimensões, tanto capitais como cidades provinciais, diferentes tipos de procura, bem como numa grande variedade de bens imobiliários.

Durante o ano passado, a empresa, que faz um balanço positivo do último exercício, abriu aproximadamente 600 novos apartamentos equipados e com serviços completos em 24 cidades europeias. Isto significa que a empresa tem atualmente mais de 3.300 suites abertas e planeadas em 110 localidades na Alemanha, Áustria, Países Baixos, Bélgica, Espanha, Portugal e Hungria.

No caso de Portugal, a Limehome anunciou recentemente o seu primeiro projeto no Porto. Trata-se do desenvolvimento de uma construção térrea com o seu parceiro estratégico Ratisbona, e inclui apartamentos de estúdio, T1 e T2 com terraço.

Em Espanha, a empresa continua a sua expansão com novas aberturas em cidades onde já tinha presença (Madrid, Barcelona, Málaga, Valencia, Sevilha e Granada), e por outro lado, durante os últimos meses continuou a investir em novas cidades (Palma, Haro, Jerez).  Neste sentido, continua a aumentar as operações em toda a Península Ibérica, onde está perto de 1.000 unidades em mais de 13 cidades.

Fora da Península Ibérica, e com a abertura de uma última propriedade em Dusseldorf, a limehome completou a sua presença em todas as cidades alemãs de grau A. Para além do Porto, expandiu ainda mais a sua presença noutras metrópoles turísticas do continente com novas propriedades em cidades como Amesterdão e Budapeste.

Em 2022, a ocupação das suas propriedades foi próxima de 90%, um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

SONY DSC

Hotelaria

Hotel Turismo da Guarda vai ser integrado na rede de Pousadas de Portugal

O ministro da Economia e Mar, António Costa e Silva anunciou uma nova solução para o Hotel Turismo da Guarda, que vai passar pela sua integração na rede de Pousadas de Portugal, através da Enatur.

Publituris

O Hotel Turismo da Guarda, edifício emblemático da cidade da Guarda, construído de raiz como unidade hoteleira de referência na região e inaugurado em 1947, será integrado na rede de Pousadas de Portugal e entregue à Enatur (Empresa Nacional de Turismo, SA.), para reabilitação e subsequente exploração, anunciou, esta terça-feira, o ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva, na Assembleia da República, na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação.

O imóvel, que encerrou a sua atividade comercial como unidade hoteleira, em outubro de 2010 e, em abril de 2011, foi adquirido pelo Turismo de Portugal à Câmara Municipal da Guarda, esteve afetado ao programa Revive, desde 2011 e até à data presente, não gerou interessados.

Hoje, com a sua integração na rede de Pousadas de Portugal, e entregue para reabilitação e subsequente exploração à Enatur, o Hotel Turismo da Guarda vê, assim, mais de 12 anos depois do seu encerramento, a solução final para a sua reabertura ao público, indica comunicado do Governo.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

Site antigo tamanho capa (1080 × 1080 mm) – 5

Hotelaria

Pagamentos com criptomoeda garantem uma noite grátis no The 7 Hotel

Esta modalidade de pagamento já está disponível nesta unidade hoteleira desde maio de 2022.

Publituris

O The 7 Hotel vai oferecer uma noite grátis aos clientes que optem por fazer pagamentos com criptomoeda.

Esta modalidade de pagamento, que já está disponível nesta unidade hoteleira desde maio de 2022, “tem tido bastante adesão por parte dos hóspedes”, de acordo informação disponibilizada pelo hotel em comunicado. Por essa razão, e “a pensar nas necessidades dos clientes”, o The 7 Hotel lançou esta promoção especial.

A oferta está em vigor até ao final de março e só está disponível para reservas diretas, sendo que esta modalidade de pagamento está integrada com as principais carteiras e marcas do mercado, como é o caso da Binance, Trust Wallet, Uphold, Ledger, entre outras.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Hotelaria

AP Hotels & Resorts estreia-se no Norte com a abertura do AP Dona Aninhas

A unidade de 64 quartos e suites torna-se assim o primeiro hotel do grupo fora do Algarve. A aposta é justificada por Emanuel Freitas, General Manager da AP Hotels & Resorts, pelos “resultados bem acima do esperado alcançados em 2022, que levaram a que o grupo desenhasse um plano de investimentos para 2023”.

