Mais de 300 oportunidades de emprego na Bolsa de Empregabilidade 2016
A iniciativa é do Fórum Turismo 2.1 e conta com a parceria da Amadeus Portugal e da Turijobs e o apoio da BTL.

Inês Pereira
Já estão inscritas, pelo menos, nove empresas entre elas a TAP Portugal, os Hotéis Vila Galé, Luna Hotels & Resorts, Sonae Turismo, Penha Longa Resort Hotel, Travelstore, Halcon Viagens, Choupana Caffé, VidaEdu, entre outras. Algumas destas empresas procuram preencher mais de uma centena de vagas, como é o caso da Sonae Turismo.
Frédéric Frère, presidente da Fórum Turismo 2.1, explica que “no último ano, o Fórum Turismo 2.1 tem vindo a fazer uma aposta no reforço de competências na área de empregabilidade, aproximando diferentes players do sector às universidades e instituições de ensino e ajudando na colocação de mais de 80 jovens no mercado de trabalho. Após uma reunião com os membros do Fórum Turismo 2.1 onde foi debatido este assunto, consideramos que a BTL seria o parceiro ideal para realizarmos esta iniciativa. Assim, de forma conjunta, o Fórum Turismo 2.1 e a BTL, bem como outros parceiros que se têm vindo a juntar a nós, como é o caso da Amadeus Portugal e da Turijobs, conseguimos fazer com que a primeira edição desta Bolsa de Empregabilidade se realizasse já na edição da BTL 2016. A Bolsa de Empregabilidade vem oferecer um espaço destinado aos departamentos de Recursos Humanos, onde os responsáveis poderão subir ao palco e apresentar os valores e missão das suas empresas, as vagas que disponibilizam e o perfil de candidato que procuram para preencher as suas vagas”.
O objectivo do Fórum Turismo 2.1 era chegar às 40 empresas e disponibilizar cerca de 200 oportunidades de emprego. De acordo com Frédéric Frère, “estamos num momento de grande divulgação do evento, e por essa razão todos os dias recebemos pedidos de informações para poderem estar presentes. Achamos que vamos chegar muito perto das 40 empresas presentes, mas é já garantido que vamos superar em larga escala o número de ofertas de emprego inicialmente apontado. Podemos adiantar que neste momento, já ultrapassamos as 300 oportunidades de emprego” referiu ao Publituris.
O presidente do Fórum Turismo 2.1 acrescentou mesmo que “temos contactado um grande número de empresas, das mais diferentes áreas do Turismo – hotelaria, agências de viagem, companhias de aviação, animação turística, entre outras.
As reações são as mais diversas, umas mais abertas ao investimento e à importância da área dos Recursos Humanos para o sucesso da empresa, outras mais apreensivas ao tema.
Temos apresentado um conjunto de mais-valias às empresas para demonstrar a importância de estarem presentes num espaço destinado à identificação e captação de recursos humanos e ao contacto com os actuais e potenciais profissionais do sector, que procuram conhecer as oportunidades de emprego e as condições de crescimento dentro das empresas.
É muito importante que cada vez mais as empresas valorizem os recursos humanos e invistam na captação dos mesmos. Sabemos que é uma fase complicada e quem nem sempre se dá prioridade a este tema”, esclareceu.
A Bolsa de Empregabilidade irá funcionar no pavilhão Multiusos, localizada entre os pavilhões 2 e 3 da Feira Internacional de Lisboa e irá decorrer durante o dia 4 de Março, das 10h às 23h.
O evento está a ser comunicado através dos meios próprios da BTL e do Fórum Turismo 2.1 (websites, facebook, newsletters, entre outros canais).