TGV EST à Hellemmes 30 Aout 2005
Portugueses cada vez mais interessados em viajar de comboio pela Europa
Apesar de alguns elementos exteriores, como os atentados de Paris, que tiveram um forte impacto no Turismo, Portugal foi um mercado que acabou o ano de 2015 com um crescimento,
tal como nos anos anteriores, nas viagens de comboio de longo curso, entre países.
Publituris
TAAG retoma este ano voos entre Luanda e Praia, via São Tomé
Miradouro do Zebro é nova atração turística no concelho de Oleiros
Faturação dos estabelecimentos hoteleiros em Portugal ultrapassou os 6MM€ em 2023
Portugueses realizaram 23,7 milhões de viagens em 2023
Allianz Partners regista crescimento em todos os segmentos de negócio
Azul celebra mais de 191 mil passageiros no primeiro aniversário da rota para Paris
Octant Hotels promove-se nos EUA
“A promoção na Europa não pode ser só Macau”
APAVT destaca “papel principal” da associação na promoção de Macau no mercado europeu
Comitiva portuguesa visita MITE a convite da APAVT
“Observamos que neste País as agências cada vez estão mais interessadas neste meio de transporte e nas vantagens que oferece ao viajante na altura de deslocar-se pela Europa (deslocações do centro de uma cidade para o centro de outra cidade, embarque mais rápido, elevada rede de velocidade em toda a Europa, conforto e entretenimento a bordo…)”, refere, ao Publituris, Aurélie Lucas, responsável de Vendas B2B para Espanha e Portugal.
A empresa faz parte do grupo Voyages-sncf.com que é o distribuidor online oficial de bilhetes de comboio da SNCF (Société Nationale des Chemins de Fer Français) e o especialista de comboios de alta velocidade na Europa.
Esta empresa propõe uma oferta completa de produtos ferroviários, para trajectos individuais ou em grupo, na Europa. Além do seu inventário doméstico e internacional – TGV, Thalys, Eurostar, Renfe-SNCF em Cooperação etc., estende a sua oferta com outras empresas e operadores ferroviários europeus.
A Voyages-sncf.eu é a Business Line B2B do grupo Voyages-sncf.com, especialista na distribuição de bilhetes de comboio a profissionais do Turismo através de agências de viagens e operadores em toda a Europa. “Concretamente, para o mercado espanhol e português contamos com um departamento comercial e um call center em Espanha”, explicou.
Existem três tipos de turistas que utilizam o comboio para as suas viagens. Em primeiro lugar, o viajante que passa as férias com a família ou amigos; o viajante profissional que se desloca entre diferentes cidades da Europa para assistir a reuniões ou eventos, assim como para fazer negócios e o viajante em grupo (mais de 10 pessoas que viajam juntas em viagens escolares, de associações ou simplesmente uma família numerosa ou um grande grupo de amigos…).
As principais rotas para o viajante português são Londres-Paris, Paris-Bruxelas, Barcelona-Madrid, Paris aeroporto de Charles de Gaulle-Bruxelas. “A maior parte dos clientes que temos em Portugal são agências ‘business’, o que explica estes percursos. Assim, para o viajante de férias observamos que o turista português costuma aproveitar a viagem a França para visitar distintas cidades do país e não se limita apenas a Paris. Desde o ano de 2014, as agências de viagens de Portugal também podem reservar connosco todos os trajectos dos comboios espanhóis da Renfe, o que representa uma oportunidade, mais para as agências, já que com a Voyages-sncf.eu podem reservar a maior parte dos comboios da Europa para os seus clientes”, esclareceu Aurélie Lucas.
Quanto ao lugar que o nosso País ocupa, a responsável de Vendas B2B para Espanha e Portugal, adiantou que “Portugal é um mercado pequeno, mas muito importante, já que está em constante crescimento. Contudo, temos muito trabalho pela frente para dar-nos a conhecer às agências de viagens e para que estas promovam o comboio na Europa aos seus clientes. Estamos muito optimistas em relação a este mercado, no qual observamos sempre que fazemos uma acção ou evento em Portugal, que este desperta um grande interesse e implicação por parte das agências. Por exemplo, este ano está previsto participarmos no roadshow do Publituris, assim como organizar um evento em Lisboa no fim-de-ano, onde as agências poderão conhecer de uma forma mais pormenorizada os diferentes transportes ferroviários na Europa”.
