Mais de 250M€ investidos na hotelaria nacional em 2015
De acordo com um estudo da Worx – Real Estate Consultants, este investimento ficou a dever-se também à transacção de 16 unidades hoteleiras, das quais cinco correspondem à compra dos hotéis Tivoli pelo grupo tailandês Minor Hotel Group.

Marta Barradas
Agência de Viagens El Corte Inglés já está em Guimarães
Lusanova promove formação sobre o Brasil em parceria com a TAP
Incerteza global não impacta viagens na Europa e Portugal continua a ser um dos destinos preferidos
Turismo sustentável e economia circular em análise na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Celebrity Cruises apresenta novo restaurante e opções de entretenimento do Celebrity Xcel
KIPT CoLab lança Barómetro Estatístico para o setor do Turismo a 26 de maio
LovelyStay celebra 10 anos de operação com bons resultados e acelera expansão internacional
CPLP apoia candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade
Maior Legoland do mundo abre em Xangai em julho
Turismo no Porto confirma crescimento em 2024
No passado ano de 2015, foram inauguradas 16 novas unidades hoteleiras na cidade de Lisboa, o que corresponde a um aumento de 9% em termos de aumento da oferta de número de quartos, refere um estudo desenvolvido pela pela empresa Worx – Real Estate Consultants.
O mesmo relatório indica que o investimento total no sector da hotelaria no ano transacto foi superior a 250 milhões de euros, factor que se deve também à transacção de 16 unidades hoteleiras, das quais cinco correspondem à compra dos hotéis Tivoli pelo grupo tailandês Minor Hotel Group, enquanto as restantes sete unidades do grupo Tivoli apenas foram alienadas já no decorrer do ano de 2016.
O estudo da Worx revela ainda que mais de 50% das transacções foram efectuadas na região de Lisboa e cerca de 30% no Algarve. Em relação ao valor investido por quarto, o montante variou entre os 51 mil e os 140 mil euros. Apesar de se ter assistido a algumas aquisições por parte de investidores nacionais, como é o caso do investimento por parte do PortoBay (Hotel Aviz) e Vila Galé (Douro River & Spa), o investimento estrangeiro foi consideravelmente superior, quer em número de transacções, quer em valor absoluto investido.
Já para o presente ano, é esperado que abram pelo menos 23 novas unidades hoteleiras, maioritariamente de cinco e quatro estrelas, num total de mais de mil quartos, 57% dos quais localizados em Lisboa. Espera-se também um número de aberturas reduzido no Algarve, um tendência que se tem verificado nos últimos anos.