Carla Nunes

O Grupo AP Hotels & Resorts aposta numa nova unidade hoteleira, o AP Dona Aninhas, um boutique hotel de charme localizado no centro da cidade de Viana do Castelo, como indicado em comunicado.

Em entrevista à Publituris Hotelaria para a edição 201 de janeiro, Emanuel Freitas, General Manager da AP Hotels & Resorts, justifica a nova abertura com “os resultados bem acima do esperado alcançados em 2022, que levaram a que o grupo AP Hotels & Resorts desenhasse um plano de investimentos para 2023 que contempla duas vias: crescimento e renovações”.

Desta forma nasce o Dona Aninhas, a primeira unidade do grupo fora do Algarve, cuja data de abertura está prevista “para o primeiro trimestre de 2023”, como adiantado à Publituris Hotelaria.

O hotel com decoração inspirada na arte deco, localizado numa antiga unidade hoteleira no centro histórico da cidade, oferece 64 quartos e suites baseados em três temáticas: navegadores, filigrana e bordados de Viana. Para Emanuel Freitas, o objetivo é claro: “homenagear as gentes de Viana e os seus costumes”.

Das valências do hotel fazem parte um restaurante que “aposta na gastronomia local, disponível ao pequeno-almoço, almoço e jantar”, como indicado em nota de imprensa, além de um ginásio e spa equipado com “piscina interior, banho turco, jacuzzi, sauna e solário”, onde também será possível usufruir de tratamentos e massagens. Destaque também para a capacidade da unidade para a organização de “eventos corporativos e sociais”, dada a existência de uma sala de reuniões com serviço de coffee break e banquetes.

A proximidade da unidade ao centro histórico e a possibilidade de visita ao Santuário de Santa Luzia, à praia do Cabedelo e a museus e igrejas da região são apontados em comunicado como mais valias da localização do hotel. Aliás, o General Manager da AP Hotels & Resorts garante que “a dinâmica de Viana do Castelo, tanto cultural como económica, faz desta uma das capitais de distrito mais interessante do Norte de Portugal, [o que] ajudará ao sucesso deste investimento”.

Grupo chega a Lisboa no primeiro semestre de 2024

Além da expansão a Norte, o Grupo AP Hotels & Resorts também chegará à capital, através de “uma parceira para a abertura da primeira unidade em Lisboa”, tal como explica Emanuel Freitas à Publituris Hotelaria.

Previsto para o primeiro semestre de 2024, o hotel AP Lisboa resulta de “uma parceria com a Pujol Invest Properties” e ficará situado num edifício histórico na Praça da Figueira. A unidade será composta por 62 quartos.

No capítulo das renovações, o grupo vai proceder à renovação da sua unidade “mais importante – tanto por capacidade como por faturação – o AP Adriana Beach Resort”, em Albufeira. A obra irá abranger os 116 quartos standard, “a última categoria que não estava totalmente renovada no resort”, bem como o anfiteatro com capacidade para 400 pessoas.

Ainda no Algarve, o grupo decidiu avançar com a renovação de 76 quartos no AP Cabanas Beach & Nature, numa obra que terá início no inverno de 2023.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

Mais artigos
Emprego

Glion estabelece parceria com feira de recrutamento do setor do luxo

O Glion Institute of Higher Education uniu esforços com a The Vendôm Company para a 2ª edição da feira “EXCELLENCE by Vendôm”, dedicada exclusivamente ao recrutamento no setor do luxo. A feira terá lugar este ano no Hôtel Le Marois, em Paris, a 26 de janeiro, e em ambiente digital, de 25 a 27 de janeiro.

Publituris

Criada pela CEO da The Vendôm Company, Laetitia Girard, a nova edição da feira de recrutamento “EXCELLENCE by Vendôm” capitaliza o sucesso da sua antecessora, que teve lugar em 2021, de 7 a 9 de outubro, e reuniu 100 profissionais, marcas e escolas de luxo. Ao todo, uma audiência de mais de três mil talentos da Europa, Médio Oriente e Ásia assistiram às conferências e workshops online disponíveis durante a última edição.

Em 2023, a empresa Vendôm optou por alterar o formato da EXCELLENCE by Vendôm, que será realizada online durante três dias e presencialmente em Paris. Em comunicado de imprensa, a Glion adianta que “a nova edição será baseada em intercâmbios ao vivo, permitindo aos profissionais e candidatos segui-la a partir de qualquer parte do mundo”.