No que a ligações diz respeito, Aurélie Lucas disse que “durante os últimos 15 anos, a rede ferroviária de alta velocidade na Europa tem vindo a desenvolver-se rapidamente. Em geral, o cliente português combina a viagem de avião com a de comboio, sendo uma situação perfeitamente compreensível, já que é um mercado que está mais afastado”.
Actualmente, a Voyages-sncf.eu distribui através das agências de viagens e operadores portugueses mais de 1.000 ligações em toda a Europa com comboios como o TGV (no interior de França), Thalys (ligações entre França, Benelux e Alemanha), Renfe (Interior de Espanha), Eurostar (entre a Europa Continental e o Reino Unido), Italo (interior de Itália) ou Deutsche Bahn (interior da Alemanha e ligações com países vizinhos), entre outros.
“Ano após ano, esta rede está a crescer, por exemplo nos finais do ano de 2013, colocou-se em funcionamento a oferta Renfe-SNCF que liga Espanha a França de comboio directo. Quatro linhas de alta velocidade unem diariamente Barcelona a Paris, Lyon e Toulouse, assim como Madrid / Barcelona com Marselha, interligando assim 21 cidades dos dois países”, afirmou.
Para este ano, as novidades prendem-se ao facto da rede ferroviária europeia estar em contínua expansão. Este ano, por exemplo, vai efetuar-se o lançamento da nova linha que liga as três capitais da União Europeia: Bruxelas com Estrasburgo em 3h33’ duas vezes por dia a partir de Abril e mais adiante Luxemburgo-Estrasburgo também duas vezes por dia em 1h30’. Assim, a partir de 21 de Março, a Thalys coloca em circulação três comboios diários a partir de Paris ou Bruxelas para Dortmund. Estes bilhetes já estão em venda. Por outro lado, está previsto para finais deste ano ou início do próximo ano, que a Eurostar lance uma nova ligação entre Londres e Amsterdão. “No decorrer do ano, o nosso site www.voyages-sncf.eu será renovado, com um novo “Look and Feel”, que proporcionará uma navegação mais fácil e intuitiva. Colocar-se-á mais informação relativa aos diferentes produtos, novidades ou promoções, o que ajudará as agências de viagens”, adiantou. Aurélie Lucas adiantou ainda ao Publituris que, “Portugal é um mercado que nos interessa muito, já que tem imenso potencial, tanto a nível de viagens de férias, como viagens de negócios. Embora seja um mercado que está mais afastado, o nosso objectivo este ano é realizar um crescimento superior ao de 2015. Para isso, investimos em ações que possam ajudar as agências a aumentar as vendas de bilhetes de comboio na Europa, conforme as viagens mencionadas anteriormente”. ¶
Viagens de comboio para o EURO 2016
“O campeonato Euro de Futebol é uma das oportunidades deste ano. Este evento concentrará muitos portugueses em França e é o momento ideal para que as agências de viagens possam apresentar o comboio como meio de transporte, não apenas para viajar para a França, mas também para deslocar-se dentro do país, já que é um meio de transporte confortável, rápido e ecológico. Os clientes já podem reservar os seus bilhetes de comboio para este evento. Graças ao TGV, os seguidores das diferentes selecções poderão deslocar-se rapidamente e a um custo menor para as cidades próximas, onde não terão lugar os jogos e nas quais os preços dos hotéis serão mais económicos. As vendas de bilhetes de comboio para este evento já estão abertas. Por exemplo para um jogo em Paris, os viajantes podem pensar em alojar-se em Reims, que está a 46 minutos de TGV”, esclareceu Aurélie Lucas, responsável de Vendas B2B para Espanha e Portugal.