
Patricia Afonso
Ilhas da Macaronésia buscam objetivos comuns na área do turismo
Depois de Espanha turismo de Albufeira mostra-se no mercado norte-americano
Eurowings já voa para Ponta Delgada
Azul começa a voar entre Recife e Madrid a 10 de junho
Governo de Cabo Verde confirma que o megaprojeto “Djéu” continua em fase de reversão
27ª edição do Vinhos a Descobrir de regresso a Lisboa
Agência de Viagens El Corte Inglés já está em Guimarães
Lusanova promove formação sobre o Brasil em parceria com a TAP
Incerteza global não impacta viagens na Europa e Portugal continua a ser um dos destinos preferidos
Turismo sustentável e economia circular em análise na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
O combate à sazonalidade nos Açores já começa a mostrar resultados. Em três anos, a região registou um acréscimo de 180 mil dormidas.
O Secretário Regional do Turismo e Transportes do arquipélago, Vítor Fraga, revelou na segunda-feira, no decorrer da apresentação do 3.º Azores Trail Run, no Faial, que o trabalho realizado por privados e entidades públicas no combate à sazonalidade tem vindo a revelar-se positivo. Alguns dos sinais salientados pelo governante foi o aumento de 95% (mais 180 mil) das dormidas desde Inverno IATA 2012/2013; e a subida considerável do número de passageiros desembarcados nas diversas ilhas açorianas, consequência do novo modelo de acessibilidades e pela revisão das Obrigações de Serviço Público interilhas.
A atenuação da sazonalidade “era um objectivo político assumido por este Governo”, afirmou, frisando que este é “um ponto de partida” e não de “chegada”: “É a partir daqui que temos de continuar a trabalhar na perspectiva de tornar o sector cada vez mais sustentável, gerar riqueza, preservar e criar postos de trabalho”, disse Vítor Fraga, segundo o qual “o turismo só é bom se for bom para quem vive” nos Açores e “é um trabalho de todos e requer que todos assumam esse trabalho com a responsabilidade devida para a sua actividade.”
Vítor Fraga revelou, ainda, que em Julho e Agosto “haverá um reforço do número de lugares, ao nível das acessibilidades com o continente português, que é a oferta pública que está hoje publicada, disponível para aquisição, de mais 2.800 lugares e, no âmbito da revisão das novas Obrigações de Serviço Público no transporte aéreo interilhas, as ligações com o Faial aumentaram 35.897 lugares”.
Uma das apostas dos Açores nesta luta foi a qualificação da rede homologada de trilhos pedestres, que já inclui cerca de oito dezenas de percursos em todas as ilhas, num total de mais 800 quilómetros, indicou o governante, aproveitando, ainda, a ocasião para enaltecer o trabalho da organização dos Azores Trail Run. Uma iniciativa que reúne as características “fundamentais” que o Governo delineou “ao nível da promoção e apoio a eventos”: promover a Região junto dos principais mercados emissores e “contribuir para a captação directa de fluxos turísticos”.