Já são conhecidos os temas de quatro mesas-redondas

O evento destina-se a recrutadores, candidatos, hotéis e escolas de gestão de luxo, sendo que os dias serão organizados em torno de entrevistas online ou presenciais privadas com recrutadores, workshops e palestras, com conteúdo produzido em colaboração com a Glion.

O programa de debates incluirá quatro mesas redondas, que podem ser sujeitas a alterações.

A primeira mesa, intitulada “People to People”, contará com a presença de François-Henry Bennahmias, CEO da Audemars Piguet, e Maud Bailly, CEO da Sofitel, MGallery and Emblems.

Numa segunda mesa será debatido o tema “Luxury Speaks Sustainability”, com a participação de Manuel Mallen, CEO da Maison Courbet, e Emilie Metge Viargues, CEO da Christofle.

Haverá ainda espaço para uma terceira mesa-redonda sob o tema “Luxury and Transmission”, com Guy Bertaud, CEO da Maisons Pariente, e Thierry MARX, chef do restaurante Michelin “Sur Mesure”, do hotel Mandarin Oriental, em Paris.

Por fim, será dinamizada a mesa “History and Mindset of Luxury”, com a presença de: Stanislas De Quercize, presidente e fundador SAVIH e membro da direcção Christian Louboutin; Jean-Luc Naret, CEO da JLN & CO, e Véronique Beaumont, Managing Director COO na ESMOD International.

“A EXCELLENCE by Vendôme 2023 reunirá profissionais e aspirantes do universo do luxo numa dinâmica de desenvolvimento comum: o nosso objetivo é efetuar uma mudança de paradigma no recrutamento, regressando à sua própria essência – seres humanos – bem como promover um maior conhecimento das maisons de luxo e das oportunidades de emprego”, afirma Laetitia Girard.

Já Francine Cuagnier, diretora de Marketing Glion, garante que “a empregabilidade dos nossos estudantes é um dos grandes pontos fortes da nossa instituição. Esta mostra é uma oportunidade única para descobrir estas excecionais maisons e os seus líderes. Para os atores da indústria de luxo, este é um evento imperdível que lhes permite identificar futuros talentos”.

O programa completo e o registo da Excellence by Vendôm devem ser feitos através do website da feira (excellencebyvendom.com).

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Hotelaria

Nova edição Publituris Hotelaria: Aberturas e remodelações

Na primeira edição do ano, a Publituris Hotelaria volta a apresentar as aberturas e remodelações da praça hoteleira para os próximos três anos.

Carla Nunes

De acordo com um levantamento realizado pela redação estão previstos 149 hotéis até 2025, que se traduzem em cerca de 10.114 unidades de alojamento. As cidades do Porto e Lisboa representam grande parte destes números, com 52 unidades previstas na Invicta e 50 hotéis na capital, num total conjunto de 6.452 unidades de alojamento.

Também no âmbito das renovações existem novidades para os próximos três anos, com os hoteleiros a investir cerca de 25,7 milhões de euros na remodelação dos seus hotéis. Ao que a Publituris Hotelaria conseguiu apurar, até ao fecho da edição de janeiro estavam em calha renovações em 35 unidades hoteleiras, sendo que algumas renovações previstas para os próximos anos servirão para converter conceitos e ainda adaptar antigos hotéis a novos grupos e marcas.

Nesta edição damos ainda conta das perspetivas do setor para 2023. Expressões como “prudência”, “otimismo moderado” e “preocupação” fazem parte do léxico dos hoteleiros e associações quando se reportam às suas expetativas para este novo ano. No entanto, e “apesar das nuvens no horizonte”, parece existir um consenso de que este pode ser “um bom ano”, constituindo uma oportunidade para a “consolidação da atividade”, novas aberturas, remodelações e novas representatividades associativas além-fronteiras.

Já a análise CLEVER deste mês debruça-se sobre dados de voos para avaliar se o “otimismo que domina a procura turística mundial” é, ou não, justificado. Um convite de Luís Brites, CEO na CLEVER Hospitality Analytics, e Jesus Ramirez Medina, Senior Sales Manager Ibéria na SOJERN, [to] “always look on the bright side of life”.

No capítulo dos fornecedores, a Publituris Hotelaria esteve à conversa com Paulo Rodrigues, gestor da “Lisbon Food Affair”, para perceber os contornos desta nova feira profissional dedicada ao setor alimentar em Portugal, que decorre de 12 a 14 de fevereiro na FIL. Sustentada por três pilares – inovação, sustentabilidade e internacionalização –, a “Lisbon Food Affair promete ser “um espaço que distingue o que se faz de diferente e inovador, onde será possível encontrar respostas aos novos desafios do setor”, de acordo com Paulo Rodrigues.

