Turismo de Portugal lança observatório da actividade turística
Nova plataforma de gestão do conhecimento de 22 mercados é uma ferramenta de apoio à tomada de decisão das empresas.

Publituris
Fiordes do Norte da Europa são o itinerário “mais querido” da Costa Cruzeiros no mercado português
Picos de Aventura reorganiza estrutura interna
Disney anuncia sétimo parque temático em Abu Dhabi
2025 promete trazer novos e cada vez melhores navios de cruzeiro
Cruzeiros esperam verão positivo e já navegam rumo ao inverno e a 2026
Marina de Vilamoura volta a ser palco do International Boat Show
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Estratégia do turismo de VRSA mantém foco na sustentabilidade, inovação e valorização do território
Movimentação de passageiros na Europa impulsionada por voos internacionais com tráfego doméstico estagnado
V Convenção do Grupo DIT marcada para 30 de outubro a 2 de novembro em Huelva
Os empresários e profissionais de Turismo vão poder contar com uma nova plataforma que funciona como um observatório da actividade turística, desenvolvida pelo Turismo de Portugal e acessível desde 19 de Abril.
Denominada Travel BI, a plataforma dirige-se a empresas e a outros agentes públicos e privados e é uma aposta do Turismo de Portugal no desenvolvimento de um sistema de business intelligence, que irá integrar a informação produzida pelos diversos sistemas de informação do Turismo de Portugal e por outras fontes nacionais e internacionais.
O Travel BI integrará informação actualizada sobre os 22 mercados emissores mais importantes para Portugal (Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Dinamarca, EUA, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia, Reino Unido, República Checa, Rússia, Suécia e Suíça), apresentando conteúdos desenvolvidos em estreita articulação com as equipas do Turismo de Portugal presentes nesses mercados.
A plataforma está disponível em travelbi.turismodeportugal.pt e agregará ainda informação estatística, estudos e análises sobre o desempenho do sector. Conteúdos ligados à sustentabilidade, às políticas sectoriais e às tendências emergentes, serão também disponibilizados, o que irá apoiar a tomada de decisão de agentes públicos e privados.
Segundo Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, a nova plataforma “irá disponibilizar mais e melhor informação a todos quantos estão ligados à actividade turística, reforçando a aposta do Turismo de Portugal na proximidade às empresas, no conhecimento dos mercados e no acompanhamento das tendências do sector. É ainda um passo em frente na disponibilização de conteúdos mais robustos, no decurso de uma estratégia alargada de Business Intelligence”.