BTL é “oportunidade de consolidar os resultados positivos” do Turismo
O investimento na feira, este ano, é de 1,5 milhões de euros e são esperados mais de 72 mil visitantes.

Inês Pereira
Duas praias da Sardenha terão acesso limitado no verão
Os nomeados para “Melhor Companhia de Aviação” nos Publituris “Portugal Travel Awards 2023”
Os nomeados para “Melhor Companhia de Aviação Lowcost” nos Publituris “Portugal Travel Awards 2023”
Vê Portugal: Mexer ou não no “edifício” do turismo em Portugal?
Vê Portugal: A aposta do turismo para o futuro
Coimbra assegura que taxa turística vai melhorar condições dos turistas que visitam a cidade
Ryanair consegue mais de 1 milhão de assinaturas e entrega petição a Ursula von der Leyen
Cascais tem um novo boutique hotel de cinco estrelas com obra de Vhils
INE: Hóspedes e dormidas crescem em abril com destaque para o Canadá
ATA assinala 20 anos da Ryanair em Faro e diz que companhia aérea “transformou o Algarve”
Este ano a BTL bate um número recorde de agências de viagens a venderem ofertas turísticas, não só para férias de Verão, mas também já para a Páscoa.
Esta é uma das novidades da edição deste ano da Feira Internacional de Turismo, cujo programa foi, esta quinta-feira dia 25 de Fevereiro, apresentado em Lisboa.
Vítor Neto, presidente do Conselho Estratégico da BTL, realçou a importância do evento para o sector do Turismo, referindo que “estamos num momento de viragem e precisamos de saber consolidar, dar o salto em frente, destes resultados positivos”.
Como exemplo da importância do Turismo para o país, enunciou que as receitas externas representaram 11,4 mil milhões de euros em 2015. Mais mil milhões do que em 2014, o que representa um aumento de 9,3% e significa 15,3% do total das despesas. “O Turismo é o principal exportador de Portugal. Temos de dar valor económico ao sector para haver interesse político. Apostar no Turismo é de interesse para o país”, referiu.
A este repto a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, respondeu afirmando que “este é o caminho certo. Há ainda muito a fazer, mas temos uma responsabilidade acrescida devido aos bons resultados até agora atingidos”.
A secretária de Estado do Turismo realçou ainda que “a BTL é um momento especial no ano” e “espera que os portugueses se revejam no Turismo”. Lançando também ela um repto ao novo presidente do Turismo de Portugal dizendo “esperar que o Turismo de Portugal, aproveite a BTL para pensar noutras formas de tornar a feira um momento nacional”.
Luís Araújo, que fez, nesta apresentação, o seu primeiro acto oficial enquanto presidente do Turismo de Portugal, afirmou que “o importante é a venda e o negócio” e que “é importante que na BTL se reforce a venda ao consumidor, se reforce o apoio às startups e à inovação. Será um desafio levar à BTL os turistas (que estejam de passagem ou de férias em Lisboa) e será um desafio levar a BTL para fora da Fil”.
Um ponto que já está a ser equacionado, bem como o reforço da captação do turismo interno que neste momento representa apenas 30% do Turismo do País. A campanha ao jeito do “vá para fora, cá dentro” já está a ser preparada.