A fechar a edição, na “Palavra de Chef” deste mês o destaque vai para Jorge Lavos Costa, que desde maio do ano passado assume o cargo de chef-executivo nas unidades hoteleiras da United Investments Portugal (UIP), nomeadamente no Pine Cliffs Resort (Algarve), Sheraton Cascais Resort, Yotel Porto e Hyatt Regency Lisboa. Foi neste último hotel, inaugurado apenas há uns meses, que a Publituris Hotelaria teve a oportunidade de falar com o chef sobre o seu percurso, o regresso a Portugal e o processo de gestão das cozinhas destas unidades.

As opiniões pertencem a Sérgio Guerreiro (Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality); Susana Mesquita (ISAG); Jaime Quesado; Karina Simões (JLL); Alberto Henriques (Savills); Silvia Dragomir (Worx) e Gonçalo Garcia (Cushman & Wakefield Portugal).

*Para ler a versão completa desta edição da Hotelaria – em papel ou digital – subscreva ou encomende aqui.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

Mais artigos
Hotelaria

Antiga sede do FC Porto foi transformada no Axis Porto Club

A nova unidade de quatro estrelas conta com 53 quartos, tendo sido alvo de um investimento de cinco milhões de euros. Com esta nova abertura, o grupo que detém a rede de hotéis Axis passa a contar com sete hotéis no norte do país.

Publituris

O AXIS Hotéis & Golfe abriu um novo hotel na antiga sede do Futebol Clube do Porto (FCP), o Axis Porto Club.

A unidade hoteleira localizada num edifício centenário na Praça dos Aliados, junto à Câmara Municipal do Porto, foi alvo de um investimento de cinco milhões de euros. Esta disponibiliza 53 quartos, 14 dos quais são suites, e ainda um restaurante e bar, o UMAMI, “que oferece uma vista privilegiada para a câmara municipal”, como indicado em comunicado.

Na mesma nota de imprensa é assegurado que a requalificação da antiga sede do FC Porto “foi elaborada com o objetivo de retratar e homenagear a história da relação entre o clube e a cidade do Porto”. Desta forma, a escultora e artista Ester Monteiro foi chamada para criar várias obras que demonstrassem essa articulação. Na escadaria que percorre o edifício, por exemplo, é possível encontrar o excerto do poema “Aleluia” do portuense Pedro Homem de Melo, criado no final da década de 60. A última quadra do poema divide-se entre o primeiro e o último andar.

“O Axis Porto Club é muito mais do que uma ligação ao Futebol Clube do Porto. É um hotel com uma história que é importante destacar mas, acima de tudo, um espaço com alma do Norte que sabe receber bem todos os que cá chegam. Tivemos a preocupação de manter a sua identidade, tornando-o um espaço de todos e para todos. O nosso objetivo é fazer com que os nossos hóspedes se sintam em casa e respirem a hospitalidade do Norte”, garante Filipe Silva, Member of Board of Directors do grupo Axis Hotéis e Golfe.

A história do edifício e a sua relação com o FCP remonta a 1933, quando o clube arrendou o primeiro andar ao proprietário, César Augusto Bordallo, para instalar os serviços de sede e secretaria. Estes mantiveram-se no edifício ao longo de quase cinco décadas, até a sede ser transferida para o Estádio das Antas, em 1982. A varanda da sede do FC Porto tornou-se um espaço que faz parte da memória coletiva da cidade, tendo sido palco de consagração de diversos campeões e vencedores.

Com esta abertura, o Axis Porto Club junta-se aos restantes seis hotéis do grupo que detém a rede de hotéis Axis, localizados em Póvoa de Varzim, Ofir, Viana do Castelo, Porto, Braga e Ponte de Lima, onde o grupo detém ainda o Campo de Golfe.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Turismo

Proveitos totais do turismo aumentam 25,5% face a novembro de 2019

Os números referentes ao alojamento turístico – hóspedes e dormidas -, bem como proveitos, no mês de novembro, voltam a colocar o turismo em Portugal no caminho certo para ultrapassar o ano de 2019.

