V.R. Santo António cria Conselho Estratégico para o Turismo
Autarquia, hoteleiros e agentes imobiliários assinam memorando de entendimento.

Patricia Afonso
Turismo de Portugal recebe galardão de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025
AHETA homenageia associados e personalidades determinantes nos 30 anos de vida da associação
Explora I faz escala inaugural em Lisboa a caminho do Mediterrâneo
Egito estabelece meta de 30 milhões de turistas anualmente até 2028
Setor de viagens e turismo representa 11,4% do PIB dos países do Golfo
Atlanta mantém-se como aeroporto mais movimentado no mundo
Macau vai criar novas delegações de comércio e turismo no exterior para atrair turistas
Movimento de passageiros nos aeroportos portugueses com quebra ligeira em fevereiro
Arranca parceria entre Ryanair e Expedia
Turquia a caminho de bater novo recorde de turismo este verão
Vila Real de Santo António (VRSA), no Algarve, conta, agora, com um Conselho Estratégico Municipal Turístico. Uma estrutura que surge de um entendimento entre a Câmara Municipal, hoteleiros e agentes imobiliários no decorrer da implementação da taxa turística na região, que começará a ser cobrada a 1 de Janeiro de 2017. Esta estrutura vai ser responsável pela gestão do sector turístico na região.
Em comunicado, a autarquia explica que esta nova estrutura tem como objectivo o “desenvolvimento sustentável de VRSA em termos de qualidade, competitividade e diferenciação turística e decorre da implementação da taxa turística municipal, cuja aplicação prevê a criação de um fundo para a gestão das receitas obtidas”.
Com o acordo agora assinado, o sector reconhece que o imposto vai permitir “a dinamização de um turismo de qualidade e reforçará a promoção do destino, aumentando a sua atractividade” e que “o elevado número de visitantes tem importância clara na criação de postos de trabalho e de riqueza, mas tem implicado uma sobrecarga dos equipamentos municipais”.
Paralelamente, os hoteleiros e a Câmara chegaram a acordo quanto ao estacionamento tarifado em Monte Gordo, “a valores comportáveis”, de forma a assegurar “a rotatividade de lugares e impedir o problema do parqueamento desregrado nos meses de Verão” e a “melhorar a circulação pedonal e as acessibilidades à vila”. As tarifas serão cobradas entre 1 de Junho e 15 de Setembro e terão condições especiais para os trabalhadores do sector do Turismo. Monte Gordo terá, ainda, um estacionamento reservado aos profissionais do comércio, hotelaria e serviços, com um custo de cinco euros mensais, durante este período.
Ao mesmo tempo, abriu ao público, no dia 1 de Junho, uma bolsa de estacionamento gratuita e de acesso universal na zona Poente de Monte Gordo, com capacidade para 250 viaturas.
De recordar que a taxa turística será de um euro nas unidades hoteleiras e de alojamento local, um valor reduzido em 50% para os hóspedes maiores de 60 anos no período de época baixa (entre 30 de Outubro e 31 de Março), para “não prejudicar as unidades durante o Inverno”. As receitas serão reinvestidas no sector.