BTL é “oportunidade de consolidar os resultados positivos” do Turismo
O investimento na feira, este ano, é de 1,5 milhões de euros e são esperados mais de 72 mil visitantes.
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Inês Pereira
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Este ano a BTL bate um número recorde de agências de viagens a venderem ofertas turísticas, não só para férias de Verão, mas também já para a Páscoa.
Esta é uma das novidades da edição deste ano da Feira Internacional de Turismo, cujo programa foi, esta quinta-feira dia 25 de Fevereiro, apresentado em Lisboa.
Vítor Neto, presidente do Conselho Estratégico da BTL, realçou a importância do evento para o sector do Turismo, referindo que “estamos num momento de viragem e precisamos de saber consolidar, dar o salto em frente, destes resultados positivos”.
Como exemplo da importância do Turismo para o país, enunciou que as receitas externas representaram 11,4 mil milhões de euros em 2015. Mais mil milhões do que em 2014, o que representa um aumento de 9,3% e significa 15,3% do total das despesas. “O Turismo é o principal exportador de Portugal. Temos de dar valor económico ao sector para haver interesse político. Apostar no Turismo é de interesse para o país”, referiu.
A este repto a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, respondeu afirmando que “este é o caminho certo. Há ainda muito a fazer, mas temos uma responsabilidade acrescida devido aos bons resultados até agora atingidos”.
A secretária de Estado do Turismo realçou ainda que “a BTL é um momento especial no ano” e “espera que os portugueses se revejam no Turismo”. Lançando também ela um repto ao novo presidente do Turismo de Portugal dizendo “esperar que o Turismo de Portugal, aproveite a BTL para pensar noutras formas de tornar a feira um momento nacional”.
Luís Araújo, que fez, nesta apresentação, o seu primeiro acto oficial enquanto presidente do Turismo de Portugal, afirmou que “o importante é a venda e o negócio” e que “é importante que na BTL se reforce a venda ao consumidor, se reforce o apoio às startups e à inovação. Será um desafio levar à BTL os turistas (que estejam de passagem ou de férias em Lisboa) e será um desafio levar a BTL para fora da Fil”.
Um ponto que já está a ser equacionado, bem como o reforço da captação do turismo interno que neste momento representa apenas 30% do Turismo do País. A campanha ao jeito do “vá para fora, cá dentro” já está a ser preparada.