Publituris

Em novembro de 2022, o setor do alojamento turístico registou 1,7 milhões de hóspedes (+19,7%) e 4,2 milhões de dormidas (+19,4%), correspondendo subidas de 19,7% e 19,4%, respetivamente, face a igual período de 2021, avançam os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Isto faz com que os proveitos totais atinjam os 288,6 milhões de euros (+36,8% face a igual mês de 2021) e 214,2 milhões de euros de proveitos de aposento (+40,3% quando comparado com novembro do ano passado).

Já comparando estes valores com o mesmo mês de 2019, o INE indica aumentos de 25,5% nos proveitos totais e 29,2% nos relativos a aposento (+27% e +27,8% em outubro, respetivamente).

No conjunto dos primeiros onze meses de 2022, os proveitos totais cresceram 118,2% e os relativos a aposento aumentaram 120,4% face ao mesmo número de meses de 2021. Comparando com igual período de 2019, verificaram-se aumentos de 16,2% e 17,4%, respetivamente.

Em novembro, Lisboa concentrou 43,7% dos proveitos totais e 47% dos relativos a aposento, seguindo-se o Norte (15,9% e 16,0%, respetivamente), que ultrapassou o Algarve (13,6% e 11,8%, pela mesma ordem).

Nos primeiros onze meses de 2022, a evolução dos proveitos foi positiva nos três segmentos de alojamento. Comparando com o mesmo período de 2019, os proveitos totais na hotelaria aumentaram 14,8% e os de aposento cresceram 16,1% (pela mesma ordem, pesos de 87,3% e 85,6% no total do alojamento turístico). Nos estabelecimentos de alojamento local (quotas de 8,7% e 10,3%), registaram-se subidas de 14,4% e 15,3% e no turismo no espaço rural e de habitação (representatividade de 3,9% e 4,1%, respetivamente) os aumentos atingiram 64,2% e 61,9%, pela mesma ordem.

Não residentes com quota de quase 70%
Em novembro, o mercado interno contribuiu com 1,3 milhões de dormidas e voltou a registar uma evolução positiva (+6,3%), após um decréscimo em outubro (-3,2%).

Os mercados externos predominaram (peso de 68,9%) e totalizaram 2,9 milhões de dormidas (+26,4%).

Comparando com 2019, registaram-se aumentos de 0,8% nas dormidas de residentes e 5,9% nas de não residentes, o que neste último caso corresponde ao maior crescimento mensal face a 2019, revela o INE.

No conjunto dos primeiros onze meses de 2022, as dormidas aumentaram 89,4% (+22,4% nos residentes e +157,7% nos não residentes). Comparando com o mesmo período de 2019, as dormidas diminuíram 1,2% (-5,3% nos não residentes e +8,4% nos residentes).

Novembro positivo para todas as regiões
Em novembro, todas as regiões apresentaram evoluções positivas do número de dormidas face ao mesmo mês de 2021. Lisboa concentrou 32,9% das dormidas, seguindo-se o Algarve e o Norte (17,5% em ambas).

Face a novembro de 2019, registaram-se decréscimos no Algarve (-5,4%), Centro (-2,3%) e Alentejo (-1,6%). Os maiores aumentos ocorreram na Madeira (+24,9%), Açores (+8,3%) e Lisboa (+5%).

Nas dormidas de residentes, destacou-se a Madeira com um crescimento de 57,1% face a 2019. Os maiores decréscimos registaram-se no Alentejo (-5,8%) e no Centro (-5,6%).

À exceção do Algarve (-6,9%), todas as restantes regiões registaram aumentos nas dormidas de não residentes, destacando-se a Madeira (+21,0%) e Açores (+14,7%), face a 2019.

O município de Lisboa concentrou 25,5% do total de dormidas em novembro de 2022 (13,9% do total de dormidas de residentes e 30,7% do total de dormidas de não residentes), atingindo 1,1 milhões de dormidas (1,3 milhões em outubro, 19,8% do total). Comparando com novembro de 2019, as dormidas aumentaram 3,2% (-2% nos residentes e +4,4% nos não residentes).

O Funchal representou 10,6% do total de dormidas (449,2 mil), correspondendo a um acréscimo de 23,8% (+66,3% nos residentes e +19,0% nos não residentes) em comparação com novembro de 2019.

No Porto, registaram-se 338,3 mil dormidas (8% do total) em novembro, mais 5,2% face ao mesmo mês de 2019 (-0,1% nos residentes e +6,6% nos não residentes).

Em Albufeira, registaram-se 227,7 mil dormidas (peso de 5,4% do total), sendo o município com a maior redução (-21,3%) face a novembro de 2019 (-16,6% nos residentes e -22,2% nos não residentes).

No conjunto dos primeiros onze meses de 2022, face a igual período de 2019, registaram-se decréscimos das dormidas em Lisboa (-5,2%; -0,5% nos residentes e -6,1% nos não residentes) e em Albufeira (-15,9%; -9,2% nos residentes e -17,8% nos não residentes). Nos municípios do Funchal e do Porto, as dormidas aumentaram 11,8% (+76,8% nos residentes e +4% nos não residentes) e 4,2% (+7,5% nos residentes e +3,5% nos não residentes), respetivamente.

Ocupação em alta
A taxa líquida de ocupação-cama nos estabelecimentos de alojamento turístico (35,3%) aumentou 3,3 p.p. em novembro (+6,5 p.p. em outubro), face a igual período de 2021, ficando ligeiramente acima do valor observado no mesmo mês de 2019 (35,2%).

Em novembro, as taxas líquidas de ocupação-cama mais elevadas registaram-se na Madeira (57,1%) e Lisboa (49,1%), onde se verificaram também os maiores acréscimos neste indicador (+4,8 p.p. e +6,4 p.p., respetivamente). Em relação a 2019, apenas se verificaram crescimentos na Madeira (+8,4 p.p.) e Açores (+2,1 p.p.).

A taxa líquida de ocupação-quarto nos estabelecimentos de alojamento turístico (45,4%) aumentou 4,6 p.p. em novembro (+9,2 p.p. em outubro), ficando ligeiramente abaixo do valor registado em novembro de 2019 (45,6%).

Rendimento médio por quarto ocupado cresce mais de 24% face a novembro de 2019
No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) atingiu 39,8 euros em novembro, tendo aumentado 31,4% face a novembro de 2021 (+41,7% em outubro) e 23,8% em comparação com o mesmo mês de 2019 (+21,2% em outubro).

Os valores de RevPAR mais elevados foram registados na AM Lisboa (78,8 euros, +51,9%) e na Madeira (49,3 euros, +21,2%).

Este indicador aumentou 72,6% desde o início do ano, com crescimentos de 74,6% na hotelaria, 83,6% no alojamento local e 18,4% no turismo no espaço rural e de habitação.

No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto ocupado (ADR) atingiu 87,6 euros em novembro, +18,1% em relação ao mesmo mês de 2021 (+20,1% em outubro). Face a novembro de 2019, o ADR aumentou 24,2% (+19,6% em outubro).

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Hotelaria

Hilton lança a marca Spark by Hilton para segmento económico premium

Com 100 acordos já assinados nos EUA e com previsão de abrir os primeiros hotéis este ano, a cadeia hoteleira norte-americana acaba de lançar uma nova marca premium de baixo custo, a Spark by Hilton, para “preencher um espaço aberto na indústria”.

Publituris

“Após uma extensa pesquisa, a introdução do Spark by Hilton preenche um espaço aberto no setor ao criar uma nova opção de alojamento económico premium para atender às necessidades de hóspedes e proprietários que procuram valor, qualidade e consistência”, explicou a empresa. Nos últimos 15 anos, a Hilton duplicou organicamente o seu portefólio de marcas e número de quartos em todo o mundo, criando uma gama complementar de liderança em todas as categorias.

O Spark by Hilton é voltado para “hóspedes que pretendem maximizar o valor de sua experiência de viagem” e entre os seus elementos diferenciadores estão um design simples, espaços comuns e comodidades práticas, detalha o grupo hoteleiro. Os hotéis terão ferramentas como check-in digital 24 horas e chave digital. ​

 

“Olhando para a categoria económica, vimos um segmento que cresceu de forma exponencial, mas carece de consistência, dando-nos a oportunidade de atender às necessidades desse segmento mal atendido de viajantes”, disse Matt Schuyler , diretor da marca Hilton, segundo comunicado do grupo hoteleiro.

Para garantir o objetivo de uma experiência de qualidade, cada propriedade será obrigada a concluir uma remodelação, abrangendo todas as áreas voltadas para os hóspedes, antes de ingressar no Spark by Hilton.

A cadeia garante que esta marca vai permitir aos proprietários “reinventar o segmento económico e focar-se em áreas que impulsionam a experiência do hóspede”, ao mesmo tempo que confere uma imagem uniforme em cada hotel.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se conectado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.